A letra escarlate

A letra escarlate Nathaniel Hawthorne

Resenhas - A Letra Escarlate

Dri 14/01/2024

A força de Hester Prynne
O puritanismo da Salem do século XVII é descrito brilhantemente em A letra escarlate. O tom lúgubre do início da narrativa me fez mergulhar naquele universo, me revoltar e querer salvar Hester de todas as humilhações. É impressionante como a personagem manteve sua dignidade em meio ao execrável desprezo e hipocrisia da comunidade. Cheguei até a sonhar com um final feliz, tamanha a força de Hester. Aos outros personagens só restaram os defeitos mais comuns dos homens: covardia, desejo de vingança, hipocrisia. Uma leitura que desperta profundas reflexões.

Jojojojoj 13/01/2024

RIP Hester Prynne you would've loved Fleabag
Eu não tenho ideia.
Fritou minha cabeça legal. As relações entre os personagens é bem interessante mas não sou acostumada com livros onde a história acontece quase inteiramente fora dos diálogos. Achei uma escrita bem cansativa, honestamente. Recapitulando a história pra mim mesma como se fosse uma fofoca, achei bem interessante.

Natielli 12/01/2024

Eu esperava mais. Dos clássicos que já li foi o que menos gostei até o momento. Não é de todo ruim, mas achei meio cansativo.

fabio.orlandini 05/01/2024

A força moral
Hester Prune nos mostra que o arrependimento de qualquer pecado também pode ser algo tão digno ou até mais do que evitar de comete-lo. O livro mostra a força do amor e do arrependimento.
thai :D 14/01/2024minha estante
Estou lendo no momento e não poderia encontrar descrição melhor. Me lembrou muito também dos trechos de Jesus com a mulher adúltera e como o legalismo por vezes nos faz esquecer do que o Senhor faria em situações como a de Hester

Anderson 03/01/2024

A primeira heroína da literatura estadunidense
Recém criada por colonos ingleses, Salem traz enraizada em si os costumes e valores puritanos de seus criadores.

Nessa cidade puritana Hester Prynne se vê castigada a usar pelo resto de sua vida, um "A" bordado por ela própria no peito, como símbolo de vergonha desonra pelo adultério cometido, que como única prova do ato, se dá o nascimento de uma criança.

Mesmo sendo menosprezada e odiada pelos moradores da cidade, Hester nunca assumiu a identidade de seu amante, causando ainda mais revolta e carregando ela própria todo o peso do adultério cometido.

gaabiloyola 31/12/2023

Profundo e incômodo - deliciosa leitura
Um livro intrigante, com uma história interessante que expõe os machismos, preconceitos em geral e crueldades "religiosas" da época da colonização dos EUA. É uma leitura repleta de palavras incomuns ao vocabulário cotidiano, que apresenta com uma bruta delicadeza - me perdoem o proposital antagonismo - as violências sociais advindas de uma mentalidade puritana. É angustiante e envolvente, porque explora belamente assuntos pesados, faz reflexões profundas sobre os complexos sentimentos dos seres humanos. É possível perceber uma crítica ao fanatismo religioso - ou talvez essa tenha sido apenas a minha impressão. De qualquer forma, acho bastante agradável essa abertura de interpretação, que é feita de forma explícita no próprio livro. Vale muito a leitura, se tornou um dos meus preferidos. Mas pode não ser dos gostos de todos, uma vez que tem um ritmo lento e explora mais as ideias do que os próprios acontecimentos, além de a linguagem ser um pouco cansativa em alguns momentos. Como aprecio livros com debates morais e éticos, que estudam a volatilidade e complexidade da mente e, figurativamente, do coração humano, que nos fazem sentir revolta e refletir após a leitura, adorei.
criminAlogaliterAr 13/01/2024minha estante
Estou lendo esse livro, mas ainda no início. Minha edição é a impressa pelo Clube de Literatura Clássica, contém algumas notas de rodapé para explicar termos difíceis. Aqui no skoob li uma crítica que me fez querer abandonar a leitura, que tá bem devagar se comparado as outras que estou fazendo, kkkk Mas a sua me fez querer terminar a obra desesperadamente. Pelo jeito que narrou imaginei as mulheres que andam pelas redes sociais com o A tatuado implicitamente no corpo pelo tribunal da Internet, enquanto os cúmplices saem impunes também ? Me parece uma boa leitura para posterior metáfora social. Vou continuar!

The_Sad_Escapist 31/12/2023

31/12/23
Então, de modo geral a história de A Letra Escarlate é bem interessante, mas a crítica que ele faz sobre os puritanistas acaba, de certo modo, ficando bem datada no contexto atual. Ao decorrer da leitura me deparei com cenas que são comuns até mesmo nos dias de hoje, mas nem isso foi o suficiente para mudar a impressão que eu tive da história.

De todo modo, é um livro interessante para compreender como funcionava a mentalidade do Séc. XVIII (quando o livro foi escrito e publicado) em relação à forma como eles analisavam os comportamentos de seus antepassados.

É uma leitura bacana pra quem curte clássicos, e a linguagem consegue ser bem simples pra livro dessa época.

estela.lavinia 31/12/2023

Também precisei ler esse pra faculdade e confesso que não gostei muito não, pretendo reler pra ver se mudo de opinião.

Paula 21/12/2023

A Letra Escarlate
O romance A Letra Escarlate (1850), de Nathaniel Hawthorne, é ambientado no século XVII, em Boston, na Nova Inglaterra - atual Estados Unidos - colonizada por puritanos ingleses. A narrativa se inicia com Hester Prynne, mulher adúltera, sendo escoltada para fora da prisão, rumo a um pelourinho. Toda a comunidade a observa ostentando uma letra ?A? bordada em suas vestes e carregando um bebê em seu colo.
Em meio à multidão, Hester reconhece seu marido, um inglês que morou tempos em Amsterdam, mas pretendia, logo, viver em Massachusetts. Assim, Hester viaja à frente, e não recebe mais notícias dele por cerca de dois anos. Essa circunstância de abandono não ameniza a pena de Hester, que durante toda a trama, carrega a letra escarlate, o símbolo de sua desonra. Hester retorna à prisão e é visitada pelo marido, que se apresenta como médico e se identifica como Roger Chllingworth. Ela não revela o nome de seu amante.
Quando Hester volta a conviver em sociedade, sem deixar de carregar a letra, o Governador Bellingham quer retirar-lhe a guarda de sua filha Pearl, fruto do pecado. Nesse momento, no entanto, o reverendo Dimmesdale defende Hester veementemente e impede que o governador leve a criança embora. Hester cria Pearl sozinha. Roger Chllingworth está presente nessa reunião. A partir daí, o enredo se concentra na aproximação entre Roger Chillingworth e o reverendo Dimmesdale. Ao mesmo tempo, Hester segue a vida servindo e reconquistando o respeito da comunidade.
A Letra Escarlate é um grande clássico e Hester Prynne é uma das primeiras e principais heroínas da Literatura Norte-Americana. Ótima leitura!

Sammy 13/12/2023

Ok! No início eu achei um pouquinho confuso e não tava entendendo nada, também tenho dificuldades para ler narrativas antigas, porque acho muito descritiva e cansativa, se não fosse pela faculdade, acho que não teria terminado ele por conta própria.

Maaaaaaaaaas, tem uma coisa nesse livro que deixa ele simplesmente sensacional e não é atoa que é um marco da literatura americana. O plot te pega em cada descoberta e, apesar da narrativa um pouco cansativa, consegue te prender até o final.

Cami 27/11/2023

"E a letra virou lenda"
A mulher que fez da sua marca social o seu melhor bordado, da sua verdade carregada no peito, sua sabedoria.

v de vanisse 18/11/2023

FOFOCA? FOFOCA.
O primeiro livro sobre fofoca em cidade pequena a gente nunca esquece. Adoro um conflito, adoro um sofrimento. Esse livro entregou TUDO.

Eulália Vitória 15/11/2023

"Não reconhecera o peso, enquanto não sentiu a liberdade."
Começo extremamente entendiante, pulei umas 40 e poucas páginas só de introdução, as letras são pequenas e fiquei levemente decepcionada, porque amei a capa e coloquei muita expectativa por conta disso. Não é ruim, mas também não posso dizer que é o melhor que li na vida!

covattimarquesyasmin 11/11/2023

A letra escarlate
Nesse clássico da literatura americana, acompanhamos a escandalosa história de Ester, que vivia sozinha em uma cidade da antiga colônia britânica e engravidou de um homem misterioso.
Ao se recusar a contar quem era o pai da criança, foi humilhada publicamente e obrigada a usar um A escarlate bordado em suas como sinal de seu pecado.
Ester e sua filha Pearl foram excluídas da vida comum e quando davam as caras na cidade eram acompanhadas por cochichos e zombarias.
Quem será o homem misterioso? E o que acontecerá com essas duas mulheres que foram excluídas?