O Imperador da Ursa Maior

O Imperador da Ursa Maior Carlos Eduardo Novaes

Resenhas - O imperador da Ursa Maior

ThaAs.Almeida 22/04/2024

Emocionante e real. Trata da realidade de muitas pessoas que não são a minha, nenhum dois extremos abordados. Mas faz você se conectar com os personagens e sentir raiva junto.

viliegas 25/01/2024

Que livro bom, obrigada de novo selma por isso, imensamente grata, esse livro é um soco na cara, foi nele que eu realmente entendi o que é desigualdade social, a palavra é foda!

alicmaiap 28/12/2023

Ler é um ato político
Esse livro é realmente importante, que mostra com clareza as gritantes desigualdades sociais existentes nesse mundo, leitura obrigatória que forma opiniões. Ótimo livro.

Bárbaraa 02/11/2021

O Imperador da Ursa maior conta a história de dois garotos que moram no mesmo país, mesma cidade, mas com realidades totalmente diferentes. Por um lado, temos Julinho, de família nobre e rica. Por outro, temos Miquimba, um morador de rua.
Um dia, Miquimba assalta Julinho, e a partir daí, surge uma amizade impossível.

Gostei bastente da história, é bem interessante, possui diversos conflitos, situações improváveis e críticas sociais. Porém, a linguagem é um pouco difícil de ser entendida e há o uso de expressões inapropriadas e de baixo calão, o que não ajudou e empobreceu o texto. Além do mais, gostei da dinâmica do livro e de no final dos parágrafos haver plots que nos faz querer ler "só mais um capítulo".

Mih 26/08/2021

Dormirei sobre as estrelas por toda a eternidade...
Uma história marcada por uma amizade inesperada entre um garoto de rua e um de classe média, cuja amizade acabará por transformar a vida de ambos. Um livro pequeno, mas com um realidade crua que deixamos de perceber no cotidiano corrido. Há muitos Miquimbas e Julinhos por aí, mas diferente desse livro, nenhum está disposto a arriscar a própria vida pelo outro.

sabrina 10/08/2021

Li pra a escola e no fim acabei gostando, as críticas sociais que esse livro faz são muito fortes, ele é ótimo pra te fazer refletir!

Vitória 10/08/2021

Li para a escola e como sempre a gente lê livro pra escola com má vontade, porém eu me apeguei a história, é simplesmente incrível, tem críticas sociais muito fortes e o final mostra uma realidade muito triste.

Lucas 16/05/2021

Memorável
A primeira pitada de consciência de classe a gente nunca esquece.
Fdpcuzona 21/05/2021minha estante
ui ui s222222

Day 14/03/2021

Final muito abrupto
Gostei do livro no geral, principalmente do Miquimba, que com certeza é o melhor personagem. Algumas escolhas do autor me incomodaram, como falar mais sobre Julinho do que sobre Miquimba, com um relacionamento meio à parte da história.
O final é uma quebra imensa de expectativa, porque em duas páginas tudo muda e o autor coloca explicações que não fazem muito sentido. Enfim, apesar disso achei bom e apesar da nota 3,5, é um favorito porque eu o li até a metade com uns 8 anos, esqueci o nome, reencontrei agora por coincidência, e me senti muito realizada por finalmente saber o final.

Nathalia.Ferreira 13/10/2020

Marcante
Foi um livro recomendado pelo professor na época da escola. A partir daí que nunca mais esqueci dessa leitura.
Sem dúvidas é um dos meus favoritos até hoje!

Vale muito a leitura.

joao 09/08/2020

bom, apesar de personagens esteriotipados e algumas metáforas bestas no meio da história.

Hayra.Oliveira 12/07/2020

Bom livro para refletir
Li esse livro quando era bem nova e até hoje lembro que foi uma grata surpresa a medida que ia lendo e descobrindo mais a respeito daquela vida que é tão distante e ao mesmo tempo tão próxima da minha.

O livro narra a história de dois garotos muito diferentes e que mesmo no meio de tantas dificuldades conseguem desenvolver uma amizade pura e sincera.

Além disso o livro também narra e expõe a realidade de tantas crianças em situação de vulnerabilidade, fazendo com que as pessoas invisíveis se tornem visíveis ao leito.

Eliane Maria 20/04/2019

O que achei do livro
Muito bem escrito, ótima narrativa que prende o leitor do princípio ao fim.
Tem passagens tristes, passagens que é difícil de acreditar que aconteça daquela forma .
Mas tem passagens muito engraçadas, principalmente entre Julinho e o pai dele.
A pergunta que o autor faz é a seguinte: Será que é possível uma amizade entre pessoas de mundos tão diferentes?
Minha opinião é não. Um terá que passar para o mundo do outro, raríssimas exceções é o contrário .
Mas cada leitor,
tirará sua própria conclusão .
"Os principais temas abordados são a amizade; a violência urbana; o preconceito social; racial e cultural; a influência do meio no destino das pessoas ; a segregação em uma sociedade marcada pela estratificação social; o relacionamento amoroso e a timidez."

Val 02/09/2018

Eu não lembro mais tão bem da história, li há quatro anos e ainda era adolescente, mas lembro que esse livro ficou marcado em minha mente por falar com tanto sentimento da amizade de dois meninos de classes sociais diferentes. O que me deixou surpresa também, foi a verdade presente em toda a história, principalmente em uma frase dita por um personagem nas últimas páginas, as quais você saberá apenas se ler o livro. Talvez elas não mudem nada na sua vida, mas admito que na minha mudou, e eu só tinha quinze anos...