Mudança estrutural da esfera pública

Mudança estrutural da esfera pública Jürgen Habermas

Resenhas - Mudança estrutural da esfera pública

Jhanade 07/10/2021

Sob vários aspectos, muito esclarecedor.
A obra Mudança estrutural da esfera pública, de autoria de jürgen Habermas, é o resultado de sua tese de pós-doutorado apresentado à Faculdade de Filosofia de Marburg (Alemanha), em 1961. Dividida em sete capítulos, tem como eixo central compreender de que modo se formou, entre o domínio da autoridade pública (Estado) e o domínio privado da sociedade civil e da família, a esfera pública burguesa, pautada na racionalização e legitimação do poder político através do consentimento entre pessoas livre e iguais.
Para tanto, elabora uma análise sócio-histórica das categorias público e privado, elucidando suas origens na antiguidade clássica, suas ressignificações durante a era medieval, passando pela emergência de uma esfera pública representativa nas cortes e nos palácios da era moderna até atingir suas novas configurações marcadas pelo aflorar de uma esfera pública burguesa liberal, a partir dos contextos inglês, francês e alemão entre os séculos XVIII e XIX.
Compreender os elementos normativos e constitutivos da realidade da esfera pública burguesa passa a ocupar grande parte da obra. O papel desempenhado pela Revolução Francesa, pelos clubes e associações literárias e de críticas de arte, de uma imprensa opinativa e de luta contra a censura e pela liberdade de opinião, contribuíram diretamente para uma ?politização da vida social? de bases democráticas. Todavia, Habermas demostra que mesmo diante de um postulado de racionalização política, a esfera pública burguesa manteve latente seu caráter patriarcal, mantendo fora do cenário de participação política/pública as mulheres, os trabalhadores, os camponeses e a plebe, ou seja, os segmentos considerados ?dependentes?.
Por fim, Habermas adentra ao século XX pontuando as mudanças de longa duração que a categoria esfera pública burguesa sofreu até sua decadência sob as condições das democracias de massa do capitalismo tardio e do Estado de bem-estar social. Este período é caracterizado pela falência de um público crítico em favor da emergência de um outro, consumidor passivo de produtos culturais. Inaugurando, assim, uma era de despolitização da esfera pública.
Mudança estrutural da esfera pública se configura como uma obra essencial para todos que queiram compreender as origens e relações entre público e privado, bem como a gênese da esfera pública burguesa. Mesmo tendo passado muitos anos de sua publicação, início dos nos 1960, ainda é bastante atual, uma vez que é leitura essencial para compreendermos a apatia atual da sociedade no que se refere aos assuntos e questionamentos políticos e sociais.