Morte

Morte Anselm Grün

Resenhas - Morte

Teteu 02/04/2023

"Pra quem tem fé a vida nunca tem fim."
Algumas semanas atrás li "Aceitação, viver em paz". Para os olhares atentos, devem ter percebido como os livros com assuntos envolvendo teologia tem sido mais presentes pra mim. Quero crer, e estou tentando encontrar meu caminho.

Acho que pela tendência do estudo, eu gosto mais dos livros que apresentam algum tipo de teoria fundamentada, não meros conselhos jogados ao vento.
No caso de Aceitação, o livro sofre desse pecado. Quanto o autor se entrega a termos muito subjetivos, ou por vezes até pseudocientíficos, acaba transformando o exemplar num livro de autoajuda. Por sinal, erro meu, é mais provável que o autor não tenha transformado nada, esse era mesmo o projeto que ele queria criar, e que infelizmente, não havia funcionado tão bem pra mim.
"Morte, experiência da vida em plenitude", por outro lado, é um legitima obra teológica, com referências bibliográficas É tudo, e basicamente por isso ele me chamou tanta atenção. O livro não fica nos conselhos, mas se entrega à arte de estudar a Morte, como ela é vista, como ela deveria ser interpretada, a visão de Cristo sobre isso, e por aí vai. Ele não tenta te ensinar como viver a vida perfeita, mas tenta te explicar como é a visão bíblica e católica sobre o assunto e como, se você quiser, poderia interpretar e aplicar isso. Não é uma receita de bolo!

Por fim, admito que Anselm Grüm parece um homem bastante interessante, com uma escrita profunda, mesmo não sendo complexa. Logo me entregarei a mais livros dele. Super recomendo!