Iniciação à História da Filosofia

Iniciação à História da Filosofia Danilo Marcondes

Resenhas - Iniciação à História da Filosofia

Isa.wosniak 03/04/2024

Amei
Li ele por conta das leituras obrigatórias da faculdade mas me surpreendi, ele é muito bom bem contextualizado, linguagem fácil de entender, simplificou muitos assuntos pra mim

debylendo 28/02/2024

Reflexão: Leitura lida.mas, mergulhada.
Uma leitura que vou precisar voltar, porque sei que não aprendi tudo. Até porque quero cursar Direito futuramente e esse livro me será útil.

???

Alexandre de Oliveira 20/01/2024

Honestidade
Não li completamente, apenas parcialmente. Os capítulos sobre Husserl, Kant, Sartre e Aristoteles. Ótima leitura.

Machessl0 01/09/2023

Ótimo guia para iniciantes.
O livro é muito bom para quem está iniciando seus estudos em filosofia. O autor faz um panorama geral da história da filosofia, contextualizando e explicando um pouco sobre o pensamento dos principais filósofos de cada período. O livro é muito rico em conteúdo, principalmente nas partes onde ele trata de filosofia antiga e moderna, cheio de referência e outros livros para maior aprofundamento. Recomendo à todos que queiram entender o decurso da tradição filosófica ao longo do tempo.

Leandro.Santana 18/08/2023

Iniciação à História da Filosofia
Mais um livro de uma série da Zahar de introdução e iniciação a temas como sociologia, filosofia e direito.

Diferentemente do livro que publiquei anteriormente, este não contém textos clássicos, mas uma breve introdução sobre os diferentes períodos da história da filosofia: pré-socráticos; clássicos; medieval; moderno; e contemporâneo. Dentro de cada período são abordadas as principais escolas e filósofos.

Como o título deixa claro, é um livro de iniciação, o que atendeu plenamente minhas necessidades. Agora, pretendo me aprofundar no tema. Para começar, estou arriscando a leitura de Ética a Nicômaco, de Aristóteles.

Em relação a Iniciação da História da Filosofia, trata-se de um livro super indicado para quem deseja começar neste campo.

gabriel 13/06/2023

Uma das melhores Histórias da Filosofia disponíveis

Recomendo muito este livro, muito equilibrado entre "história" e "filosofia", dá o contexto histórico das ideias/escolas de pensamento, sem perder o caráter concreto delas, ou seja, as suas ideias propriamente. A maioria dos livros deste tipo ou é muito histórico ou muito filosófico, temos aqui um meio termo bastante desejável.

Corajoso, entra no mérito das várias ideias dos diversos pensadores da história, sem no entanto cair na armadilha do "opinatismo", o que vemos em desastrosas opções do gênero, como a medíocre história da filosofia de Anthony Kenny (que peca bastante neste quesito). Uma postura meio juvenil, mas infelizmente muito comum.

Sucinto, cada capítulo é muito breve e muito bem redigido, passa por todas as obras e ideias importantes, pensadores que contribuíram e debateram com eles, etc, sem ser por demais prolixo ou acadêmico. Gostoso de ler, não é um mero "compilado" de ideias, mas um texto fluido, fácil de acompanhar sem ser "banal".

Fiquei impressionado com a profundidade com que cada pensador ou escola de pensamento é abordado, o autor não foge da briga e enfrenta suas ideias sem medo, sem aquela postura amadora de querer "discordar" do autor (briga quase sempre perdida, em filosofia), mas se arriscando a oferecer explicações originais e únicas. Funciona muito bem.

Minha única crítica seria o uso exagerado de "ismos", o que talvez seja inevitável neste tipo de obra. Afinal, imensos e complexos sistemas de pensamento precisam ser resumidos. Desta maneira, Espinosa é, por exemplo, um "racionalista", seja lá o que isso signifique.

Espinosa é autor de uma das mais importantes análises dos sentimentos humanos de sua época, valorizando-os de maneira bastante original. Isso dificilmente seria considerado racionalista. Mas tradicionalmente este autor tem sido considerado um racionalista, e tá valendo.

Hume seria um cético? Leituras mais contemporâneas deste autor colocariam isso bastante em dúvida. E assim por diante. Mas este tipo de debate não é necessário neste tipo de livro e não o chega a ferir gravemente, podendo ser dispensado sem o menor problema.

As notas, de maneira bastante feliz, são todas reunidas no final do livro, evitando aquela overdose de rodapés, que interrompem a leitura. Assim elas podem se estender à vontade e isso não prejudica o seu aspecto gráfico também.

Todo o livro é bem fundamentado, tudo (ou quase tudo) está amparado em algo que o pensador escreveu ou que algum comentador escreveu, tornando a leitura bastante consistente. Algo também raro hoje em dia, em época de "achismos" e opiniões superficiais.

Também não gosto do fato de haver perguntas ao final, isso direciona a leitura que deveria ser, por natureza, mais aberta, e diria até imaginativa, empolgando muito mais o leitor. E não uma "tarefa", em sentido escolar.

O título "iniciação" passa uma ideia incorreta, é na verdade um livro mais aprofundado do que pode parecer a primeira vista.

Recomendo tanto a leitura por completo como de capítulos separadamente, que podem ser lidos de maneira independente sem o menor problema. Para quem procura um resumão prático da filosofia, mas que consiga explorar bem as suas questões (sem ser pedante e sem banalizá-las), esta é uma ótima opção.

Pedralto 27/02/2023

Ótimo panorama histórico da filosofia
O livro contém todas as informações necessárias pra se adquirir um conhecimento geral das principais correntes e pensadores da história da filosofia, dos pré-socráticos a Wittgenstein, como o próprio autor apresenta.

É uma leitura densa, repleta de informações sobre o contexto histórico no qual as ideias foram concebidas, fundamentais pra compreender as próprias ideias.

É uma obra excelente para quem quer compreender o desenvolvimento da filosofia.

Romeu Felix 18/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Iniciação à História da Filosofia" é um livro que busca introduzir o leitor no mundo da filosofia, abordando desde os filósofos pré-socráticos até os principais pensadores do século XX, como Wittgenstein. O livro é organizado em capítulos que seguem a linha cronológica dos pensadores, com cada capítulo dedicado a um filósofo ou a um grupo de filósofos que compartilham características em comum.

O autor apresenta de forma clara e didática as principais ideias e pensamentos de cada filósofo, destacando suas principais contribuições para a filosofia e a história da humanidade. Além disso, o livro também traz notas explicativas e sugestões de leituras complementares para quem deseja se aprofundar nos temas abordados.

Danilo Marcondes também faz reflexões sobre a evolução da filosofia ao longo do tempo e mostra como as ideias de um filósofo podem influenciar pensadores de outras épocas, criando assim um diálogo entre diferentes períodos da história da filosofia.

Com uma linguagem acessível e direta, "Iniciação à História da Filosofia" é um livro indicado para quem deseja começar a se aventurar no mundo da filosofia, sem perder de vista a profundidade e complexidade dos pensamentos e ideias dos principais filósofos da história.

Palavras-chave: filosofia, pré-socráticos, história da filosofia, Wittgenstein, pensadores.

Opinião:

O livro "Iniciação à História da Filosofia" é uma obra fundamental para quem deseja ter uma visão panorâmica e didática da evolução do pensamento filosófico. O autor consegue apresentar de forma clara e concisa as principais ideias e conceitos de cada filósofo abordado, sem deixar de lado a complexidade e profundidade das reflexões filosóficas.

Além disso, o livro é muito bem organizado, com capítulos que seguem a linha cronológica da história da filosofia, permitindo ao leitor ter uma visão geral e integrada da evolução do pensamento filosófico ao longo do tempo.

No entanto, é importante ressaltar que "Iniciação à História da Filosofia" não é um livro superficial, e exige do leitor um certo nível de concentração e dedicação para compreender as ideias apresentadas. Mas, mesmo assim, é uma obra essencial para quem deseja se aprofundar no mundo da filosofia, sem abrir mão da clareza e didática na exposição das ideias.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Gabriel 29/11/2022

Oferece um otimo panorama da história da filosofia, passando por diferentes correntes da filosofia.

Edu 06/11/2022

Este pequeno tradado de história da filosofia, visa introduzir aquele que tem curiosidade sobre o processo de desenvolvimento da reflexão filosófica ao longo dos séculos.

O Prof. Dr. Danilo Marcondes reuniu suas diversas notas coligadas a mais de quinze anos de aulas, palestras e conferências nas universidades por onde passou (PUC-Rio, UFF e UFRJ).

O autor divide a história da filosofia em as origens, em que mostra a transição do pensamento mitológico para o filosófico científico inciando com Tales de Mileto e faz um panorama até Sócrates e os Sofistas.

No período Clássico ele vai abordar a filosofia de Platão, Aristóteles e as principais correntes da filosofia helenista.

Na filosofia medieval, o autor priorizará Agostinho, Tomás de Aquino e Guilherme de Ockham.

Na filosofia moderna falará sobre o contexto que favoreceu o surgimento da filosofia moderna como o renascimento, a descoberta das américas, reforma protestante e a revolução cientifica. Depois apresenta um panorama de Descartes até a crise da modernidade encerrando com Nietzsche.

Na filosofia contemporânea cobrirá correntes filosóficas como Husserl e a fenomenologia, Sartre e o existencialismo, a filosofia analítica cujas raízes remontam a Leibniz, representada por nomes como o de Ludwig Wittgenstein. E sobre a escola de Frankfurt cujos principais nomes são: Adorno, Horkheimer e Walter Benjamin. O autor ainda traz um resumo dos filósofos mais recentes,(final do século XX) como Foucault (1926-1984), Deleuze (1925-1995) e Jean- François Lyotard (1924-1998).

"Uma iniciação à história da filosofia como esta não pode ter propriamente uma conclusão. Se olharmos em retrospecto para a tradição filosófica, descobriremos apenas que a filosofia está sempre ainda por fazer. Os grandes filósofos nos legaram sobretudo um conjunto de questões a serem retomadas e um instrumental teórico e conceitual para rediscuti-las. Nossa tarefa é seguir esses caminhos, buscando, ao mesmo tempo, novos caminhos"(p.283)

Rafa 22/04/2022

Introdutório
O livro foi essencial para que eu conseguisse iniciar os meus estudos em filosofia. Me ajudou muito em assuntos introdutórioa. Entretanto, não gostei nada da explicação de alguns assuntos, principalmente os dos últimos capítulos, já que achei muito bagunçado, pesado e de difícil entendimento.

Alice 12/01/2022

Para fins acadêmicos
Livro bem técnico, recomendo para quem quer se aprofundar na área da filosofia. Apesar de ser bastante didático, serve para curiosos (como eu) que gostam do assunto.

Arthur 03/09/2021

Livro nao é para aventureiros ou curiosos, livro bem técnico pra quem quer realmente deseja aprender os conceitos mais básicos da filosofia, da uma grande pincelada nos grandes filósofos

Aleph Lucas 04/04/2021

Introdutório
Há tempos tenho a vontade de estudar filosofia, mas tinha a preocupação de não entender, pois um autor dependia de um outro autor anterior. A proposta desse livro é justamente solucionar esse problema, uma vez que ele mostra a formação das correntes de pensamento, e como que uma coisa levou à outra.
Neste livro, você entende como que cada filósofo contruiu sobre as bases de filósofos anteriores, o objetivo é ver o desenvolvimento da filosofia como uma sequência, e não como uma série de pensadores em contextos e épocas diferentes, que criararm do zero cada conceito. O livro mostra que cada filósofo depende de um anterior, nem que seja para criticá-lo, o que é o mais comum.
Enfim, recomendo para quem quiser se iniciar no assunto, ele aborda de forma superficial os filósofos, eventos e acontecimentos mais importantes da filosofia, se importando mais com passar a idéia de uma sequência e desenvolvimento.

Leonardo.Barbosa 11/09/2020

Livro excelente.
Leitura fácil e agradável, faz um apanhado da história da filosofia com um bom enfoque na problemática do conhecimento. Não deixa de trazer algumas discussões da contemporaneidade.
Obviamente, não busca exaurir o conteúdo, mas sim fazer um apanhado geral das obras e pensamentos dos principais filósofos e principais escolas!
Recomendado!