Superar é Viver

Superar é Viver Pedro Pimenta

Resenhas - Superar é Viver

Estêvão 13/08/2014

Superar é viver, de Pedro Pimenta
EM LIVRO, JOVEM CONTA COMO SUPEROU UMA TETRA AMPUTAÇÃO COM BOM HUMOR E ESPERANÇA

Era uma noite de 2009. Pedro Pimenta acorda às quatro da manhã com uma dor insuportável e vomita no chão. Consegue alcançar o telefone no criado-mudo, liga para o irmão, mas só dá caixa-postal. Liga para a cunhada e a única coisa que sai de sua boca é: Vem aqui! Vem logo!. Juliana, a cunhada, percebe que os braços e as pernas de Pedro estão com pontos muito roxos, piorando nas extremidades dos membros. As últimas lembranças do jovem era estar em uma ambulância ao lado de seus familiares em prantos.

O diagnóstico aponta para uma infecção meningococcemia, causada pela mesma bactéria que dá origem à meningite, contudo, ataca a corrente sanguínea em vez da meninge. A infecção evolui rapidamente, infectando todos os órgãos e vasos sanguíneos, deixando-os frágeis e à beira da falência. Suas chances de sobreviver chegam a menos de 1%, dias depois seus quatro membros seriam amputados. Já estavam gangrenados, mortos e não haveria forma alguma de trazê-los novamente à vida. Pedro dorme e a partir daquele dia sua vida não será mais a mesma.

Continue lendo...

site: http://bit.ly/1pnhC6u

Dressa Oficial 03/10/2014

Resenha - Superar é Viver
Olá, tudo bem com você?

Ler esse livro é uma lição de vida, só de ver pela capa que o Pedro não tinha nem os braços e nem as pernas e resolveu contar sua experiência de vida para todo o mundo saber o quão a vida realmente pode ser dificil só basta não desistir no primeiro obstáculo eu percebi o quanto sou abençoada na minha vida.

E uma das coisas pelas quais agradeci a Deus foi poder ter lido o livro do Pedro Pimenta, um exemplo de vida, persistência e coragem.

Página 5
Quando você está em uma zona de conforto e sabe que terá grandes dificuldades pela frente, sua primeira reação é dizer para si mesmo: "Não tenho como aguentar". Porém, quando de uma hora para a outra você se encontra em uma situação adversa, da qual não há escapatória, você tem duas opções: ou você se entrega ao desânimo e à tristeza, ou enfrenta os obstáculos. Sempre escolho a segunda, pois aprendi que as soluções para os problemas só aparecem quando você os encara.

Pedro Pimenta ficou sem seus braços e pernas devido a uma doença parecida com Meningite com dezoito anos, acabou pegando uma infecção e seus braços e pernas tiveram que ser amputados, para algumas pessoas que perdem os braços depois do cotovelo quem coloca protese é mais fácil a adaptção e quando se perde a perna depois dos joelhos também é mais fácil porém Pedro Pimenta perdeu a perna antes do joelho e os braços antes do cotovelo.

Tudo para dificultar ainda mais sua reabilitação com as próteses, logo que ele ficou internado seus pais vieram de outro páis pois estavam viajando e seus irmãos e amigos se uniram em uma corrente de pensamentos positivos e a união da família em um momento tão complicado foi crucial para sua recuperação.

Apesar do assunto ser bastante delicado Pedro Pimenta narra com suavidade seus momentos de tensão e perda dos quatro principais membros, impossível não se emocionar quando o mesmo narra o momento que quis se olhar no espelho e não tinha mais pernas e braços como antes.

Página 7
A felicidade não deve estar relacionada, a uma condição física. Quem constrói a felicidade, é você, do jeito que você é.

Então Pedro começa a narrar toda sua vida depois de ter sido amputado, a primeira conquista que ele teve foi conseguir ir ao show do ACDC ainda internado no hospital, uma equipe médica se preparou só para isso pois o show já estava marcado a tempos e ele não queria perder de jeito nenhum, inclusive o show foi um motivo de felicidade para Pedro e ele se deparou que mesmo estando amputado ainda poderia ser feliz novamente.

Pedro realmente é de uma família rica, pelas história que o mesmo contou da para perceber, mas mesmo que sua condição financeira fosse outra, creio que seus pensamentos positivos para a vida iriam permanecer os mesmos, ele se mostrou muito humilde em seus pensamentos e atitudes.

Mas claro essa condição de ser mais rico o ajudou a enfrentar seus problemas com mais facilidade, pois ele se mudou para o Estados Unidos para um lugar especialista em protese e começou toda sua luta para se adaptar com elas, a gente acha que é fácil mas de fácil não tem nada, os medos e feridas que Pedro Pimenta enfrentou para poder ser persistente e conseguir se adaptar com as proteses é de tirar o chápeu.

Ele abandonou a cadeira de rodas, enfrentou feridas e bolhas para treinar a andar com as proteses, e hoje em dia ele namora normalmente e é muito fofo a história de como o casal se conheceu, e Pedro Pimenta morou sozinho nos Estados Unidos e consegue fazer até barba com sua mão mecânica.

Admirei muito a história de vida de Pedro Pimenta e com certeza o livro traz lições de vida para a vida toda.

Página 35
O ser humano tem dificuldades em lidar com mudanças. Quando entrei pela primeira vez naquela nova sala, pensei: "Ferrou de vez". Normalmente, consideramos que mudanças drásticas são negativas, mas elas são necessárias: representam a chance de recomeçar.

Uma pessoa passar por tudo isso que ele viveu e nem optar em desistir merece todo meu reconhecimento, a história de Pedro significa superação e amor pela vida, com certeza uma leitura mas que recomendada.

Página 167
Quando você não tenta. o impossível continua sendo inatingível.

Eu li o livro em ebook e achei que muitas passagens e frases foram repetitivas, e preciso dizer que o programa Aldiko para ler livros digitais fornecido pela Leya é bom mas infelizmente não é possível fazer marcações nas passagens que achei interessante, sendo necessário rever todo o livro e tentar lembrar de algumas frases marcantes.

Mas com certeza a história desse livro merece ser lida por todos e com certeza é uma lição de vida, sei que muitos não curtem biografias e acham esse tema pesado, mas a leitura é leve e a biografia é muito fácil de se ler, mesmo o assunto sendo delicado eu acho que é uma lição de vida, faz a gente persistir em todos os nossos sonhos e nunca desistir , afinal as limitações estão mais em nossa mente do que no corpo.

Beijos

Até mais...

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2014/09/resenha-superar-e-viver.html

Paulo Augusto 28/12/2020

A história de um jovem que, do dia para a noite, perde seus membros devido a uma doença, do mesmo grupo da meningite. Aos 18 anos ele precisou se redescobrir e teve de se adaptar a um mundo que não ele não conhecia. Apoiado pela família e amigos ele nao apenas consegue superar seus medos como consegue descobrir seu propósito de vida. A história de como uma tragédia se transformou em uma história de superação e transformação. Uma leitura agradável sem muitos rodeios.

Marcia 26/03/2021

Superar é viver
Aos 18 anos Pedro contraiu uma infecção chamada meningococcemia que se torna um baita problema quando atinge a corrente sanguínea. Ele chegou a ter menos de 1% de chance de sobreviver, mas sobreviveu. Seus quatro membros, gangrenados, tiveram que ser amputados. Tetra-amputado, mas vivo.
Essa é a sua história e ele conta sem firulas, sem intenção de ser super-herói, mas de mostrar que você pode superar. Não foi fácil.
Eu fico embasbacada com esse tipo de história. Acho incrível e não sei se eu teria essa força toda e, sinceramente, não quero saber.
@pedacosdeu

Aninha 03/03/2016

Transformando tragédia em vitórias!
"Doutor", interrompi. "Eu vou perder os membros?"
Ele hesitou, mas sabia que era o momento de dizer a verdade.
"Sim", respondeu com relutância.
"Quais?", continuei.
"Todos os quatro." (página 50)

Pedro tinha 18 anos quando travou esse diálogo com seu médico em um leito de hospital, depois de ter sobrevivido a uma infecção severa chamada meningococemia, causada pela bactéria que origina a meningite. Porém, como esta bactéria caiu na corrente sanguínea, fez um estrago em seus membros, que gangrenaram rapidamente. A única opção para mantê-lo vivo foi a amputação dos dois braços e das duas pernas.

O que poderia ser uma sentença de morte, se transformou numa luta pela sobrevivência, num primeiro momento, e pela melhoria da qualidade de vida rumo à independência, assim que ele teve alta do hospital e se viu no mundo real.

"...na vida real não há espaço para ensaios." (pág. 166)

O caminho foi duro, doloroso, cheio de lágrimas e de muito esforço, fé e coragem, mas Pedro conseguiu superar cada obstáculo, aos pouquinhos.

Li muita coisa que me fez voltar no tempo, quando em 1988 parei de andar e tive de colocar um par de próteses no quadril. Pensei que nunca mais eu fosse andar, tamanha era a dor (no caso, antes da cirurgia) e a dificuldade de me adaptar às próteses logo que comecei a tentar dar os primeiros passos. Muitas muletas e bengalas depois, hoje ando sem ajuda, mas só quem me acompanhou sabe quantas lágrimas derramei nesse processo de recuperação, e quantas vitórias celebrei em cada conquista.

A história de vida do Pedro serve de inspiração para cada um que está a um passo de desistir, de jogar a toalha e dizer: "Chega, não sou capaz!".

Se o mundo não está preparado para você, você deve se preparar para o mundo, com sua criatividade, ousadia, fé, entusiasmo e paciência.

"A felicidade não deve estar relacionada a uma condição física. Quem constrói a felicidade é você, do jeito que você é." (pág. 11)

Não escolhemos os problemas pelas quais vamos passar, mas podemos passar por eles com um sentimento de autocomiseração ou com fé em Deus e em nossas potencialidades. A escolha dará frutos bem diferentes.

Boa leitura!

site: http://cantinhodaleitura-paulinha.blogspot.com.br/2016/03/superar-e-viver.html