Iniciação à História da Filosofia

Iniciação à História da Filosofia Danilo Marcondes

Resenhas - Iniciação à História da Filosofia

@pedro.h1709 03/05/2020

Iniciação à História da Filosofia
O livro "Iniciação à História da Filosofia" de Danilo Marcondes é uma excelente obra, que transmite uma visão ampla, apesar de breve, de correntes filosóficas originadas desde a idade antiga até o período contemporâneo.

O autor busca apontar os indivíduos que foram os principais expoentes de cada representação filosófica, apresentar suas teorias, expor as adaptações que sofreram com o passar do tempo; além de mencionar os trabalhos escritos mais significativos de cada contexto.

Foi uma leitura relativamente demorada, fiz anotações, li alguns capítulos mais de uma vez, buscabdo absorver mais do conteúdo, porém foi uma experiência agradabilíssima.

A leitura desse texto torna muito difícil não se interessar pelo aprofundamento nas áreas de conhecimento da filosofia, assim como torna impossível perceber o mundo da mesma maneira.

Bruno Cremonezzi 27/02/2020

Viagem
Poder ler, em tantos detalhes, a história da filosofia me foi a experiência mais gratificante que tive em muito tempo. Demorei, mas é um livro que para entender o mínimo é necessário parar, pesquisar, pensar e refletir. Levei uns bons meses lendo e mesmo assim sinto que não entendo muito algumas das ideias expostas.

Livro extremamente didático (considerando a matéria), repleto de referências de livros para complementar o entendimento, quadro sinótico e perguntas ao fim de cada capítulo para estimular o debate e o pensamento crítico.

Recomendo aos amantes e iniciantes da filosofia.

RobsonGrangeiro 24/07/2015

Desisto de tantos "enquantos" desnecessários.
Este não é o primeiro livro que leio deste autor, que por ser tão bom escritor me levou a ler este também. Filosofia não é um assunto trivial, embora devesse, mas não foi a filosofia ou a história da filosofia que me fez abandonar este livro.
Estranhamente não parece que foi escrito pelo mesmo autor, pois há vários momentos que texto parece mal escrito ou mal revisado, cheio de neologismos sem fundamento. O que mais incomoda é o uso excessivo do "enquanto".
Se você for obrigado a ler é possível continuar a leitura. Porém, se for ler por prazer, esqueça. Embora o conteúdo seja ótimo, pois como disse, já li outros livros do mesmo autor, pelo menos a edição que li (13ª) foi muito mal revisada. É uma pena.

Thiago 27/04/2014

Sobre a Iniciação à história da filosofia
O autor fornece breves dados biográficos sobre os filósofos e explica de maneira resumida cada uma das mais conhecidas ideias filosóficas, passando pelos pré-socráticos, clássicos,período helênico,medieval,moderno e contemporâneo. Uma boa dica de leitura para quem quer conhecer as principais características da filosofia de alguns dos grandes pensadores.