Não Entre em Pânico

Neil Gaiman

Resenhas - Não Entre em Pânico

Gabriel Farias Martins 16/04/2024

2001DA42
Foi ótimo conhecer mais sobre essa figura tão marcante, e a escrita do Gaiman torna isso ainda melhor.
Passamos rapidamente pela infância de D. Adams e partimos com uma profundidade maior na sua vida relacionada a escrita.
Sempre muito criativo e igualmente fora dos prazos.
Uma mente que borbulhava ideias.
Se você gosta do "Guia" sem dúvidas é uma leitura válida, com ela vai aprender um pouco mais do contexto de vida do autor durante o período de produção de cada livro, parte de suas opiniões e dificuldades e também projetos paralelos.
O Guia segue vivo, carregue sua toalha e não entre em pânico.

MizukaYoshino 31/05/2023

Ter a história de um grande escritor contada e organizada por Neil Gaiman é algo completamente genial, ou seja, Douglas Adams!

de Paula 30/05/2021

O legado
Douglas Adams foi um dos maiores escritores que a humanidade teve a honra de conhecer, além é claro, do universo. Sua obra é incrível, mais ainda, sua vida extraordinariamente estranha e comum e sou ainda mais fã de tudo o que conheço sobre esse humorista inglês que escrevia por hobby.

É uma biografia sobre a obra do mochileiro intergaláctico, como o Guia se tornou essa grande obra para todos os aventureiros do universo, como os processos de criação funcionavam e o que Douglas valorizava.

O biógrafo é Neil Gaiman, outro célebre autor e fã de Douglas Adams, que teve a oportunidade de acessar entrevistas e informações sobre o Guia e outras obras realizadas em vida e após isso do grande herói ou não. Até mais e obrigada por tudo!

Não posso deixar de registrar a tentativa de iniciar e finalizar a leitura no dia da toalha, como tributo ao autor que conheci o ano passado e se tornou um dos meus favoritos e mais admirado pelo seu humor, determinação e irreverência.

Will 21/05/2021

Não entre em pânico...
... porque mais do que uma biografia, esse livro é uma homenagem a vida e obra de Douglas Adams, com direito a um catálogo de obras de rádio, livros, quadrinhos, séries e peças de teatro originadas pela extraordinária vida do primeiro DNA documentado, Douglas Noel Adams (batendo a descoberta que levou ao Nobel em um ano, chupa essa Watson e Crick!).
Neil Gaiman consegue trazer referências ao guia em todas as páginas, embora a página 42 seja frustrantemente comum, igual a Resposta.
Mas faz parte da Pergunta, eu acho.
Enfim, espero que saibam onde a toalha de vocês está, porque tá chegando o dia.

Raquel 31/01/2021

Para fãs d'O Guia do Mochileiro
Você, fã d'O Guia do Mochileiro das Galáxias e de Douglas Noel Adams, não pode ficar sem ler este exemplar. Neste livro, Neil Gaiman conta toda a história de Douglas, do seu nascimento a sua morte. Todo seu arquivo foi construído por meio de entrevistas que fez com o próprio escritor enquanto vivo, e também do que ouviu de seus amigos pessoais e colegas profissionais antes e após sua morte.

O livro é muito divertido e te faz viajar na vida de DNA, sofrer as suas angústias com os prazos e entender mais a fundo a evolução dos seus livros. Eu, que me considerava uma admiradora, percebi que pouco ou quase nada sabia sobre esse ser tão fascinante, que além de escrever a melhor série de humor dos últimos tempos (de rádio, com adaptações para livro, teatro, televisão e filme - ou seja, ele escreveu a mesma obra 5 vezes), ainda se aventurava no, até então, mundo novo da computação e programação e da natureza. Douglas fez uma viagem ao redor do mundo para observar e catalogar animais em vias de extinção, dando um pulo inclusive aqui no Brasil.

Essas e outras curiosidades, você lê neste livro repleto de detalhes maravilhosos e com uma abundância ridícula de humor britânico. Me senti tendo uma longa conversa com um amigo íntimo. Um amigo íntimo muito engraçado, diga-se de passagem.

Meire 21/11/2020

Só leiam!
Bem, quem escreveu foi Neil Gaiman, então o livro é ótimo de ler e conta a história de Douglas Adams com várias citações do próprio, o que dispensa maiores comentários.
Só leiam!

Ana Gouvêa 21/09/2020

Que delícia
Ando com vontade de reler o Guia há algum tempo, Não Entre em Pânico apenas atiçou o ânimo - além de incluir mais um livro na série \o/

kunstkato 04/06/2018

Pronto para uma nova chance ao Guia
Bom, minha experiência com o Guia não foi tão boa assim. Os três primeiros volumes, me deixaram bem feliz em ler. Mas os dois últimos, meu deus do céu.
Agora sei o motivo. Depois de ler esta biografia maravilhosa, sei como compreender melhor a "estrutura narrativa" que o guia proporciona.
Saber como um escritor trabalha, o que ele quis dizer com sua obra, seus anseios e suas vontades.

@Agulha3al 18/08/2017

Recomendo, mas não foi pra mim!
No momento ando fazendo muitas coisas e o estilo de narrativa não me prendeu. Nada impende te tentar ler ele no futuro.

site: https://medium.com/@Agulha3al

Rafael 15/04/2017

Não fiquei em pânico
Neil Gaiman conseguiu transformar uma biografia em um texto fácil de ser lido e que prende o leitor. Douglas Adams certamente está entre os meus escritores favoritos, por isso foi muito interessante entender melhor os bastidores da criação de suas obras. Um livro quase obrigatório para os fãs do Guia e de Dirk Gently.

ehriq 28/04/2015

não há aqui a necessidade de contar os detalhes do autor ou do livro. isso, outras obras fazem bem. mas Gaiman mostra como os dois se relacionaram, autor e obra(s), e como se influenciam mutuamente. e Gaiman consegue demonstrar um grande respeito ao Adams.

Coruja 03/03/2015

Não costumo ler muitas biografias. Não porque tenha alguma coisa contra elas – é mais uma questão de que ao ir à livraria, a maior parte dos títulos que você encontrará em destaque na sessão dedicada a elas será de celebridades contemporâneas que muito pouco me interessam.

Como quem vê cara não vê coração, acabo passando ao largo e nunca paro realmente para olhar o que existe de disponível em termos de biografias.

Volta e meia, contudo, uma delas me cai em mãos. Ano passado mesmo eu li parte das memórias de Winston Churchill, outro volume sobre Sir Richard Francis Burton e mais um sobre o Gaiman. Alguns outros títulos me chamaram a atenção quando lançados e entraram na lista de futuras leituras.

Não Entre em Pânico foi um desses volumes, e para minha felicidade, eu acabei ganhando-o de presente de Natal e assim ele veio parar na minha lista do Desafio Corujesco.

Há muitos motivos para se empolgar com essa biografia: primeiro, é sobre o Douglas Adams, um dos mais consagrados autores de humor e ficção científica; segundo, acompanha passo-passo a criação da fantástica série literária O Guia do Mochileiro dos Galáxias e terceiro, o autor é o Neil Gaiman.

Gaiman não é um biógrafo imparcial e isso é bastante claro em todas as páginas do livro – o carinho que ele tem tanto por Adams quanto por sua obra aparece nas entrelinhas. A narrativa é conduzida com uma informalidade que torna Não Entre em Pânico ainda mais saboroso: existe uma impressão de intimidade entre leitor, biógrafo, biografado e os amigos que emprestam seus testemunhos em várias entrevistas.

Dei boas risadas com algumas passagens – em especial a incapacidade crônica de cumprir qualquer tipo de prazo, surpreendi-me com o fato de que alguém que escrevia coisas tão engraçadas quanto o Adams sofresse com crises de depressão, e fiquei morrendo de vontade de reler o Guia.

Creio que mesmo que eu não fosse uma fã do trabalho do Adams, ainda assim Não Entre em Pânico seria uma leitura interessante por apresentar os bastidores não apenas da escrita da obra, mas de suas inúmeras adaptações para rádio, televisão, teatro, jogos e cinema. Em resumo? Eu adorei o livro e recomendo-o para todo mundo!

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2015/03/desafio-corujesco-2015-uma-biografia.html

San 07/11/2014

Vale a pena
Eu poderia escrever um texto enorme rasgando seda pra esse livro, então, vamos poupar um pouco de tempo para nós, OK?
É obrigatório para quem tem prazer em ler qualquer coisa que o Neil Gaiman escreve, assim como é obrigatório para qualquer fã de Douglas Adams.
Eu recomendo até para quem nunca leu nada, nem do Neil Gaiman, nem do Douglas Adams, é uma ótima maneira de conhecer ambos os escritores. Tomo como regra que se este livro é bom, todo o resto dos mundos criados pro Neil e Douglas é melhor ainda.