Harry Potter and the Goblet of Fire

Harry Potter and the Goblet of Fire J.K. Rowling

Resenhas - Harry Potter and the Goblet of Fire

Camilla 01/08/2020

Minha experiência lendo pela primeira vez já adulta
Esse livro é brilhante. Definitivamente meu favorito da série até agora.
A história começa a partir da casa da família Riddle. Bem cedo, o leitor já sente que o tom desse volume será completamente diferente dos outros, e ele cumpre o papel de amadurecer a história e torná-la muito mais sombria.
Eu amei tanto os elementos inéditos: a Copa do Mundo de Quidditch, o Triwizard Tournament, os elfos e os novos personagens. Mas também foi impressionante como a J.K. Rowling conseguiu me aproximar dos protagonistas, me encantando pela evolução de cada um deles. O final foi extremamente satisfatório, que foi um problema que eu tive com os dois volumes anteriores: eu fiquei triste, preocupada, mas terminei o livro com o coração quentinho.
O único problema que eu vi aqui foi o despejo de informação em alguns diálogos, principalmente na segunda metade. Por ser um livro infantojuvenil, a autora explica tudo aos detalhes, sem deixar espaço para o leitor raciocinar.
O Cálice de Fogo definiu para mim que essa é uma série indispensável.

Natalia 24/01/2021

Em Cálice de Fogo a gente percebe claramente a transição de uma saga infantil para um saga adulta, com a introdução sobre o passado de Voldemort e com a primeira morte de um amigo. :(
Além disso, também vemos o amadurecimento do Harry tanto pessoalmente quanto no conhecimento sobre a magia, na medida que ele passa pelas provas do Torneio Tribruxo.

- We are only as strong as we are united, as weak as we are divided. Lord Voldemort?s gift for spreading discord and enmity is very great. We can fight it only by showing an equally strong bond of friendship and trust. Difference of habit and language are nothing at all if our aims are identical and our hearts are open.

Um diálogo tão real e atual.

analeet 22/01/2023

"There was no point worrying yet, he told himself, as he got into the back of the Dursleys? car. What would come, would come . . . and he would have to meet it when it did."

Leonardo 03/06/2021

Nesta aventura, o feiticeiro cresceu e está com 14 anos. O início do ano letivo de Harry Potter reserva muitas emoções, mágicas, e acontecimentos inesperados, além de um novo torneio em que os alunos de Hogwarts terão de demonstrar todas as habilidade mágicas e não-mágicas que vêm adquirindo ao longo de suas vidas. Harry é escolhido pelo Cálice de Fogo para competir como um dos campeões de Hogwarts, tendo ao lado seus fiéis amigos. Muitos desafios, feitiços, poções e confusões estão reservados para Harry. Além disso, ele terá que lidar ainda com os problemas comuns da adolescência amor, amizade, aceitação e rejeição.

Esse bruxinho continua me surpreendendo a cada livro que passa, esse se tornou o meu favorito até agora. Muito bom.

-natalia 19/03/2024

Nem preciso dizer que amei a releitura. O Cálice de Fogo é um dos meus favoritos da saga, e reler no idioma original me permitiu um novo olhar para a história, com atenção a alguns detalhes que foram quase "novos" para mim. Percebi que determinados aspectos são mais emocionantes no filme, vendo a situação acontecer, e que em outras questões é ótimo poder ter o aprofundamento que a adaptação não traz. Estou me segurando para não começar A Ordem da Fênix agora mesmo!

"If you want to know what a man's like, take a good look at how he treats his inferiors, not his equals."

LyaA. 03/10/2022

Meu livro favorito de toda a série!! Os personagens foram bem mais desenvolvidos, amei o fato de ele se basear cronologicamente no campeonato, amo livros assim, inclusive me lembrou o primeiro de ?Trono de vidro?. Além disso o final é super instigante

Andre 15/12/2021

J K Rowling parece que acrescentou mágica não só na história mas na escrita, é impressionante como vc não quer parar de ler, e não é pq é o melhor livro do mundo é só pq é legal mesmo.

Moodreader 27/10/2023

Harry Potter e o Cálice de Fogo
Confesso que embora este livro também tenha sido muito bom, ainda preferi os anteriores, principalmente o terceiro. Não sei explicar o porquê, pois eu realmente gostei deste daqui. Mas enfim, aqui finalmente vimos a volta de Voldermot e toda a vibe do livro ficou muito mais dark e mais pesada. Esse também foi o maior livro até agora e me surpreendeu como alguns pontos narrativos relevantes que estavam presente neste livro, foram totalmente esquecidos no filme.

Ainda gosto bastante de todos os personagens, acho que cada um tem sua importância e seu carisma ao seu jeito, tanto os bons quantos os ruins.

Barbara 21/04/2021

Releituras são importantes
Reler Harry Potter está sendo algo maravilhosos. É interessante observar os comportamentos das personagens, principalmente do Harry, sabendo como tudo termina e com um olhar mais adulto. Claro que existem compartimentos dos adultos em relação ao Harry que são extremamente incômodos, mas também há muito que deixei passar pela minha inocência. Cálice de fogo é com toda certeza um dos meus favoritos de toda série e acredito que seja um dos mais subestimados entre os 7 livros.

amandagraciadio 18/05/2022

Audiobook
Always a pleasure (com a narração do Stephen Fry, ainda por cima).
É uma pena que o filme de Cálice não seja tão bom, então reler o livro é sempre um alívio.

clara 23/03/2021

nao gwnttw mas o tanto que esse livro me fez chorar vcs nao tem nocao plsss 5 estrelas

Lari Ribeiro 30/04/2021

O Ponto de Cisão
Se na resenha do livro anterior, Prisioneiro de Azkaban, eu havia dito que nós tivemos uma visão diferente do que estávamos habituados nos dois primeiros livros, aqui ocorre exatamente o ponto de cisão do fim da inocência do Harry. É assim que eu começo essa resenha.

O livro já começa trazendo uma presença muito mais marcante do Voldemort que nos livros anteriores. Pode-se dizer que isso foi uma das dicas da autora para o que viria a ser mostrado mais para frente.

Para quem estava habituado a ver o filme, vai estranhar bastante, porque o Torneio Tribruxo fica como plano de fundo quando comparado a magnitude que esse livro trouxe acerca do mundo bruxo e do maniqueísmo entre Harry e Voldemort.

É palpável a tensão e o medo que os Comensais da Morte e a própria figura do Voldemort causam. Isso pode ser sentido logo no início, quando a marca dos comensais da morte é evocada no céu. E isso se intensifica nas cenas finais. A parte do cemitério é de se arrepiar de tensão com o retorno, porque a gente sabe que aquilo de fato está ocorrendo. Ver os pensamentos do Harry nesse momento também é muito desesperador.

Um outro diferencial desse livro também a questão que ele apresenta e aprofunda mais personagens. Eu me apaixonei pelo Dumbledore nesse livro, e pela Molly Weasley. Senti raiva do Ron pelo modo como ele agiu, e defendi a Hermione com unhas e dentes (a causa mostrada a partir dela acerca dos direitos dos Elfos da até pra ser discutida pelo viés da Psicologia Social). O Sirius era um personagem OK pra mim nos filmes, mas aqui nos livros eu já to sentindo o pesar por ele, porque ele é muitoo importante pro Harry. E o que falar do representante da minha casa né, Cedrico Diggory ?. No filme, ele teve uma participação muito pequena, apesar de marcante, por conta do ator Robert Pattinson. No entanto, aqui no livro a gente vê como Cedrico tinha um futuro brilhante pela frente, como ele era um bruxo empenhado, inteligente, e amado por todos: um símbolo de esperança para a casa da lufa-lufa. Isso tudo torna as coisas muito mais tristes e difíceis de serem assimilados, porque a gente sabe o que vai acontecer. É triste, realmente triste.

Para finalizar, eu quero trazer como o Ministério da Magia foi trago nesse livro. Por conta do Torneio Tribruxo, a gente teve uma presença maior de alguns membros do ministério da magia, incluindo o ministro da magia. Através da Pensieve, e das memórias do Dumbledore, a gente viu como o ministério da magia lidou quando Voldemort estava no seu auge, o que agrega muito para gente conhecer o universo de Harry Potter e as questões políticos-sociais que o livro aborda. Eu diria que foi exatamente no final desse livro que iniciou o declínio desse ministério da magia.

Portanto, recomendo MUITO esse livro! Depois de "A Câmara Secreta" ele tá sendo meu segundo favorito, e eu estou muito ansiosa para ler o "Ordem da Fênix" por conta de que esse é o meu filme favorito.

Daniele.Thiengo 09/03/2022

Que delícia reler Harry Potter depois de 17 anos! O cálice de fogo foi o primeiro livro da série que eu li e dessa vez eu fiquei com a versão em inglês. Que leitura fluida, que reencontro maravilhoso com esse personagem!

Angie15 04/07/2020

Nossa!
Gente, quanta coisa importante é falada nesse livro, não me lembrava da maioria, simplesmente incrível, e tem vários detalhes que não foram explorados no filme, que eu considero importantes. Nesse livro temos o início do fim, e as coisas começam a se encaixar e a fazer sentido, algumas frases sutis dão a dica pro que vem vindo, reler esse livro foi incrível, se tornou um dos meus favoritos agora! (Acho que vou acabar dizendo isso de todos)