Clara dos Anjos

Clara dos Anjos Lima Barreto

Resenhas - Clara dos anjos

Millena 25/03/2024

Esse foi meu primeiro contato com a escrita de Lima Barreto e a experiência foi ótima. Clara é uma moça muito ingênua, não consegue enxergar o racismo e misoginia que a afeta. Durante o livro, fiquei bem agoniada com suas decisões, já sabendo que não teria um bom resultado.

booksdalaus 25/03/2024

Clara dos Anjos
"Em Clara dos Anjos relata-se a estória de uma pobre mulata, filha de um carteiro de subúrbio, que apesar das cautelas excessivas da família, é iludida, seduzida e, como tantas outras, desprezada, enfim, por um rapaz de condição social menos humilde do que a sua. É uma estória onde se tenta pintar em cores ásperas o drama de tantas outras raparigas da mesma cor e do mesmo ambiente. O romancista procurou fazer de sua personagem uma figura apagada, de natureza "amorfa e pastosa", como se nela quisesse resumir a fatalidade que persegue tantas criaturas de sua casta: "A priori", diz, "estão condenadas, e tudo e todos parecem condenar os seus esforços e os dos seus para elevar a sua condição moral e social." É claro que os traços singulares, capazes de formar um verdadeiro "caráter" romanesco, dando-lhe relevo próprio e nitidez hão de esbater-se aqui para melhor se ajustarem à regra genérica. E Clara dos Anjos torna-se, assim, menos uma personagem do que um argumento vivo e um elemento para a denúncia."

Samylla16 15/03/2024

Clara dos anjos (minha opinião)
Eu não nunca li um livro clássico então achei a leitura um pouco cansativa e complexa, mas a história é muito boa, ainda mais a forma que Lima Barreto trás a questão do preconceito racial naquele século.

Little Mary 14/03/2024

Naturalismo + moral
Possuí muita descrição geografica e detalhamentos profundos sobre a vida de personagens que não são muito relevantes. Isso deixou a narrativa arrastada e chata, principalmente no começo.
Ficou claro pra mim o porquê o livro foi escrito, no desfecho final o autor faz uma crítica a situação, aponta e propõe de forma indireta, a causa e o efeito que levaram a Clara aquela lástima e outras jovens como ela.
É um livro que foi escrito apenas com o objetivo de avisar, mostrar a sociedade situações feias da realidade.

Rebeca1286 13/03/2024

Eu tive que ler esse livro por conta da escola porem eu me surpreendi, a escrita é descritiva e um pouco chatinha no entanto a historia é muito boa, um poço de repertório kkkk gostei de como o autor retratou os fatos e a inocência e ingenuidade da clara dos anjos , confesso que compensa muito ler esse livro

Mnwinter 12/03/2024

A quantidade de descrição deixa a historia bem parada ate as 50 paginas mais ou menos, e a história é muito muito triste. Espero q o cassi jones e a mae dele de deem muito mal na vida viu

kittykisses 10/03/2024

É um clássico da literatura, uma leitura que flui bastante, li em uma tarde, é um livro muito importante que relata vários assuntos sociais, mostrando a vida de uma menina mulata e como ela é usada e acaba por ser uma crítica até mesmo para a atualidade

larabritosnts 08/03/2024

Final não ambicionado
A motivação que me fez ler o livro é o fato de estar estudando o pré-modernismo em literatura brasileira. Assim, como proposta de leitura surgiu Clara dos Anjos de Lima Barreto e Cidades mortas de Monteiro Lobato (esse ainda não iniciado).
Da para identificar muito traços semelhantes a escola realista na obra de Clara dos anjos, uma narrativa meio lenta devido ao detalhamento do espaço, uma sondagem psicológica nos personagens, um teor de denúncia social e a retratação da burguesia de forma crítica.
No entanto, a narrativa apresenta a temática como algo inovatorio, uma linguagem mais coloquial e presença de gírias regionais. Além disso, um modo de retração do campo de vista "baixo para cima" na pirâmide social, não o contrário, como no realismo.
Sobre a narrativa em si, foi de meu agrado. Os personagens foram bem construídos, principalmente Cassi Jones, que inclusive, representou muito bem o tipo de homem presente na sociedade daquela época. Mas me irritou um pouco a forma de retratação ingênua de todas as moças de mesmo status e estamento social.
O fim não era o que eu esperava, queria algo mais fechado e trabalhado, mas foi muito rápido, as pressas, apesar conclusivo.

Júlia Beatriz 29/02/2024

Comecei clara dos anjos com bastantes expectativas porque a achei a história bem interessante, porém não gostei muito.
Achei a escrita do Lima Barreto bem cansativa.
Um personagem que gostei bastante foi o Marramaque.

?Mini spoiler:
Odeio o Cassi e não gostei do final dele. Super entendo que Clara é uma vítima, mas ela sabia muito bem o que ia acontecer, porque falta de aviso não foi.

Felipe1503 27/02/2024

Início
Posso estar enganado, mas esse foi o primeiro livro do Lima Barreto que li.
Se você ainda não leu nada desse grande autor, Clara dos Anjos é uma boa oportunidade de começar a navegar pela mente de Lima Barreto.
haruurane 27/02/2024minha estante
recomendo bastante a nova califórnia e triste fim de policarpo quaresma.

Poliana201 27/02/2024minha estante
Li triste fim de policarpo quaresma para um trabalho da escola, eu amei a leitura

Loly Camilo 21/02/2024

Mais um clássico
Lima Barreto é incrível, sua escrita poderia ser até considerada audaciosa para a época, mas suas críticas sociais, foram mais que necessárias.

Clara dos Anjos, é um romance que te toca, te mostra a vida na margem da sociedade, quando se trata da mulher negra.

Bruna 08/02/2024

Uma leitura gostosa.
Clara dos Anjos é um livro que proporciona uma leitura gostosa. Lima Barreto, conta, através deste enredo, um pouco de um Brasil pós abolição da escravidão e de um Brasil que ainda existe. A história se passa em um Rio de Janeiro diferente, de paisagens diferentes, mas que pode ser imaginado muito belo. A história também realça, através dos seus personagens, brancos, negros e mulatos (como o autor descreve), os povos que deram origem ao povo brasileiro e como estes últimos sofriam com as dificuldades da vida cotidiana. No fim, as palavras de Clara nos fazem refletir sobre o papel da mulher e principalmente da mulher negra, na nossa sociedade que é machista e ainda extremamente racista e seu destino evidencia a falta de perspectiva das mulheres, para além do matrimônio. O autor também discorre sobre o sofrimento e as dificuldades da vida das populações excluídas quando se refere ao alcoolismo, a falta de trabalhos formais e bem remunerados, as aspirações frustradas, as casas sem conforto e o desalento em relação a vida.

Clara dos Anjos retrata partes de um Brasil que ainda existe.

anyaraujo 22/01/2024

Em Clara do Anjos o autor delata a atuação do racismo na sociedade brasileira. Nosso país sempre tentou ao máximo negar a existência da atuação racista em seu território e as demonstrações dos preconceitos eram muita das vezes atribuídas a um preconceito de classe e não de cor. Virgínia Bicudo em sua tese de 1945 quebrou esse mito, ao constatar a atuação racista enquanto entrevistava pessoas negras e pardas em diferentes classes sociais. E, como vemos, anteriormente a isso, Lima Barreto já fazia sua denúncia da melhor forma que podia, através da literatura. Neste livro, podemos constatar a propagação racista nos discursos dos personagens e constatar a existência de restrições que atuavam sob a população negra devido ao preconceito de cor. Na trajetória de Clara, mesmo que se mostrando inicialmente de forma mais indireta pela ligação com os outros personagens, percebemos como passou de uma menina reclusa pelos pais que não possuía compreensão completa da organização social que a rondava para, no final, abrir os olhos e enxergar a sociedade doente à qual estava inserida. De dura denúncia, é uma das obras que não se podia faltar em nossa literatura.

Pereira 22/01/2024

Lima Barreto e um diagnóstico de país.
Em 2018, Mariana Ferrer acusa o empresário André Aranha de tê-la supostamente dopado e estuprado no interior de uma boate de luxo, onde estava a trabalho, levando o caso ao público por meio de suas redes sociais.

André Aranha, um empresário bem-sucedido, conhecido na cidade e com laços de proximidade com herdeiros do maior conglomerado de mídia do Brasil, atrai atenção popular e causa grande comoção.

Durante o julgamento, o advogado de defesa teria constrangido a vítima ao exibir fotos de Mariana em poses que ele afirmava serem "ginecológicas". O juiz, em sua sentença, inocenta André Aranha alegando falta de provas e a ausência de tipificação de "estupro culposo" na legislação brasileira.

Na trama de Clara dos Anjos, a protagonista vê seu futuro desgraçar-se ao ser seduzida, deflorada e abandonada por Cassi Jones. Ao buscar justiça, é confortada pela mãe do agressor, que argumenta: "Por acaso, meu filho as amarra, as amordaça, as ameaça com faca e revólver? Não. A culpa é delas, só delas..." Mesmo com Cassi acumulando mais de dez casos de defloramentos, ele conta com "a benevolência secreta de juízes e delegados, que, no íntimo, julgam absurdo o casamento dele com suas vítimas, devido às diferenças de educação, nascimento, cor e instrução", permanecendo impune.

Apesar de terem se passado mais de um século desde a publicação de Clara dos Anjos, os paralelismos entre os dois casos são inegáveis. Ano após ano, o Brasil testemunha no mapa da violência o aumento dos casos de agressão contra mulheres, especialmente aquelas negras/pardas e pobres. Isso evidencia a importância da leitura de Lima Barreto, que fez um diagnóstico dos problemas fundamentais do Brasil, destacando os problemas estruturais enraizados em um passado marcado pela escravidão, subserviência e exploração dos corpos racializados.

Para Octávio Ianni, destacado sociólogo brasileiro, Machado de Assis, Cruz e Souza e Lima Barreto formam o trio que inaugura a literatura afro-brasileira. Segundo ele, é impossível se deparar com a obra de algum desses três sem sentir a necessidade de refletir e se engajar na causa dos negros. Entre eles, Lima Barreto talvez seja aquele que mais se destaca na abordagem da questão racial, evidenciando sua emoção por meio de sua escrita.

Quanto à obra "Clara dos Anjos", Lima Barreto adota uma linguagem popular e uma forma narrativa novelesca, uma fórmula que hoje é amplamente familiar e compreendida pela maioria dos brasileiros. Isso torna a leitura facilitada, exigindo apenas uma pequena adaptação ao ritmo, e mesmo as palavras não usuais no contexto atual são de fácil compreensão, auxiliadas pelas notas mais do que suficientes presentes na edição da Companhia das Letras.

Lima Barreto testemunhou o Rio de Janeiro transformar-se na "cidade maravilhosa" durante seu processo de urbanização. As belas praças, encantadores jardins, amplas avenidas e suntuosos palacetes foram erguidos à custa da deterioração das condições de vida dos trabalhadores, do sofrimento da população mais pobre e de seu afastamento dos grandes centros para as áreas mais periféricas, conforme ditado pela elite higienista. Essas mudanças, aliadas ao legado racial brasileiro, permeiam toda a sua obra, revelando um retrato do subúrbio, do malandro e do burguês.

Cyntia34 26/01/2024minha estante
Resenha espetacular! Parabéns!!!