Uma Constelação de Fenômenos Vitais

Uma Constelação de Fenômenos Vitais Anthony Marra

Resenhas - Uma Constelação de Fenômenos Vitais

Ariadne 03/08/2020

Um livro chato de ser lido, mas muito bom!
Esse livro é bem pesado, não apenas por ser um livro de guerra e ser triste, mas tem cenas fortes como tortura, então fica o aviso.
Apesar disso, ele consegue ser muito bonito e comovente. Consegui me conectar muito com os personagens do livro e suas histórias de vida. Me abriu os olhos pra uma realidade muito triste e distante da minha, porém muito real. Ele consegue mostrar perfeitamente a desgraça que a guerra (também o totalitarismo do século anterior) trás pra vida de um povo e como ela transforma vidas que poderiam ter rumos totalmente diferentes sem ela. Mas o autor ainda consegue mostrar a individualidade de cada personagem, mostrando que aquelas pessoas não são apenas a guerra e a desgraça de seu país.
Nunca tinha ouvido falar das guerras na Chechênia, o que não surpreende já que como povo e sociedade tendemos a ignorar a história dessas partes do mundo. Uma coisa bacana é que o livro mostra como de fato o Ocidente está alheio a tudo isso e vice-versa.
Foi uma leitura difícil de ser feita, mas valeu a pena! Terminei sentindo uma profunda admiração pelo autor.

Gabriela1958 17/06/2020

#desafioskoob um livro que se passa em 5 dias, mas também em centenas de anos, assim como toda guerra. As consequências de uma guerra, as vidas perdidas e misturadas em uma guerra... um livro lindo e devastador também.

Mahara 25/04/2020

O livro aborda um contexto bem sensível que ocorre na guerra. A narrativa não é feita numa linha do tempo linear, alterna entre os anos, mas tudo é muito situado, e a leitura não fica confusa. Porém, achei bem cansativo. A narrativa não me cativou, não me prendeu, demorei muito pra terminar. Apesar disso, apresenta uma mensagem final boa de esperança!

Micaela 30/03/2020

?Ao ver sua casa pegando fogo, após seu pai ser levado por soldados russos, Havaa, de 8 anos, se esconde na floresta e observa as chamas até que um vizinho a encontra sentada na neve. Akhmed sabe que se envolver significa arriscar a própria vida e que não há lugar seguro para abrigar uma criança na vila, onde informantes fazem qualquer coisa por um pedaço de pão. Mesmo assim, ele a conduz até o único lugar em que acredita que a menina poderia estar a salvo: um hospital abandonado que já teve quinhentos funcionários e onde a úica médica restante, Sonja, está no degrau mais baixo de sua carreira, amputando membros dilacerados em pacientes atingidos por minas terrestres.
?O livro vai crescendo na mesma medida em que é selada a confiança entre Akhmed e Sonja. Os anos passados em meio a guerra faz do livro uma preciosidade. Uma constelação de sentimentos e perdas.
A principal mensagem dessa história é que a esperança é algo tão rijo e inabalável que nem mesmo a guerras e todas as perdas que dela provém conseguem destruir.

Bea 16/03/2020

Uma Constelação de Fenômenos Vitais
Um livro que me deixou muito confusa mas que no final me surpreendeu demais!

Leiturasdamarina 20/02/2020

Que livro!! Meu Deus!!
Sem palavras pra descrever tantas emoções que senti!! Meu coração tá apertado, os olhos inchados e estou tentando digerir essa obra. Um texto primoroso, poético, dramático, forte, triste, duro, real(?)... Inesquecível e é tudo que consigo dizer agora!
Bia 20/02/2020minha estante
Eu me apaixonei tanto por esse livro, ele tem tudo muito bem amarrado e a escrita do autor é apaixonante, mas o outro livro dele me decepcionou um pouco

Leiturasdamarina 20/02/2020minha estante
Nossa, eu tô destruída aqui, querendo chorar..sei lá. Que livro!! Ele foi sensacional em tudo, principalmente na forma como amarrou a história toda. Quero conhecer mais do trabalho dele, mas preciso me recuperar desse primeiro!rs

Giovanna.Charrone 31/12/2019

Maçante mas delicado
O livro aborda um cenário que não estamos acostumados a ver. A guerra da Chechênia não é um conflito muito comentado, apesar de ser uma guerra horrível e bem recente. O livro me incentivou a pesquisar sobre isso, e fiquei horrorizada ao saber que os Campos de Landfill eram reais. Eu demorei bastante pra ler o livro, talvez pela escrita maçante, mas acho que vale o esforço. As tramas e principalmente os desfechos de cada personagem me fizeram refletir muito. Não é uma leitura leve, mas acho que vale a pena.

Emanuely.Felipelli 23/07/2019

Um pouco arrastado, mas uma história que vale muito a pena
A construção de personagens é incrível, sem apelar pro lado gore, a história consegue ser pesada e incômoda, de tantos sentimentos complexos que carrega. O meio é um pouco arrastado, mas é uma leitura que vale extremamente a pena.

Lilyan 03/03/2019

Leitura densa e excelente...
Um romance com muitos fatos históricos de 1994 a 2004, a Guerra na Chechenia...o livro mostra a vida, a morte, a luta, e tudo o que o povo, passava. O autor pesquisou muito e foi incrível nas descrições, em colocar tudo isso no romance. A leitura às vezes é densa, cansativa, pelos fatos históricos, pelos sentimentos que passamos, não sei ao certo.

Evy 30/12/2018

Que grata surpresa!
De volta a Chechênia dessa vez através da imaginação do talentoso Anthony Marra. Embora seja uma ficção (todos os livros que li sobre a Chechênia são relatos sobre a guerra) o livro não deixa nada a desejar, o autor consegui interagir ficção com acontecimentos reais de uma forma bem natural.
Com uma narrativa que me prendeu do começo ao fim, Uma constelação de fenômenos vitais é um excelente livro para quem quer conhecer um pouco soube a guerra da Chechênia sem ter que ler livros jornalísticos ou biográficos.

Camila Faria 12/09/2018

Uma menina escondida na floresta observa o pai ser levado no meio da noite por soldados russos, enquanto sua casa arde em chamas. A cena também é observada pelo vizinho de frente e amigo da família, que se encarrega de buscar refúgio para a criança num hospital abandonado, onde uma única médica permanece atendendo pacientes e buscando informações sobre a irmã desaparecida. Uma história complexa que se passa entre 1994 e 2004 na Chechênia, um período de grandes conflitos armados entre grupos rivais chechenos e o exército da Rússia (incluindo duas guerras e mais de 150 mil mortos). A narrativa é muito bem amarrada, com personagens cujas histórias de vida se entrelaçam de forma realista e inesperada ~ e é bacana observar como essas revelações vão sendo liberadas aos poucos, ao longo do desenrolar da história (sem aquele vício terrível da “reviravolta” e do “final surpreendente”). Mas, por algum motivo, eu não consegui me conectar muito com o universo criado pelo autor. Não me entendam mal, o livro é super bem escrito e a temática é sensível e tocante, mas achei tudo um pouco morno e acabei demorando tempo demais para ler (o que certamente diminuiu a minha experiência de leitura).

site: http://naomemandeflores.com/os-quatro-ultimos-livros-23/

Phenricke 17/10/2017

Chorei
Simplesmente perfeito.

anabê @anabialeiroz 22/08/2017

Grande potencial narrativo que se perde
Comprei o livro na Bienal de 2015 com a intenção de conhecer mais sobre uma história que não é contada na escola.
Eu amo romances em que o pano de fundo traz o lugar como um personagem vivo. Vi isso em Outlander com a Escócia, em Zafón com A sombra do vento e O jogo do anjo, em Persépolis e o Irã...
Nesse ponto a Chechênia foi bem representada. Ela é um personagem. Mas um personagem em estado terminal e, como muito bem narrado por Marra, uma constelação de vidas que se interligam pelas constantes tragédias que se tornam suas vidas.

O Anthony tem um potencial narrativo absurdo. Algumas passagens do livro são lindas e repletas de inocência, gentileza, carinho, amor. As metáforas para as perdas cíclicas são maravilhosas. Mas eu tenho um problema com a forma como a história foi contada e um livro com partes ótimas não é sinônimo de um livro ótimo

A linha do tempo não funcionou para mim. Alguns personagens secundários se ligavam como estrelas menores na constelação mas por alguns momentos eu não consegui sentir identificação.
É um livro pesado, com uma carga emocional enorme, pontuado pelos eternos silêncios e neve e frio e guerra e perdas e todas as coisas que não aconteceram porque a Chechênia se tornou um campo de batalha. Aí acredito que o livro se perde um bocado. Apesar de terem finais, as histórias são tão densamente contadas que parecem se perder em maquinações.

Não é um livro fácil de ler. É bem cansativo na verdade e foi difícil prosseguir a leitura. Apesar disso, fiquei feliz em terminar e ter uma sensação de quase completude. É uma história linda, bem executada mas simplesmente não encaixou.