Imperialismo Ecológico

Imperialismo Ecológico Alfred W. Crosby
Alfred W. Crosby

Resenhas - Imperialismo ecológico

Rafael 05/12/2021

O livro é excelente para entender o meio ambiente nos países colonizados. As referências do autor são muito boas, porém, não sei se por falta de mais referências sobre o assunto ou posição do mesmo, o livro ao abordar o genocídio realizado contra os povos nativos por meio de doenças, não aborda que em muitas vezes os colonizadores europeus contaminavam os nativos de propósito. O autor deixa a entender que as doenças se espalhavam de forma natural, sendo que há fontes históricas que comprovam (pelo menos no Brasil) que os portugueses em diversas vezes jogaram roupas contaminadas com varíola em aldeias indígenas para que o vírus se espalhasse. É o único ponto negativo que tenho para destacar. O livro é excelente e vale a leitura.

Lukita 10/10/2020

Um clássico dos estudos ambientais, Crosby é uma das grandes referências na interação ser humano e meio natural.

Shin 20/06/2020

Dispensável: Bom tema, análise fraca
Uma visão muito parcial e uma análise fraca (especialmente nos termos da história). O autor só faz aumentar uma percepção de que os colonizadores eram superiores e que quem dizimou as populações humanas nativas das Américas, Austrália e Nova Zelândia foram os vírus, e não uma violência sistemática a partir dos processos de colonização.

O autor torce as comparações, os dados e as análises para fazer caber suas hipóteses (pelo menos em uma parte considerável do livro).

Uma leitura dispensável, especialmente se você quer saber mais sobre o tema. Talvez interesse apenas as curiosidades que ele nos conta ao longo da tortuosa leitura.

Mas talvez, nem isso.

Gabo 21/05/2020

O historiador Alfred Crosby faz uma ampla análise em macroescala sobre o processo de deslocamento do que chama de "biota portátil" (humanos, animais, ervas e doenças) da Europa para o que chama de "Neoeuropas", áreas do globo com clima semelhante ao "Velho Mundo" e que foram colonizadas pelos europeus. A reflexão do autor é fantástica, fazendo deste livro um clássico para quem estuda a relação entre história e biologia. A escrita do autor é direta podendo ser apreciada por alguém que não é da área.

JPHoppe 19/09/2016

Em termos de história humana, o imperialismo e colonialismo foi uma época determinante na história do planeta, com consequências que moldaram as divisões políticas do planeta, tornando boa parte do mundo - especialmente o Novo Mundo - uma extensão da Europa. Porém, essa expansão não foi somente da espécie humana. Junto dela, vieram também características dos lugares de onde vieram, alterando profundamente as paisagens locais.

Esse é o ponto de partida para a discussão. De acordo com Crosby, não foi somente uma transposição de humanos europeus, mas o que eles trouxeram com eles: um conjunto de animais de estimação, doenças e parasitas, plantas e pragas. Basicamente, os imigrantes europeus conseguiram sucesso em locais parecidos com a Europa, transformando as novas regiões em uma "Neo-Europa", passando por ilhas-laboratório (como as Canárias) até chegar em grandes regiões, como a Nova Zelândia, Austrália e as Américas.

É um livro muito bem escrito e referenciado, mas que levanta uma pergunta não completamente explorada: por que a Europa? Por que não os ameríndios que navegaram o Atlântico e colonizaram a Europa? Há uma discussão a respeito, porém ela não vai muito longe, uma vez que o tema central é explorar a expansão européia (o que cumpre muito bem). Para sanar essa pergunta, além de ver o que aconteceu em outros berços da humanidade, recomendo o livro "Armas, Germes e Aço", de Jared Diamond, para o qual "Imperialismo Ecológico" é uma introdução perfeita.
Rita Alves 25/12/2018minha estante
Obrigada pela sugestão de leitura!!

Victor Vale 09/04/2013

Um bom livro de ecologia e biogeografia que possui a capacidade de remodelar e quebrar paradigmas a respeito do imperialismo europeu no resto do mundo.

Martha Argel 23/03/2010

A força natural por trás das grandes conquistas européias
De todos os livros que li, este foi um dos que mais me marcaram, e considero que mudou completamente meu modo de ver a História.

Ao demonstrar como as doenças, as pragas e as ervas daninhas acompanharam o ser humano (sobretudo o europeu) em suas andanças ao redor do mundo, Crosby revela a base biológica por trás da história da humanidade no planeta, e torna muito mais fácil entender os processos naturais que levaram o mundo ao estado catastrófico em que se encontra.

Esse livro inaugurou toda uma linha de análise ecológica da situação atual do planeta, e devia ser leitura obrigatória para tomadores de decisões em todos os níveis.