Como se tornar um líder servidor

Como se tornar um líder servidor James C. Hunter
James C. Hunter
James C. Hunter

Resenhas - Como se tornar um lider servidor

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Clio0 13/11/2023

Um livro de cento e cinquenta páginas que poderia ter sido fácilmente reduzido a um terço disso.

Como é possível? Simples, os capítulos são redundantes. Isso acontece porque quem lê autoajuda normalmente tem algum tipo de dificuldade de entender conceitos básicos ou nunca foi exposto a tal.

Basicamente, Hunter repete a premissa: um líder é alguém que aceita responsabilidades e ajuda colegas, não quem apenas delega e assume créditos.

Uma obra sobre esse tema se tornou um sucesso de vendas pode ser creditada ao fato de que pela História Mundial, a maioria dos chefes vêm do mesmo grupo social que acredita que empregado é sinônimo de escravo e remuneração é favor.

Recomendo.
preta velha 13/11/2023minha estante
amo as tuas resenhas! ?

Vanessa 12/01/2022

Frases: Como se tornar um líder servidor
?A vida não é tanto o que nos acontece, mas a maneira como reagimos ao que nos acontece [...] Não podemos esquecer que liderança é caráter em ação, assim como desenvolvimento de liderança e desenvolvimento de caráter são a mesma coisa.?
?Devemos ter oxigênio (lucro) para sobreviver, mas não é por isso que existimos.?
?A influência deve ser adquirida, não há atalhos.?
?Respeito não é algo que você ganha quando se torna líder, o respeito é conquistado quando você é líder.?
?Relembre a definição de amor. O amor é uma escolha, a disposição de ajudar os outros e procurar o seu bem maior, independentemente de eles o terem conquistado ou ganho. ?O amor (liderança) não é uma tabela de Excel, na qual você cria colunas com pontos positivos e negativos das pessoas e depois aperta o botão para a soma automática, a fim de determinar se é devido algum respeito.?
?Nosso caráter é determinado por nossas opções.?

Vitoria.Milliole 11/10/2022

Bom, como já comentei por aqui antes, eu não li esse livro porque me deu vontade. Não é um gênero que me atrai, normalmente. Fui remunerada pra fazer uma resenha e, é claro, essa resenha que está sendo postada aqui não é a mesma que fui remunerada pra fazer kkkkkk

Pra início de conversa, o tema do livro é interessante e isso é inegável. Quando me passaram o título do livro, nem me atentei ao significado do título, que ficou claro assim que iniciei a leitura. Eu tinha me atentado às palavras "líder" e "servidor" isoladamente, sem reparar nelas juntas, que é do que se trata o livro. Liderança servidora. Um líder que também serve.

Apesar de óbvio, ao menos pra mim, que as coisas ditas aqui deveriam fazer parte de qualquer papel de liderança, acho que isso infelizmente não é tão claro aos líderes em geral. Eu não gosto de livros de autoajuda exatamente por isso: eles dizem o óbvio sobre situações óbvias e, quem procura ler, normalmente, são pessoas que não sabem executar o óbvio. Nesse caso, o mínimo que se espera de um líder. Eles ensinam um ser humano a ser humano, algo que deveria ser intrínseco a nós, mas, aparentemente, não é.

Apesar disso, traz algumas reflexões interessantes, como nessa passagem aqui: "A glória do ser humano, e o que nos prepara do resto do reino animal, é a possibilidade de fazer o que não é natural até que isso se torne parte integrante de nossa ?segunda natureza?. O que há de ?natural? em escovar os dentes pela manhã, em ler e escrever e em ajudar os outros? Já observou algum animal fazendo isso?"

Talvez ela contradiga um pouco o que eu disse sobre ser humano ser intrínseco ao ser humano. Não somos puramente guiados pela natureza, por instintos de sobrevivência e todas essas coisas, mas também por uma consciência. Uma consciência que nos faz ir contra muitos instintos e criar outros. Talvez não faça parte da nossa natureza sermos humanos, mas temos uma consciência e, sim, ela deveria funcionar para nos tornar mais humanos. Mas, a partir do momento que um líder precisa ler um livro pra aprender a liderar sem ser um carrasco, eu acho que essa consciência já falhou.

O tema do livro, como eu disse, é interessante e abre margem pra todas essas questões. O autor traz algumas vivências dele e de pessoas que falaram com ele como exemplo para algumas abordagens, o que eu gostei. Maaaas ? e aí vem o que eu tanto detesto na autoajuda ? ele parece dizer a mesma coisa TODA HORA! O livro é curto, escrito em tópicos extremamente curtos e, mesmo assim, ele consegue ser extremamente redundante. Sabemos que o tema do livro é liderança servidora, não precisa repetir a cada página que o leitor deve ser um líder servidor. Não precisa usar quinhentos exemplos pra abordar a mesma situação. É cansativo.

No mais, eu até recomendo o livro se você quiser estudar comportamentos humanos e afins. Agora, se você quer ser um líder servidor... bom, eu acredito que servidor, no sentido que o autor coloca, você é ou não é. Não se aprende a ser, se aprende a fingir. Mas, é, talvez valha a pena fazer isso até que se torne a sua "segunda natureza". Vai que dá certo.

PauloRCC 13/08/2010

Uma porta para a leitura
Todo atleta necessita de uma primeira atividade física para se apaixonar, e assim, praticá-la, fortalecendo seus músculos para fortalecer a sua atividade cada vez mas, atingindo seus limites.

A mente não é diferente. Para ser um atleta deste mundo, precisa de algo para se apaixonar e depois, assim, fortalecer.

Cito este livro como a verdadeira ponte para o espetacular mundo literário. Nada mais de estilos difíceis como Dom Casmurro ou A moreninha, livros que os professores forçam os alunos a ler, germinando assim em cada aprendiz, uma barreira para com a leitura.

Não digo que estas obras são ruins, mas, não são bem um chamativo litérário para os jovens de hoje em dia - fato que a série crepúsculo prova com muita facilidade.

Este livro abrange tópicos desde relacionamentos que falharam até dicas para ter uma carreira de sucesso. Texto não cansativo ou difícil.

Indico muito esta obra do James C. Hunter.

Alessandra.Goncalv 30/12/2020

Enriquecedor!
Recomendo a leitura a todos, mesmo os que não "acham que têm o dom da liderança".
Liderar não está no seu sangue.
Você simplesmente constrói isso.

William 23/07/2021

Ensinando a ser uma/um verdadeira/verdadeiro líder.
Nesse livro, Hunter dá uma explicação mais teórica sobre como tornar um líder servidor. É um livro curto, mais com muitas explicações importantes sobre liderança servidora. A leitura foi agradável e me levou todo o tempo a refletir sobre o texto. Uma das partes que gostei foi sobre liderança e amor. A liderança é feita de amor e amor não é somente sentimentos, mas de ação. Sugiro ler antes o Monge e o Executivo.

Kelly_domings 10/04/2022

Copia mas não faz igual ?
Esse livro basicamente abordou os conceitos do ?monge e o executivo: de volta ao mosteiro? de uma forma diferente

Ricardo 05/09/2022

Complemento de O Monge e o Executivo
É um complemento de O Monge e o Executivo, tendo um viés mais prático e menos filosófico que este último.
Traz muitas informações para aplicação no dia a dia, sendo parecido com um guia.
O autor reforça a importância de agir, e não ficar só no campo do conhecimento teórico, se q ideia for realmente mudar e melhorar.

Glauce 26/09/2020

O autor detalha a teoria sobre "liderança servidora", dando ênfase à mudança de atitudes para que possamos adquirir as habilidades necessárias a um bom líder

Erika Carmo 19/03/2021

Interessante!
Foi uma indicação do meu gestor! É interessante sim, com visões que podem expandir a forma como enxergamos várias situações dentro do ambiente de trabalho! É um livro que vale a leitura para quem é ou pensa em ser gestor!

Italo F 09/11/2022

O livro nos traz uma ideia no mundo perfeito do que é ser um líder. Nunca é fácil seguir o caminho 100%, mas nos traz algumas reflexões de como podemos ter atitudes que possa fazer uma diferença.

Ci 02/06/2020

Melhor que o que o inspirou
Achei o conteúdo bem objetivo, sem a necessidade de narrar uma estória, o autor pode ir "direto ao assunto".
É como uma receita de bolo, adicione um porção disso naquilo, que ficará bom...
Como Administradora, achei o livro muito inspirador, melhor do que o original "O Monge e o Executivo".

Fabiano1980 25/11/2021

Liderança e princípios
Do mesmo autor de o Monge e o Executivo, posso dizer que este livro deixou bem claro o quanto valorizar o material humano dentro das corporações é importante.
Saber lidar de forma afetuosa e disciplinadora com sua equipe, sendo um gerente "gestor" e não "opressor" faz com que o líder servidor seja bem visto e bem quisto dentro destes motes.
Caráter, o princípio básico para a formação de um "colaborador" dentro de uma organização, é essencial.
Uma leitura rápida, leve e didática. Recomendo.

Lodir 12/10/2010

Um excelente guia prático
Depois de mais de cinco anos desde a leitura de "O Monge e o Executivo", agora finalmente encontrei tempo para a leitura desse livro, que funciona como um guia prático para os ensinamentos do primeiro, que na verdade era um romance. Esperei tanto porque sabia que esse livro traria ótimas mensagens, que precisariam de tempo e concentração para serem absorvidas.

Não estava errado. Todos os ensinamentos de "O Monge e o Executivo" voltam nesse livro, mas dessa vez não na forma de uma história, e sim de um livro de negócios, ou auto-ajuda. Gostei bastante de todo o livro, dos assuntos conforme eles são divididos por capítulos e da forma como o autor desenvolve e escreve sobre o tema. Gostei das diversas citações de outros autores interessantes e tudo mais.

Enfim, é um livro para se ler, e não para se falar sobre antes de Lê-lo. É um livro para ser lido devagar (apesar de ter 135 páginas), porque são muitas as mensagens passadas. É um livro para se ler mais de uma vez na vida, voltando, quem sabe, todos os anos. E acima de tudo, é um livro para se colocar em prática, e não esquecer as lições depois da leitura, porque tornará o tempo investido inútil. Como o próprio autor diz, de nada adiantará ler esse livro se você não se esforçar para mudar depois dele.

Fabi 19/10/2022

Do mesmo autor ?O monge e o executivo?, vem complementar o tema de liderança servidora, mostrando que é a liderança vai além do cargo de chefia e do autoritarismo, e vem com aplicações práticas para quem realmente quer implementar esse tipo de liderança em sua vida profissional.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6