A Busca

A Busca Daniel Yergin

Resenhas - A Busca

Paulo Henrique 21/11/2014

Um resumo da energia no mundo
Esse livro é um resumo sobre a energia no mundo. Vai desde o petróleo (especialidade do Yergin) até as energias renováveis, incluindo aí o tema eficiência energética. Há citações sobre o Brasil também e a problemática do mundo frente a necessidade cada vez maior de energia, principalmente que independente dos avanços os hidrocarbonetos ainda dominam. É brilhante desde o princípio e traz a problemática do mundo desenvolvido versus em desenvolvimento. Vale cada centavo e servirá com certeza para a introdução de muitos trabalhos de faculdade.

Igor13 09/12/2015

Amplo overview do tema: energia no mundo atual
Quanta informação!!!
O autor fala da exploração e expansão de fontes tradicionais, como carvão, petróleo (conventional x unconventional), gás (conventional x unconventional) e nuclear (uma das partes mais interessantes) + energias renováveis como biocombustíveis, nitrogênio, eólica, solar e o desenvolvimento das baterias.

Não esquece ainda da questão geopolítica internacional, nacional e regional. Casos recentes envolvendo mega empresas, como a Exxon-Mobil, Chevron, BP e as estatais chineses, russas e a 'nossa' Petrobras. Não esquece de questões políticas de Bush, Putin, Margaret Thatcher, Obama e outros.

Úfa!!!

Por que não dei 5 estrelas: achei o livro excelente, mas como ele aborda muitos temas, acaba ficando superficial nos assuntos. Já o livro"The Prize: The Epic Quest for Oil, Money & Power" focou somente na trajetória do petróleo, e não por acaso recebeu o prêmio Pulitzer em 1992.

Vale muito a pena, mas haja 'folego'.

site: http://www.audible.com/pd/Nonfiction/The-Quest-Audiobook/B005LRVLEG/ref=a_search_c4_1_3_srTtl?qid=1449675433&sr=1-3

Marcelo 13/04/2023

Excelente livro para entender a gênese das matrizes energéticas presentes no mundo e algumas implicações geopolíticas relacionadas pelas mesmas.

francis 27/11/2018

Tema importante da vida real.
Quando se trata de um tema como energia e nossa dependência da mesma o que fica é que não existe ideologia, modelo de negócios e formula certa que nos de uma receita de como fazer e principalmente como será o futuro neste aspecto. Em um mundo com cada vez mais pessoas e com estilo de vida cada vez mais consumista o imponderável sempre irá prevalecer.

Tiarajú 29/02/2020

Passado, presente e futuro da energia
O livro traz um histórico, a situação atual e perspectivas futuras das diversas formas de energia, desde o carvão, passando pelo petróleo, até as energias renováveis. Ótimo para ter um panorama de quão importante é a energia no mundo.