O Imperador da Ursa Maior

O Imperador da Ursa Maior Carlos Eduardo Novaes

Resenhas - O imperador da Ursa Maior

Dr. Lestat 16/04/2010

O Imperador da Ursa Maior
É uma pena que a avaliação do Skoob só aceite 5 estrelas, afinal um livro como esse é passível de Hours Concours, do festival de melhor livro que participar.
Afinal como não se identificar com os personagens Julio e Miquimba?? Um deles, filho de um rico industrial, que tem seu tênis roubado pelo outro, um trombadinha que vive na rua e pratica pequenos furtos, mas desse roubo resulta o (CUIDADO-SPOILER)espancamento de Miquimba e assim aproxima os dois, que se tornam como Julio diz em uma parte do livro mais que irmãos, com extremos laços afetivos.
tudo isso entremeado pelas descobertas do primeiro amor por Julio, e a sensação que Miquimba diz sempre estar presente de que ele não faz parte dessa vida, uma das coisas mais interessantes na minha opinião é a cena do espancamento de Julio pelo ex-namorado de uma garota, de onde ele é salvo por Miquimba.
O final do Livro compensa muito, pois como Miquimba diz ao pedir para Julio colocar uma bandeira do brasil em seu caixão, ele fala que não é patriotismo por um pais que nunca fez nada por ele, mas sim só pra ficar perto das estrelas. Descanse em paz Imperador Da Ursa Maior.

RECOMENDO.
Val 02/09/2018minha estante
Concordo com você. Eu só tinha quinze anos quando li, mas percebi a grandiosidade do livro logo de cara. Quando Miquimba falou sobre a bandeira então, passei a classificá-lo como um dos melhores livros que já li...

Camilo 27/06/2010

"Que patriota o quê, mermão, eu quero é ficar perto das estrelas..."
Ainda me lembro, eu mal tinha desenvolvido o meu hábito de ler (que agora é voraz, quase descontrolado) quando me caiu em mãos "O Imperador da Ursa Maior".
O que eu aprendi com o livro? Que se tem um sentimento capaz de superar tudo, tudo mesmo, é a amizade. Afinal, fazer amizade com o cara que acabou de te assaltar, é algo pra lá de inusitado. Leitura intensa e extremamente emocionante. O final me despedaça o coração toda vez que eu leio, e eu já reli várias vezes.
Afinal, o primeiro livro que nos faz chorar a gente nunca esquece.
vicky 06/02/2013minha estante
Eu ia comentar sobre o livro, mas vi seu comentário e ele já disse tudo. Li esse livro quando tinha uns 11 anos e foi a primeira vez que chorei lendo um livro. Nunca mais esqueci, queria ler de novo!

Cecilia 29/11/2014minha estante
Eu li pela primeira vez quando era bem pirralha, e depois o livro sumiu de casa (não sei se alguém doou, só sei que fiquei puta). Recentemente tomei a iniciativa de comprar um novo exemplar e, não sei se é porque faz muito tempo que li, fiquei com a impressão de que o exemplar novo tinha páginas a mais. Não me lembro de ter lido sobre a estadia de Julinho em Nova York, na minha lembrança o livro acabava com o recado de Miquimba para o pai de Julinho. Alguém sabe dizer se existem duas versões do mesmo livro?

Hayra.Oliveira 12/07/2020

Bom livro para refletir
Li esse livro quando era bem nova e até hoje lembro que foi uma grata surpresa a medida que ia lendo e descobrindo mais a respeito daquela vida que é tão distante e ao mesmo tempo tão próxima da minha.

O livro narra a história de dois garotos muito diferentes e que mesmo no meio de tantas dificuldades conseguem desenvolver uma amizade pura e sincera.

Além disso o livro também narra e expõe a realidade de tantas crianças em situação de vulnerabilidade, fazendo com que as pessoas invisíveis se tornem visíveis ao leito.

Nathalia.Ferreira 13/10/2020

Marcante
Foi um livro recomendado pelo professor na época da escola. A partir daí que nunca mais esqueci dessa leitura.
Sem dúvidas é um dos meus favoritos até hoje!

Vale muito a leitura.

Lucas 16/05/2021

Memorável
A primeira pitada de consciência de classe a gente nunca esquece.
Fdpcuzona 21/05/2021minha estante
ui ui s222222

Eliane Maria 20/04/2019

O que achei do livro
Muito bem escrito, ótima narrativa que prende o leitor do princípio ao fim.
Tem passagens tristes, passagens que é difícil de acreditar que aconteça daquela forma .
Mas tem passagens muito engraçadas, principalmente entre Julinho e o pai dele.
A pergunta que o autor faz é a seguinte: Será que é possível uma amizade entre pessoas de mundos tão diferentes?
Minha opinião é não. Um terá que passar para o mundo do outro, raríssimas exceções é o contrário .
Mas cada leitor,
tirará sua própria conclusão .
"Os principais temas abordados são a amizade; a violência urbana; o preconceito social; racial e cultural; a influência do meio no destino das pessoas ; a segregação em uma sociedade marcada pela estratificação social; o relacionamento amoroso e a timidez."

Day 14/03/2021

Final muito abrupto
Gostei do livro no geral, principalmente do Miquimba, que com certeza é o melhor personagem. Algumas escolhas do autor me incomodaram, como falar mais sobre Julinho do que sobre Miquimba, com um relacionamento meio à parte da história.
O final é uma quebra imensa de expectativa, porque em duas páginas tudo muda e o autor coloca explicações que não fazem muito sentido. Enfim, apesar disso achei bom e apesar da nota 3,5, é um favorito porque eu o li até a metade com uns 8 anos, esqueci o nome, reencontrei agora por coincidência, e me senti muito realizada por finalmente saber o final.

sabrina 10/08/2021

Li pra a escola e no fim acabei gostando, as críticas sociais que esse livro faz são muito fortes, ele é ótimo pra te fazer refletir!

Bárbaraa 02/11/2021

O Imperador da Ursa maior conta a história de dois garotos que moram no mesmo país, mesma cidade, mas com realidades totalmente diferentes. Por um lado, temos Julinho, de família nobre e rica. Por outro, temos Miquimba, um morador de rua.
Um dia, Miquimba assalta Julinho, e a partir daí, surge uma amizade impossível.

Gostei bastente da história, é bem interessante, possui diversos conflitos, situações improváveis e críticas sociais. Porém, a linguagem é um pouco difícil de ser entendida e há o uso de expressões inapropriadas e de baixo calão, o que não ajudou e empobreceu o texto. Além do mais, gostei da dinâmica do livro e de no final dos parágrafos haver plots que nos faz querer ler "só mais um capítulo".

Matheus - 28/07/2012

Como todo bom estereótipo .
Foco envolvente , personagens infinitamente singulares e uma trama razoável.
Desde o começo o leitor pode perceber que esse será mais um clichê dos romances nacionais. Onde relações " Impossíveis " aos olhos da sociedade ,acontecem , rompendo todas as barreiras e dogmas.
Mais clichê do que isso acho que impossível , por melhor que tenha sido a ênfase do autor ao descrever cada um de seus personagens , e relatar com riqueza de detalhes cada momento importante da trama (E fez isso com maestria) , ainda sim soa como algo muito previsível .
A morte de um dos personagens principais já ficava clara quase que na metade do livro.
Nada muito surpreendente , nem nada de tão maçante. Mas acho que uma trama tão previsível não poderia causar muito impacto.

Thay 09/06/2015

Sensacional
Intrigante, envolvente e incrível! Li o livro duas vezes: com 13 e depois com 17 anos. Com certeza na primeira leitura ainda não estava preparada para absorver tudo o que o livro tem a oferecer, tive visões diferentes. É o tipo de livro que te envolve e ainda por cima te faz lembrar da história depois: uma das características principais de bons livros

Mari 07/10/2016

Um dos primeiros livros que li quando adquiri o hábito voraz da leitura. Lembro de chorar e me identificar com os personagens. Lindo

ThaAs.Almeida 22/04/2024

Emocionante e real. Trata da realidade de muitas pessoas que não são a minha, nenhum dois extremos abordados. Mas faz você se conectar com os personagens e sentir raiva junto.

joao 09/08/2020

bom, apesar de personagens esteriotipados e algumas metáforas bestas no meio da história.