Dois Mundos

Dois Mundos Aline D. A. Camargo

Resenhas - Dois Mundos

Jéssica R. 23/09/2015

Após descobrir ser uma guardião Themis embarca em uma aventura cheia de segredos, está em suas mão restaurar o equilíbrio entre o nosso mundo e dos mortos. Ninguém pode atravessar para o outro sem que seja a hora certa. O livro que Themis recebeu de seu avó é mágico, ele é capaz de criar uma ponte entre os dois mundos quando aberto depois do pôr-do-sol, com pressa para sair Themis, esbarra no livro que se abre e criando uma ligação entre os mundos. O problema que isso acontece enquanto Themis está em uma montanha-russa e várias pessoas atravessam sem que seja a hora.

Themis não estará sozinha em sua missão de restaurar Haesd. Ela, seu namorado Eros e a menina Sofia serão sua companhia. Sofia é a personagem mais bem construída do livro, mesmo sendo uma criança de quase 11 anos ela é muito corajosa, alegre e independente. Existe um mistério em sua vida, Sofia sabe que não nasceu e que pode transitar entre os mundos, mas isso não é o suficiente, seu maior desejo é descobrir o que aconteceu com ela. Eros e Themis não me convenceram em nada, tanto um quanto o outro são bem chatinhos, especialmente ele. Por um bom tempo fiquei pensando o que ele estava fazendo ali, mas no final descobrimos que ele tem um papel muito importante em toda trama.

Haesd é um lugar cheio de energias poderosas que interferem diretamente em cada um dos personagens, durante a jornada eles passam por várias estâncias em cada uma delas existe uma energia específica, como: felicidade, ganância, culpa.... Se tal sentimento existe em você ele será intensificado, revelando o pior daquele sentimento, até mesmo a felicidade que seria algo bom se torna perigoso.

O livro possui uma introdução muito rápida o que me deixou bem perdida no início, na medida que a história vai se desenrolando algumas coisas vão sendo explicadas, mas confesso que finalizei o livro sem saber o que é exatamente Haesd. Infelizmente muitas coisas não me agradaram na leitura de Dois Mundos, em alguns momentos os diálogos foram bem clichês e até mesmo infantis se tratando de Themis e Eros que já são adultos. Gostei muito da proposta do livro e da mensagem que ele passa, fiquei muito feliz e triste quando descobri o mistério que envolve a vida de Sofia e porque desses 3 estarem juntos nesta missão.

Amei a capa do livro!! Tem o medalhão que identifica o guardião e a ponte que é a ligação dos mundos. Até mesmo o fundo branco tem a ver com a história. Apesar de ter sentido falta de mais explicações e detalhes considero Dois Mundos uma boa leitura.

Arca Literária 13/08/2015

Leia toda a resenha no link http://www.arcaliteraria.com.br/dois-mundos-aline-d-a-camargo/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/dois-mundos-aline-d-a-camargo/

Mia Fernandes 02/08/2015

Resenha de Dois Mundos
Dois Mundos é o primeiro livro escrito por Aline, mas eu poderia dizer que parecia ser dois livros num só. Na primeira parte é como se eu estivesse num mundo sonolento, sem cores e desconexo. Não conseguia entender quem era quem na história. Não sei se foi intenção da autora ou não, fazer o leitor sair de um mundo para entrar em outro, como se ele precisasse querer com muita força fazer a jornada com os protagonistas. Eu só fui conseguir o meu bilhete para Haesd na minha segunda tentativa de leitura. E quando passei para a porta do inacreditável Haesd era como se eu estivesse finalmente vendo as cores e os sentimentos tão pulsantes e convidativos.
Themis é uma jovem que aos 18 anos ganha de seu avô um medalhão e um livro mágicos, a garota descobre que é uma guardiã do Portal que separa o mundo dos humanos de Haesd. Alguns anos se passam e o equilíbrio entre os mundos finalmente é estremecido, o caos e a desordem começam a invadir ambos ambientes e somente o medalhão e o livro de Themis estão funcionando, sendo a única guardiã restante, ela é convocada para o outro lado, em Haesd, para restaurar o equilíbrio perdido. Para acompanhá-la nesta emocionante jornada ela convida Eros, seu namorado e a pequena espoleta, Sofia, que é como uma verdadeira guia para a guardiã.
“Nossos atos ganham vida e passam a se desenvolver de forma incontrolável trazendo consequências que fogem do nosso alcance.”
Todo o processo antes-Haesd se tornou lento e irritante, até que literalmente um vendaval acontece e eles finalmente colocam os pés na agora-Haesd. É como se descortinasse um novo mundo. Independente de qual seja a sua religião, Haesd é como se fosse o mundo espiritual, regido por seres e cada lugar tem a sua energia particular. E é nesta jornada em busca de algo perdido, vamos junto com Themis, seu namorado e Sofia conhecendo cada instância deste reino. Cada cidade é regida por um sentimento e o modo como os personagens reagem a esta energia é bem singular e muito bem descrita. Podemos acompanhar o modo como acabam lidando com o medo, a culpa, a vingança e a felicidade. Apesar dos três estarem ali para a última chance de salvar os dois mundos, cada um tem uma missão e um segredo próprio. Os mistérios começam a crescer de acordo com o quanto eles são afetados pelas energias de cada fronteira que passam.
“Percebe que em cada fronteira algo acontece relativo a energia do local e que as pessoas se influenciam de formas diferentes?...Note que quando a energia já existe em alguma quantidade na pessoa, ela sentirá muito mais interferência.”
Porque será que eles foram escolhidos para esta missão? O que liga um casal de namorados a uma menina de 11 anos? Será que eles vão sobreviver para completar a jornada? Será que poderão finalmente se livrar dos segredos e culpa que carregam?
Dois Mundos têm todos os elementos para tornar uma jornada inesquecível. Eu me senti como uma mosquinha no ombro da menina Sofia. Protagonistas carismáticos, mas nem um pouco previsíveis, principalmente os seus segredos que foram muito bem desenvolvidos. E não posso esquecer-me de falar dos fofos Gumbes, é uma mistura dos duendes do Papai Noel com os Oompa-Loompas da Fantástica Fábrica de Chocolate. Estou esperando o meu medalhão ou começarei a testar todas as portas que possa me levar de volta a Haesd.

XOXO
Mia Duarte