A Adolescência

A Adolescência Contardo Calligaris

Resenhas - A Adolescência

acanhoto_ac 17/03/2024

Um outro olhar para a adolescência!
"Por que desejar se tornar adulto quando os adultos querem ser adolescentes? E por que desejar o reconhecimento dos adultos, se na verdade são estes que parecem pedir que os adolescentes os reconheçam como pares?".

Calligaris traz uma verdadeira visão da adolescência moderna, através de um vocabulário simples - se comparado ao acadêmico - e bem estruturado a partir do conceito de moratória e transgressão.

A adolescência rebelde não é apenas uma construção cultural, mas um reflexo dos desejos adultos. O adolescente não é nem criança e nem adulto, mas é reconhecido como par através da transgressão. A adolescência atual é construída pelos adultos de hoje.

benerhys 23/02/2024

O que é a adolescência?
Achei bem aprofundado, explica bem detalhadamente sobre a adolescência e suas nuances. Desde a questão da moratória, como e quando sair dela até a idealização dessa adolescência pelos adultos. Fala dos tipos de adolescentes, como se organizam e como essa fase é influente na sociedade. Tanto no meio familiar quanto na mídia, etc.

Alice 01/11/2023

Cativante
"Adolescência" de Contardo Caligaris é uma obra cativante que explora de forma perspicaz a complexidade da fase adolescente. O autor utiliza uma abordagem psicanalítica para analisar os desafios e as transformações enfrentadas nesse período, oferecendo insights valiosos sobre a mente dos jovens. Caligaris consegue trazer à tona questões profundas e intrigantes, tornando este livro uma leitura essencial para quem deseja compreender melhor a adolescência.

brunomathiasss 10/09/2023

Esses assuntos referentes a Psicologia do desenvolvimento eu não tenho muita afinidade, mas gostei bastante do livro. O conceito da adolescentes como uma moratória social, ou seja, um período de "preparo" pra vida adulta e outras coisa que ele aborda são bem interessantes.

Eme Pê 14/11/2022

Perfeito
Foi uma leitura técnica pra compor meu referencial teórico do meu tcc, mas é uma visão incrível e muito atual, mesmo que tenham se passado 20 anos, do que o mundo espera e como vê o adolescente, mais do que a adolescência em ai.

Igor.Banin 26/09/2022

Boa introdução
Bom resumo que abrange a origem histórica da Adolescência, e sua constituição psicológica no Ocidente do começo de nosso século.

Mica 05/08/2022

Gostei bastante! Este livro, apesar de ter uma linguagem de fácil compreensão, não apresenta um conteúdo simplista, entretanto, para um melhor entendimento do assunto, a leitura de obras mais completas é necessária.

sanregca 07/03/2022

Meu segundo contato com as obras de Calligaris, como sempre, contando com uma escrita de fácil compreensão e muito sucinto, fazendo com que a leitura flua.
Nesse livro, o autor explora a formação cultural da adolescência, seus conflitos e desafios. Expõe a construção da identidade do adolescente, seus conflitos de autonomia, a posição dos pais diante das suas mudanças, seus lutos, entre outros pontos. No entanto, como foi escrito (se eu não me engano) nos anos 2000, há muita coisa para se discordar também.

Nem toda leitura obrigatória de faculdade precisa ser chata e esse livro me mostrou isso.

Melissa.Aparecida 14/10/2021

Gostei.
Achei a escrita de fácil compreensão. Ainda não tinha lido nada do autor, mas gostei bastante de sua desenvoltura em abordar alguns assuntos.

Adolescência é algo difícil de lidar, mesmo tendo sido adolescente um dia, é necessário entender que o mundo muda a cada segundo e as gerações crescem com sonhos, desejos e expectativas diferentes das nossas.

No final de tudo, os adolescentes só querem ser vistos e respeitados como adultos, embora ainda falte algum tempo e ensinamentos para alcançar essa nova fase.

isabellebessaa 11/08/2021

Meu primeiro contato com a escrita de Contardo Calligaris deu-se por meio deste livro. Aqui o psicanalista nos apresenta de maneira bastante suscita - mas sem ser simplista - algumas questões que circundam a temática da adolescência.

O ponto que mais me chama atenção nessa discussão gira em torno da afirmação do autor de que conseguimos demarcar, devido às mudanças fisiológicas, a entrada na adolescência, mas, em contrapartida, não conseguimos determinar o seu fim, posto que, cada sujeito tem de inventar por si próprio a saída desse lugar de adolescente para então poder adentrar na vida adulta.

Realizei essa leitura juntamente com o livro "A vida mentirosa dos adultos" e a compreensão dos dois textos tornou-se mais aprofundada por conta dessa associação.

Lurdynha_ 24/04/2021

Essa é a segunda obra que leio de Calligaris e cada vez mais me surpreendo com a sua escrita, livro maravilhoso que me fez compreender melhor a fase de Adolescência e descobrir que ela não é tão terrível como imaginamos.

Thais CardBeg 24/09/2020

Leitura localizadora
Livro simples, porém que trás uma visão direta dos acontecimentos ligando os anseios adolescentes e adultos. Vale à pena como localizador.

Lari 09/05/2020

Alem de uma abordagem
Eu li esse livro porquê minha supervisora indicou, automaticamente levantei diversas barreiras, afinal é de um psicanalista e eu sigo a abordagem humanista.
Porém me surpreendi com a desenvoltura que o ator aborda essa fase, de uma forma me despertou lembranças e uma compreensão muito ampla de como é estar passeando por isso, pois quando crescemos só lembramos das partes boas haahah

Guaranádoamazonasémassa 15/08/2019

Rapaz, eu tava pensando no que dizer exatamente nessa resenha, entreguei o livro para a biblioteca antes de consultar os tópicos que eu pretendia trazer e por isso talvez não me extenda o tanto quanto gostaria, entretanto, sem mais delongas: Calligaris, diferente das aulas que tive em psicologia sobre adolescência, trouxe a concepção histórica a cerca da adolescência somente no final do livro. Se não estou enganado, no início do livro se ateve à subjetividade do adolescente, caracterizando-o e portuando as principais características. Uma delas é o desejo adolescente de emancipação, o desejo de sair do estado de moratória, de ser reconhecido em uma sociedade que não deixa claro os pré-requisitos necessários para compor essa sociedade. Rejeitado pelos adultos, que não o qualificam como adulto, eles tendem a buscar grupos, grupos adolescentes pelo qual eles se identifiquem afim de, em resposta, também rejeita a sociedade adulta. Um exemplo que Calligaris traz, no âmbito prostituição, é o seguinte: uma jovem adolescente, entra na prostituição afim de provocar o seguinte pensamento: "como não sou adulta, se o homem me deseja tal qual homens desejam mulheres?" Não considerando aspectos sociais, econômicos e culturais que levam menores para a prostituição. Enfim. Tô no ônibus e agora tem um cara cantando e tocando violão, como diabos vou conseguir lembrar dos pontos que eu queria trazer? Que inferno.
- 4 min depois -
Desisto.
Guaranádoamazonasémassa 15/08/2019minha estante
Ah, outra coisa interessante de se pensar é que o jovem na adolescência passa por mudanças hormonais biológicas e, logo vira uma contradição viva, tendo em vista que traços adultos começam a surgir, mas socialmente, no correr da transição, é tratado várias vezes como criança. A soma disso, mais outros fatores tornam a identidade adolescente incerta, ainda a ser definida.

Deco 03/06/2018

Uma criação cultural
Fiquei fascinado com a leitura. Como venho da área biológica, a adolescência sempre me foi apresentada como uma fase de transição da criança para o adulto com ênfase nas alterações hormonais como centrais no entendimento do que se passa na mente e no corpo do adolescente. O autor, de modo único, integra uma visão sociológica, antropológica e psicológica do que vai definir como um produto cultural da vida contemporânea, a dita adolescência. O texto esta muito bem redigido e organizado. Vê-se que é o resultado de quem se debruçou sobre o assunto. Há uma lista bibliográfica ao final para quem quiser se aprofundar na perspectiva apresentada pelo autor que é, muito resumidamente, a tese de que a adolescência é vivida e, por sua vez percebida pelos adultos, como uma moratória para a vida adulta. Moratória esta que define o adolescente como estando pronto na biologia e nas capacidades mentais porém, impedido de exercer, de fato, seu papel de adulto na sociedade como um todo. Os desdobramentos desta dita moratória me auxiliaram, em muito, a entender vários dos conflitos que vejo ao meu redor, em casa, nas rodas de amigos e no consultório. Seguramente, esta leitura pode ajudar pais e profissionais da área da saúde que lidam com este tema.