Clara dos Anjos

Clara dos Anjos Lima Barreto

Resenhas - Clara dos anjos

Brunna.Lima 07/07/2023

Um romance político
Através do amor avassalador de Clara o Autor faz uma série de argumentos a respeito do racismo.

Um dos temas centrais da obra é falta do entendimento de Clara à respeito de sua própria situação - o que hoje entendemos por letramento racial.

Além disso a obra traz um série de informações sobre a vida do Autor e dos cenários do livro.

Recomendo a quem deseja experimentar diferentes obras brasileiras e a quem deseja novas perspectivas sobre o racismo na nossa sociedade.

(Alerto que sou suspeita para recomendar já que Lima Barreto, para mim, é um dos melhores autores brasileiros)

cosmiclaire0 04/07/2023

Li apenas para fazer um trabalho mas achei bastante envolvente. o legal desse livro é que mesmo retratando uma situação do sec 19 a crítica retratada ainda é vista na sociedade atual.

Thalita Élaine 04/07/2023

Comparado com outros autores da mesma época, a escrita do Lima Barreto é mais simples e fluída.
O autor deixou a desejar ao focar e desenvolver mais outros personagens, sobretudo masculinos, ao invés da personagem que deveria ser a principal, a Clara dos anjos.

? - Mamãe! Mamãe!
- Que é minha filha?
- Nós não somos nada nesta vida.?

Jessica 29/06/2023

Acredito que este livro é uma leitura relevante para a formação de um indivíduo, pois denuncia grandemente vários aspectos da realidade social do Brasil da época, que ainda se fazem presentes. Contudo, confesso que não é aquela leitura super cativante, que tem algo do enredo ou da escrita que te deixa fixado ou interessado!! Recomendo a tentativa.

naoeumaresenha 26/06/2023

Não vi Clara como personagem principal nessa história, pelo contrário, vi os homens como protagonistas, cada um deles com suas histórias e seu desenvolver. enquanto isso, Clara dos Anjos entra pouca e aparece mais pra representar como a mulher negra é hipersexualizada.

lore 25/06/2023

Escola
Nem li todo mas sei a história toda e tudo q acontece, então botei como lido
achei interessante o livro

Glayson.Oliveira 13/06/2023

Não me julgue que farei o mesmo
Particularmente, tenho um certo apreço por personagens ruins. Cassi Jones é um ótimo exemplo de péssima pessoa que gostei de conhecer.

Livrônica 07/06/2023

Recomendo
Clara dos Anjos é um livro que retrata a vida de uma jovem pobre, que morava na periferia do Rio de Janeiro do início do século passado. Naquela época, as famílias seguiam padrões bem rígidos de comportamento, se sorte que, se uma garota engravidasse antes do casamento e o rapaz não assume o filho, ela seria posta para fora de casa, sendo mandada para a casa de parentes em outra cidade ou, na pior das hipóteses, jogada à própria sorte, perambulando pelas ruas.
Lima Barreto denuncia a hipocrisia da sociedade daquela época, o racismo e muitos outros problemas sociais.

L. Frana | @projeto_en.fim 06/06/2023

Apesar de ter sido escritos a anos atrás, Clara dos Anjos é um livro atemporal e até mesmo bem atual acerca da sociedade brasileira, de modo específico a carioca. Nesta obra clássica, temas sociais diversos são trazidos à tona e prova-nos novamente a invisibilidade acerca das classes que são submetidas ao descaso político e social.

10/05/2023

Fantástico
Acho que em comparação a outros autores brasileiros, Lima Barreto é pouco comentado, mas sua obra é divina. Clara dos Anjos é atemporal, reflete sobre a formação da sociedade, as hierarquias sociais nos subúrbios e o padrão do típico malandro brasileiro. O livro também, muitas vezes, diálogo com a própria vida de Lima Barreto, sendo uma espécie de ?Autobiografia? subentendida. Leiam! Como já dizia Clara dos anjos ?Nós não somos nada nessa vida?

Milla.Costa 03/05/2023

Um clássico
Clara é um livro extremamente triste e que nos faz pensar no quanto nosso povo sofre ao longo de tantos anos.
Trás aquela reflexão que ser pobre, preto e mulher trás uma carga mais pesada ainda.
É um livro bem difícil de ler pelo tema e por conta da escrita.
Mas um clássico é um clássico e merece todo respeito!

Lucio 03/05/2023

Clara das expectativas criadas
Quando li a sinopse do livro, fiquei mega curioso em conhecer a história de Clara, mas aqui devo deixar os crédito para a Martin Claret, pois a sinopse na última capa do livro é intrigante demais, já a história, se arrastou muito e praticamente o que deveria ir acontecendo ao longo do livro, acontece nos 3 últimos capítulos que são incríveis, porém o restante da história fica tudo muito parado.

mayara 20/04/2023

? Nós não somos nada nesta vida.
Clara dos Anjos nos apresenta diversas questões sociais importantes. Mostra sobre racismo, o descaso com a população mais carente, além da educação que se dava as mulheres, o que fazia com que elas ficassem bastante vulneráveis, principalmente na vista de Cassi, um homem desonesto e libertino.

Essa falta de entendimento sobre a realidade que existe na protagonista é desenvolvida de em um enredo que, diversas vezes, mostra comentários sobre como realmente era a vida nos subúrbios.

Leitura importante, que às vezes fica maçante por conta da escrita, mas consegue te prender até o final.

Elton 16/04/2023

Beija-o ainda uma vez! Beija-o, porque ele te amou e muitas vezes voou para os espaços sidéreos, desejoso de ver o teu fulgor e morrer por tê-lo visto.