O Mágico Desinventor

O Mágico Desinventor Marco Túlio Costa

Resenhas - O Mágico Desinventor

kassya 12/05/2009

infancia
ahhh se fosse possivel voltar aquela epoca... sem tanta tecnologia. não sei se consigo... acho que não! mas que era uma vida mais simples era..
Renato Elias 10/01/2012minha estante
Você escreveu, o que eu pensei !!!

Paula.Cassimiro 19/07/2021minha estante
EU VOLTARIA SEM SOMBRA DE DÚVIDAS!!! SEM CELULAR, SEM INTERNET. SÓ RUA, BOLA, MOLECADA, PÉ NO CHÃO, TRABALHO FEITO EM BIBLIOTECA.... EU NÃO PRECISAVA DE TECNOLOGIA, SÓ PRECISAVA QUE NÃO PASSASSE TANTO CARRO NA RUA, PRA NÃO ATRAPALHAR O FUTEBOL.

Joshua 23/12/2011

Uma Pérola Nacional!
Esse é um livro ancional e foi lançado há muitos anos atrás, se não me engano, nos anos de 90 e pouco. Meu pai me disse que já havia o lido quando era criança, então fiquei na curiosidade. Queria ler a obra, que por sinal, parecia ser muito boa.

Depois de um tempo encontrei o livro na biblioteca de minha escola e fiquei muito feliz. Comecei a ler, e a cada página virada ficava mais envolvido com a história fantástica! Mesmo que você, pelo título do livro, ahce que é uma história para criancinha, ao se "aventurar" pela obra literária, verá que isso não é uma verdade. Ao longo da resenha irei explicar tudo nos mínimos detalhes, rs.

O livro se inicia com grande humor presente, já que essa é a marca do autor. Conhecemos então o Mágico dos Mágicos, cujo nome é gigantesco e engraçado, quase impossível de ser lembrado. Achoq ue é Rafilazabumdo, algo do tipo, rs. Enquanto o primeiro capítulo se desenrola, seu fiel companheiro, Planador, uma lebre com orelhas gigantescas que fazem o planar, os dois começam a conversar sobre o que está acontecendo no mundo. Rafi - o Mágico - triste pelo homem ter sido corrompido e se esquecido do verdadeiro significado da vida, decide então começar a desinventar as coisas. Desinventar as coisas? Você pode estar se perguntando, mas é isso mesmo. Rafi decide desinventar as coisas, sendo assim, os humanos iriam se acostumar a vida antiga, e talvez, as guerras iriam acabar, não haveria mais distinção do rico e do pobre, a fome iria acabar, e todas as calamidades possíveis terminar.

Esse é o ponto principal do livro que inicia a primeira parte do mesmo. Logo no segundo capítulo nos é apresentado um grupo de crianças, que vive se encontrando e brincando na pracinha central da cidade. E a pracinha é o único lugar da cidade que possuia algumas árvores e plantas. Liderados pelo menino Piloto-das-Coisas - nome esquisito né, mas isso que é o interessante na história. Todos tem nomes que não são comuns, um desses é Professor, outro inetgrante do grupo de crianças, rs. - Eles são os protagonistas da história, e também são eles que desvendam todo o mistério por trás do sumiço das coisas. Quando as TVs do mundo inetiro some, Piloto e seus amigos discutem sobre o que está acontecendo. Depois de outras coisas desaparecerem, Piloto conclui sua tese sobre o sumiço. E dá uma explicação de mestre! Depois de descubrirem onde fica o ponto central, de onde vem toda a "onda de energia de desinventação das coisas", o grupo parte em direção a casinha abandonada da praça. Quando entram lá, nem imaginam na aventura que estão iniciando.

Na segunda parte do livro, é ai que toda a história se intensifica. O grupo sem querer se divide no meio da casa e acabam caindo em dois mundos opostos, no futuro - quer dizer, num futuro possível, se a humanidade caminhar do jeito que estava. Piloto vai para o futuro onde uma guerra atômica destruiu toda a natureza e os humanos passaram por uma mutação para sobreviverem ao ar rarefieto e as condições precárias de vida. O resto do grupo foi para um futuro onde os rôbos dominam os humanos, por causa da inveção de tanta tecnologia, que acabou saindo de controle, e uma inversão de valores foi criada.

Não irei contar mais, senão vou contar o livro todo. O que tenho a dizer é que a obra é fantástica. Acho que devia ser conhecida por todos! É uma grande pérola nacional, que digamos, deveria ter grande destaque! Sobre o autor, ele soube criar um mundo fantástico, mesmo com um toque infantil, já que se destina a um público, mas também com um toque adulto, já que o tema do livro é algo que deve pensar mesmo. Na minha opinião qualquer um pode ler este livro, pois mesmo que seja destinado ao público infantil, ele também ensina os adultos e jovens. E a mensagem final do livro é simplesmente maravilhosa. Seu final é ótimo, em uma conclusão que nos deixa de boca aberta. E vemos então que devemos mudar, antes que seja tarde demais.

O livro é maravilhoso, e por isso recomendo!

Vinicius 25/10/2010

Uma leitura pra crianças de 8 a 80 anos
Objetos de uso importante para nós, como rádios, tv´s, telefones, carros e aviões estranhamente começaram a desaparecer em todo o mundo.
Um grupo de amigos nota que os desaparecimentos começam primeiro no bairro em que eles moram e depois se espalham pelo mundo.
Aos poucos essa leitura que parece infantil torna-se mais intelectual, quando as crianças descobrem um baú mágico na casa do Mágico Desinventor que mostra dois futuros distintos: Um dominado pelos robôs e pelas máquinas, e outro onde a poluição e o lixo modificaram a paisagem humana.
Este livro escrito na década de 70 revela que a preocupação com o futuro do planeta não começou agora, mas o descaso permanece o mesmo.
Uma menina 13/12/2011minha estante
Excelente resumo da obra. Esse livro marcou muito a minha pré-adolescência e posso ver sua influência sobre minha forma de pensar e agir. Recomendo com ênfase!

Vinicius 14/12/2011minha estante
concordo Nayara, esse livro é realmente muito bom. Minha mãe tinha me falado dele quando eu tava com uns 12 anos, dizendo que foi um livro que ela adorou ler quando era criança. Eu na época não gostava de ler, mas esse livro genial veio a mudar minha vida, anos mais tarde.

Juliana 04/10/2013minha estante
Lembro-me deste livro ter sido o meu preferido durante anos da minha infancia. Acabei comprando de um sebo só pra relembrar os velhos tempos... Tinha razão - livro permaneceu com seus encantos.

Aline R. 10/12/2012

Foi um dos fundamentais
Li O Mágico Desinventor pela primeira vez por volta de 1990, não me lembro bem. Lembro-me de que era um livro emprestado e de que o dono não o quis de volta. Tinha lido a pedido da escola para fazer prova. Eu li espontaneamente e fiquei marcada pelo cenário futuro que o livro descrevia. Sem dúvida, fez parte da formação de valores que adotei, como a preocupação ambiental. Na época, eu achava que deveria me inscrever no GreenPeace e me acorrentar a qualquer navio petroleiro que atracasse no litoral. Hoje eu já acho militância extrema recolher meu lixo da praia. Mas ainda tenho raiva do navio.

Reli o livro em novembro de 2012. Havia lido antes A Árvore que Dava Dinheiro, e o guia de leitura sugeria O Mágico... como leitura afim. Literatura infanto-juvenil com enredo fantástico e temática social como pano de fundo. Ao contrário de A Árvore, em O Mágico os personagens conduzem o desenrolar da história. A impressão que ficou dessa segunda leitura, com tantos anos de intervalo, é de que as denúncias feitas no livro ainda são pertinentes. É verdade que o assunto “consciência ecológica” entrou em pauta e até em currículo escolar, e a tecnologia hoje se preocupa em reduzir emissões poluentes, por outro lado a humanidade vem gerando resíduos numa escala cada vez maior. O destino ainda é como o da parte dois. E a reunião de cúpula da parte 3 ainda está para acontecer.

Acho que as nossas crianças de apartamento e que brincam com gadgets talvez não se reconheçam na turma da praça. O jovem leitor precisa estar preparado para uma viagem ao passado e, talvez, fazer analogias com o seu tempo (o debate no banco da praça pode ser o mesmo debate via MSN). Se concordar, ele vai ganhar horas de divertimento e uma missão para toda a vida. A lista de desinvenções do Mágico, se feita hoje, seria longa...

Angelohfonseca 04/01/2021

Era "obrigatório" ler
Esse livro marcou a adolescência na minha época. Foi um dos livros da moda. Era esse O Gênio do Crime, de João Carlos Marinho.
A leitura dele é excelente. A versão que eu tinha era autografada pelo autor.
Excelente leitura, de 8 a 80

sasa 02/03/2023

Eu amei ler esse livro. Ele mostra como as coisas seriam se o que temos no cotidiano e que achamos que necessitamos seriam se apenas deixassem de existir. É um livro muito bom que nos faz refletir sobre como os avanços na humanidade interferem na natureza e em tudo ao nosso redor.

Gabi 13/05/2023

O mágico das reflexões
Um livro muito bom para refletirmos. Vermos o que nós, seres humanos, fazemos com a natureza, às vezes sem perceber, mas que prejudica muito a mesma. O inimigo do homem é ele mesmo.
Achei o livro muito interessante, porém tinha algumas frases que eu achei meio preconceituosas, eu sei que o livro é antigo mas não justifica tais atos, se não fosse por isso eu até daria mais estrelas pro livro.

Alex.Starick 28/03/2024

Adoro livros infanto juvenil que tece críticas a sociedade, apesar de voltado pra esse público vale a leitura para o público adulto pois nos leva a reflexão dos problemas da sociedade e é interessante reler esse livro agora pois esses problemas ainda sao os mesmo e em proporções maiores e o livro é de quase cinquenta anos atrás.

Raquel Lima 19/03/2009

Uma boa historinha sobre invenções e a preocupação com o Meio ambiente

Aventura de aprender 10/02/2019

Acontecimentos enigmáticos surpreendem todo o planeta. Uma força muito poderosa quer mostrar algo a todos os seres humanos e o centro dessas mudanças é uma casa antiga em uma pracinha escondida na cidade. Televisões, rádios, carros e armas estão sumindo inexplicavelmente, dia após dia. O que tudo isso significa? Um grupo de meninos está disposto a descobrir... E essa descoberta pode mudar totalmente o futuro da humanidade.

Esse foi um dos livros que li na época da escola e na época tinha gostado muito, por isso resolvi reler. Entretanto, dessa vez não gostei tanto assim. A história é legal, curiosa e prende a atenção... Mas os valores estão errados.

O autor parece ter claramente um pensamento esotérico e usa algumas expressões da nova era e culto ao sol de maneira descarada. É visível também o desprezo pela tecnologia e pela civilização cristã.

Ao final, a história até fala uma verdade: que o problema do mundo não são as coisas, o material... Mas as ideias, pensamentos e sentimentos; que é isso que deve ser modificado. Essa é uma meia verdade porque todos esses problemas são derivados do espiritual.

site: https://aventuradeaprender.webs.com/apps/blog/show/46337894-livros-lidos-em-2018-parte-1