Anelisa Sangrava Flores

Anelisa Sangrava Flores Anderson Henrique

Resenhas - Anelisa sangrava flores

Livros Encantos 10/09/2015

Anelisa Sangrava Flores - Blog Livros Encantos

A autor consegue colocar o leitor em reflexão sobre muitos temas ...
São 13 contos, a escrita do autor é perfeita, intensa em cada colocação, em cada pensamento e a cada conto confesso que parei para refletir sobre a mensagem contida.
Todos os contos fluiram muito bem, 03 deles se destacaram muito para mim. Para quem não conhece a escrita do autor, leiam vale muito a pena. Quando a Francine do Blog My Queem Side comentou que esse livro é um de seus favoritos, fiquei muito curiosa com o livro, e o livro merece grande destaque, pela escrita perfeita e refletiva.

O Gigante

Conta a história de Jurandir que logo ao nascer, suas mãos eram enormes, ficando desproporcional ao resto do corpo, sua mãe o acolheu com muito amor, a mãe sempre ajeitando a situação ajeitando suas mãos embaixo da manta, e logo se normalizou , logo após seus dentes nasceram com um brilho omo o sol, a mãe mais uma vez vou dando um jeito, ele continuou a crescer já em sua adolescência cresceu em uma margem absurda.
Jurandir conseguiu alguns empregos, mas como ele continua enorme, começo a causar alguns estragos, a sociedade o rejeitou, ele se sentia rejeitado. Em uma noite toma uma decisão...
Eu amei esse conto e me fez refletir que infelizmente vivemos em uma sociedade totalmente cômoda, onde ainda acha que é mais fácil e menos trabalhoso recusar, negar, do que fazer adaptações ao novo. Temos espaço para todos,é triste ver pessoas desistir de achar seu espaço devido a tanta hipocrisia.

Anelisa sangrava rosas

Desde que nasceu, seguindo a tradição sua placenta foi enterrada e nesse local nasceu flores. em cada dor que sangrava nasciam flores.
E após sua faculdades , ela se envolve com causas sociais, logo se destaca por todo seus empenho, em uma protesto, logo estão em uma parede humana, eles continuam firmes, ao começarem a receber ameaças os demais integrantes começam a se assustar e Anelisa fica firme em sua posição, muitos desistem, quando algo acontece.... e ali naquele local se formou um lindo jardim com as mais variadas flores.

Conto O BEIJO

Um beijo de surpresa e transformou duas vidas, a dele que viu nela algo novo, uma novo frescor em sua vida tão certinha, ela sempre cheia de vida, após um reencontro eles começam uma relação, a cada dia ela tinha um lista com novas e inusitadas coisas a fazer, por algum tempo ele achou tudo bem empolgante, mas após levarem um mendigo para casa e ficarem seus pertences. Ele resolveu dar um basta. Mesmo sentindo muito sua falta. Após algum tempo ele recebeu um recado agradecendo a ele por poder proporcionar os melhores dias de sua vida...
Um conto que lindo, que vale salientar que cada momento é único, por isso é essencial viver cada momento como se fosse o último, valorizar os momentos simples, pois muitas vezes o tempo se torna curto ... e não volta mais.

site: http://www.livrosencantos.com/2015/09/anelisa-sangrava-flores-anderson.html

Dose Literária 19/06/2015

O Realismo Fantástico nos contos de Anderson Henrique... Anelisa Sangrava flores
Recebi de cortesia do autor Anderson Henrique o seu livro Anelisa Sangrava Flores, publicado pela Ed. Penalux. Já tinha me atraído pelo livro há algum tempo, lendo algumas resenhas em blogs, pois o título e a capa do livro me chamaram a atenção. Ainda mais por se tratar de um livro de contos, com a temática de Realismo fantástico, com quem flerto vememquando...

Pois bem, gentilmente Anderson me enviou seu livro, com uma linda dedicatória e logo que me senti apta a embarcar nessas aventuras iniciei a leitura do mesmo. Para minha completa satisfação, foram páginas devoradas em pouco tempo, que me deixaram entorpecida por narrativa tão fluída e sobretudo, intensa.

O livro conta com 124 páginas, divididas em 13 histórias e um prefácio. Neste, Luciano Prado compara os textos de Anderson Henrique aos de Borges e Cortázar, mas eu não me atreveria a discordar, embora ele não me remeta a esses dois autores [creio que por ter lido tão pouco deles não poderia fazer essa comparação.], mas certamente a leitura me lembrou a escrita de Moacyr Scliar, em vários momentos da leitura... E como sou apaixonada por Scliar, os contos de Anderson me soaram perfeitamente maravilhosos...

Continue lendo em

site: http://www.doseliteraria.com.br/2015/05/o-realismo-fantastico-nos-contos-de.html

Na Literatura Selvagem 07/04/2015

O Realismo Fantástico de Anderson Henrique, em Anelisa sangrava flores...

O primeiro deles é intitulado Gigante, em que conhecemos a história de Jurandir, que se mostrou grandioso desde seu nascimento e que por causa disso sofreu com algumas situações peculiares. O simbolismo que encontrei naquelas linhas é de alguém que - por se mostrar diferente dos demais, vira alvo daqueles que não enxergam beleza na diversidade e condenam o indivíduo ao isolamento.

Continue lendo em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2015/04/o-realismo-fantastico-de-anderson.html

Julia G 11/03/2015

Anelisa sangrava flores
Depois de terminar a leitura de Anelisa Sangrava Flores, de Anderson Henrique, tive de refletir muito antes de decidir o que exatamente gostaria de escrever sobre o livro. Talvez meu comentários não sejam tão claros ou racionais quanto deveriam, mas neste momento as palavras me guiam - não eu a elas.

Anelisa é um livro de contos, que se inserem na categoria "fantástica", e talvez não haja melhor definição para cada um deles. Anderson deixa a imaginação fluir em cada pequena estória, trata de seres já conhecidos, como vampiros e gigantes, mas também cria seus próprios, como a protagonista do conto que dá nome ao livro.

Com uma narrativa bem desenvolvida, o autor surpreende pela fluidez de seu texto. Os contos, curtos por sua própria natureza, decorrem com tal rapidez que é fácil flagrar-se querendo aprofundar o enredo e conhecer mais. Pelas informações que obtive, este é o primeiro livro do autor, mas não existe qualquer superficialidade ou desajuste que por vezes são perceptíveis em obras de autores "iniciantes". Gostei realmente da obra, especialmente porque me vi mergulhada em cada conto sem questionar, e percebi que queria mais.

Em cada conto, também, percebem-se toques de melancolia e doçura, sentimentos nostálgicos e, quase sempre, românticos. Essas características são essenciais para a beleza do texto, e parecem mostrar uma faceta idealista do autor: pode ser apenas impressão, mas os citados elementos estavam presentes em todo o livro, o que me levou a construir essa percepção.

O único ponto controverso na obra foi que havia tantos elementos fantásticos e tantos aspectos subentendidos que, em alguns dos textos, fiquei por horas tentando entender se havia uma construção surrealista e um significado maior por trás, ou se o texto se limitava a dizer o que queria dizer, sem sentidos ocultos, por meio de linguagem figurada. Isso porque, em alguns textos, essa significação não dita está clara; em outros, eu realmente não consegui identificar, além do fantástico pelo fantástico.

De maneira geral, Anderson Henrique me surpreendeu, seja pela criatividade ímpar, seja pela desenvoltura na escrita e aprofundamento comedido de cada conto. Tenho de agradecer o contato e a oportunidade de conhecer seu trabalho, que se tornou uma ótima companhia em noites de insônia.

site: http://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2014/09/anelisa-sangrava-flores-anderson.html
Monalisa (Literasutra) 19/01/2016minha estante
Julia, gostei muito da sua resenha. E sabe o que é mais interessante? Justamente o que você cita como sendo o ponto controverso é o que me fez dar 5 estrelas pra ele. Gosto muito do que não é dito, do que não é explícito... Essas coisas que abrem espaço pra minha própria interpretação.
Virei leitora do seu blog! :)

Julia G 05/09/2016minha estante
Oi Monalisa, só vi seu comentário agora. (demorou um pouco, né? rsrs Mas o skoob não avisou).
Que bom que você gostou da resenha, espero mesmo que você continue lendo o Conjunto da Obra. Grande beijo!

Lê Vieira 19/02/2015

Acho que quem acompanha as resenhas e divulgações aqui no blog deve ter percebido que gosto de falar de obras nacionais, claro que não me privo de ler livros de autores de fora, mas a literatura nacional passou a ocupar um espaço especial no meu coração, por este motivo não hesitei quando me foi dada a oportunidade de ler "Anelisa sangrava flores". Não tenho por costume ler contos, na verdade eu estou começando a me adaptar a essas histórias mais curtas, mas ainda preciso de um trabalho extra do autor para me prender em poucas páginas de cada narrativa.

Composto por 13 contos, este livro conseguiu me surpreender de forma positiva, já que ficou evidente que o autor possuí uma versatilidade incrível. Através de suas palavras eu conseguia imaginar perfeitamente os ambientes criados por ele e estes não se repetiam nos demais contos, cada um tinha um toque diferente e especial, mesmo que a proposta fosse uma literatura fantástica, ele não se tornou repetitivo.

Os contos não são sobre Anelisa, o que reforça a ideia de que estes não foram escritos para serem complementados, cada qual tem seu objetivo, sua mensagem e seu grau de envolvimento com o leitor. Não irei resumir todos os contos, pois acredito que este é o fator surpresa que possa atrair novos leitores.

Como sou muito apegada aos personagens e eu preciso aprender a arte do desapego para conseguir ler contos, este livro me deixou um pouco sofrida. Eu não consegui rever nenhum dos protagonistas e isso fez com que eu evitasse me apegar um pouco. Você que está lendo isso deve estar imaginando que eu sou louca, já que contos são curtos mesmo, mas eu ficaria mais feliz se pudesse ter lido um pouco mais de cada personagem.

O autor tem uma escrita muito boa e de fácil compreensão, claro que por se tratar de algo mais fantástico é preciso que o leitor mantenha o foco e use um pouco da imaginação para compreender os diversos "mundos" criados pelo Anderson.

site: http://www.confraria-cultural.com/2014/11/resenha-anelisa-sangrava-flores.html

Dressa Oficial 15/01/2015

Resenha - Aneliza sangrava flores
Olá, tudo bem com você?

Resolvi me aventurar mais uma vez em um livro de contos, confesso que não sou muito fã de contos pois normalmente nunca entendo os que eles querem dizer no final, mas ao contrário deste eu consegui entender todas as histórias e até gostei de muitas delas.

O livro conta sobre 13 contos, e um dos contos leva o nome do livro, este em específico relata a a vida de Anelisa que desde criança quando se cortava o sangue caia no chão e uma flor nascia, ela se mostrou uma moça muito guerreira durante toda sua vida, lutou pelos direitos e sempre ficou a frente de seu povo.

Outro conto que me agradou bastante foi O Gigante que conta a história de uma criança que nasceu com a mão enorme, depois que cresceu os dentes ficaram iluminados e depois de um tempo se tornou uma pessoa enorme e para não prejudicar as pessoas que amava acabou dormindo na pedra da Gávea no Rio de Janeiro e pode acordar a qualquer momento quando se sentir mais seguro.

Todos os contos apesar de terem algum elemento fantástico na história são história reais que podem ser facilmente vividas por mim ou por você e isso deixou os contos muito mais interessantes.

A edição do livro está ótima, letras em bons tamanhos, capítulos separados, tem narrativa feita em terceira pessoa e na primeira pessoa e não encontrei nenhum erro de edição, adorei a escrita de Anderson e com certeza é um livro de contos que pode agradar muito mais pessoas.

Tem um conto que gostei bastante também que se chama O Beijo conta a história de um rapaz que ao sair de uma cafeteria acaba sendo agarrado por uma moça que o beija sem pudores e acaba indo embora depois do beijo e faz que o rapaz a procure em todos os cantos, os dois se encontram novamente e acabam tendo um relacionamento amoroso muito bonito e ele acaba descobrindo o segredo desta mulher misteriosa e inconsequente.

O livro tem poucas páginas, os contos são curtos é um livro muito fácil e rápido de ler e o mal de livros que possuem contos talvez seja serem curtos demais, mas eu adorei a escrita do autor e com certeza se você pensa em dar uma chance a este tipo de gênero vale a pena começar por "Anelisa Sangava Flores".

Quero agradecer o autor que concedeu este exemplar para ler em parceria e dizer que passei horas muito agradáveis lendo seu livro e desejo imenso sucesso em sua carreira.

Beijos

Até mais...

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2015/01/resenha-anelisa-sangrava-flores.html

Francine 12/12/2014

Contos que encantam; encantos que contam...
Anelisa Sangrava Flores é uma coletânea de 13 contos do autor Anderson Henrique, que conquistou minha admiração com o seu talento! O livro ingressou para os meus favoritos pela qualidade e sensibilidade de cada conto. Vale a pena conhecer a obra!

Minha resenha foi publicada em vídeo e convido você a assisti-la no blog:

site: http://myqueenside.blogspot.com.br/2014/12/resenha-57-anelisa-sangrava-flores.html

Thais 14/09/2014

'Anelisa Sangrava Flores', lançado recentemente pela Editora Penalux, é o primeiro solo do autor Anderson Henrique, que anteriormente dividiu as paginas com outros autores em títulos como: Dramas Urbanos, Dimensões.br, Grimoire dos Vampiros e Ufo - Contos não identificados pela editora Literata.

O livro reúne treze contos que misturam personagens e situações da vida real com seres e situações extremamente surreais. Uma seleção de pequenas histórias com características da literatura fantástica, mas que traz em si grandes motivos para quem está lendo parar e refletir.

Infelizmente 'Anelisa Sangrava Flores' me pegou em um momento delicado da vida, onde estava difícil lidar com meu emocional, então acredito que não surtiu o efeito esperado em mim. E uma leitura que tinha tudo para ser fluída e rápida acabou se tornando estendida. O que em momento algum significa ser culpa do autor e sim da minha falta de concentração durante um momento delicado da minha vida. Então preferi ler entre dois e três contos por semana, o que não prejudicou a leitura, visto que o ideal é justamente você degustar, engolir e digerir a mensagem transmitida em cada conto.

Quanto a narração eu achei ótima, pois mesmo sendo vários contos escrito por um mesmo autor a impressão que dava era a mesma de diversificação que temos ao ver um bom ator interpretando diferentes papeis no cinema. Algumas vezes tínhamos uma história em primeira pessoa, outras vezes em terceira. E isso fez todo um diferencial.

Meus contos favoritos foram 'O Gigante', 'A Previsão de José Pascoal', 'Pescaria Noturna' e principalmente 'O Beijo', que foi uma das leituras mais descontraídas do livro, e que transmitiu algo que estamos cansados de ouvir e de falar, mas que raramente praticamos: viver cada momento como se fosse o ultimo.

No geral tenho a dizer que essa foi a minha primeira experiencia com um livro de contos, e provavelmente a minha primeira experiencia onde o razoável e o absurdo estão separados por uma membrana tão sutil. Realmente recomendo a leitura para aqueles que gostam desse tipo de contos e que principalmente gostam de ler nas entrelinhas, refletir e buscar entendimento dessa grande metáfora que é a vida.

NO BLOG: http://migre.me/lDpxI

Kah 30/08/2014

[Resenha] Anelisa Sangrava Flores - Anderson Henrique
Resenha, sem spoiler, no blog ;)

site: http://leitoravoraz.com.br/2014/08/anelisa-sangrava-flores-anderson-henrique/