Clara dos Anjos

Clara dos Anjos Lima Barreto

Resenhas - Clara dos anjos

legolas_ 24/04/2024

Ai meu deus tadinha... esse romance é puro sofrimento, pura humilhação.
Lima Barreta foi meio mitoso aqui

Marcos774 03/04/2024

Nossa esse livro é muito bom, no início as coisas demoram um pouco pra acontecer, mas quando acontecem é uma montanha russa de acontecimentos, esse livro mostra a injustiça vivida pela mulher negra brasileira, Lima Barreto era um gênio a frente de seu tempo

Millena 25/03/2024

Esse foi meu primeiro contato com a escrita de Lima Barreto e a experiência foi ótima. Clara é uma moça muito ingênua, não consegue enxergar o racismo e misoginia que a afeta. Durante o livro, fiquei bem agoniada com suas decisões, já sabendo que não teria um bom resultado.

booksdalaus 25/03/2024

Clara dos Anjos
"Em Clara dos Anjos relata-se a estória de uma pobre mulata, filha de um carteiro de subúrbio, que apesar das cautelas excessivas da família, é iludida, seduzida e, como tantas outras, desprezada, enfim, por um rapaz de condição social menos humilde do que a sua. É uma estória onde se tenta pintar em cores ásperas o drama de tantas outras raparigas da mesma cor e do mesmo ambiente. O romancista procurou fazer de sua personagem uma figura apagada, de natureza "amorfa e pastosa", como se nela quisesse resumir a fatalidade que persegue tantas criaturas de sua casta: "A priori", diz, "estão condenadas, e tudo e todos parecem condenar os seus esforços e os dos seus para elevar a sua condição moral e social." É claro que os traços singulares, capazes de formar um verdadeiro "caráter" romanesco, dando-lhe relevo próprio e nitidez hão de esbater-se aqui para melhor se ajustarem à regra genérica. E Clara dos Anjos torna-se, assim, menos uma personagem do que um argumento vivo e um elemento para a denúncia."

Sammy.xz 15/03/2024

Clara dos anjos (minha opinião)
Eu não nunca li um livro clássico então achei a leitura um pouco cansativa e complexa, mas a história é muito boa, ainda mais a forma que Lima Barreto trás a questão do preconceito racial naquele século.

Little Mary 14/03/2024

Naturalismo + moral
Possuí muita descrição geografica e detalhamentos profundos sobre a vida de personagens que não são muito relevantes. Isso deixou a narrativa arrastada e chata, principalmente no começo.
Ficou claro pra mim o porquê o livro foi escrito, no desfecho final o autor faz uma crítica a situação, aponta e propõe de forma indireta, a causa e o efeito que levaram a Clara aquela lástima e outras jovens como ela.
É um livro que foi escrito apenas com o objetivo de avisar, mostrar a sociedade situações feias da realidade.

Rebeca1286 13/03/2024

Eu tive que ler esse livro por conta da escola porem eu me surpreendi, a escrita é descritiva e um pouco chatinha no entanto a historia é muito boa, um poço de repertório kkkk gostei de como o autor retratou os fatos e a inocência e ingenuidade da clara dos anjos , confesso que compensa muito ler esse livro

Mnwinter 12/03/2024

A quantidade de descrição deixa a historia bem parada ate as 50 paginas mais ou menos, e a história é muito muito triste. Espero q o cassi jones e a mae dele de deem muito mal na vida viu

kittykisses 10/03/2024

É um clássico da literatura, uma leitura que flui bastante, li em uma tarde, é um livro muito importante que relata vários assuntos sociais, mostrando a vida de uma menina mulata e como ela é usada e acaba por ser uma crítica até mesmo para a atualidade

larabritosnts 08/03/2024

Final não ambicionado
A motivação que me fez ler o livro é o fato de estar estudando o pré-modernismo em literatura brasileira. Assim, como proposta de leitura surgiu Clara dos Anjos de Lima Barreto e Cidades mortas de Monteiro Lobato (esse ainda não iniciado).
Da para identificar muito traços semelhantes a escola realista na obra de Clara dos anjos, uma narrativa meio lenta devido ao detalhamento do espaço, uma sondagem psicológica nos personagens, um teor de denúncia social e a retratação da burguesia de forma crítica.
No entanto, a narrativa apresenta a temática como algo inovatorio, uma linguagem mais coloquial e presença de gírias regionais. Além disso, um modo de retração do campo de vista "baixo para cima" na pirâmide social, não o contrário, como no realismo.
Sobre a narrativa em si, foi de meu agrado. Os personagens foram bem construídos, principalmente Cassi Jones, que inclusive, representou muito bem o tipo de homem presente na sociedade daquela época. Mas me irritou um pouco a forma de retratação ingênua de todas as moças de mesmo status e estamento social.
O fim não era o que eu esperava, queria algo mais fechado e trabalhado, mas foi muito rápido, as pressas, apesar conclusivo.

Júlia Beatriz 29/02/2024

Comecei clara dos anjos com bastantes expectativas porque a achei a história bem interessante, porém não gostei muito.
Achei a escrita do Lima Barreto bem cansativa.
Um personagem que gostei bastante foi o Marramaque.

?Mini spoiler:
Odeio o Cassi e não gostei do final dele. Super entendo que Clara é uma vítima, mas ela sabia muito bem o que ia acontecer, porque falta de aviso não foi.

Felipe1503 27/02/2024

Início
Posso estar enganado, mas esse foi o primeiro livro do Lima Barreto que li.
Se você ainda não leu nada desse grande autor, Clara dos Anjos é uma boa oportunidade de começar a navegar pela mente de Lima Barreto.
haruurane 27/02/2024minha estante
recomendo bastante a nova califórnia e triste fim de policarpo quaresma.

Poliana201 27/02/2024minha estante
Li triste fim de policarpo quaresma para um trabalho da escola, eu amei a leitura

Loly Camilo 21/02/2024

Mais um clássico
Lima Barreto é incrível, sua escrita poderia ser até considerada audaciosa para a época, mas suas críticas sociais, foram mais que necessárias.

Clara dos Anjos, é um romance que te toca, te mostra a vida na margem da sociedade, quando se trata da mulher negra.

Bruna 08/02/2024

Uma leitura gostosa.
Clara dos Anjos é um livro que proporciona uma leitura gostosa. Lima Barreto, conta, através deste enredo, um pouco de um Brasil pós abolição da escravidão e de um Brasil que ainda existe. A história se passa em um Rio de Janeiro diferente, de paisagens diferentes, mas que pode ser imaginado muito belo. A história também realça, através dos seus personagens, brancos, negros e mulatos (como o autor descreve), os povos que deram origem ao povo brasileiro e como estes últimos sofriam com as dificuldades da vida cotidiana. No fim, as palavras de Clara nos fazem refletir sobre o papel da mulher e principalmente da mulher negra, na nossa sociedade que é machista e ainda extremamente racista e seu destino evidencia a falta de perspectiva das mulheres, para além do matrimônio. O autor também discorre sobre o sofrimento e as dificuldades da vida das populações excluídas quando se refere ao alcoolismo, a falta de trabalhos formais e bem remunerados, as aspirações frustradas, as casas sem conforto e o desalento em relação a vida.

Clara dos Anjos retrata partes de um Brasil que ainda existe.