A Rosa Branca

A Rosa Branca Glen Cook

Resenhas - A Rosa Branca

Ygor.Fortes 29/03/2024

Quando comecei a ler a companhia negra, tinha em mente somente a leitura dessa primeira trilogia, mas quando foi chegando em seu fim, percebi que quero mais desse mundo. O último livro fecha as pontas e termina bem, acho que alguns pontos poderiam ter sidos mais desenvolvidos. Um certo acontecimento é muito rápido e deixa um pouco a desejar um dos personagens é meio que jogado de escanteio na reta final, mas acho que talvez tenha haver com a próxima trilogia. No geral eu adorei essa conclusão, sinto que a escrita foi amadurecendo e foi refletindo em seus livros. Em geral, pensando em questões "técnicas" ainda acho o segundo o melhor da trilogia porém, o terceiro foi o que mais me divertiu, cada segundo eu estava apreensivo e fazia tempo que não me agarrava em uma narrativa dessa forma. Uma ótima conclusão e pretendo ler os outros livros do autor

Marcos.Leste 02/01/2024

Final satisfatório
Neste volume, acompanhamos a conclusão da saga dos mercenários que serviram à Dama, uma poderosa feiticeira que governa um império tirânico, e depois se rebelaram contra ela, aliando-se à Lindinha, a reencarnação da Rosa Branca, a antiga inimiga da Dama. O livro é narrado por Chagas, o médico e cronista da Companhia, que testemunha os eventos finais da guerra entre a Dama e a Rosa, bem como a ameaça do retorno do Dominador, o ex-marido da Dama, que tenta escapar de seu túmulo mágico. O livro mistura elementos de fantasia, horror e ficção histórica, criando um mundo sombrio e realista, onde a moralidade é ambígua e a violência é constante. É explorado temas como lealdade, amizade, amor, traição, sacrifício e destino, através de personagens complexos e carismáticos, que cativam o leitor. A Rosa Branca é um livro emocionante e surpreendente, que encerra a trilogia de forma satisfatória.

Ginete Negro 2.0 28/10/2023

O desfecho da Dama, Dominador, Lindinha e da Companhia Negra
E assim fechamos a série "Companhia Negra", que contém 3 livros. E eu bem imaginava que não só a relação de admiração e constatação de Chagas para com a Dama era ambivalente, como também a própria noção de que a Dama seria algo como vilã. No fundo, ela é e ao mesmo tempo não é isso - e Glenn Cook teve grande êxito em pintar essa personagem cinzenta e todos os outros "cinzentos" dessa história. A Rosa Branca, embora não a considere nesse espectro, também tem um desenvolvimento satisfatório aqui.

E vemos mais coisas, desde baleias de vento, forvalakas (na verdade, praticamente só no primeiro livro, "A Companhia Negra"), um dragão-chefão, Tomados (que me pareceram levemente algo como os Abandonados de "A Roda do Tempo", que ressalte-se, foi publicada pouco depois, acredito), tapetes voadores (que não são exatamente tapetes) e outros elementos fantásticos que deram sustância a essa história.

Embora o final não tenha sido tão apoteótico quanto imaginava (e ter relação com o perigo de outras pessoa saberem seu verdadeiro nome - ou sua essência, se assim preferir), recomendo bastante essa série.

Ivi 26/10/2023

A parte final
A história é tão boa que o final decepciona. A impressão é que tudo o que esperamos acontece em um par de páginas.
Ficam alguns furos na história, mas ainda assim a trilogia merece muito ser lida!

Fabio.Gama 27/09/2023

A Rosa Branca
Felizmente, acabei gostando BEM mais desse livro do que do anterior. As reviravoltas me pegaram desprevenido e aumentaram o meu ânimo pra continuar lendo, principalmente ali perto da reta final.

Foi uma boa conclusão para o arco do Dominador, mas não tenho certeza se continuarei lendo os outros livros dessa saga...

Gabriel.Paschoareli 13/12/2022

O pior dos três
Acontecimentos lentos, foi muito entediante ler esse livro,os outros dois foram tão bons....uma pena esse ser tão ruim

Diogo.Linassi 17/08/2022

Na verdade não gostei do livro e me decepcionei com a triologia. Meu maior problema é o elemento fantastico que o autor introduz que para mim não ficou bom. Sendo um Livro de Dark fantasy ele aproveita muito bem a experiência que o autor tem na vida militar para descrever diálogos e relação entre os personagens de maneira realista e visceral, ele coloca ele toque de realidade brutal e crua que casaria muito bem em um ambiente de baixa fantasia, mas o autor erra ao colocar em mundo de alta fantasia.

Rafael 05/08/2022

Última entrada nos livros do sul com um desfecho épico.
Neste 3? livro, o autor encontrou o seu ritmo e passou a narrativa novamente para os olhos de chagas.

O clima se esquenta e a rebelião cresce, mas os exercitos da dama também. O problema é que há outra grande força em movimento, o Dominador.

Neste livro temos muito desenvolvimento de personagens e você sente que tudo no livro ta pra explodir de tanta tensão nos acontecimentos.

O livro tem uma conclusão épica e satisfatória para este grande arco da Compania Negra.

Rafael 05/04/2022

Ótima trilogia
Nesse volume se encerra o arco da trilogia, uma pena que os demais livros não foram traduzidos. Ótimo desfecho para a história, com muitos elementos fantásticos novos em relação aos volumes anteriores.

MWeirich 31/03/2022

O grande desfecho
Se gostei desse livro? Não. Eu o amei, do início ao fim.

Eu adoro o personagem principal, Chagas, com toda sua ironia, como ele ficou ranzinza e claro seu humor sarcástico.

Adorei como o autor abordou a história, como desenvolveu seus livros e como o desfecho foi cheio de surpresas imensas, afinal eu jamais imaginei que assim seria o desfecho da série!

Uma escrita confiante, cheia de suspense, humor sarcástico e claro o terror da guerra.

Eu amei este livro, por ser simples, direto e certamente ter mostrado a evolução do personagem principal.

Recomendo esta série a qualquer pessoa que goste de uma boa fantasia medieval.

Rod 31/12/2021

Fim da saga
Fim da saga da trilogia. Não é uma das melhores trilogias que li mas é boa para passar o tempo. Recomendo.

Júlio 15/12/2021

Chega ao fim a triologia da companhia negra. A rosa branca, terceiro livro e último, dá continuidade aos acontecimentos logo após o fim do segundo livro.
Eu não sei dizer ao certo, se a história ao chegar aos seus 70% se tornou cansativa ou se foi um início de ressaca literária pra mim.
De certo, é que dos 3 livros esse foi o que menos me prendeu, achei que algumas coisas e soluções demoraram para serem resolvidas ou até mesmo apresentadas, sendo que já eram coisas, de certa forma, evidentes e que não precisaria de se ter uma "enrolação".
No geral é uma boa triologia, a história muito bem narrada e acompanhar o Chagas e a companhia negra durante esses todos livros foi uma experiência espetacular.
Um aprendizado que fica e que em todos os livros é muito bem explorado é: valorize seus laços e as pessoas que estão próximas a você, não existe nada no mundo que seja mais importante que a família.

Leo 10/11/2021

Basicamente o fim da companhia..
Creio que seja o mais fraco de toda a trilogia, os eventos foram muito arrastados e logo em seguida apressados.