A Condessa de Assis

A Condessa de Assis João Paulo Foschi

Resenhas - A Condessa de Assis

Fernanda @condutaliteraria 14/07/2016

Eu aprecio muito romances históricos e "A Condessa de Assis", de João Paulo Foschi, foi uma leitura muito prazerosa e surpreendente para mim.

A história acontece no Rio de Janeiro do século XIX. Lorena, filha única de um abastado comerciante, muitas vezes humilhada por sua condição social, é forte e determinada e, além disso, ambiciosa. Ela passa desejar, a todo custo, a ascensão social.

Lorena é uma jovem de beleza extraordinária que adora romances de folhetins, e os idealiza para a própria vida. Tem por amigas, Mercedes e Carolina.

Apaixonada por Rafael Abrantes, jovem bonito e de uma alta posição na sociedade carioca, a jovem sofre um grande abalo ao saber que ele ficou noivo da arrogante Carolina.

"Certamente, Rafael não poderia ser de Carolina! Ela precisava impedir esse casamento, e assim começou a elaborar um plano."

Mesmo assim, Lorena se declara a Rafael. Em uma noite, bêbado, ele cede aos encantos da moça, para logo após, desprezá-la e abandoná-la a própria sorte.

Com isso surge uma grande raiva e o enorme desejo de vingança que, mesmo após o casamento de Rafael com Carolina e de seu próprio casamento com Atílio Santiago, o Conde de Assis, Lorena continua obcecada.

"Chorou pela vergonha de ter se submetido àquela situação, desprezada pelo homem que escolhera para amar e vendo-se diante de outro que confessava amá-la, mesmo diante de sua atitude egoísta."

Atílio é muito apaixonado por Lorena, gentil e atencioso, ela passa por cima de tudo e de todos para ficar com sua amada.

Lorena foi uma personagem que me impressionou muito, de jovem sonhadora à ambição por uma posição na sociedade. Do amor ao desejo de vingança. Chegando a uma Condessa retraída e por fim uma mulher forte e decidida.

"Entretanto, ninguém ali presente no salão, nem mesmo Mercedes, Carolina, Atílio ou Rafael, podiam imaginar o que a mente da burguesinha residente em Botafogo estaria arquitetando. Todos ali, posteriormente, seriam vítimas do que ela era capaz de fazer para conseguir o que queria."

"A Condessa de Assis" foge de todos os clichês! O autor apresenta uma trama intensa, como traições, inveja, ambição, vingança e morte. E ainda temos ilustres personagens como D. Pedro II e a Princesa Isabel, fazendo parte da história e trazendo questões sobre as campanhas abolicionistas da época.

A escrita do João é fluída e rica em detalhes, dando a sensação de realmente estarmos vivendo a época, bem como os costumes. Com personagens fortes, bem construídos e marcantes.

A edição está muito bem feita. Folhas amareladas, com tamanho de fonte adequado. A capa além de linda faz jus ao enredo.

A história mexeu muito com minhas emoções, fiquei com raiva, apreensiva e curiosa. O fim é impactante, o autor deixa o leitor aflito pela continuação, eu fiquei super ansiosa.

Recomendo não só para aqueles que apreciam um bom romance histórico, mas para todos que buscam uma trama bem construída.

"Cuidado com ela! Uma mulher vingativa é capaz de tudo."

Arca Literária 15/08/2015

leia toda resenha no link http://www.arcaliteraria.com.br/a-condessa-de-assis-joao-paulo-foschi/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/a-condessa-de-assis-joao-paulo-foschi/

Jéssica R. 16/06/2015

Costumo dizer que não gosto de romances de época, que gosto de Jane Austen e similares porque são histórias que foram escritas naquela época e por este motivo são tão reais nos detalhes. Esta era minha opinião até conhecer A Condessa de Assis. João Paulo Foschi trouxe para 2015 o Rio de Janeiro do século XIX, de uma forma única. Em cada página é possível visualizar a elegância da época como as saias de anquinhas e os cavalheiros de casaca. Como leitora apaixonada por Machado de Assis e José de Alencar, comecei este livro com certo receio, que desapareceu logo na primeira página. A escrita do João Paulo Foschi é suave e rica de detalhes, dando a sensação de estarmos realmente na Rua do Ouvidor ou no Paço Imperial. Ele traz personagens fortes e encantadores.

Lorena sofre um grande golpe ao se apaixonar pelo cavalheiro errado, mas ela é forte, decidida e determinada. Filha única de um comerciante abastado, foi muitas vezes humilhada por causa de sua posição social, levando-a a desejar a todo custo a ascensão social. Rafael Abrantes, jovem bonito e de uma posição considerada na sociedade carioca, assim que se conheceram Lorena se apaixonou perdidamente, movida por este amor ela desobedeceu as regras sociais sem pensar nas consequências que traria para si e sua família. Atílio Santiago, mais conhecido como Conde de Assis, cavalheiro, gentil e atencioso, vê em Lorena a mulher perfeita para ocupar o lugar vago em seu coração. O amor e a admiração por Lorena fazem com que ele passe por cima das regras sociais e até mesmo de seu orgulho.

Sem sombras de dúvida Lorena foi o personagem que mais me impressionou, a forma como ela foi evoluindo ao longo do livro é maravilhosa, o autor conseguiu trabalhar a mocinha nem tão mocinha com maestria. No começo temos uma jovem sonhadora e inocente, passando pela jovem indecisa, chegando a uma Condessa tímida e por fim nas últimas páginas a verdadeira Condessa de Assis, uma mulher que sabe seu papel na sociedade que vive e que acima de tudo sabe o que quer: se vingar daquele que a enganou. Rica, bela e sedutora, Lorena Duarte Santiago desfila pelos salões com classe e imponência, não tem mais medo daqueles que antes a ignoravam e subjugavam. Muitas vezes repeti “Lorena, esqueça a vingança e seja plenamente feliz com Atílio”, mas ela não me escutou, fechei o livro com um misto de surpresa e ansiedade pelo segundo. Espero encontrar com Lorena o mais rápido possível.

Uma das minhas preocupações quanto ao livro era a escrita, a história se passa no século XIX, será que a escrita seria parecida com a daquela época? Sim, o cenário imperial é ricamente retratado assim como os costumes da época, nos transportando diretamente para o passado. Uma coisa que gostei foram as notas de rodapé, alguns leitores podem não conhecer algumas palavras ou costumes da época e as notinhas ajudam a entender melhor, além de explicar sobre alguns lugares por onde os personagens passaram.

Queria poder contar mais para vocês, mas tenho medo de revelar o que não devo, encerro a resenha afirmando mais uma vez A LITERATURA NACIONAL ESTÁ DE PARABÉNS!!! Descobri mais um tesouro brasileiro, um cearense que transmite em sua história amor e admiração por este país, que apesar dos problemas foi é lindo.

site: http://www.coracaoleitor.com.br/2015/06/resenha-condessa-de-assis.html#more

Paula Juliana 20/02/2015

Resenha: A Condessa de Assis - Romance, vingança e ambição no Segundo Reinado - João Paulo Foschi http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/02/resenha-condessa-de-assis-romance.html

''A filha do senhor Gaspar foi tomada de uma súbita raiva por causa da cobrança. Ela se casaria, sim, mas somente com aquele que ela escolhesse! E, na verdade, esse homem era Rafael! Percebeu então que nesse jogo de conquista ela deveria ser bastante astuta. Saberia movimentar com destreza as peças desse tabuleiro, e, na hora certa, ela daria o xeque-mate. E Lorena começou a movimentar os seus peões...''

Pare o que está fazendo nesse momento! Abra sua mente! Deixe sua imaginação aflorar! Quando você pensa em romances históricos o que vêm em sua mente? Uma mocinha romântica, boazinha e ingênua? O encontro perfeito? O mocinho que bate os olhos na bela jovem e se convence que ela, tão pura é o amor de sua vida? É isso que espera encontrar? Não?! Pois em A Condessa de Assis a história é bem DIFERENTE! João Paulo Foschi apresenta uma intensa trama de traições, vingança, inveja, e morte! E tudo isso com as participações ilustres de D. Pedro II e Princesa Isabel como personagens secundários nessa história Imperial que coloca ambiguidade, sociedade, status, poder em grande estima no nosso Brasil!

Lorena é uma moça sonhadora, apaixonada por romances, os seus folhetins, como uma boa leitora encontrou na literatura um mundo de sonhos e a principio queria que esse mundo fosse sua realidade. Extremamente bonita, já se encontra na idade de começar a pensar em casamento, com uma mãe rígida e controladora, e um pai comerciante que não liga para convenções, que só quer a felicidade da filha, Lorena espera para sua vida TUDO aquilo que merece! Pela sua beleza e educação, e também inteligencia!

Suas melhores amigas são a sonhadora Mercedes e a arrogante Carolina que apesar de não ser exatamente encantadora está para ficar noiva do cobiçado Rafael Abrantes. Lorena se sente incomodada pelo arranjo entre Carolina e Rafael... Inveja? Ciumes? Sendo ela a mais linda e interessante não seria de se esperar que fosse a primeira a casar? Ou que Rafael tão bonito e de boa posição não deveria ter caído de amores pela jovem?
Essa é a nossa primeira pista que Lorena não será uma mocinha exatamente romântica, boazinha e convencional!

Foi durante o baile do Cassino Fluminense que Atílio Santiago, O Conde de Assis se entregou aos suspiros pela formosa Lorena, o que resulta em Lorena instigada a conquistar Rafael que é noivo de sua amiga Carolina e Atílio a conquistar Lorena... só conseguia pensar em uma coisa!!! Vixiiiiii... isso não vai prestar!

Dito e feito! É aí que começa uma história de romances, vinganças, traições, ambições no Segundo Reinado!

'' Ele, surpreendido pela inesperado abraço, tocou-lhe nas mechas de cabelos negros e sedosos. Ousou aproximar suas narinas daquele delicioso perfume de malva que exalava do corpo de Lorena, agora tão junto ao seu. Ela levantou o olhar, e aproximando- se do rosto gracioso de seu admirador, beijou-lhe a a face. Foi então a vez de Atílio enrubescer. Ele notou que uma lágrima escorria pelo rosto de Lorena, e essa, somente ela sabia que não era fingida.''

A Obra é muito rica, gostei muito da escrita do autor, achei bem madura e impecável. Me encantei principalmente com as referências literárias, mitológicas, artísticas que encontrei no livro, aprendi bastante detalhes daquela época, não tinha ideia que o almoço era servido as oito da manha e o jantar as duas da tarde, por exemplo, ou palavras que não usamos hoje, é uma obra muito rica.
Sem falar da parte histórica, ver D. Pedro II, a Família Real e Princesa Isabel fazendo parte da história na própria história, as questões das campanhas abolicionistas em 1887, a politica, os liberais e conservadores deram um diferencial no livro!

Personagens:

Lorena se sentia inferior perante as pessoas da sociedade mais abastadas e era descriminada pela sua condição social. Isso influenciou muito na postura que ela adotou durante a história, ela é uma personagem bem ambígua, no começo sonhadora, depois começa a se mostrar ambiciosa, até chegar a sua parte vingativa! Com toda certeza não foi uma personagem politicamente correta. Não sei dizer se gostei exatamente dela, ou que concordei com todos os atos que ela faz, mas posso afirmar que em determinados momentos estava tão envolvida na história que torci por ela, que odiei algumas pessoas por causa dela e que consegui entende-la, não como a mocinha perfeita ou a vilã maldosa, mas como uma pessoa que foi ferida/rejeitada e que usou o que tinha no momento que precisou!

O nosso Conde de Assis, Atílio é um homem bom, gostei muito dele, queria muito que conquistasse o amor da protagonista, achei que em alguns momentos foi bonzinho demais e em outros um pouco mole, talvez no próximo livro eu veja um outro lado dele, mas mesmo com suas imperfeições foi um dos personagens que mais gostei!

Rafael é um conquistador, apesar de ele ter sido sempre bem claro com Lorena sobre tudo que ele podia ou não dar a ela, não gostei dele, talvez não tenha conhecido o verdadeiro Rafael, muito do que aparece é uma grande idealização de homem que Lorena sonha. Para mim ele não foi homem suficiente em nenhuma parte da obra, com certeza fez um ótimo par com Carolina que também de amiga não tinha nada da protagonista!

Como leitora gosto de obras que são diferentes, que fogem do clichê, apesar de ter meus momentos que amo ler livros assim também, mas principalmente gosto de bons personagens, aqueles que gosto de não gostar, que gosto de criticar e xingar, e aprender a amar e a entender. A Condessa de Assis tem isso, um belo cenário, uma época que amo ler, conhecer/entender/aprender, e personagens que mexem com o leitor moralmente falando... ou não, uma ótima história com um fim chocante que deixa com o gostinho de quero mais! E que vire o jogo... da vida!

''Lorena viu-o chegando, belo e ao mesmo tempo desprezível, como ela o idealizava. No entanto, se o passado a colocou numa situação inferior, hoje a situação se invertera. Agora, era ela a senhora, a que ditava as regras, a que humilhava sem compaixão.''

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/

luzuanon.appromances 05/12/2014

A Condessa de Assis do autor João Paulo Foschi é o mais recente lançamento da editora Schoda. A primeira coisa que tenho a dizer sobre esse livro é que nas primeiras páginas você já é absorvido pela trama! Eu, particularmente fico incomodada com os triângulos amorosos, mas não é novidade que na literatura são bem populares e aqui temos uma história de sentimentos não correspondida, traição e muito sofrimento.

A história se passa no Rio de Janeiro século XIX, e relata a história da jovem Lorena Duarte Valão, filha única de um comerciante abastado. O cenário no tempo Imperial é muito bem retratado proporcionando ao leitor vislumbrar as descrições e todos os costumes da época. Se bem que eu sou suspeita porque adoro histórias do gênero, ainda melhor quando retrata o nosso país. Era uma época em que as mulheres deveriam se preocupar apenas em conseguir bons maridos, mas o objetivo a nossa protagonista é outro em um casamento de conveniência encontrar um grande amor.

A mãe zelava pela reputação da filha por isso tentava encontrar uma maneira de lhe arranjar o quanto antes um bom casamento. Mas quando um cavalheiro, em especial, a atrai como nenhum outro os planos da mãe de Lorena vão por água abaixo. Rafael Abrantes era aventureiro, atrevido, mesmo comprometido era do tipo que não perdia a oportunidade de jogar todo o seu charme. Ele é um homem que está acostumado a ter tudo o que quer, e quando atinge seu objetivo, simplesmente vai embora sem remorso. A atração é forte, e em pouco tempo, Lorena não resistiu e os momentos que passou nos braços de Rafael foi única e deliciosa, até descobrir que se apaixonar tão intensamente fora uma loucura. Ela desobedeceu às regras ao confiar para logo ser desprezada. Para evitar um escândalo que ameaçava destruir sua reputação, se submete resignadamente a se casar com o Conde de Assis, mas Lorena não aceitou passivamente a humilhação que sofreu, ela é vingativa e Rafael será alvo do seu ódio!

Atílio Santiago, o conde de Assis é um personagem tão cavalheiro e gentil que me cativou muito, consegue ser um homem muito sensível que dá vontade de entrar no livro só para evitar que ele passe por tanto sofrimento ao escolher como esposa Lorena. Eu sei que o casamento de conveniência era inevitável, e depois de tanto infortúnio, ela se tornou sua esposa sem estar apaixonada, e por conta disso vão viver um turbulento relacionamento. Não consegui gostar de Lorena, não é uma mocinha nem um pouco politicamente correta. O problema é que a jovem era mimada, egoísta e que só pensava em si mesma. Ela foi honestamente, uma das protagonistas mais egocêntricas que eu já vi. O pobre do Atílio totalmente apaixonado ficou ao seu lado sem julgá-la e protegendo ela de todos, enquanto Lorena tenta aceitar a nova situação em que se encontra, mas sua vida de um momento para o outro foi virada do avesso e com isso, segredos rodeiam sua vida que não pode ser revelado. O que me surpreendeu é que temos uma protagonista que não é nenhuma coitadinha, ela sofreu sim e, até certo ponto era compreensível suas atitudes e decisões, mas com o decorrer da leitura vemos que ela ultrapassou os limites e deixou muito em dúvida o seu verdadeiro caráter.

O livro fez com que eu me envolvesse muito, mexeu comigo de um jeito absurdo. A escrita do João Paulo Foschi é objetiva, a narração em terceira pessoa é fluída e o melhor de tudo nada maçante. Confesso que muitas coisas acontecem nesse livro tornando a história dramática e triste. Algumas situações que me deixaram com muita raiva e chocada, mas ao decorrer do livro essa sensação vai se apagando, dando lugar a outras sensações e sentimentos. A diagramação do livro também é maravilhosa! Com letras grandes, folhas amarelas que deixa a leitura muito mais deliciosa. Li o livro em poucos dias e valeu a pena cada minuto. Recomendo o livro para todos que gostam de um bom romance de época. Muito embora tenha continuação, o final foi completamente satisfatório.

site: http://www.apaixonadaporromances.com.br/2014/08/a-condessa-de-assis-joao-paulo-foschi.html

Fernanda 20/08/2014

[Resenha] A Condessa de Assis – João Paulo Foschi (Editora Schoba).

Olá, seus lindos!

Venho hoje com uma resenha especial para vocês. A leitura deste livro foi uma grata surpresa que recebi da Editora Schoba, que agradeço imensamente. Espero que vocês gostem e leiam o livro também, pois é ótimo.

Sempre vemos por aí personagens principais bonzinhos, mas posso te garantir que a Lorena é bem diferente.

A Condessa de Assis narra um romance no século XIX. O cenário é o Rio de Janeiro, onde as damas bem vestidas com suas vestes glamorosas de alta costura e os cavalheiros com suas casacas e posturas elegantes compõe a sociedade carioca. Cenário este que esconde muitas intrigas e invejas, não somente por parte das damas, mas também dos cavalheiros.

A trama ocorre na época do reinado de D. Pedro II e da Princesa Izabel (responsável pela libertação da escravatura). Época em que bailes pomposos eram regalias apenas aos senhores de altos cargos na sociedade. E este é o palco perfeito, para as intrigas de uma jovem vingativa e disposta a tudo pelo que deseja.

Lorena Duarte Valão é filha de um comerciante, homem honrado e de boas posses, mas nada tão grandes que o permita frequentar os grandes salões de festas e pessoas importantes socialmente. A mãe de Lorena é uma mulher amarga, que vive querendo arrumar um bom casamento para a filha e não suporta as graças e desinteresses do marido por arranjar logo um bom partido para sua “princesa”.

Lorena é uma moça cheia de vida e beleza. Uma beleza que provoca o desejo nos homens e ciúmes nas mulheres. Uma jovem ávida por um romance inesquecível como os dos folhetins e livros que lê e ainda anseia ser como suas heroínas: fazer parte do mais alto escalão social.

A família de Lorena fora convidada por amigos para estar presente no grande baile do Cassino Fluminense para o aniversário de coroação de D. Pedro II e é neste importante evento que nasce no coração desta jovem uma intensa paixão que coloca em perigo suas futuras conquistas. O Galanteador Rafael Abrantes é um jovem comprometido, mas está sempre em busca de divertimentos e galanteios com jovens primorosas, para depois as desprezar. Mas ele mete-se com a pessoa errada, pois Lorena é capaz de tudo para vingar-se.

Mesmo apaixonada por Rafael ela casa-se com o lindão do Atílio, pois vê nele a saída para sua atuação situação (condição que pode envergonhar sua família). Atílio é um homem bom, romântico e perdidamente apaixonado por Lorena e com uma mãe infernal, uma velha amarga e rabugenta.

A trama do escritor João é bem construída, cheia de intrigas e pessoas invejosas, traiçoeiras e soberbas. Nossa personagem principal, não é uma pessoa boazinha e pacata, mas do tipo que gosto, má e disposta a tudo pelo que deseja. Agora o que me resta é esperar pelo segundo livro.

site: http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

Nathy 13/08/2014

A Condessa de Assis – João Paulo Foschi – #Resenha | O Blog da Mari
Nossa que leitura mais viciante. Sabe aquele livro que começa a ler sem expectativas e de repente fica impossível de largar? Foi exatamente isso que aconteceu comigo nessa história. Quanto mais lia, mais ficava curiosa para saber o destino dos personagens. Teve algumas passagens que parava o livro somente para despejar toda a minha raiva contra a principal, mas isso eu irei falar logo mais. Foi um excelente romance que em uma única tarde consegui finalizar sua leitura. E quando terminei estava com aquela sensação de que não poderia ter acabado porque estava querendo muito mais.

Mesmo o livro tem um número considerável de capítulos e páginas tudo flui de uma maneira natural que quando menos esperava já estava finalizando. Gosto quando os livros são assim porque não importa a quantidade de páginas não se torna cansativo e ainda faz com que o leitor fique desejando mais da história. O autor também consegue juntar bem os elementos daquela época trazendo pessoas já conhecida da nossa história, mas o melhor de tudo foi à linguagem. Confesso que algumas partes não tinha nota de rodapé e fiquei tentando adivinhar o seu significado, mas nada que atrapalhasse a minha leitura. Conforme lia me sentia realmente naquela época e somente conseguia pensar nos atores da novela ‘Essas Mulheres’ que é da mesma época da história do autor.

O livro conta a história de Lorena, uma menina de boa família que está no período de encontrar um marido. Porém, não quer ter um casamento convencional e sim por amor, justamente por ler tantas histórias de heroínas que conseguem seu feliz para sempre. E por acreditar estar vivenciando o próprio romance e que merece o que esse mundo tem de melhor, faz as coisas mais impensáveis sem pensar nas consequências. Acaba por ficar obcecada com Rafael Abrantes, um homem bonito e de excelente família. O problema é que o mesmo está comprometido com sua melhor amiga e o que para muitas isso seria um empecilho para Lorena é somente mais um obstáculo a ser superado. Mas, seus planos não saem como desejava e acaba abandonada por Rafael e então nasce sua sede por vingança.

'A Bela cidade do Rio de Janeiro, tal como hoje a conhecemos, mantém vivo o mesmo esplendor de antes, como nos tempos em que reinava o imperador D. Pedro II.'

Com a narrativa em terceira pessoa o leitor é levado para os dramas de Lorena. No começo por todo o enredo ser focado nela acreditava que eu iria acabar me conectando com a personagem e torcendo pela mesma. Mas, no momento em que mostrou sinais de sentir inveja de sua melhor amiga e fazer uns planos mirabolantes, fiquei com um pouco distante. Então, quando começou a fazer suas vinganças não a achei tão forte para suportar tudo e mais parecia a menina ingênua que caiu nos braços do Rafael. Como se de alguma forma continuava nutrindo um amor por ele que nunca me convenceu, sentia que ela na verdade o queria por causa de sua posição.

Continue lendo a resenha no link abaixo:

site: http://www.oblogdamari.com/2014/07/a-condessa-de-assis-joao-paulo-foschi-resenha.html