Bullying - EU sofri. EU pratiquei. EU hoje conscientizo.

Bullying - EU sofri. EU pratiquei. EU hoje conscientizo. Mar'Junior

Resenhas - Bullying. Eu Sofri. Eu Pratiquei. Eu Hoje Conscientizo.

Cristiana.Dieguez 14/02/2022

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Marcella 07/04/2021

Uma leitura importante, escrita de forma inteligente para conseguir conscientizar a importância de conversar sobre o assunto.
Esse livro conta a história do autor que sofreu bullying desde a sua infância, dentro e fora de casa, e como um reflexo disso, para "revidar" ele acabou se tornando um praticante do bullying para extravasar seus traumas. A narrativa é extremamente real com exemplos que mexeram comigo, pois fica claro que as vezes a violência é vista como uma brincadeira, mas se machuca tanto por que não é dado o devido valor? Hoje o autor luta contra o bullying e no final do livro fala sobre como funciona o seu trabalho para ensinar e repassar a mensagem de que o amor é nossa maior arma contra isso.

Amante dos Livros 25/09/2020

#EUdigonãoaobullying
Bullying
Eu sofri. Eu pratiquei.
Eu hoje conscientizo.

Iniciei há algum tempo, um projeto pessoal de ler biografias. Gostaria de salientar, o quanto essas leituras tem sido prazerosas e enriquecedoras.
Em Bullying, Eu sofri. Eu pratiquei. Eu hoje conscientizo... Mar? Junior ?abre o livro? da sua vida e narra a sua história, de uma forma realista e impactante.
A escrita do autor é fluída e marcante. Capta não só a atenção do leitor, como também cria uma conexão onde passamos a compartilhar de seus próprios sentimentos.

?Escutou pela primeira vez a palavra Bullying em 2003 e descobriu que foi vitima e agressor.? (Mar?Junior)

O termo Bullying é de certa forma, novo, mas o ?ato? em si é bem antigo...

?Pessoas do mundo todo sofrem com esse tipo de violência, que muitas das vezes é disfarçada de ?brincadeira?. A caracterização do Bullying se dá pela prática de algo em continuidade, o que chamamos de perseguição?. (Mar?Junior)

O livro é dividido em três partes, ?Eu sofri?, ?Eu pratiquei? e ?Eu hoje conscientizo?.

- EU SOFRI
Na sua infância o Mar'Junior sofreu diversos tipos de Bullying, mas o que mais o marcou e trouxe consequências para a vida, foi o que sofreu dentro de casa pelo próprio pai.
Confesso que essa primeira parte do livro, me deixou amargurada em diversos momentos. Sou mãe, e para mim é difícil compreender como um pai é capaz de tamanha maldade e como uma mãe acaba se tornando ?omissa?, não defendendo ?a sua cria?, mesmo sofrendo ela também agressões físicas e psicológicas constantes (desculpa Mar?! Não estou julgando, apenas expondo o que senti ao ler as primeiras páginas).

- EU PRATIQUEI
Na juventude a vítima passa a ser agressor...

?Em princípio, foi uma forma de defesa, depois fui tomando gosto em agredir as pessoas?. (Mar?Junior)

E ao contrário de quando na infância sentia raiva de ser comparado ao pai, passou a sentir certo contentamento, ao saber que mesmo nunca tendo falado, o pai se orgulhava pelo filho ter se tornado tão violento quanto ele.

?Na escola, a criança aprende a escrever a palavra amor, mas é em casa que ela aprende a entender este sentimento?. (Mar?Junior)

- EU HOJE CONSCIENTIZO
A superação só vem depois de tomarmos consciência de onde estamos, o que fazemos, e se não estamos felizes, o que precisamos mudar para chegar onde queremos?
Foi ainda na adolescência que o Mar? Começou a tomar consciência disso, e ao longo dos anos, diversos questionamentos foram surgindo.

?Escrevi o que sofri para que você leitor entenda todo o processo de um agressor. Lógico que não existe desculpas para tal ato, mas isso tudo foi praticado pela falta de amor?. (Mar?Junior)

A sua capacidade de compreensão o fez perdoar não apenas aos que lhe causaram dores, mas também a si mesmo.

?Envergonho-me de ter praticado?. (Mar?Junior)

?A minha sorte é que aproveitei a oportunidade de mudar?. (Mar?Junior)

?O passado não morre, mas ele pode ter menos dor dentro de você quando se resolve acabar com seus fantasmas?. (Mar?Junior)

?A partir daí, começava uma vida diferente, uma vida de dar mais do que receber?. (Mar?Junior)

Erros que fizeram parte de um grande aprendizado e se tornaram acertos que o Mar'Junior, não guardou apenas para si, e hoje juntamente com seus filhos, faz um trabalho incrível de conscientização através da arte, levando o equilíbrio e mostrando que é possível conviver com as diferenças, respeitando ao próximo.

?Não podemos mudar hoje o que plantamos no passado, mas podemos colher melhorias no amanhã, dependendo do que se planta hoje?. (Mar?Junior)

Não quis contar aqui detalhes revelados da vida do autor, mas considero de extrema importância à leitura integral de sua obra.
Nas páginas finais conhecemos técnicas utilizadas em seus projetos, sugestão de soluções para serem utilizados em escolas, o espetáculo ?Bullying?, e as letras das músicas que fazem parte do espetáculo.
Quanto à edição, achei superinteressante a capa. Chamou-me atenção desde o primeiro momento que vi. As páginas são brancas, a fonte de um bom tamanho para leitura e não encontrei erros ortográficos. O livro é dividido em pequenos capítulos e não é escrito em ordem cronológica dos fatos.

Comecei a seguir o autor nas redes sociais e admirar o seu trabalho por isso indico a leitura e me coloco à disposição para divulgar não apenas o livro, mas todo o projeto da Cia Atores de Mar?, para que possamos ter um alcance maior nesse combate.
#EUdigonãoaobullying
#CiaAtoresdeMar?

Mercia Machado de Oliveira
@amante.dos.livros

Suka - Pensamentos & Opiniões 21/06/2017

Sabe aquele livro que mexe com você, que te faz chorar pelas coisas que o autor passou e você acaba identificando pessoas conhecidas suas que também passaram ou passam por algo semelhante?
Sabe aquele livro que mexe com você pois ao contrário do que parece ele superou e hoje ajuda as pessoas?
Pois é! Esse é o livro. Nele Mar' Junior irá nos contar um pouco sobre o bullying que ele sofreu dentro de casa com seu pai, na escola e na rua. O quanto isso afetou sua vida, o quando ter sofrido com o bullying o fez praticá-lo, afetando provavelmente a vida de outras pessoas.
Teve trechos no livro que realmente me comoveram, me indignou e me fez pensar:
- Que bom Mar que você não foi por outro caminho e hoje pratica o bem, escrevendo sobre o assunto e ajudando as pessoas.
Hoje Mar' Junior vem conscientizando e ajudando as pessoas no que se refere ao bullying, juntamente com seus filhos criou a Cia Atores de Mar e vem viajando pelo país levando suas peças em busca dessa conscientização contra o bullying.

site: www.suka-p.blogspot.com

Fernanda @condutaliteraria 09/05/2017

Para ser lido por todos!
Em Bullying - Eu sofri. Eu pratiquei. Eu hoje conscientizo, o autor compartilha sua própria experiência de vida. Mar' Junior conta sua história desde antes de seu nascimento e sua infância bastante sofrida.

Desde criança, com um pai bastante violento, já começa a sofrer bullying dentro de casa. Um pai que usou muitos adjetivos pejorativos, entre eles "burrinho", o qual marcou muito a vida da criança, que se sentia incapaz.

A violência não parava ai, sua mãe também era uma vítima. Uma mulher bastante corajosa, que criou os filhos dentro desse ambiente, dedicando todo amor que poderia dar.

Na juventude, ele passou a praticar bullying com outras pessoas, mas não é algo do qual se orgulha. Acho que tal comportamento passou a ser um mecanismo de defesa, de mostrar que era capaz de impor respeito. Uma das consequências do bullying.

Acompanhamos toda trajetória do autor, seus atos e sua conscientização. E é uma transformação que mexe com a gente.

Muitos podem achar que o tema já esteja meio batido, mas é importante e muito sério e a oportunidade de discutir e poder passar um pouco de uma experiência como essa é bastante valiosa.

Outro ponto que quero dar destaque é que, durante a leitura do livro, o autor fala que entendeu os atos do pai e que deve ser perdoado. Confesso que fiquei bastante chocada em alguns pontos da leitura e não sei se teria essa força do Mar', por isso o admiro.

E admiro seu trabalho junto daqueles que passaram ou passam pela mesma situação.

Recomendo!

Tainny07 19/03/2017

Recebi esse livro do autor Mar'Junior. A história forte me prendeu de forma que li em um só dia!

Nele, Mar'Junior conta histórias de sua infância, onde sofreu com um pai bruto e, com isso, adquiriu alguns traumas que o tornaram um adolescente violento.

O pai, delegado na época da ditadura, também teve uma infância ruim, onde sua mãe o culpava pela morte do irmão, e, assim, ele transmitiu essa amargura para a criação dos filhos e para o tratar com a esposa, o que deixou Hildomar Junior e seus irmãos temerosos quanto ao pai, que exigia muito e oferecia pouco.
Resultado de imagem para MAR'JUNIOR
Mar'Junior

Quando adolescente, Mar'Junior passou a descontar o rancor do pai em quem o provocava e desagradava. Tal comportamento fazia com que as pessoas ao redor o vissem como um reflexo de seu pai, e ele não gostava da comparação

Quando adulto, buscou direção dentro da igreja, o que lhe fez descobrir sentimentos quanto ao pai que nem ele mesmo sabia que tinha.

Tendo então alcançado a capacidade de perdoar o pai, ele também compreendeu seu comportamento e buscou conscientizar as pessoas em ambiente escolar sobre a prática do bullying e o que provoca essa prática.
Resultado de imagem para cia atores de mar

O livro nos alerta sobre o tratamento e convívio familiar, que é o principal determinante para o comportamento infanto-juvenil nos diversos sistemas integrativos. Ou seja, a maioria das pessoas que provocam o bullying passaram ou passam por episódios ruins e traumáticos em casa, portanto, devemos nos atentar a esse aspecto de convivência.

site: http://partesdaliteratura.blogspot.com.br/2017/01/renha-bullying-eu-sofri-eu-pratiquei-eu.html

Morgana Brunner 09/03/2017

Bullying - Mar' Junior
Oiii gente, tudo bem?
Hoje venho trazer a resenha do livro que o autor me cedeu para que resenhasse para vocês, logo que vi seu instagram fiquei interessada em sua obra e aceitei de primeira, não sabia como negar porque querendo ou não esse é um dos assuntos que fazem parte dos nossos dias e isso vem de longe.

Além do mais, é o primeiro livro que resenho no Segredos Literários desse assunto, é sempre bom trazer inovação para vocês que me acompanham diariamente.

Bullying é um livro que aborda um assunto tanto complicado de ser lidado até hoje, as pessoas evitam falar sobre os acontecimentos que estão vivendo e até mesmo em seus livros, com isso esses preconceitos são feitos de diversas maneiras e lugares, mas principalmente em escolas e crianças com pouca condição financeira, onde não possuem roupas de marca ou até mesmo sendo um pouquinho fora do patrão da sociedade, ser magro. Por entre tudo isso, acontecem casos que até hoje as pessoas evitam e fecham os olhos ao comentar, pois não sabiam que estavam acontecendo.

"Não existe mais o almoço e nem os jantares juntos, nem os domingos,que era tradicional. Poucas famílias mantêm essa relação." Pág. 18
O autor Mar’ Junior traz a sua história de vida nesse livro, de tudo que viveu e aprendeu de algumas maneiras erradas. Nunca tivera fortuna nenhuma e as vezes passava fome, não tinha o que comer e isso o deixava abalado, mas o que lhe mantinha forte era saber que sua mãe o amava e cuidava de seu menino com muito amor, mesmo que aquele dia não iriam jantar e dormir com a barriga roncando.

Seu maior confronto todos os dias era seu pai, que lhe obrigava a ser um menino mal e valente com seus coleguinhas, seu pai agredia a todos que não faziam as suas vontades, sem falar de sua mãe que apanhava diariamente na frente dos filhos e quem procurasse defender, levava outro tapa e assim seus dias iam se desenvolvendo com a sua idade. Aprendera com a dor que tudo tinha que ser diferente, seu pai achava que fazendo esse mal, ele estava ganhando algo em troca, mas não tinha noção que as coisas funcionam dessa maneira, aliás crescera assim e nunca ninguém lhe deu um basta.

"Um alerta. As agressões nos lares são maiores do que nas escolas. Então, por favor, denuncie quando souber que pais agridem seus filhos e filhas agridem seus pais." Pág. 74

Diante de tantos momentos de sofrimento, cresceu e soube que isso era o mal, que o mundo e nem ninguém precisam sofrer preconceitos por ser um pouquinho diferente ou como falam “fora do padrão”, mas é o mais lindo e atraente. Aprendeu que nem todos devem aguentar e ficar calado, que é preciso revidar, não com agressões, mas com diálogos que podem fazer uma grande diferença de cada indivíduo. É aprendendo que se muda, é errando que a gente aprende.

Esse foi um dos livros que puder ler rapidinho, como podem ver ele é bem curtinho, com pouquíssimas páginas e atraente aos olhos de todos com essa capa linda, trouxe muito o que revelar e encantar. A edição é encantadora, folhas brancas e letras pretas, o bom é que a escrita não passa para o outro lado e isso me agrada, sou apaixonada por folhas assim, ainda mais pela leveza que possuem.

A escrita do autor é detalhista, forte e realista, percebe-se toda a sua dor que vivenciou e sobre como se arrependeu em certos momentos, soube se expressar de um jeito incrível e fiquei contente em não encontrar nenhum erro ortográfico na obra. A história em si me agradou por ser um texto real e nada muito enrolado, possui todo um enredo forte que pode prender o leitor em todos os momentos.

site: http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/2017/03/bullying-eu-sofri-eu-pratiquei-eu-hoje.html

Helen Dutra 12/10/2016

Como o bullying pode marcar a vida de uma pessoa
Em Bullying – Eu sofri. Eu pratiquei. Eu hoje conscientizo, somos levados ao universo de Mar’Junior, que durante toda a sua infância e parte da adolescência sofreu bullying praticado pelo próprio pai, por alguns professores e por colegas de rua e escola.

“Na escola, a criança aprende a escrever a palavra amor, mas é em casa que ela aprende a entender este sentimento.” Página 19

O pai de Mar’Junior perdeu um irmão quando ainda era criança. Isso afetou muito a sua vida, principalmente porque sua mãe o culpou pela morte dele. O pai então passou a vida toda com esse sentimento de culpa, e se tornou um homem frio e violento. Nunca demonstrou carinho pelos filhos, pelo contrário, maltratava verbalmente e fisicamente Mar’Junior e agredia constantemente sua esposa.

Os apelidos maldosos, os constrangimentos e as agressões foram constantes durante a infância do nosso protagonista. E como se não bastasse ter que conviver diariamente com isso, na escola e na rua, onde ele estava longe do pai, outras pessoas se encarregavam de maltratá-lo. Foi realmente uma infância muito sofrida. É triste ler os relatos verdadeiros de uma pessoa que sofreu bullying, mas essencial para entender um pouco mais o assunto.

“Uma das coisas que aprendi é que nossas palavras têm força e têm poder. Se você as recebe e fica quieto, possivelmente você terá este resultado, sendo para o mal ou para o bem.” Página 32

Durante a sua juventude, Mar’Junior deixou de ser a vítima e passou a ser o praticante. É uma fase da qual o autor se sente envergonhado. Prova disso é que há uma reviravolta em sua vida, ele consegue perdoar o pai que tanto lhe fez mal, se arrepende, deixa de ser um homem violento e passa a conscientizar as pessoas sobre os traumas e as marcas que o bullying pode causar.

Hoje, ele tem uma equipe de teatro com quem desenvolve o espetáculo Bullying. Eles se apresentam principalmente em escolas, conscientizando os alunos e educadores sobre essa prática que pode trazer tantas consequências ruins.

“A mudança começa quando acreditamos que nós podemos ter a ação de transformar vidas.” Página 112

Os capítulos do livro são curtos e a linguagem utilizada é bem informal, de fácil compreensão, como se o autor estivesse conversando com o leitor. Um ponto negativo da leitura é que os capítulos não são narrados em ordem cronológica. O autor explica isso logo no início, deixando claro que escrevia conforme ia se recordando dos fatos. Cheguei a ficar confusa algumas vezes com assuntos que pareciam ter sido encerrados, mas que surgiram novamente mais na frente. Acredito que se a narrativa fosse em ordem cronológica, a experiência de leitura teria sido bem melhor. Mas isso não me fez desistir do livro e talvez nem incomode algumas pessoas.

O que me deixa contente mesmo é saber que há pessoas que se preocupam com esse tema e que desenvolvem ferramentas para poupar outros indivíduos da dor e do sofrimento que só quem sofre bullying pode explicar. Se você tem interesse nesse assunto, essa leitura é uma ferramenta que pode te ajudar muito!

Veja a resenha completa com fotos em: https://goo.gl/xLgWyj

site: http://helendutra.com/livro-bullying-eu-sofri-eu-pratiquei-eu-hoje-conscientizo-marjunior/

Aninha 20/08/2016

Biografia e Conscientização
No Blog com Fotos > http://www.byanak.com.br/2016/08/bullying-eu-sofri-eu-pratiquei-eu-hoje.html

Em Bullyng - Eu Sofri. Eu Pratiquei. Eu Hoje Conscientizo. O Autor Mar'Junior, Conta sua história de vida, desde antes do seu nascimento com uma parte da história do seu pai que era uma pessoa violenta. Mar'Junior sofreu Bullyng dentro de casa com o próprio pai que o agredia verbal e fisicamente. Apelidos como:seu burrinho, era normal ele escutar do pai e mesmo que pareça ser algo "bobo" isso penetrou na mente daquela criança que por muitos anos se achava incapaz, se achava burro. Além de ser agredido presenciava a agressão contra sua mãe, uma mulher sofrida, mas que amava acima de tudo seus filhos, uma mulher que sofreu até seu último dia de vida. Ao Crescer Ma'Junior Começou a Praticar Bullyng, e isso é algo que ele não se orgulha, naquela época ninguém sabia o que era Bulliying, e até então pra ele era como uma forma de ter respeito. Mas algo acontece na vida desse jovem que o faz mudar interiormente, o que você saberá lendo o livro ;)

Já Adulto Mar'Junior aprendeu sobre o Bullyng e hoje tem uma equipe de teatro que fazem um espetáculo chamado Bullying conscientizando nas escolas alunos e professores como essa prática pode fazer mal a vida de qualquer criança/adolescente. No Livro ele fala sobre como acontece o espetáculos e dá exemplos de pessoas que foram vitimas.
O Livro é muito melhor do que eu pensava que seria, gosto muito de livros que mostram pessoas que superaram seus obstáculos, mesmo tendo uma infância (ou juventude) difícil. Indico muito esse livro pra você que é Mãe, Pai, Educador. Pessoas que contribuem para a formação de outros seres humanos para quem fiquem alerta sobre esse mal.

site: http://www.byanak.com.br/2016/08/bullying-eu-sofri-eu-pratiquei-eu-hoje.html