Clara dos Anjos

Clara dos Anjos Lima Barreto

Resenhas - Clara dos anjos

anyaraujo 22/01/2024

Em Clara do Anjos o autor delata a atuação do racismo na sociedade brasileira. Nosso país sempre tentou ao máximo negar a existência da atuação racista em seu território e as demonstrações dos preconceitos eram muita das vezes atribuídas a um preconceito de classe e não de cor. Virgínia Bicudo em sua tese de 1945 quebrou esse mito, ao constatar a atuação racista enquanto entrevistava pessoas negras e pardas em diferentes classes sociais. E, como vemos, anteriormente a isso, Lima Barreto já fazia sua denúncia da melhor forma que podia, através da literatura. Neste livro, podemos constatar a propagação racista nos discursos dos personagens e constatar a existência de restrições que atuavam sob a população negra devido ao preconceito de cor. Na trajetória de Clara, mesmo que se mostrando inicialmente de forma mais indireta pela ligação com os outros personagens, percebemos como passou de uma menina reclusa pelos pais que não possuía compreensão completa da organização social que a rondava para, no final, abrir os olhos e enxergar a sociedade doente à qual estava inserida. De dura denúncia, é uma das obras que não se podia faltar em nossa literatura.

Pereira 22/01/2024

Lima Barreto e um diagnóstico de país.
Em 2018, Mariana Ferrer acusa o empresário André Aranha de tê-la supostamente dopado e estuprado no interior de uma boate de luxo, onde estava a trabalho, levando o caso ao público por meio de suas redes sociais.

André Aranha, um empresário bem-sucedido, conhecido na cidade e com laços de proximidade com herdeiros do maior conglomerado de mídia do Brasil, atrai atenção popular e causa grande comoção.

Durante o julgamento, o advogado de defesa teria constrangido a vítima ao exibir fotos de Mariana em poses que ele afirmava serem "ginecológicas". O juiz, em sua sentença, inocenta André Aranha alegando falta de provas e a ausência de tipificação de "estupro culposo" na legislação brasileira.

Na trama de Clara dos Anjos, a protagonista vê seu futuro desgraçar-se ao ser seduzida, deflorada e abandonada por Cassi Jones. Ao buscar justiça, é confortada pela mãe do agressor, que argumenta: "Por acaso, meu filho as amarra, as amordaça, as ameaça com faca e revólver? Não. A culpa é delas, só delas..." Mesmo com Cassi acumulando mais de dez casos de defloramentos, ele conta com "a benevolência secreta de juízes e delegados, que, no íntimo, julgam absurdo o casamento dele com suas vítimas, devido às diferenças de educação, nascimento, cor e instrução", permanecendo impune.

Apesar de terem se passado mais de um século desde a publicação de Clara dos Anjos, os paralelismos entre os dois casos são inegáveis. Ano após ano, o Brasil testemunha no mapa da violência o aumento dos casos de agressão contra mulheres, especialmente aquelas negras/pardas e pobres. Isso evidencia a importância da leitura de Lima Barreto, que fez um diagnóstico dos problemas fundamentais do Brasil, destacando os problemas estruturais enraizados em um passado marcado pela escravidão, subserviência e exploração dos corpos racializados.

Para Octávio Ianni, destacado sociólogo brasileiro, Machado de Assis, Cruz e Souza e Lima Barreto formam o trio que inaugura a literatura afro-brasileira. Segundo ele, é impossível se deparar com a obra de algum desses três sem sentir a necessidade de refletir e se engajar na causa dos negros. Entre eles, Lima Barreto talvez seja aquele que mais se destaca na abordagem da questão racial, evidenciando sua emoção por meio de sua escrita.

Quanto à obra "Clara dos Anjos", Lima Barreto adota uma linguagem popular e uma forma narrativa novelesca, uma fórmula que hoje é amplamente familiar e compreendida pela maioria dos brasileiros. Isso torna a leitura facilitada, exigindo apenas uma pequena adaptação ao ritmo, e mesmo as palavras não usuais no contexto atual são de fácil compreensão, auxiliadas pelas notas mais do que suficientes presentes na edição da Companhia das Letras.

Lima Barreto testemunhou o Rio de Janeiro transformar-se na "cidade maravilhosa" durante seu processo de urbanização. As belas praças, encantadores jardins, amplas avenidas e suntuosos palacetes foram erguidos à custa da deterioração das condições de vida dos trabalhadores, do sofrimento da população mais pobre e de seu afastamento dos grandes centros para as áreas mais periféricas, conforme ditado pela elite higienista. Essas mudanças, aliadas ao legado racial brasileiro, permeiam toda a sua obra, revelando um retrato do subúrbio, do malandro e do burguês.

Cyntia44 26/01/2024minha estante
Resenha espetacular! Parabéns!!!

Dirlene Piagio 20/01/2024

Dar conselho, ainda q bem intencionado, pode te matar...
Livro mais que necessário em um país com o histórico do Brasil: logo após a escravidão, o racismo foi-se tornando velado; daí, na atualidade, dizem que não há racismo. O racismo está andando solto, só que disfarçado. É visível que, até nos dias de hoje, pessoas brancas (em comparação com pessoas negras) são, mais facilmente, liberadas das responsabilidades das suas infrações. Com isso, o autor chama a atenção para a extrema importância de os pais educarem os filhos negros, especialmente meninas, de modo que vejam que a sociedade em geral não olha para eles como olham para filhos brancos e que jovens mulheres negras não podem "se dar ao luxo" de serem inocentes e sonharem com o príncipe encantado como muitas meninas brancas sonham, pois brancos asquerosos têm licença da sociedade para destruir estes sonhos e não serem punidos por isso.
Além de todo esse debate histórico e cultural (sócio-racial, a vida da mulher em um cenário patriarcal, a influência política no funcionalismo público, a construção cultural dos subúrbios cariocas, a chegada de imigrantes trazendo religiões cristãs renovadas para um Brasil tradicionalmente católico apostólico romano etc), gostaria de deixar três pontos também:
1. Dar conselhos para as pessoas pode te colocar em problemas seríssimos;
2. Super proteger não é a forma mais ideal para educar uma criança: isso pode torná-la ingênua demais ou estúpida e egocêntrica;
3. E, o mais importante, cuidado com quem você traz para a sua casa: pode trazer amargos arrependimentos.

Andrieli 15/01/2024

Nós não somos nada nesta vida
No fim acabei gostando do livro, apesar da leitura ser leve e bem cotidiana ele tem uma mensagem muito forte e uma crítica muito bem feita, me fez pensar em todas as claras dos anjos que já existiram e existem.

Leide.Henituse 13/01/2024

Um clássico literário que denúncia misoginia, racismo e releva, o que hoje ainda é muito característico, o comportamento machista dos homens. A obra, condizente com sua época, te faz ter várias indagações a respeito de nossa sociedade
Especialmente essa: não é a sociedade
atual semelhante em atitudes ao Brasil
República? Pode uma obra publicada em 1948 descrever comportamentos sociais tão presentes em 2024? Pode. E temos isso em Clara dos Anjos. Através de Clara conhecemos e reconhecemos uma sociedade criada para odiar, agredir e atacar mulheres. Um personagem masculino moldado em berço quente, que trata mulheres como objeto, uma mãe, que moldada por seu tempo e meio, não é capaz de reconhecer a tragédia de seu próprio gênero.
Apesar de um livro cansativo em determinados momentos, é uma leitura muita versada na catarse, de deixar o leitor bravo e chateado.
Pode ser muito descritivo sem necessidade, característica de sua escola literária. Mas vale o tempo e os sentimentos envolvidos.

Tim 09/01/2024

Barreto, Lima. É um humorista?
Com uma narrativa crítica e humorística, Lima Barreto me conquistou.

Este é um daqueles livros em que pessoas imersas em suas próprias loucuras diriam que Lima escreve como ele é. No entanto, ao contrário, seu texto é carregado com uma crítica irônica que se passa no Rio de Janeiro, onde as ruas se assemelhavam às de Paris e as pessoas se comportavam e vestiam-se como franceses. Nessa história, conhecemos vários personagens, entre eles o nosso filho do diabo, a pessoa que criou o mal no mundo, Cassi, um homem comum, onde se espera o pior, ele vai lá e supera. É desalmado, cruel, ardiloso e psicopata. No entanto, conheço vários homens como Cassi, que planejam minuciosamente o que desejam, vivem pelo prazer de enganar. Mimado pela mãe e rejeitados pelo pai, se envolve em tanta confusão que envergonham a família, mas a mãe prefere esconder.

Por outro lado, temos Clara dos Anjos, a próxima vítima, que vive enclausurada em casa, pois seus pais a tratam como um verdadeiro animal na gaiola, a ponto de, em sua festa de aniversário, só aparecerem adultos, já que a menina não consegue fazer amizades.

Clara é inocente, não conhece a vida e às vezes parece um pouco ingênua até demais. É uma mulher negra, e isso a afeta de diversas maneiras, desde como vive até como pensa, mas ela não se limita, por isso se apaixona por Cassi, e dessa forma, a desgraça é apenas uma questão de tempo.

Para mim, foi uma leitura fácil em alguns momentos, mas achei o meio um pouco arrastado. Mesmo assim, vale muito a pena.

Nota: 4/5

Oiliver 24/12/2023

Bem chato.
Sinceramente não gostei, dessa história. Pelo simples fato.do personagem ser uma pessoa horrível e a protagonista ser bem burra e cega de amor por ele.

Bruna 05/12/2023

??
Li ele pra aula de literatura e fiquei meio (????.
O livro inteiro se resume a duas coisas:
1. o querido sempre querendo pegar mulher 2.mostrar quão tansa a Clara é.
Porém, achei legalzinho, captei a mensagem e fui bem na prova ??

Bunny.xs 25/11/2023

Leitura rápida e fácil depois de costume, eu não lembro muito da história pois faz tempo que li e mesmo com desenvolvimento bom, não me cativou tanto, talvez ao reler mude de ideia, ou não.

manumoura18 15/11/2023

Destaques preferidos
"Por esse intrincado labirinto de ruas e bibocas é que vivem uma grande parte da população da cidade, a cuja existência o governo fecha os olhos, embora lhe cobre atrozes impostos, empregados em obras inúteis e suntuárias noutros pontos do Rio de Janeiro."

Carla.S2 15/10/2023

Uma história realista
[ livro de uma outra editora, outra capa ]

Eu achei que seria uma leitura muito cansativa, mas não foi tanto, por ser do Lima Barreto achei que teria muito detalhe, mas esse não tem tanto, a questão é que ele conta um pouco a história de cada personagem, o que eu não gostei muito, pois estava mais interessada na dos personagens principais. Para quem tem interesse em saber como era o Rio de Janeiro antigamente, esse livro pode ser excelente.
Fiquei com pressa para saber o final da história, mas cheguei no final não o curti, foi muito realista, estava esperando um outro final, pois no meio do livro me fez ter esperança de ser um outro final.
Dica : leiam com paciência, calma ( que eu não tive muito ).
Personagens que eu gostei : Marramaque e Dona Margarida.

Milena Schwantes 24/09/2023

Incrível
Apesar de ser um livro escrito há um século, Lima Barreto (autor) escreve de forma simples considerando a época, o que faz com que o livro seja rápido de ler, mas ao mesmo tempo tem qualidade. Foi um livro que me impressionou por conta de tratar de assuntos não muito comuns do pré-modernismo de uma forma diferente, retratando a vida de uma mulata em meio ao subúrbio. Gostei do livro num geral, ele é realista, porém, tem um final sem uma solução exata? O que pode ser uma crítica para alguns, mas um elogio para outros. Particularmente, eu amei o livro, pois me fez refletir sobre a vida real e suas desigualdades.

OBS: Eu odeio você e sua mãe, Cassi Jones.
Gaby 05/11/2023minha estante
Ele não tem um fim exato pq o autor morreu antes de publicar ele. Foi o último livro que Lima Barreto escreveu