Como se tornar um líder servidor

James C. Hunter

Resenhas - Como se tornar um lider servidor

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Fabi 19/10/2022

Do mesmo autor ?O monge e o executivo?, vem complementar o tema de liderança servidora, mostrando que é a liderança vai além do cargo de chefia e do autoritarismo, e vem com aplicações práticas para quem realmente quer implementar esse tipo de liderança em sua vida profissional.

Vitoria.Milliole 11/10/2022

Bom, como já comentei por aqui antes, eu não li esse livro porque me deu vontade. Não é um gênero que me atrai, normalmente. Fui remunerada pra fazer uma resenha e, é claro, essa resenha que está sendo postada aqui não é a mesma que fui remunerada pra fazer kkkkkk

Pra início de conversa, o tema do livro é interessante e isso é inegável. Quando me passaram o título do livro, nem me atentei ao significado do título, que ficou claro assim que iniciei a leitura. Eu tinha me atentado às palavras "líder" e "servidor" isoladamente, sem reparar nelas juntas, que é do que se trata o livro. Liderança servidora. Um líder que também serve.

Apesar de óbvio, ao menos pra mim, que as coisas ditas aqui deveriam fazer parte de qualquer papel de liderança, acho que isso infelizmente não é tão claro aos líderes em geral. Eu não gosto de livros de autoajuda exatamente por isso: eles dizem o óbvio sobre situações óbvias e, quem procura ler, normalmente, são pessoas que não sabem executar o óbvio. Nesse caso, o mínimo que se espera de um líder. Eles ensinam um ser humano a ser humano, algo que deveria ser intrínseco a nós, mas, aparentemente, não é.

Apesar disso, traz algumas reflexões interessantes, como nessa passagem aqui: "A glória do ser humano, e o que nos prepara do resto do reino animal, é a possibilidade de fazer o que não é natural até que isso se torne parte integrante de nossa ?segunda natureza?. O que há de ?natural? em escovar os dentes pela manhã, em ler e escrever e em ajudar os outros? Já observou algum animal fazendo isso?"

Talvez ela contradiga um pouco o que eu disse sobre ser humano ser intrínseco ao ser humano. Não somos puramente guiados pela natureza, por instintos de sobrevivência e todas essas coisas, mas também por uma consciência. Uma consciência que nos faz ir contra muitos instintos e criar outros. Talvez não faça parte da nossa natureza sermos humanos, mas temos uma consciência e, sim, ela deveria funcionar para nos tornar mais humanos. Mas, a partir do momento que um líder precisa ler um livro pra aprender a liderar sem ser um carrasco, eu acho que essa consciência já falhou.

O tema do livro, como eu disse, é interessante e abre margem pra todas essas questões. O autor traz algumas vivências dele e de pessoas que falaram com ele como exemplo para algumas abordagens, o que eu gostei. Maaaas ? e aí vem o que eu tanto detesto na autoajuda ? ele parece dizer a mesma coisa TODA HORA! O livro é curto, escrito em tópicos extremamente curtos e, mesmo assim, ele consegue ser extremamente redundante. Sabemos que o tema do livro é liderança servidora, não precisa repetir a cada página que o leitor deve ser um líder servidor. Não precisa usar quinhentos exemplos pra abordar a mesma situação. É cansativo.

No mais, eu até recomendo o livro se você quiser estudar comportamentos humanos e afins. Agora, se você quer ser um líder servidor... bom, eu acredito que servidor, no sentido que o autor coloca, você é ou não é. Não se aprende a ser, se aprende a fingir. Mas, é, talvez valha a pena fazer isso até que se torne a sua "segunda natureza". Vai que dá certo.

Mari 15/09/2022

Excelente
Não sou muito adepta de livros de auto-ajuda, mas este eu amei. Talvez por acreditar que a liderança vai além do autoritarismo e da questão hierárquica dentro da organização. É uma leitura bem rápida e rica em reflexões sobre como desenvolver a habilidade liderança, que vale para todos, não só para quem ocupa cargos altos.

Ricardo 05/09/2022

Complemento de O Monge e o Executivo
É um complemento de O Monge e o Executivo, tendo um viés mais prático e menos filosófico que este último.
Traz muitas informações para aplicação no dia a dia, sendo parecido com um guia.
O autor reforça a importância de agir, e não ficar só no campo do conhecimento teórico, se q ideia for realmente mudar e melhorar.

Carol 08/08/2022

O amor
O livro ensina algumas técnicas de ter uma boa relação com as pessoas tanto pessoal como profissional.
Fala que para ser um bom líder precisa treinas as habilidades de amar, de ter paciência, humildade, respeito, saber perdoar, ter honestidade e compreensão.

Laura 17/07/2022

Como se tornar um líder servidor
Que livro! Muito esclarecedor e importante. A forma como nós lideramos diz muito sobre o nosso próprio caráter.

Kelly_domings 10/04/2022

Copia mas não faz igual ?
Esse livro basicamente abordou os conceitos do ?monge e o executivo: de volta ao mosteiro? de uma forma diferente

Laura 28/02/2022

Como se tornar um líder servidor.
Que leitura! Amei este livro!! Vou começar a colocar em prática as dicas! Ele me ensinou que ser líder é muito mais que só liderar!

Renata1004 27/02/2022

Líder Servidor ?
O amor cura as pessoas... tanto aquelas que dão quanto aquelas que recebem.
DR. KARL MENNINGER
A gente o amor do autor em repassar tanto ensinamentos pra os leitores!
quanto aprendizado, esse livro me tonteou uma humana melhor, como é importante servimos ao lideramos!
Amei cada citação de várias autores
importante!

Juan.Caio 12/02/2022

Um livro de princípios de O Monge e o Executivo
Esse livro é basicamente a essência do livro O Monge e o Executivo trazendo os princípios de forma direta que vem de forma implícita no livro O Monge e o Executivo.

Vanessa 12/01/2022

Frases: Como se tornar um líder servidor
?A vida não é tanto o que nos acontece, mas a maneira como reagimos ao que nos acontece [...] Não podemos esquecer que liderança é caráter em ação, assim como desenvolvimento de liderança e desenvolvimento de caráter são a mesma coisa.?
?Devemos ter oxigênio (lucro) para sobreviver, mas não é por isso que existimos.?
?A influência deve ser adquirida, não há atalhos.?
?Respeito não é algo que você ganha quando se torna líder, o respeito é conquistado quando você é líder.?
?Relembre a definição de amor. O amor é uma escolha, a disposição de ajudar os outros e procurar o seu bem maior, independentemente de eles o terem conquistado ou ganho. ?O amor (liderança) não é uma tabela de Excel, na qual você cria colunas com pontos positivos e negativos das pessoas e depois aperta o botão para a soma automática, a fim de determinar se é devido algum respeito.?
?Nosso caráter é determinado por nossas opções.?

eupoetizo 05/12/2021

Rascunho 16
Este é o terceiro livro da trilogia do ?o monge o e o executivo?, gostei da leitura, mas confesso que entre todos o best-seller é o melhor.

Fabiano1980 25/11/2021

Liderança e princípios
Do mesmo autor de o Monge e o Executivo, posso dizer que este livro deixou bem claro o quanto valorizar o material humano dentro das corporações é importante.
Saber lidar de forma afetuosa e disciplinadora com sua equipe, sendo um gerente "gestor" e não "opressor" faz com que o líder servidor seja bem visto e bem quisto dentro destes motes.
Caráter, o princípio básico para a formação de um "colaborador" dentro de uma organização, é essencial.
Uma leitura rápida, leve e didática. Recomendo.

Estante Atípica 07/11/2021

Um livro que tem muito a agregar na vida pessoal e profissional dos leitores. Os ensinamentos que são expostos em seu livro O monge e o executivo aparecem por aqui de forma mais didática e direta. E mesmo quem não teve ainda a oportunidade de ler O monge e o executivo, nesse livro irá aprender os princípios de uma liderança servidora.

Renan Fogaça 24/10/2021

O livro é bom, um compilado das principais ideias do "Monge e o Executivo" e "De volta ao Mosteiro". Classifico como uma leitura complementar, mas dispensável, esperava mais já que os dois primeiros livros me impactaram bastante.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6