A letra escarlate

A letra escarlate Nathaniel Hawthorne

Resenhas - A Letra Escarlate

Sa | @umadose.de.literatura 05/11/2023

Para refletir sobre a moral humana
A história iniciou muito bem, eu estava amando completamente! Mas aí começou a ficar muito chata... Uma pena tudo ir de ladeira abaixo assim, sempre tive uma expectativa altíssima com esse livro. No geral foi uma boa história, põe a gente pra refletir sobre questões morais e essência humana.

Blenda Costa 04/11/2023

O livro é um clássico da literatura americana. Revela o olhar mais profundo daquela sociedade, em meados do século XVII, e nos faz entender melhor o que se passa na sociedade norte americana de hoje.??

Dinha.Lene 25/10/2023

Quanto ao pai da criança, que até então tentava se purgar, mas sempre se escondia no seu compromisso com o povo, e supostamente com Deus. Era visto como o anjo de Deus, santo homem. Para aquele povo que valorizava o que o externo poderia mostrar para eles, mas era no profundo, um líder religioso covarde e hipócrita, que escondendo o seu pecado dos homens, conseguiu se esconder em meios aos seus delírios de arrependimentos, imaginando que ao morrer, alcançaria o perdão divino.

Hester sofreu calada, porém lutando dia a dia, criando sua filha sozinha em meio a sua punição. Quanto ao amor de hester pelo amante, era muito doentio ao meu ver, que mesmo depois de idosa, volta ao seu ponto de vergonha, humilhação e flagelo. O bom desse suplício, é que pelo menos a filha conseguiu ser feliz

P.s:obrigada amiga Dinda literária por me ajudar nessa resenha . Te amo!
Patrícia mpaa 26/10/2023minha estante
Amiga?

Rafael1906 19/10/2023

Excelente livro. O romance possui uma linguagem acessível e o tema abordado é excelente. Uma mulher que comete um crime ao ver da sociedade em que vive, e que passa uma vida de provações sociais com o fruto desse crime. Uma obra para entender os tantos e tantos anos em que a mulher é sufocada e experimentada negativamente em sociedades diversas.

Domino 09/10/2023

#lido

Gente que luvro, acho que vou ficar algum tempo com ele em meus pensamentos devido ao alto teor de reflexão qie ele me trouxe. Pensa num livro que me fez pensar e em especiql a condição que muitas vezes nos auto impomos.
Temos 3 momentos em que a história se destaca, se transforma e evolui. E só posso falar que em muitos momebtos da leitura eu acabei por pousar ela e refletir "essa linha de pensamento ainda cabe em nossa sociedade!"

Nota 5 estrelas

Em breve faço video sobre ?

#livro #classico #amei #5estrelas #amoler

Queridolivro0 07/10/2023

Um pouco cansativo?
O livro é bom mas achei cansativo, é uma crítica sobre o fanatismo do puritanismo, sua intolerância para com os erros humanos. Achei que as questões religiosas e políticas foram muito repetitivas e não é um assunto que eu goste muito mas entendo que é um obra de extrema importância para a literatura.

Sue 07/10/2023

História que merecia ser mais bem contada
A história tem um peso social grande mesmo para os dias de hoje, mas o leitor tem que vencer a falta de talento do autor em escrever e entreter. O livro começa a ficar fluido do meio pro final, até lá é força de vontade. Os momentos autobiográficos do começo são inteiramente dispensáveis, não enriquece a história em nada, só aumenta o número de páginas para engrossar um livro que o autor não foi capaz com uma única história. Apesar dos defeitos o livro tem alguns personagens com vida própria e por isso permanecem vivos dando popularidade a esse livro até os dias de hoje. A personagem principal, heroína, luz em tempos de treva da fé divina no maximo da sua força e ignorância, mantém a mente e o coração sãos, não corrompidos pelo seu ambiente. Ela mesma não acredita que tenha embrionado uma mudança social para que o amor, seja como for, deixasse de ser visto como um pecado, mas certamente arou a terra. Por essa personagem e por, apesar da inépcia do autor, ele ter honrado muitas mulheres, aparentemente até algumas da sua vida, pode deixar o livro aí em algum cantinho dos clássicos na sua estante, lá no fundo, mas pode deixar.

Thay 30/09/2023

A letra escarlate
A escrita é muito boa, não é cansativa apesar da história não ter o fim desejado vale a pena ler. Indico.

Rafa 24/09/2023

O livro exibe a eterna luta entre amor e liberdade assim como o poder da sociedade sobre o indivíduo e de suas obrigações para com ela. Trata-se de uma leitura rica que aborda temas como paixão, ciúme, hipocrisia, fraude e mentiras a partir da perspectiva de um Estado em que contrariar as leis, significa quebrar princípios religiosos.
Apesar de no início ser um pouco maçante, quando a narrativa passa a contar a história de Haster flui muito e você se vê envolvida na trajetória dessa grande protagonista. Um verdadeiro clássico. Super indico.

Livia.Gabriela 23/09/2023

Uma leitura arrastada, difícil, lenta ao extremo. Não consegui compreender quase nada no decorrer da história.
Terminei a força. ?

Lizandra.Mirelle 21/09/2023

A hipocrisia humana
A Letra Escarlate" é uma obra-prima da literatura norte-americana escrita por Nathaniel Hawthorne e publicada em 1850. Esta história se passa na cidade puritana de Boston, Massachusetts, durante o século XVII, e gira em torno dos complexos temas de pecado, redenção e hipocrisia religiosa.
A trama acompanha Hester Prynne, uma mulher condenada à ostracização da sociedade puritana por ter cometido adultério e gerado uma filha ilegítima, Pearl. O símbolo central da história é a letra "A" escarlate que Hester é obrigada a usar em seu peito como sinal de sua vergonha. Hawthorne usa essa letra para explorar a natureza da culpa, da punição e da busca pela redenção.
Uma das principais críticas sociais que Hawthorne faz é à hipocrisia religiosa e moral da sociedade puritana, que condena Hester publicamente, mas esconde seus próprios pecados e fraquezas. O romance também explora a tensão entre a lei divina e a lei dos homens, questionando quem realmente tem o direito de julgar e punir.
A escrita de Hawthorne é densa e rica em simbolismo, o que pode tornar a leitura desafiadora para alguns leitores. No entanto, essa riqueza simbólica também é uma das maiores forças da obra, pois permite diversas interpretações e análises profundas.
"A Letra Escarlate" é uma crítica profunda à rigidez moral e religiosa da sociedade puritana, mas também é uma reflexão sobre o poder da redenção e da capacidade humana de transformação. É uma leitura clássica que continua a ser relevante e provocativa até os dias de hoje.

amandabcca 11/09/2023

Não gostei, mas não deixa de ser bom
Não é um livro ruim, afinal, teve uma alta aclamação por todos esses anos, mas detestei a escrita do autor e a descrição da criança, se ela é um capetinha a culpa é de quem criou, não do diabo que nem existe nesse carambaaaa.
Enfim, me irritou profundamente e não quero nem chegar perto desse livro de novo?

xoxoanalu 09/09/2023

Mãe, o que significa a letra escarlate?
A escrita é um tanto quanto maçante, mas vai se tornando tranquila conforme a leitura vai fluindo e as peças vão se encaixando; meu maior interesse por esse livro surgiu, por conta de um filme chamado "a mentira", que é uma adaptação moderna da obra.

o livro é muito mais do que a trama propõem, a história gira em torno do pecado que hester prynne, a protagonista, cometeu; hester prynne é uma mulher forte, corajosa, convicta, e um tanto quanto orgulhosa, e cria sua filha sozinha na sociedade puritana. tendo o seu próprio sustento, sem precisar de alguém.

o autor quis criar uma obra seguindo o retrato do puritanismo que marcou o início da colonização nos EUA. deste modo, mostrando como os personagens ficavam dividos entre moral religiosidade e inclinações naturais humanas; deixando claro, também, que esse pecado cometido pela personagem é um conceito dado pelos homens e consequentemente, a igreja, que era de extrema influência na época.

uma coisa maravilhosa no livro, é que os dois pecaram, porém reagiram de formas completamente diferentes, mostrando que nem todos sabemos lidar com um acontecimento, e que não somos iguais para isso; a mulher encarou o pecado, e passou a viver normalmente com ele, e não o enxega como algo "mau", porque lhe trouxe algo bom, de certo modo. contudo, não se arrepende de amar ambos. enquanto, o homem, foi se acabando aos poucos, tomado pela culpa e sentindo todo o peso dela, sentindo-se cada vez mais egoísta, e diferentemente de hester, se apresenta cada vez mais arrependido pelo o que fez; o que é engraçado, pela época que foi escrita, porque os homens eram tidos como "superiores", e desta forma saberiam lidar muito bem com uma situação assim ou em piores.

o livro tem nuances e camadas extremamente psicológicas que acabam sendo interessantes. sem contar, as críticas que foram feitas sobre religiosidade e puritanismo da época ao decorrer da história.

"a letra escarlate" é uma obra histórica única e verdadeira. recomendo bastante, principalmente para aqueles que tem interesse pelo livro. porque nem todo mundo pode gostar da escrita, e não é bem uma leitura de lazer.

Nati Sampaio 07/09/2023

Incrível
Então temos aqui Hester Prynne, que como todos já sabem, cometeu lá um pecado e pagou por ele tornando-se uma pária da sociedade e carregando no peito a letra A, escarlate. Ok, essa é a trama. Mas há muito mais que isso nessa história.
Hester Prynne é uma mulher incrível. Forte, corajosa, convicta e orgulhosa. Carrega a letra escarlate no peito sem jamais esperar simpatia ou pena dos demais. Cria sua filha sozinha, afastada da sociedade puritana, sendo dona de seu próprio sustento, através de seus maravilhosos bordados.
Hawthorne nos traz aqui uma personagem que pecou, mas deixa claro todo o tempo que esse pecado é conceito dos homens, e que a religião puritana é criada pelos homens. O autor exprime em diversos momentos uma certa aversão aos puritanos, e acredita que a punição da Hester se dava pela rigorosidade da religião.
Hester e Dimmesdale pecaram, mas cada um fez de forma diferente. Enquanto a mulher não esconde o pecado, e o encara com sobriedade, Dimmesdale sofre durante todo o tempo, sendo egoista e autocentrado. Hester não vê como algo mau o que fez: o pecado a levou à Pearl, seu mais precioso tesouro. Hester ama Pearl e Dimmesdale, e não se arrepende - ao passo que Dimmesdale já aparenta grande arrependimento.
Enfim, o livro tem muitas nuances e camadas psicológicas muito interessantes. Fora as críticas religiosas do puritanismo da época.

Foi certamente uma das minhas melhores leituras desse ano de 2023. Recomendo demais.
Michela Wakami 07/09/2023minha estante
Uau, parece incrível. Vou por na minha lista.
Parabéns pela resenha.????

Nati Sampaio 07/09/2023minha estante
Obrigada! Espero q goste!! :)

carolina 25/01/2024minha estante
Resenha maravilhosa

Yasmim 05/09/2023

Mais profundo e reflexivo do que imaginava. Mais arrastado e descritivo do que gostaria. Leitura válida apesar de parecer rápida e fluida no início e ser finalizada de forma morosa. Apenas os 3 últimos capítulos trazem a sensação de urgência e fluidez dos fatos das primeiras páginas.