O Forte de Nove Torres

O Forte de Nove Torres Qais Akbar Omar

Resenhas - O Forte de Nove Torres

Iohana.Gama 12/05/2022

Emocionante!
Me senti muito envolvida com a história dessa família afegã durante todo o livro, e foi difícil imaginar cada cena descrita, de tanto sofrimento que encontraram em cada percurso deles durante anos de guerra.

Ele foca muito mais no drama que a família precisou enfrentar, mas também dá pra entender vários pontos políticos do país com o que ele cita sobre as facções e o Talibã.
É uma leitura muito importante, que ajuda a entender um pouco mais sobre como as coisas aconteceram no decorrer da história política do país e como vivem essas pessoas que precisam morar num lugar onde fatos históricos brutais estão sendo noticiados o tempo todo, e com certeza nos fazem enxergar o quão grave é estar no meio de tudo isso.

Me emocionei em algumas partes da história, e gostei muito que ele termina contando sobre como ficaram algumas pessoas citadas ao longo do livro, após tantos acontecimentos marcantes. Terminei a leitura em prantos!

Rmarcolino 25/05/2015

Sensacional
Não é um livro somente para quem gosta de ler sobre guerras. É uma viagem pela cultura afegã, principalmente da família e porque não histórico.

Ticiane 17/05/2015

Uma forte história de superação, amor à família, ao país e ao próximo.
Qaiz Akbar Omar nos conta neste livro como a sua e outras famílias afegãs conviveram com a guerra civil que quase destruiu seu país, e como o cruel e brutal regime Talibã mudou suas rotinas. Nos mostrou a superação através da força, fé, união da família, ajuda ao próximo, e a esperança de viverem como uma família normal.
Este é realmente um dos melhores livros que já. As vezes ficava me perguntando se aquilo realmente aconteceu, as vezes não conseguia acreditar em tanta brutalidade que as guerras trazem as vidas das pessoas.
Foi um livro que me ensinou sobre a união, a hospitalidade, a força, a gentileza e a alegria das famílias afegãs. Que apesar de sofrerem todos os tipos de atrocidades cometidas por extremistas radicais, nunca perderam a esperança e a força de lutar por suas famílias e pelo eu país. Ficará guardado para sempre na minha memória, magnifico.

Marcella 09/03/2015

Um relato impressionante
Em "o forte de nove torres", Qais traz o relato de uma família afegã (a sua) que, como tantas outras, teve que se reinventar para superar as dificuldades trazidas pela guerra que perdura a décadas, e que levou tantos inocentes. Me fez conhecer um outro lado da cultura afegã, onde, apesar das atrocidades cometidas por muitos grupos radicais, mostrou que existe muita gente de bom coração e disposta a arriscar a própria vida para ajudar o próximo.