A Escola do Bem e do Mal

A Escola do Bem e do Mal Soman Chainani

Resenhas - Um Mundo Sem Príncipes

Helô Lee 04/03/2021

Poderia ter sido melhor.
O livro é bom, mas não é tão bom se você comparar com o primeiro, pois em algumas partes é como se a história andasse, e continuasse no mesmo lugar.

Não sei se foi a intenção do autor fazer um livro feminista, mas foi uma das coisas que mais me incomodou! Pois o feminismo procura igualdade entre homens e mulheres e, não mulheres tentando fazer de homens escravos!

Uma das cenas mais fofas do livro, na minha opinião, foi quando o professor Sader foi mostrar a verdade por trás da Reitora e se despediu de Agatha:

?Agora, eu tenho que deixá-la, Agatha?, seu professor disse baixinho. ?Mas saiba que estou assistindo você, cada passo de sua história. E há um longo caminho, antes que você chegue ao fim dela.? (Até fiquei me perguntando se ele seria o pai dela.)

Os plots twists da história são bons, o erro é que acontece rápido demais, sei lá, o final inteiro passa e você nem percebe. Eu recomendaria o livro? Talvez, como eu disse, o livro é bom, mas tem lá seus defeitos, tanto quanto tem suas vantagens.

"Eu não queria ser como minha mãe. Eu não queria acabar sozinha. Nunca tive a intenção de magoar ninguém."
Bela 17/03/2021minha estante
desde o primeiro livro eu me pergunto se o pai da agatha por um milagre n foi parar no mundo do conto de fadas e se ele era o Sader!!!

Silva 14/01/2022minha estante
Essa rivalidade feminina por causa de macho me deixou decepcionada com o livro. A história é boa e tem tudo o que é preciso para ser incrível. Mas o autor fica nessa enrolação e com romances desnecessários, e com casais sem nenhuma química. Irei continuar lendo por pura curiosidade do final.

Helô Lee 15/01/2022minha estante
Nossa, exatamente isso, vc acabou de resumir tudo oq eu senti quando li. Quando eu li eu sentia química da Agatha com aquele principe, mas olhando pra trás eu percebo o quando eles não tinham nada disso (sem falar que ele desprezava ela até ela aparecer bonita). Eu até continuei a ler o terceiro livro, mas não aguentei e larguei na metade.

Silva 16/01/2022minha estante
Sim. Para ser sincera eu achava que a Sophie e a Agatha tinha bem mais química. Porém eu recebi spoiler de uns livros a frente, e tive que parar de shippar ?

V1nim0ura 18/02/2022minha estante
Não acho que seja uma utopia feminista na visão do autor, pelo contrário, temos diversas personagens que estão insatisfeitas com isso e vemos como os garotos estão sendo mal-tratados. É literalmente a ****** manipulando todo mundo para acreditar que os homens não importam no mundo através de algo legal como um conto de fadas que terminou de forma diferente. No fim do dia acho que a lição é que cada um tem o direito de escolher seu final feliz, seja com um príncipe ou não.

V1nim0ura 18/02/2022minha estante
E sobre a Agatha, ela não ficou bonita, ela sempre foi bonita e apenas adquiriu auto-estima fazendo com que os outros percebessem a beleza que sempre existiu nela, incluindo o Tedros, que passou a enxergar ela com outros olhos quando ela salvou ele na Prova dos Contos.

gamma.gabi 26/07/2022minha estante
nossa eu terminei esse livro na forca do odio sò pra nao deixar inacabado mas q raivaa, as protagonistas me fizeram pegar ranço delas, a Agatha deixa a sophie pisar nela, e qnd eu acho q finalmente ela vai tomar uma atitude ela vai la e perdoa a outra , a sophie usa a agatha e nao de sente nem um pouco mal por isso , a unica coisa q me fazia gostar minimamente do livro era o romance e mesmo assim eles estragaram desisti até de ler o 3°

jhenifer 03/11/2022minha estante
em minha opnião parece que ñ importa o final sempre volta ao mesmo lugar e como se tudo tivesse se reiniciado novamente

Nanomic 28/04/2023minha estante
Mano odiei esse e olha que eu amo essa saga, porém essa rivalidade e amizade que se basea numa confiança que sempre quebra de algum jeito irritante, ainda mais que a personagem S se tornou tão desgastante sobre o que ela quer ser

Heloisa645 06/01/2024minha estante
mano eu gostei, achei que o livro mostra como as pessoas são e como só pensam em si mesmos, e mostra como é ter uma dependência emocional em alguém.

Heloisa645 06/01/2024minha estante

Daniella.Santos 03/03/2024minha estante
É achei realmente, sobretudo a S, com dependência emocional das fortes. Isso não te deixa avançar.

Saori Malfoy 05/05/2023

?A magia segue o sentimento?
Que livro foi esse, meu Deus? Sinceramente, este livro me surpreendeu de mil maneiras possíveis! O primeiro livro da saga de A Escola Do Bem e Do Mal confesso que não me prendi tanto e acabei gostando dele no capítulo vinte e cinco, já com este foi diferente, fiquei presa nele do começo ao fim. Neste segundo livro podemos ver a evolução e o desenvolvimento dos personagens, a Sophie continuou insuportável, mas o desenvolvimento dela neste livro foi muito bom, mesmo que eu tenha passado muita raiva por causa dela, os vilões estão com um plot sensacional e finalmente neste livro me apeguei de vez ao Tedros, mesmo que em alguns momentos não concordava com ele. Durante o livro, podemos ver uma história bem mais cativante, intensa e emotiva do que no primeiro livro, o que talvez tenha sido o motivo de ter feito com que eu quisesse ler ainda mais. Estou indo começar o terceiro livro, pois já estou ansiosa para saber como irá continuar a história.

Monique 25/02/2023

Não sei
Sophie é insuportável, egoísta, fútil e superficial.
Gosto da Agatha mas as vezes ela me irrita.
Hort foi injustiçado, tadinho.
Anadil, Hester e Dot continuam sendo incríveis.
Que merda foi essa do quase beijo do Tedros e da Sophie?

Jess 18/06/2022

No início achei que esse segundo livro não ia me prender como o anterior e acabaria levando mais dias do que o normal para o concluir. Porém, ele me surpreendeu muito um pouco antes da metade e não consegui mais parar.

Obviamente, certas coisas me incomodaram, como algumas falas e um certo tipo de assunto, mas nada que eu não esperasse do livro e não o levo muito a sério, pois sinto que não é essa a intenção da história.

E mesmo que ele tenha vários momentos que são mais cansativos, ainda amei o livro e os momentos finais são insanos e cheios de reviravoltas.

Helopes.s 10/02/2024

Um Mundo sem Príncipes
O felizes para sempre nunca pareceu tão distante.

Sophie e Agatha estão de volta a Gavaldon, para o seu desejado final feliz. Elas acreditam que seus problemas terminaram, mas a vida não é mais o conto de fadas que ela imaginavam. Quando Agatha escolhe um fim diferente para a história, ela reabre os portões da escola e as meninas são levadas de voltas, mas aquele mundo está totalmente modificado.
Agora, bruxas e princesas vivem juntas na escola para meninas, onde elas são inspiradas a viver uma vida sem príncipes. Já Tedros e os meninos estão nas antigas Torres do mal, onde príncipes e vilões se aliaram, e uma verdadeira guerra está se aproximando entre as duas escolas.
Para se salvarem, as amigas terão que restaurar a paz. Mas será que elas conseguem fazer tudo voltar como era antes? Sophie ficara bem com Tedros nessa caçada? O coração de Agatha pertencerá a quem?

Eu gostei, apesar de as vezes a historia não parecer sair do lugar, e meio que fiquei um pouco perdida na mudança de ponto de vista.
O final foi totalmente inesperado, e eu estou bem ansiosa para o próximo.

Bia 03/09/2022

Essa não vai ser uma resenha muito longa, porque não sei muito o que falar.

A série continua me encantando muito, tô gostando demais de fazer essa releitura. Esse segundo livro me provocou algumas risadas, mas me fez passar bastante raiva. A coisa da rivalidade entre meninos e meninas é meio ridícula, mas talvez fosse pra ser uma coisa mais debochada ? sei lá, sei que pra mim chegou a ser bem engraçado.

Gostei de ver como houve um desenvolvimento e mudanças marcantes nos personagens também. A atmosfera e a escrita continuam sendo alguns dos meus pontos favoritos, e o enredo é bem instigante.

Esse não é um dos meus favoritos da série, mas eu gosto bastante, e os finais desses livros sempre me deixam com muita vontade de ler o próximo. Enfim, tô ansiosa pra continuar a série!

lilac 06/06/2020

Gostei bastante
Eu amo demais a série de escola do bem e do mal, mas durante esse livro não fiquei muito entusiasmada. Demorei mais que o normal para ler, não sei se estava em ressaca ou se foi o livro mesmo, mas até a metade foi uma leitura bem devagar.
Mesmo assim merece uma avaliação boa, pq a originalidade dessa história me encanta demais, algumas vezes tenho até dificuldade em imaginar as cenas, e isso só me deixa cada vez mais apaixonada. Depois da metade o livro me prendeu bastante, principalmente no final que tem muita ação.
Recomendo demais, gostaria que mais pessoas lessem pra comentar cmg como eh incrível!

Isadora 26/03/2023

Muito superior em relação ao primeiro em vários aspectos!
Segundo livro da saga de Escola do Bem e do Mal finalizado! Gostei MUITO mais desse do que do primeiro, a história fez sentido e o desenvolvimento dela foi maravilhoso. Só não dou 5 estrelas por um ponto muito importante! A leitura não flui e como leio muito rápido, para eu conseguir ler 20 páginas demoro no mínimo uns 50 minutos que em um livro que leitura flui eu demoraria uns 15 minutos. Isso torna a leitura mais difícil, mas sem ser isso o livro é incrível!! E, esses livros dessa saga são muito lindos, com imagens pequenas maravilhosas mostrando algo marcante que irá acontecer no capítulo, depois quando relacionamos o cap com o desenho tudo faz sentido!

O começo dessa história mostra um pouco da vida da Sophie e Agatha após seu retorno para Gavaldon. Agatha não está muito feliz de ter abandonado seu príncipe e sente sua falta, ela faz um pedido que queria ele e com isso, as meninas voltam para a Floresta.
Mas, tudo está muito diferente. Após as princesas verem que Agatha escolheu sua amiga e não príncipe, elas percebem que não precisam de um homem e acabam expulsando todos os homens de seus reinos. E assim, agora tem escolas de Meninos e de Meninas, não importa se eram Nuncas ou Sempres. A partir daí, começa a história se desenrolar de forma muito boa!

Enfim, recomendaria ler esse livro mesmo a leitura não fluindo tanto. Quero sim ler o próximo, pois por enquanto todos os finais deixam um mistério ótimo e um suspense do que vai acontecer, o que acaba me deixando curiosa e com vontade de ler! ???

CarolDamaso 27/04/2021

Única coisa a dizer: esse finaaaaaaal
Neste livro, temos as nossas amadas e odiadas protagonistas de volta a sua casa, o povoado de Galvadon. Agora são tratadas como heroínas, por terem sido as primeiras a conseguirem a sair das garras do maléfico Diretor da Escola. Porém, por conta de um pedido, uma delas acaba abrindo novamente os portões da Escola, que por conta do final de sua história, está totalmente diferente. Nas antigas torres do Bem, agora, bruxas e princesas vivem juntas, incentivadas a buscar um futuro sem príncipes, enquanto nas antigas torres do Mal, os vilões e príncipes vivem juntos, exilados do mundo, expulsos de seus reinos e castelos, vivendo como marginais. Uma guerra entre os dois lados está se apontando no horizonte, e Agatha e Sophie irão precisar reverter a situação e trazer a paz de volta a Floresta sem Fim. Mas, será que elas irão conseguir? Continuaram amigas depois de tudo? Será que o final feliz é assim tão perfeito?
Esse livro desde a primeira vez que eu li, foi lento, um pouco parado até a segunda parte, e sem muitas reviravoltas, uma coisa que muitas vezes fazem a gente perder a vontade de ler. Porém entretanto, ESSE FINAAAAAAAAAAAL!!!!!!!!!? Por mais dessa enrolação todaaa, o plot twist é impecável, as revelações, de fazer você gritar, e horas que dá vontade de tacar o livro longe e nunca mais olhar na cara de tanta raiva. Hester, Anadil e Dot, perfeitas como sempre, serão pra todo sempre minhas favoritas do livro, inteligentes, espertas, engraçadas, com um humor ácido, ou seja, tudo de bom. Evelyn, seus mistérios e origem fazem a gente duvidar até de quem não devia, pra vir o Somam e fazer o que? Dar um tapa bem dado na nossa cara.
Esse livro, apesar de tudo, faz o seu trabalho de ponte pro terceiro, que até agora é o melhor da série

(Mais um da série releituras)

CarolDamaso 25/03/2021minha estante
Esse final é tudo na carreira. Essa série é perfeita demais meu pai

Mimiu.Dias 25/03/2021minha estante
eu amei o final, eu suspeitava o que ia acontecer, mas me surpreendi, já quero ler logo o 3° pra saber o que vai acontecer com elas

CarolDamaso 25/03/2021minha estante
Aí o três. se você gosta de um soco bem dado no meio da fuça esse livro é pra vc amg akakakkaka

Mimiu.Dias 25/03/2021minha estante
ai mdsss, partiukkkkk

26/04/2021

Tão bom quanto o primeiro livro
Já comecei a leitura do terceiro livro, mas não registrei minha opinião sobre o segundo, então vamos lá!

Neste livro, que por sinal é tão bom quanto o primeiro, Sophie e Agatha estão de volta a Gavaldon, mas a vida não é mais um conto de fadas. A Escola do Bem e do Mal foi dividida em uma escola para meninas e outra para meninos e há um guerra prevista para as duas escolas. O novo jeito de Agatha e Sophie se salvarem é procurando restaurar a paz e voltarem a escrever os seus contos de fadas.

Eu vi algumas resenhas que falavam que essa sequência aborda o feminismo de uma forma errada e eu discordo, porque o feminismo busca a igualdade entre homens e mulheres. O que é muito confundido com o FEMISMO, um comportamento que prega a superioridade das mulheres em relação aos homens. É sobre isso que o livro fala, sobre as princesas querendo escravizar os seus príncipes, não sobre o feminismo, então não me incomodou esse tema, até achei interessante como ficou todo o desenrolar o enredo por causa disso.

Também achei que as cenas foram mais explicadas, dessa vez eu não fiquei perdida sobre os cenários que mudavam muito rápido e eu mal conseguia acompanhar onde os personagens estavam.

Tem um certo personagem que só veio para essa saga para fazer a gente passar raiva né?! Fico me perguntando quando é que ele morre, porque não é possível que exista um final feliz para alguém tão insuportável. Eu sinceramente tô adorando está série e vou continuar lendo para saber o que vai dar. Então recomendo com certeza. Não é a melhor saga de ficção fantasia que já escreveram, mas até agora não me decepcionou.

Gabs 27/04/2022

Bom e Fluido
Esse foi ainda melhor que o primeiro, como já passou da parte das apresentações desse universo, ficou muito mais fácil de compreender, menos confuso. Bem, gostei da amizade entre as nunca e agatha, detestei a forma como Tedros é bobo e manipulável, fiquei com muita dó de Sophie porquê ela finalmente começou a fazer o que era certo mas findou magoada e ninguém acreditou dela. Não julgo ágatha pq ela sofreu muito com os vai e vem de sophie, sempre se sacrificando por ela, chegou a hora de sophie sentir o mesmo. No fim das contas tudo deu errado novamente e estou indo pra o terceiro livro pra ver o que mais pode piorar. Estou preocupada com as bruxinhas que ficaram na escola e já esperando a reviravolta de Hort pq com certeza vem coisa por ai..

RibeiroBea 14/04/2023

Um mundo sem Príncipes
Eu amei esse livro AAAAaaaAaAaaaaaAAAA. Eu já tinha ficado apaixonada pelo universo e continuar essa história foi tão bom. Eu amo a escrita, o enredo, tudo. Ainda chocada com esse final. Leiam, sério.
Carol 14/04/2023minha estante
O final desse livro foi realmente chocante. O terceiro livro tbm é mtt bom, sério