Punição para a inocência

Punição para a inocência Agatha Christie

Resenhas - Punição Para A Inocência

Debora.Mello 03/06/2021

UÉ ?
Para minha surpresa, neste livro não aparece nem Miss Marple nem Sr. Poirot.
Mais apesar disso o livro não deixa de ser bom, e confesso que de três palpites que eu tinha não acertei um! Quando envolve tanta gente assim, você desconfia de tudo e de todos, além de que na escrita da Agatha se você não se monitorar ela acaba te induzido a pensar da forma que ela quer. Ou seja, te levar pra direção errada claro. Hahaha.
Mais essa história iguais as outras que já li dela são extremamente gratificante, uma leitura fluída que envolve e que você fica até certo ponto torcendo muito pra acertar quem comete os crimes..
Sarah707 04/11/2023minha estante
Também errei no meus palpites, tinha por certo que era a Hester ou o Micky.

Tereza.Jesus 22/11/2023minha estante
Sarah707 eu estava suspeitando desses dois e do verdadeiro culpado

Marlonbsan 05/04/2022

Punição Para a Inocência
Jacko Argyle havia sido detido por cometer um crime que fez ser condenado a prisão perpétua. Dois anos depois, surge uma testemunha, Arthur Calgary que muda todo o rumo dessa história e traz tensão para vida da família de Jacko.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos alguns dos personagens chaves da história. A linguagem é simples e fluida, na maior parte do livro, mas com momentos mais densos.

No geral, esse acaba sendo um livro diferente dos outros da Agatha, já que não possuí seus personagens principais que são Poirot e Miss Marple. Então a dinâmica da história se volta para alguns personagens.

A trama, que gira em torno de um mistério do passado e é revirado, faz com que surja a curiosidade para saber o que aconteceu e, ao longo da leitura, vamos tentando entender as motivações e quem poderia ser o culpado.

Há uma análise mais psicológica de como as pessoas agem em determinadas situações e como isso modifica as suas ações, e essa abordagem é bem interessante.

Mas, achei o ritmo do livro bem lento, principalmente no início e depois mais para o meio da história, quando foca a atenção em alguns dos personagens e vai contar o lado deles ou algumas passagens sobre eles, que faz a leitura ficar bem densa.

No fim, acaba sendo uma leitura interessante, principalmente pelo desenrolar da história, como sempre, as explicações são simples, mas coerentes, tanto com o contexto, quanto nas ações dos personagens. Claro, levando em consideração a época em que foi escrito, os costumes e os recursos que eles tinham. Mas também um ou outro detalhe na investigação poderia ter sido mais abrangida, principalmente com relação à polícia em si.

Thaís | @analiseliteraria 28/07/2020

Uma das pessoas do seu convívio de anos é um assassino, em quem você confia?
Jacko Argyle é preso sob acusação de ser o autor do assassinato da própria mãe, a Sra. Argyle. Jurando inocência até o fim de seus dias, ele morre de pneumonia na cadeia. Depois de anos, o homem que sustentava o álibi de Jacko aparece, atestando que ele realmente era inocente. A família Argyle começa a ruir. Todos entram em estado de negação, pois a verdade incorporada por eles - e uma verdade fácil de ser aceita, uma vez que Jacko, entre todos, tinha a personalidade mais violenta - é desmanchada, o que coloca em suspeita todos os membros da família.
"Não é o culpado que importa. São os inocentes" diz Hester, que não poderia ser mais certeira. Um inocente já foi condenado injustamente, o mesmo não poderia se repetir? Um desconfia do outro, eles podem jurar que um suspeito (da opinião própria de cada um) é de fato o verdadeiro assassino.
Dizem que esse é um dos livros favoritos da própria Agatha. O que eu mais gostei nele foi como as particularidades humanas foram exploradas. O aprofundamento da personalidade dos personagens, que me fez deduzir (e acertar) quem era o assassino, foi maior nesse livro, se comparado as outras obras que já li da autora. No entanto, confesso que uma coisa me incomodou no livro, o Arthur Calgary, álibi que surgiu e trouxe o assassinato à tona novamente. A polícia, apesar das falhas, não conseguiu chegar nem perto de quem era o verdadeiro assassino, mas um rapaz estrangeiro que surge do nada, não conhece a família, não tem experiência nenhuma em investigação, só nas suas simples intuições desvenda o mistério e nos entrega o assassino. O Arthur fazer essa descoberta não me convenceu. Inclusive, senti falta do nosso queridíssimo detetive Hercule Poirot. Fora isso, é uma obra digna de Agatha Christie, você vai pular de um suspeito a outro, podendo nem chegar à conclusão nenhuma. Como a rainha do crime já nos mostrou, a personalidade da vítima, mais do que do assassino, é um fator crucial nos casos, nesse em específico toda a família importa. Os Argyle se mostraram criaturas muito particulares, desafio você a ler e descobrir qual segredo eles escondem.

site: @analiseliteraria

belligna 20/04/2023

É uma leitura que prende bastante. Desconfiei de todos e bolei teorias bizarras e no final como sempre (X) FUI FEITA DE PALHAÇA.

PS: SAUDADES HERCULE POIROT.
PS2: Eu acho engraçado demais esses personagens dos livros da Agatha que se conhecem e se apaixonam/casam em 3/4 dias kkkkkkkkkk

Enfim, livro bom mas não entrou pra lista de favoritos.
Radrian 21/04/2023minha estante
Aparentemente você tem uma bela e invejável coleção de Agatha Christie 's lidos.
Parabéns. Muito legal
Tô chegando no 10° ainda kk
Boas leituras! ?

belligna 21/04/2023minha estante
Obrigada! Eu tô fazendo um desafio de ler todos os livros da autora ? Espero que você continue lendo e boas leituras pra você também!

Vênus_Alice 05/07/2022

Punição e omissão
Mais um suspense muito bem construído, que o final faz todo sentido e sempre esteve diante dos seus olhos, com pistas e evidências.

E eu não imaginava quem era o responsável por todo o clímax.
A história é envolvente, diferente dos outros livros o meio de investigação e narração e o fim sempre maravilhoso.
Apenas a última página achei forçada e for a de contexto, mas amei o livro.

Natália Simião 07/06/2021

Iniciando no mundo da Rainha do Crime! ??????
Estava com muita expectativa nesse livro que só foram superadas no final.
O início é lento, no meio as peças vão se encaixando e no final grandes acontecimentos acontecem e finalmente o assassino é revelado, minhas suspeitas nem passaram perto... ??????
Com certeza quero conhecer mais livros da autora! ?

Eva 26/07/2020

Que livro incrível! Achei que vários personagens poderiam ser o assassino mas não consegui acertar e muito menos descobrir o crime.

Felipe 08/07/2020

Punição para a Inocência
Dos livros que li da autora, esse foi o primeiro que consegui descobrir o assassino antes do final, mas não consegui descobrir o motivo que levou a cometer o crime. Independente de ter descoberto o assassino, eu achei o livro bem bom! Um dos melhores que já li da autora até o momento e bem característico da sua forma de escrever e até mesmo o final, bem parecido com os finais dos livros com o Hercule Poirot.
Notei apenas uma diferença nesse livro que foi a forma como a autora abordou os personagens, não me recordo de ter lido outro livro dela em que ela mergulha tanto nos sentimentos de cada personagem e achei isso excelente. Foi uma nova visão bem bacana, até para entendermos o porquê do assassino ter cometido o crime.
Gostei bastante e vale muito a leitura! E vamos para o próximo da Rainha do Crime!!

Zé Paulo 26/02/2023

Não são os culpados que importam, mas os inocentes
Quando todos já pensavam que estava resolvido o caso da morte da Senhora Argyle, eis que surge uma testemunha dizendo que Jacko Argyle (acusado de ter matado a proporia mãe) estava com ele na hora do assassinato.

Ele só não contava que chegou tarde demais com a informação, já que Jacko veio a falecer na cadeia.

Com a chegada do Doutor Arthur Calgary e com o caso reaberto todos da família desconfiam uns dos outros, até porque o assassino está entre eles.

Que história maravilhosa!! É um dos livros da Ágatha que você não consegue largar. Tem vários personagens, então a lista de suspeitos é bem grande fazendo o leito desconfiar de todos a cada momento da leitura. #superindico

annacsfraccaro 05/10/2022

Uma grande fofoca familiar
Mais um em que eu acerto quem é o assassino.
É relativamente fácil saber quem foi o assassino, mas só no penúltimo capítulo que isso fica claro, porque ao longo da história não tem como descobrir quem é, todo mundo parece ser o assassino.
Eu gostei da história, achei bem escrita e interessante, é uma grande fofoca na realidade.

Victoria (Vic) 14/02/2023

Como pode eu ter focado em todas as pistas erradas e não visto as pistas bem na minha frente??????? Pelo amor de Deus
Não acho um dos melhores da Agatha mas achei bem fluido, interessante e rápido de ler

Delma 08/06/2021

Não me prendeu
É o segundo livro que leio da Agatha (o primeiro foi "A casa torta") e, assim como o outro livro, este também não me prendeu...
O livro começa de maneira instigante, mas logo fica pouco interessante. São muitos personagens e muitos diálogos cansativos, que enrolam demais. Final Ok.
Vou ler outros livros da autora, afinal, é a diva do suspense, sei que tem outros dela que são muito elogiados.
Tif 08/06/2021minha estante
Leia "Cai O Pano"!!! :))

Lelemarta 08/06/2021minha estante
Também não consegui me envolver com o livro dela que eu li (morte no Nilo) e penso em ler outros pra ver oq acho, mas estou enrolando pra fazer isso kkkkkkk

Sabrina 08/06/2021minha estante
Eu li esse e adorei mas em outros senti a mesma coisa, inclusive com "Os quatro grandes"

Sales_she 08/06/2021minha estante
Nossa Morte no Nilo eu larguei de tão chato que estavam os diálogos

agasbriela 08/06/2021minha estante
esse eu amei, o que não consegui me prender foi "os quatro grades"

agnorosa 31/10/2020

50° livro de Ágatha Christie
Tive uma surpresa ao começar a ler esse livro, já que nosso querido Poirot e nem mesmo a curiosa Miss Marple dão as caras nessa obra.

O livro é bem instigante, diferente por não termos os dois como investigadores, mas ainda assim muito bom.

Acabei descobrindo o assassino antes da revelação, assim como as circunstâncias, apesar de achar de alguma forma que as informações foram dadas de forma proposital. Posso ter sido bem esperto também, o que acho difícil já que nunca acerto nada kkk.

Enfim, a edição da Harper está maravilhosa, a diagramação é perfeita para ler e eu curti muito a leitura.

Mad Jr 14/12/2009

Por que será que Agatha Christie coloca esse livro entre seus favoritos, enquanto a maioria de seus leitores o definem como um livro fraco?

Jacko Argile foi preso, julgado pelo assassinato da mãe, Sra. Argyle, acabou morrendo 6 meses depois, de pneumonia, na prisão, jurando inocência. Dois anos se passa e a prova que Jacko tanto esperou em vida que finalmente aparece: o Sr. Arthur Calgary pode confiar hora e local exatos de Jacko na hora do crime.

Com a reabertura do processo, a família inteira pasa a ser suspeita de assassinato e o verdadeiro assassino precisa, urgentemente, voltar a ação...

A história chega a ser melancólica, mas é justamente essa a impressão que, a todo tempo, Agatha Christe nos passa... uma impressão de tragédia iminente, um perigo constante. Ela trabalha muito bem com as sensações e sentimentos mais obscuros dos personagens e nos faz sentir o clima mais pesado.

Por ser uma história intrincada, cheia de pormenores da personalidade humana de cada um dos personagens, ele acaba ficando um pouco carregado e seus leitores não o admiram.

Acontece que é justamente esse lado macabro que Agatha deve ter adorado na história, por isso o taxa entre as melhores dela.

Não percam essa leitura. Ela sempre acaba gerando muitas discussões prós e contras entre os fãs.
Andréia 17/09/2011minha estante
Oi Mad. Nem vi que tinha resenha sua também, que legal. Reli este livro há pouco tempo. Não sabia que era um dos preferidos dela.

Mad Jr 19/09/2011minha estante
Tenho sim, Deia... é que eu espalho minhas resenhas entre o Beco do Crime, o Blog da CRL, a comunidade CRL e o skoob... as vezes não colo todas em todos os lugares... hahahahaha

Quanto ao livro, é junto com A Casa Torta, os que a Agatha mais gosta, conforme ela informa na autobiografia. =]

Marina 25/10/2012minha estante
eu não acho nem um pouco um livro fraco, ele é otimo - é dos meus preferidos dela.

Thaís 03/07/2014minha estante
Fantástico! Fez minha mente passear por todos os personagens e me fazia mudar de opinião quanto ao suposto assassino a cada capítulo. Não achei nem um pouco fraco também, e entrou para a lista dos meus preferidos de Agatha.

Mih 23/02/2016minha estante
Olá Amadeu! Td bem?! Eu acabei de ler este e simplesmente adorei! E o que mais me fascinou foi exatamente isso, a natureza humana, os pormenores da personalidade de cada um... Sinceramente, o único ponto fraco pra mim é que neste livro, logo de cara desconfiei de quem era o assassino. Não que o desfecho não tenha me surpreendido, pois o motivo foi no minimo inesperado, mas sou boa observadora do comportamento humano e certas coisas a gente aprende a supor de acordo com certas linguagens corporais das quais a Rainha se utiliza e descreve muito bem!