Como se tornar um líder servidor

Como se tornar um líder servidor James C. Hunter
James C. Hunter
James C. Hunter

Resenhas - Como se tornar um lider servidor

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

sloth1 11/04/2023

"Um bom exemplo é o do soldado que vai para o Vietnã, perde um braço e as pernas, volta para casa e se torna um viciado em heroína. Um colega de pelotão que passou pelas mesmas experiências, no entanto, se torna senador dos Estados Unidos. Para um mesmo estímulo, uma reação diferente".

Embora estimule que líderes tratem seus subordinados com o mínimo de empatia, o livro é uma baboseira liberal que beira ao desumano. Esse trecho é só um exemplo disso.

Ci 02/06/2020

Melhor que o que o inspirou
Achei o conteúdo bem objetivo, sem a necessidade de narrar uma estória, o autor pode ir "direto ao assunto".
É como uma receita de bolo, adicione um porção disso naquilo, que ficará bom...
Como Administradora, achei o livro muito inspirador, melhor do que o original "O Monge e o Executivo".

Lodir 12/10/2010

Um excelente guia prático
Depois de mais de cinco anos desde a leitura de "O Monge e o Executivo", agora finalmente encontrei tempo para a leitura desse livro, que funciona como um guia prático para os ensinamentos do primeiro, que na verdade era um romance. Esperei tanto porque sabia que esse livro traria ótimas mensagens, que precisariam de tempo e concentração para serem absorvidas.

Não estava errado. Todos os ensinamentos de "O Monge e o Executivo" voltam nesse livro, mas dessa vez não na forma de uma história, e sim de um livro de negócios, ou auto-ajuda. Gostei bastante de todo o livro, dos assuntos conforme eles são divididos por capítulos e da forma como o autor desenvolve e escreve sobre o tema. Gostei das diversas citações de outros autores interessantes e tudo mais.

Enfim, é um livro para se ler, e não para se falar sobre antes de Lê-lo. É um livro para ser lido devagar (apesar de ter 135 páginas), porque são muitas as mensagens passadas. É um livro para se ler mais de uma vez na vida, voltando, quem sabe, todos os anos. E acima de tudo, é um livro para se colocar em prática, e não esquecer as lições depois da leitura, porque tornará o tempo investido inútil. Como o próprio autor diz, de nada adiantará ler esse livro se você não se esforçar para mudar depois dele.

Felipe Sampaio 27/10/2011

Resenha: Como se tornar um líder servidor, James C. Hunter
Uma continuação do livro "O monge e o executivo" que aborda as características do líder servidor, sempre focando na mudança como sendo uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal. Nesse gerenciamento da mudança são retratados vários fatores relacionados ao caráter do indivíduo, percorrendo características que podem ser desenvolvidas, visando alcançar uma maturidade que possa tornar a pessoa que está seguindo essa visão de liderança e não de gerenciamento, um líder servidor.

CESAR 29/12/2010

SUPERAÇÃO
Muito interessante pode parecer uma mudança de comportamento e ou adapatação a um novo estilo de vida, ainda estamos longe de alcaçar tal façanha como esta história, mas não podemos deixaar de levar em conta que podemos sim tentar. Acredite, podemos tentar.

Léia Viana 13/11/2010

“Lembre-se que dois terços dos funcionários não deixam a empresa... deixam o chefe.”
Gostei muito deste segundo livro de Hunter. A abordagem feita por ele do significado da palavra liderança contou com fatos pertinentes e rotineiros da vida profissional de cada um.

Não ocupo cargo de liderança, mas creio que, todos, independente da posição que ocupam em seu trabalho, têm o dever de se interessar sobre o assunto. Afinal, a convivência humana nas relações de trabalho é algo primordial e necessário, que não é de exclusividade apenas dos gestores, mas sim de todos, saber tratar bem seus colegas de trabalho, pessoas das quais convivemos durante tanto tempo, uns, oito horas diárias cinco vezes por semana, outros mais que isto, e, justamente por conviver tanto com indivíduos que não conhecíamos que não faziam parte de nossas vidas, é que temos que tornar o nosso dia a dia mais prazeroso.

No livro, ele discorre a respeito da teoria da pirâmide das necessidades de Maslow e a teoria de Herzberg, de motivação de comportamento do trabalho, que é uma lição e tanto para todos nós. “Motivar é influenciar e inspirar à ação.” Por isso, repito, o livro é para todos, pois não são apenas os líderes que nos inspiram muitas pessoas, em diversas posições na hierarquia da organização, pode sim, ter muita influência sobre nós em nosso trabalho, e, até mesmo em nossas vidas.

Outro destaque para o livro também, é a mudança de paradigma, como, por exemplo, os velhos padrões, a começar pela família: o pai no topo, a mãe no meio e as crianças na base (que hoje, nas famílias já não é sempre assim que todos se dispõem). Na igreja: o Papa abre a hierarquia, seguido pelos cardeais, bispos e padres e, por último os fiéis (a mudança de perfil da igreja católica, nos últimos tempos foi por causa dos fiéis, estes em último na base da hierarquia). Nas empresas: o presidente está no topo, diretores, supervisores, e gerentes vêm na sequencia e, finalmente, na base da pirâmide, os colaboradores. Quantas empresas hoje escutam seus colaboradores?

Um líder servidor é muito mais que um líder inspirador, motivador e que sabe ouvir, é aquele que sabe exatamente a diferenças entre poder e autoridade – poder é a capacidade de obrigar, por causa de sua posição já a autoridade é a habilidade de levar outros a fazerem – de bom grado – sua vontade.

DIÓGENES ARAÚJO 04/05/2013

Auto ajuda de cabeceira
Nada muito diferente dos demais livros de auto-ajuda. Mas entre os outros, esse sem dúvidas é um dos melhores, um dos pouco de auto-ajuda que eu recomendo.

Lucas 21/07/2013

Mostra de uma maneira mais direto os princípios básicos de liderança presentes em o Monge e o Executivo. Para quem quer adentrar mais nessa área é um bom livro

Eli 31/08/2020

Bom!
Um livro que trás os ensinamentos da liderança servidora. O livro é bom, mas se você já tiver lido O monge e o executivo, ele se torna um pouco repetitivo.

Haruko.ishikawa 22/12/2020

Esse livro fala sobre a liderança e em específico a servidora, explica o que, e como se torna um.Tem uma linguagem simples e fácil de entender , com alguns explemplos.

Luiza Cristina 16/07/2016

Um livro pequeno com muitos ensinamentos.
Tão bom quanto o primeiro livro, "O monge e o executivo", esse traz as mesmas ideias de uma maneira mais aplicável, porém interessante da mesma forma.
Indispensável para todos que pensam em um dia se tornar líderes ou para aqueles que já são. Mas não menos importante para todas as outras pessoa, pois seus ensinamentos servem de aprendizado para nos tornarmos pessoas melhores, independente de nossos cargos. Como o próprio livro mostra, todos exercemos de alguma forma um papel de liderança, seja como pais, esposas ou maridos.
Com uma linguagem tranquila e leve, é um livro muito pequeno, mas que ensina muitas coisas. Ele também vem recheado de frases bem legais de diversos líderes, filósofos, cientistas, e etc. Vale muito a pena essa leitura que pode ser feita em um único dia.

Alexandre.Cozzolino 06/02/2021

Para encerrar o ciclo
Neste livro, James Hunter traz um compilado dos princípios da liderança servidora ensinados em seus dois livros anteriores ("O monge e o executivo" e "De volta ao mosteiro), que, aliás, caso não os tenha lido, recomendo fortemente, pois são livros incríveis.
De toda forma, para o bom entendimento e absorção dos princípios descritos neste livro, não é necessária a leitura dos dois livros anteriores.
Neste livro, você aprenderá um pouco sobre o conceito da liderança servidora e como estes princípios podem ser aplicados.
Não espere que este livro te faça mudar da água para o vinho, do dia para a noite. Como tudo na vida, a prática leva à perfeição, e este livro pode ser o manual para que você consiga, com persistência, se tornar um líder melhor, servindo de forma altruísta aos seus subordinados.

Carina 23/08/2020

O amor cura...
Assim como os outros livros de "O monge e o executivo" este livro nós diz sobre os princípios da liderança de uma forma explicativa e complementar.

Ao contrário do que muitos pensam, estes livros não é somente para líderes empresariais, mas pelo contrário, nos serve como parâmetros diários. Nós somos líderes em nossas famílias, como mães ou pais, como esposas ou maridos, enfim...

Ser líder é servir, é amar.

Natália 23/08/2020

Leitura rica para mentes abertas e muito aprendizado.
Esse livro esclarece de forma ampla como um líder deve ser, atributos necessários e atitudes que o faraó chegar ao sucesso e obter satisfação com o trabalho. É recheado de situações tóxicas e que devemos evitar e como lidar com elas. Essa leitura complementa toda linha de leitura administrativa e psicológica que ando lendo para aplicar no trabalho. As aplicações funcionam e são muito difíceis, não só com os funcionários, o grande desafio é com os pares da hierarquia que seguem outro tipo de liderança, que é a conhecida como tóxica e imponente. As pessoas devem ser humildes e cabeça aberta para praticar a leitura, pois é desafiador, mas muito gratificante.

RILDAO 21/06/2010

SER UMA PESSOA MELHOR!
É ENGRAÇADO COMO MUITAS VEZES ESPERAMOS MUITO DAS PESSOAS: AMIGOS, COLEGAS DE TRABALHO, FAMILIARES.
O SER HUMANO, EM SUA ESSÊNCIA, SEMPRE BUSCA E ESPERA , DE BOM GRADO, PELO RECONHECIMENTO DOS OUTROS.
MAS VÊM A PERGUNTA: O QUE DE FATO FAZEMOS OU FIZEMOS PARA TÊ-LO?
NO LIVRO DE JAMES HUNTER, É ABORDADO DE MANEIRA MUITO ENFÁTICA COMO AS PESSOAS DEVEM "PLANTAR" PARA COLHER.
ESSE TAL RECONHECIMENTO, QUE VAI ALÉM DE BOAS REMUNERAÇÕES, ESTÁ MUITO MAIS COMO EFEITO DE COMPORTAMENTO DE QUEM LIDERA. O LIVRO TRABALHA MUITO A ESSÊNCIA DE LÍDER, NO SENTIDO MAIS DE SER ALGUÉM QUE SERVE COMO EXEMPLO, QUE ENXERGA ALÉM DO TRABALHO FEITO, QUE VALORIZA O COMPROMISSO COM O SER HUMANO. MOSTRA QUE A PESSOA QUE TEM À MÃO UMA EQUIPE TEM DE SE COLOCAR À FRENTE, DAR VEEMENTE O EXEMPLO.
ESTÁ MUITO MAIS ENRAIZADO, DESDE A ÉPOCA DE JESUS, QUE SERVIA MAIS DO QUE ERA SERVIDO. ERA ALGUÉM QUE VIA ALÉM DAS LIMITAÇÕES DO SER HUMANO.
AS RELAÇÕES PROFISSIONAIS ESTÃO MUDANDO NESTE NOVO SÉCULO. TODOS TEM ACESSO À INFORMAÇÃO, TEM "DIREITO" A PENSAR, VERDADEIRAMENTE.
UM BOM LÍDER TEM QUE ENTENDER QUE SEU PAPEL VAI ALÉM DE METAS E RESULTADOS: ESTÁ VOLTADO PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO, PARA ESTE TAMBÉM DAR O SEU MELHOR NAQUILO QUE SE DISPÕE, SEJA EM SUA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL.
A LEITURA DO LIVRO NOS LEVA A UMA PROFUNDA REFLEXÃO QUE, SE TODOS OS MEIOS QUE VIVEMOS, TIVERMOS PESSOAS COM PERFIL EM SEREM LÍDERES, SERVIDORES, CERTAMENTE TEREMOS LUGARES BEM MELHORES. PARA VOCÊ QUE NÃO LEU E DESEJA ENTENDER COMO PODE SE TORNAR UMA PESSOA MELHOR, UM PROFISSIONAL MELHOR, É UMA LEITURA QUE LHE TRARÁ UMA ÓTIMA VISÃO A RESPEITO DO MUNDO. ESTOU CONTRIBUINDO, "SERVINDO-LHE" A DICA PARA ESTA BOA LEITURA!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6