Textos Básicos de Sociologia

Textos Básicos de Sociologia Celso Castro

Resenhas - Textos basicos de sociologia

13marcioricardo 30/10/2023

Sociologia
Livro que segue na mesma linha dos restantes da coleção. Apresenta alguns dos mais importantes autores com alguns dos seus mais importantes textos e sempre com introduções. É bom pra ter uma ideia geral do assunto ou para iniciar os estudos sobre o tema.
Thifany36 31/10/2023minha estante
??

Ãlvaro 10/07/2023

Excelente Introdução
Um outro livro da coleção Textos Básicos e igualmente competente naquilo que propõe. Passando por autores clássicos e contemporâneos, expondo tanto contribuições teóricas fundamentais como insights importantes na metodologia, o livro apresenta uma introdução robusta para as ciências sociais.

ana :) 25/11/2022

A percepção de um mundo como ciência
É um livro bem introdutório, Castro Alves faz algumas considerações da vida e obra dos autores e em seguida apresenta um trecho de alguma obra.
Alguns autores foi difícil de entender, como George Simmel que enquanto eu lia comecei a duvidar da minha capacidade de interpretação. Já outros foram mais leve, como o relato de trabalho de campo de Willian Whyte.
Da mesma maneira, já havia sido introduzida a Marx, Weber, Buaman e outros, então a leitura fluiu melhor.

"Seja um bom artesão: evite todo conjunto rígido de procedimentos. Acima de tudo, procure desenvolver e usar a imaginação sociológica. Evite o fetichismo de método e técnica." (C. Wright Mills)

LeonardoGS89 23/10/2022

Muito bom para consultas rápidas e também como material introdutório. Excelente coletânea de textos dos mais renomados sociólogos, introduzidos pelo autor de forma clara e didática.
Apresenta textos das obras de Karl Marx, F. Engels, Durkheim, M. Weber, Schutz, Howard S. Becker, Pierre Bourdieu e Zygmunt Bauman, C. Wright Mills, além de outros pensadores, claro que essa seleção foi de critério do autor, mas achei muito bem feita, informativa.
Cada capítulo inicia com uma apresentação da vida e obra de um pensador relevante, seguida dos textos (originais, porém incompletos) com temas relevantes desenvolvidos por esse pensador, além de questões para discussão dos temas e recomendação de leituras para aprofundamento.

Canuto 28/10/2021

Cumpre o prometido
Com uma biografia rápida do autor logo em seguida tem um fragmento das principais obras . Um livro que me ajuda muito quando eu preciso ler alguma síntese do texto integral , não sendo um comentário do autor .

Antero Silveira 18/07/2021

Bem resumido mas serve como uma boa introdução para alguns sociólogos e alguns dos seus textos. As explicações pré e as perguntas pós texto ajudam bastante.

Leandro.Santana 03/09/2020

Compilado de grandes textos comentados
Livro de autoria/organização de Celso Castro, professor da UFRJ e pesquisador do CPDOC/FGV, e faz parte da série “Textos Básicos” da editora Zahar. Cada um dos 11 capítulos apresenta um comentário do autor e, na sequência, a reprodução de um texto clássico da sociologia.

Os autores contemplados na obra são Marx e Engels; Durkheim; Georg Simmel; Max Weber; Nobert Elias; Erving Goffman; Howard S. Becker; Pierre Bordieu; Zygmunt Bauman; C. Wright Mills; e William Foote White.

Como todo compilado, traz partes incompletas de outros textos. Mas é justamente esse o objetivo do livro, permitir que o leitor tenha contato, provavelmente inicial, com obras clássicas comentadas.

Li o livro como indicação dentro da disciplina de Introdução à Sociologia do curso de Graduação em História. Portanto, considero que atendeu plenamente ao seu propósito. Agora, estou lendo Sociedade de Corte, de Nobert Elias, uma das obras comentadas.