Como se tornar um líder servidor

Como se tornar um líder servidor James C. Hunter
James C. Hunter
James C. Hunter

Resenhas - Como se tornar um lider servidor

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Clio0 13/11/2023

Um livro de cento e cinquenta páginas que poderia ter sido fácilmente reduzido a um terço disso.

Como é possível? Simples, os capítulos são redundantes. Isso acontece porque quem lê autoajuda normalmente tem algum tipo de dificuldade de entender conceitos básicos ou nunca foi exposto a tal.

Basicamente, Hunter repete a premissa: um líder é alguém que aceita responsabilidades e ajuda colegas, não quem apenas delega e assume créditos.

Uma obra sobre esse tema se tornou um sucesso de vendas pode ser creditada ao fato de que pela História Mundial, a maioria dos chefes vêm do mesmo grupo social que acredita que empregado é sinônimo de escravo e remuneração é favor.

Recomendo.
preta velha 13/11/2023minha estante
amo as tuas resenhas! ?

rdiamantino 28/02/2009

Bom!
Não tão bom como o monge e o executivo, mas, vale a leitura!

Goldenlion85 22/03/2009

É um livro explicativo do Monge e Executivo,
possui uma posição mais ampla e discute os assuntos
de uma meneira mais geral.

joao 25/01/2010

Servir, eis a missão do lider!
Esse fascinante livro aborda o conceito de liderança, a questão do poder e autoridade, a liderança e o amor, a gentileza que um lider deve ter, a questão da natureza humana e o caráter humano, a inteligência emocional e liderança, mas o que mais me tocou foi exatamente a postura que um lider deve ter, a noçao diferencial entre poder e autoridade, fundamental para se destacar um bom lider! Um excelente livro que indico para todos!

Carol 03/05/2010

No livro o autor explica que poucas pessoas são lideres natos, que a maioria das pessoas precisam buscar e desenvolver a sua liderança. Ele defende a tese que para liderar, precisa estar disposto a servir, mostrando assim, que para conseguir a liderança é preciso ajudar o próximo, ter caráter e uma base espiritual. Precisa ter humildade, amor ao próximo e muita "autocritica" para saber o que você é o que precisa ser. Precisamos sempre estar em busca da melhora. Eu aprendi que liderança NÃO é poder, é autoridade acompanhada de muito amor, gentileza e responsabilidade. Este livro não serve apenas para o nosso ambiente de trabalho, mas para a vida, para sermos lideres nas nossas casas, no nosso grupo social, para sermos lideres de nós mesmos também! Adorei o livro!

RILDAO 21/06/2010

SER UMA PESSOA MELHOR!
É ENGRAÇADO COMO MUITAS VEZES ESPERAMOS MUITO DAS PESSOAS: AMIGOS, COLEGAS DE TRABALHO, FAMILIARES.
O SER HUMANO, EM SUA ESSÊNCIA, SEMPRE BUSCA E ESPERA , DE BOM GRADO, PELO RECONHECIMENTO DOS OUTROS.
MAS VÊM A PERGUNTA: O QUE DE FATO FAZEMOS OU FIZEMOS PARA TÊ-LO?
NO LIVRO DE JAMES HUNTER, É ABORDADO DE MANEIRA MUITO ENFÁTICA COMO AS PESSOAS DEVEM "PLANTAR" PARA COLHER.
ESSE TAL RECONHECIMENTO, QUE VAI ALÉM DE BOAS REMUNERAÇÕES, ESTÁ MUITO MAIS COMO EFEITO DE COMPORTAMENTO DE QUEM LIDERA. O LIVRO TRABALHA MUITO A ESSÊNCIA DE LÍDER, NO SENTIDO MAIS DE SER ALGUÉM QUE SERVE COMO EXEMPLO, QUE ENXERGA ALÉM DO TRABALHO FEITO, QUE VALORIZA O COMPROMISSO COM O SER HUMANO. MOSTRA QUE A PESSOA QUE TEM À MÃO UMA EQUIPE TEM DE SE COLOCAR À FRENTE, DAR VEEMENTE O EXEMPLO.
ESTÁ MUITO MAIS ENRAIZADO, DESDE A ÉPOCA DE JESUS, QUE SERVIA MAIS DO QUE ERA SERVIDO. ERA ALGUÉM QUE VIA ALÉM DAS LIMITAÇÕES DO SER HUMANO.
AS RELAÇÕES PROFISSIONAIS ESTÃO MUDANDO NESTE NOVO SÉCULO. TODOS TEM ACESSO À INFORMAÇÃO, TEM "DIREITO" A PENSAR, VERDADEIRAMENTE.
UM BOM LÍDER TEM QUE ENTENDER QUE SEU PAPEL VAI ALÉM DE METAS E RESULTADOS: ESTÁ VOLTADO PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO, PARA ESTE TAMBÉM DAR O SEU MELHOR NAQUILO QUE SE DISPÕE, SEJA EM SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL.
A LEITURA DO LIVRO NOS LEVA A UMA PROFUNDA REFLEXÃO QUE, SE TODOS OS MEIOS QUE VIVEMOS, TIVERMOS PESSOAS COM PERFIL EM SEREM LÍDERES, SERVIDORES, CERTAMENTE TEREMOS LUGARES BEM MELHORES. PARA VOCÊ QUE NÃO LEU E DESEJA ENTENDER COMO PODE SE TORNAR UMA PESSOA MELHOR, UM PROFISSIONAL MELHOR, É UMA LEITURA QUE LHE TRARÁ UMA ÓTIMA VISÃO A RESPEITO DO MUNDO. ESTOU CONTRIBUINDO, "SERVINDO-LHE" A DICA PARA ESTA BOA LEITURA!

RU 20/04/2010

Como se tornar um lider sevidor
O escritor tem muita clareza em suas palavras o que facilita bastante a leitura.
Ele deixa bem claro que o líder tem que influenciar seus liderados todos os dias, que poder é muito diferente de autoridade,líder que influência conquista o respeito de seus liderados,consegue com que eles façam o que pede de boa vontade,fazendo com que todos tenham um só objetivo,percebi que autoridade é mesmo do caráter da pessoa,que é preciso muita paciência,gentileza,humildade,respeito e empenho para ser um líder servidor.
Envolve também o amor que o líder tem que ter pelo que faz, que é a dedicação, disposição de se colocar no lugar de seus liderados pra atender suas necessidade.
Com tudo isso percebi que o verdadeiro líder tem autoridade naturalmente!

ROBERTINHA 18/05/2010

Este livro no começo pensei que seria um livro chato, difícil de ler.
Mais conforme a leitura fui vendo que é muito interessante e no final achei um bom livro.

Fala-se sobre as diferenças de ser líder ou um chefe.
Liderar significa cuidar da equipe, conquistar as pessoas que trabalham para vc, se preocupar, tomar iniciativas para que todos atingem o objetivo final.
Liderar é servir, o que entendi de ser um lider servidor é não apenas mandar, ter atitudes individuais, querer ser apenas um chefe. Liderar é ser um grande ouvinte, é respeitar as pessoas, é ter soluções para ajudá-las e não só querer colocar os outros para trabalhar e no final vc como lider achar que o alcançado foi por sua causa e se todos fracassarem todos são culpados, menos vc. O lider é exemplo, é influência para todos.Ele da o exemplo sobre ter poder e ter autoridade que são duas coisas bem diferentes. Da o exemplo de sua mãe que mesmo não estudando para ter autoridade ela tem. Esta autoridade por exemplo é pelo fato de que a mãe dele servia, portanto ele faria qualquer coisa por ela.Isso é ter autoridade e não poder!

Bom é isso que entendi que para se tornar um lidor servidor apenas basta servir às pessoas com tudo que coloquei acima.

Bjs

CHARLIE 05/07/2010

Comentário do livro
Como se tornar um líder servidor.

O livro apresenta várias situações que nos mostram a eficácia dessa liderança servidora. Porém, exige que os líder mude sua conduta, que se torne uma pessoa disposta a servir. Este servir diz respeito a confiança, objetivos, parceria, humildade, aceitar sugestões, pedir desculpas, discutir pontos de vistas, mas sempre respeitando um ao outro. Nos mostra também que os conflitos são necessários, principalmente para o crescimento e deixa claro que quando isso ocorre, há o respeito. As pessoas precisam saber ouvir e contestar na hora certa. As demissões são feita do chefe e não da empresa.

As pessoas precisam ter uma identidade, não é só o dinheiro, precisam saber porque estão trabalhando nesta ou naquela empresa, porque razão, o objetivo.

Esta liderança exige sacrifício, devemos sair do discurso e dar o exemplo. Os seguidores surgirão desde que haja o exemplo.

Além de outros valores , esta liderança demonstra que o amor está presente na empresa.

Carol Martins 01/03/2024

Romantizado demaaais
Então, li nas pressas pq precisava fazer logo minha crítica pra faculdade, maas? eu vivo completamente o oposto. Meu patrão tem todas as características do líder servidor, só q ao contrário. O boy é soberbo, grosseiro e autoritário e ainda sim é bem sucedido. Na vida real pessoas ruins tbm se dão bem, e muito, mas é aquela frase q o livro tbm diz, né, ?seja vc a mudança q vc quer ver no mundo?.

PauloRCC 13/08/2010

Uma porta para a leitura
Todo atleta necessita de uma primeira atividade física para se apaixonar, e assim, praticá-la, fortalecendo seus músculos para fortalecer a sua atividade cada vez mas, atingindo seus limites.

A mente não é diferente. Para ser um atleta deste mundo, precisa de algo para se apaixonar e depois, assim, fortalecer.

Cito este livro como a verdadeira ponte para o espetacular mundo literário. Nada mais de estilos difíceis como Dom Casmurro ou A moreninha, livros que os professores forçam os alunos a ler, germinando assim em cada aprendiz, uma barreira para com a leitura.

Não digo que estas obras são ruins, mas, não são bem um chamativo litérário para os jovens de hoje em dia - fato que a série crepúsculo prova com muita facilidade.

Este livro abrange tópicos desde relacionamentos que falharam até dicas para ter uma carreira de sucesso. Texto não cansativo ou difícil.

Indico muito esta obra do James C. Hunter.

Lodir 12/10/2010

Um excelente guia prático
Depois de mais de cinco anos desde a leitura de "O Monge e o Executivo", agora finalmente encontrei tempo para a leitura desse livro, que funciona como um guia prático para os ensinamentos do primeiro, que na verdade era um romance. Esperei tanto porque sabia que esse livro traria ótimas mensagens, que precisariam de tempo e concentração para serem absorvidas.

Não estava errado. Todos os ensinamentos de "O Monge e o Executivo" voltam nesse livro, mas dessa vez não na forma de uma história, e sim de um livro de negócios, ou auto-ajuda. Gostei bastante de todo o livro, dos assuntos conforme eles são divididos por capítulos e da forma como o autor desenvolve e escreve sobre o tema. Gostei das diversas citações de outros autores interessantes e tudo mais.

Enfim, é um livro para se ler, e não para se falar sobre antes de Lê-lo. É um livro para ser lido devagar (apesar de ter 135 páginas), porque são muitas as mensagens passadas. É um livro para se ler mais de uma vez na vida, voltando, quem sabe, todos os anos. E acima de tudo, é um livro para se colocar em prática, e não esquecer as lições depois da leitura, porque tornará o tempo investido inútil. Como o próprio autor diz, de nada adiantará ler esse livro se você não se esforçar para mudar depois dele.

Léia Viana 13/11/2010

“Lembre-se que dois terços dos funcionários não deixam a empresa... deixam o chefe.”
Gostei muito deste segundo livro de Hunter. A abordagem feita por ele do significado da palavra liderança contou com fatos pertinentes e rotineiros da vida profissional de cada um.

Não ocupo cargo de liderança, mas creio que, todos, independente da posição que ocupam em seu trabalho, têm o dever de se interessar sobre o assunto. Afinal, a convivência humana nas relações de trabalho é algo primordial e necessário, que não é de exclusividade apenas dos gestores, mas sim de todos, saber tratar bem seus colegas de trabalho, pessoas das quais convivemos durante tanto tempo, uns, oito horas diárias cinco vezes por semana, outros mais que isto, e, justamente por conviver tanto com indivíduos que não conhecíamos que não faziam parte de nossas vidas, é que temos que tornar o nosso dia a dia mais prazeroso.

No livro, ele discorre a respeito da teoria da pirâmide das necessidades de Maslow e a teoria de Herzberg, de motivação de comportamento do trabalho, que é uma lição e tanto para todos nós. “Motivar é influenciar e inspirar à ação.” Por isso, repito, o livro é para todos, pois não são apenas os líderes que nos inspiram muitas pessoas, em diversas posições na hierarquia da organização, pode sim, ter muita influência sobre nós em nosso trabalho, e, até mesmo em nossas vidas.

Outro destaque para o livro também, é a mudança de paradigma, como, por exemplo, os velhos padrões, a começar pela família: o pai no topo, a mãe no meio e as crianças na base (que hoje, nas famílias já não é sempre assim que todos se dispõem). Na igreja: o Papa abre a hierarquia, seguido pelos cardeais, bispos e padres e, por último os fiéis (a mudança de perfil da igreja católica, nos últimos tempos foi por causa dos fiéis, estes em último na base da hierarquia). Nas empresas: o presidente está no topo, diretores, supervisores, e gerentes vêm na sequencia e, finalmente, na base da pirâmide, os colaboradores. Quantas empresas hoje escutam seus colaboradores?

Um líder servidor é muito mais que um líder inspirador, motivador e que sabe ouvir, é aquele que sabe exatamente a diferenças entre poder e autoridade – poder é a capacidade de obrigar, por causa de sua posição já a autoridade é a habilidade de levar outros a fazerem – de bom grado – sua vontade.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6