A Família Corleone

A Família Corleone Mario Puzo

Resenhas - A Família Corleone

Antonio 27/02/2022

Gostei da trama
Muito bem construída a história de cada personagem, principalmente no temperamento de Sonny Corleone que boa parte da história é com foco nele. Como era a vida de Dom Vito, Clemenza, Tessio, muito bem desenrolada curiosa loucura de como era Luca Brasi. Recomendo demais a quem é fã de carteirinha assim como eu sou.

Neto.Coqueiro 26/12/2020

A trama se passa durante a década de 30, perto da revogação da Lei Seca nos USA, em New York. Aqui, Ed Falco nos mostra a ascenção dos Corleone à liderança das famílias que chefiam o submundo do crime. Em paralelo a isso também vemos a integração de Sonny Corleone e de Luca Brasi (FDP do carai) à família.

Caroles2 27/09/2023

Foi ótimo retornar para família Corleone. Gostei do desenvolvimento da narrativa e da inclusão dos personagens na trama. Porém, senti que ficou faltando alguma coisa para fechar com chave de ouro. Enfim, a leitura é rápida e há algumas explicações para acontecimentos apresentados no livro anterior.

C. Aguiar 14/11/2014

Nesse livro somos apresentados a família Corleone por Ed Falco que baseou-se em um roteiro do autor Mario Puzo para escrever.
Em 1933 nos Estados Unidos uma crise estava se estabelecendo, pois o fim da Lei Seca estava próximo e as famílias ligadas a máfia estavam quase entrando em um guerra, isso iria abalar muita gente e com certeza Vito Corleone não estava querendo entrar em uma guerra ou ter problemas com outras famílias, porque era mais importante proteger a sua nesse momento. Tanto que ele comprou um terreno enorme em um lugar distante do que ele mora atualmente, e está pensando em construir várias casas não só para ele, mas como também para as famílias dos homens que trabalham com/para ele (afinal ele tem que proteger os mafiosos a seu serviço, certo?).
No começo da história vemos seu filho Sonny descrever como descobriu o que Vito Corleone era e pergunta a seu irmão adotivo se ele acha que seu pai sustenta a família de fato com importação de azeite! Ele fica sempre deixando no ar que algo está acontecendo e seu irmão fica curioso sobre o que seria.
E Sonny eu devo acrescentar não sabe pensar como um verdadeiro Don, e não só nesse livro, mas no outro que estou lendo eu acho que ele mete os pés pelas mãos por ser um pouco explosivo. Não é bom deixar os inimigos saberem o que você pensa.
O livro é muito envolvente e com certeza não deixa a desejar ao romance escrito por Mario Puzo.
Vemos o começo de tudo e tramas interessantes, como uma família italiana é organizada, personagens complexos e ao mesmo tempo simples, diretos e apaixonantes.
Eu posso dizer que sou completamente apaixonada por Vito Corleone (sim o chefão da máfia que ele irá ser daqui a algum tempo). Ele sem dúvida é um homem de princípios, de família e acima de tudo de palavra e com certeza vai te deixar pensativo sobre suas ações nesse livro.
Demorei um pouco para ler devido a faculdade, mas sempre que eu voltava a leitura parecia que não havia se passado nenhum tempo e tudo fluía tão bem, com uma escrita tão boa que me fez ficar completamente apaixonada por esse livro e se tornou um dos meus favoritos.
No mais é um livro interessante e não achei nenhum erro de ortografia até então.

site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/
Monique Cristine 18/12/2014minha estante
Estou lendo ele, já cheguei na segunda parte do livro e realmente é uma história conquistadora, em breve escreverei minha resenha.

Monique Cristine 13/02/2015

Vito ergueu a mão dando o assunto por encerrado
Narrado em terceira pessoa, a leitura se passa durante os anos de 1933 e 1935. A maior preocupação no momento é a revogação da Lei Seca. No livro temos a família Corleone, que possui Vito como líder. O filho primogênito de Vito, Sonny Corleone, trabalha em uma oficina mecânica, mas na verdade o que o filho almeja é seguir os passos do pai na máfia. Luca Brasi, il diávolo, é um grande perigo para as famílias por ser um homem completamente independente.

Sangue, pancadaria, traições, mortes atrás de mortes, tiroteios, fugas e família. Acabei de resumir o livro em poucas palavras. Ed Falco colocou no livro tudo que a Máfia Italiana tem de bom e de ruim e me fez pensar no que o ser humano é capaz de fazer pelo bem-estar da sua família. Eu também considerei o livro um pouco pesado. Muita violência mesmo e muito bem descrita, fiquei com certa aflição em alguns trechos do livro, então, fica o aviso que: é pesado!

[+] Para assistir a vídeo-resenha, acesse o meu blog [-]

site: http://www.elaescreveu.com.br/2015/02/a-familia-corleone-ed-falco-vito-ergueu.html

Kildary 13/09/2018

Quase melhor que o original!
O roteiro é de Mario Puzzo, e Ed Falco conseguiu oferecer uma prequel de O Poderoso Chefão que traz de volta tudo aquilo que nos fascinou, e com algo ainda melhor: como o livro se passa anos antes, temos os personagens no melhor de sua forma!
Don Corleone não é um senhor de idade com filhos adultos e chefão da Máfia: é um quarentão casado, com filhos pequenos, inteligentíssimo, construindo ainda o que viria a ser um império.
Sonny ainda é apenas um rapaz, cujo pai queria que seguisse outro rumo, mas que não consegue escapar a seu destino.
Genco Abbandando, que morre logo no começo de O Poderoso Chefão, aqui aparece como o esperto consiglieri de Don Corleone.
Também estão Tessio e Clemenza, jovens como Vito, Fredo, Michael e Connie ainda garotinhos, e personagens novos, mas também bem interessantes, como a gangue dos irlandeses e o chefão Don Mariposa.
E há principalmente, LUCA BRASI, feroz como poucas vezes vi em um personagem de literatura. Aqui, ele mostra como conseguiu o apelido de "Il Diávolo", O Diabo. Domina o livro e rouba a cena sempre que aparece.
Se você é fã de O Poderoso Chefão, este livro é obrigatório. Tomara que vire filme também.

Naislan 17/02/2020

Ah os Corleone
Adorei estar imersa no universo dos Corleone novamente. A família Corleone me proporcionou boas memórias e me fez querer ler novamente o livro que o inspirou.

Ju Ragni 06/12/2022

Bom livro, baseado em uma obra prima
Achei bom, mas para mim ficou longe de O Chefão. Ed Falco se baseou em um roteiro de Mario Puzo e em certos momentos do livro parece que a prosa é do próprio Mario, mas o enredo fica abaixo do livro original, o que é compreensível, pois se trata de uma obra inesquecível. Li O CHEFÃO quando tinha quinze anos, e me lembro de perder o fôlego, nao conseguir largar o livro até terminar, uma imersão total na história de Puzo. Este livro se passa anteriormente à ação de O CHEFÃO, e Ed Falco foi coerente com todos os acontecimentos que desembocam no início do livro de Mario Puzo. Trouxe algumas novidades, como o que aconteceu entre Sonny Corleone e seu amigo de infância Cork, como Luca Brasi acabou na família Corleone, a adolescência dos meninos Michael e Fredo. Ficou bem amarrado com a história original. Em alguns momentos dá até para voltar à NY de 1930, dominada pelas gangues da Máfia. Quem curtiu O CHEFÃO vai gostar deste também.

Lucas 12/04/2015

O início de um legado
Trata-se de um ótimo livro, originado a partir de um roteiro de Mario Puzo, que ele havia concebido com um "prequel" do sensacional "O Poderoso Chefão". Sem dúvida alguma, "A Família Corleone" daria um filme esplêndido; mas não vejo ninguém atualmente com 30% do talento dos atores da famosa trilogia, então, oro para que nunca façam uma adaptação cinematográfica deste livro.
É inevitável durante a leitura que o leitor não lembre tanto dos filmes quanto do livro que deram origem a trilogia do cinema. É importante salientar que claramente Ed Falco conta uma história; não faz uma descrição pessoal de "valores sicilianos", sua narrativa apenas descreve os fatos e situações, sem nenhuma reflexão a respeito delas. Percebe-se um pouco a falta disso durante a leitura, ainda mais porque Mario Puzo é brilhante nestes aspectos em seu livro mais famoso. É apenas nisso que o livro peca, se é que isso pode ser considerado um ponto negativo. Nos outros aspectos, Ed Falco é perfeito, lembrando muito Puzo na descrição das operações, nos diálogos entre os dons (não tão frequentes, mas intelectualmente inteligentes), na criação de certo suspense, etc.
Ademais, é uma história muito violenta, não apenas pelo uso de palavrões, mas na existência de situações muito pesadas, envolvendo os "negócios" das famílias.O livro é totalmente recomendável aos não-fãs (que são apresentados ao universo fabuloso, sangrento e ético da máfia) e aos fãs de tudo que envolve "O Poderoso Chefão", já que há um detalhamento muito maior de personagens fascinantes, que, pelos rumos da história sucessora, não foram plenamente desenvolvidos (como Santino Corleone, Luca Brasi e o saudoso Don Vito). Enfim, um livro genial, bem escrito e cuja leitura é quase que indispensável aos fãs de um bom romance policial.

Musashi 03/07/2015

Impactante.
O livro faz jus ao original escrito por Mario Puzo.

Isaias Teodoro 29/06/2016

Extremamente lento
Fui super animado para ler o livro pois sou fã de Poderoso Chefão, mas fiquei muito decepcionado. O livro é extremamente enrolado, a trama não se desenvolve de maneira nenhuma, o autor dedica vários e vários capitulos a coisas futéis, tem quase uma capitulo inteiro de uma conversa do Sonny Corleone com a amante depois do sexo, quase uma capitulo inteiro do Luca Brasi discutindo com a amante se iria ou não reformar a casa, capitulos inteiros dedicados a dialogos entre personagens secundários em bares, bordeis, etc, que não trazem nenhuma importância a trama, alguns outros capitulos dedicados as aventuras romanticas do Sonny e várias outras besteiras. O autor insiste em contar a origem de quase todos os personagens secundários, de como suas vidas foram dificeis na infância e por isso eles viraram bandidos. Tudo isso tornando a narrarativa extremamente maçante, além de abusar bastante de palavrões em italiano fazendo vc ter que consultar o glossário toda hora pra saber o significado. Nos 11 primeiros capitulos o Don Vito aparece poucas vezes, vc fica afoito pra saber mais sobre os negocios dele mas o autor não anda com a historia. Enfim, os 12 primeiros capitulos poderiam ter sido contados facilmente em 5 ou 6. Já a segunda parte do livro da uma melhorada consideravel, a narrativa é bem mais acelerada a historia avança bastante,e o final do livro é muito bom. Recomendo o livro pra quem é muito fã de Poderoso Chefão e quer saber mais da historia de como o Vito virou o maior Don da cidade, mas se você não ler, não vai estar perdendo nada, livro dispensavel e você irá esquecer poucos dias depois de terminar a ler.

Simone 24/10/2016

Prequel interessante
O livro conta a história dos Corleones antes do casamento da Connie e tudo o que se passa a partir de então. O crescimento da fortuna e da influência, além de explicar muita coisa sobre o Luca Brazzi.

SIMBRAS 11/05/2020

Enredo bom e envolvente.
Bem desenvolvido e, com toda a imersão original.
Ed Falco entregou um belo trabalho narrativo da família Corleone. Destaco como positivo todos os personagens, quais foram foram bem elaborados, não só pela bela narrativa, mas também como, os detalhes de cada um.
Apesar de ter recebido críticas, as quais não concordo, Ed Falco cumpre bem o seu papel, e faz jus a escrita de Mario Puzo em "O Poderoso Chefão".
Em resumo, "A Família Corleone" traz uma narrativa leve, envolvente e, cheio de intrigas. Para os que curtem o tema, vale muito a pena adquirir-lo.