A letra escarlate

A letra escarlate Nathaniel Hawthorne

Resenhas - A Letra Escarlate

Tha.guedes 28/08/2023

Mais um livro lido no clube de leitoras do toca. Esse eu tive que me esforçar muito pra ler. Não gostei muito. Também não desgostei. Tá ali no meio.

del4rg3 23/08/2023

A
Eu gostei bastante do desenvolvimento inicial do livro, porém sinto que ele se perdeu muito no próprio misticismo mais para o meio da trama. enfim, Hester uma das, se não A maior heroína de um romance!

Regina 18/08/2023

Livro denso, cansativo, mas muito bom. Aborda questões de séculos passados. A leitura te obrigada a várias pausas para reflexão. Vale a leitura

Marina H. 16/08/2023

Denso e cansativo, mas tem seu valor.
Um livro denso, cansativo, daqueles que precisam ser lidos com atenção e pausas pra reflexão. Em se tratando de um clássico tão antigo, é normal que o estilo e vocabulário causem, por vezes, certo distanciamento e exaustão ao leitor. Além disso, há que se destacar a presença de questões sociais que, toleráveis nos séculos passados, hoje podem (e devem) ser lidas e entendidas como não mais aceitáveis. Ainda assim, é um romance importante na literatura americana e vale a leitura. Um retrato interessante de uma época, das tradições e inconsistências de uma sociedade puritana. Ah, por fim, vale dizer: se você assistiu o filme de 1995 com Demi Moore e não gostou (bem-vindo ao clube), vale a pena dar uma chance pro livro, que traz outras abordagens e passa por caminhos bem diferentes dos traçados na (péssima) adaptação audiovisual. Por outro lado, se não assistiu, pode continuar assim... não tá perdendo nada.

ElisaBrubs 16/08/2023

A leitura do autor é fluida, e bem humorada. Consegue fazer uma crítica à sociedade puritana da época e a posição da mulher naquele meio.

Amanda2871 09/08/2023

Como pode um livro ser tão atual?
uma coisa q acho importante pontuar é sobre como a Hester se tornou mais íntegra do q as próprias pessoas q a condenavam!
esse livro entrou pra lista dos meus favoritos

Cris 06/08/2023

06.08.2023
Narrativa arrastada, mistura realidade fantasia, misticismo, religiosidade. Divaguei diversas vezes, tive que voltar, não gostei dessa leitura.

JSGuedes 03/08/2023

Cansativo
Apesar de ser um livro curto, achei difícil de terminar, é uma leitura bem lenta. O tema é super interessante, mas do início até a metade a história parece não avançar, para mim foi realmente um teste de paciência. Do meio pro final pega no tranco, e a leitura fica um pouco mais fluida.

Fabi 29/07/2023

Amei Hester Prynne.
Uma das melhores personagens que já conheci: Hester Prynne. Amei essa leitura. Amei todas as mudanças que aconteceram ao longo da história. No século XVII, em uma comunidade puritana, Hester é condenada a carregar uma letra A no peito, pelo resto da vida, por ter cometido adultério. Ela se recusa a dizer o nome do pai de sua filha e desta forma, ambas são condenadas a uma vida de segregação. Mas como Hester se comporta diante dessa condenação é o poder desse livro. São diversas situações que ela supera de uma forma diversa ao que a comunidade espera de uma "condenada por imoralidade". Adorei a forma como o autor usa simbolismo da letra para ela e para o pai da criança. O final eu precisei de um tempo para entender e deixar minha cabeça de século XXI um pouquinho de lado. Ótimo enredo, três personagens principais que exigem reflexão e uma lição sobre resiliência. Experiência maravilhosa.

Vitoria 29/07/2023

??
Uma história de romance, traição, superação e pecados. Gostei bastante do livro, não tenho muita facilidade em ler clássicos mas estou aprendendo, e esse é um ótimo começo, apesar de não ser um livro com uma linguagem tão simples ele é surpreendentemente fluido. Faz uma crítica ao puritanismo e ao julgamento das pessoas.

Lohan Pedro 29/07/2023

Nada de novo sob o sol..
? A Letra Escarlate, de Nathaniel Hawthorne. ?

Inicialmente é preciso dizer que nesta edição temos uma introdução enorme e desnecessária. Não acrescenta nada de importante na leitura. É metade do livro, sério, tem que ter coragem viu (e o pior é que eu li).

Eu poderia falar mil coisas e como o moralismo perpassa por esses dizeres. Mas eu gostaria de ser bem seletivo em relação a criança Pearl.

Sabe aquela galera que defende a vida, mesmo que aquela criança venha para uma vivência desgraçada neste mundo (e que depois que nasce, viram as costas)? Então, é esse tipo de gente que tem nessa história. E é igual aos dias atuais, não fazem questão nenhuma de demonstrar que são pessoas ruins, mas como sempre, em nome de Deus elas destilam ódio e se acham intocáveis além de boas por isso.

É incrível como as coisas se repetem. Durante toda a leitura, minha única preocupação era como essa criança ao crescer seria afetada por tanto destrato que Hester (sua mãe) passava e isso refletia em Pearl também.

Longe de mim querer falar alguma coisa de Hester Prynne e seu possível pecado (há moralismo em discutirmos isso). Pois durante o decorrer da história a única pessoa que de fato sofreu foi ela, automaticamente sua filha também sentia esses reflexos.

É inegável o quanto a mulher sofre em uma sociedade dominada por homens e religião. E isso fica escancarado em A Letra Escarlate.

? O que você vai encontrar no livro? ?

? Falso moralismo;
? Ódio em nome de Deus;
? Muita reflexão em relação à religião, gênero e sociedade.

That's all.

Nath 25/07/2023

Melhor do que o esperado
Tava curiosa por ser um clássico americano, mas ao mesmo tempo temerosa (pelo mesmo motivo rs). Mas surpreendentemente eu gostei bastante do livro, o primeiro capítulo não entendia o porque de tanta conversa, mas do capítulo dois em diante as coisas se tornaram mais claras e dispersou uma curiosidade.
Por ser curto, é muito tranquilo de ler e você realmente fica interessado em saber o desfecho, que pra mim foi bem satisfatório.

Cele 19/07/2023

Minha nota reflete apenas no meu gosto e eu já quero começar esclarecendo isso porque esse não é um livro ruim, mas não é do meu gosto.
A escrita é algo bem diferente do que eu gosto, é arrastada e excessivamente descritiva, que é algo que normalmente eu amo, mas só quando eu posso entender. O vocabulário é bem difícil, o que pode atender a época de lançamento, mas torna a leitura muito desgastante.
O ponto positivo do livro é a história de Hester que realmente nos fazer querer continuar, mas em um determinado ponto até isso a escrita cheia de voltas acaba desgastando.
A Letra escarlate realmente é algo para um público bem específico e eu não me encaixo nesse grup.

Carolina.Gomes 09/07/2023

É bom, mas o filme é melhor
Eu me decepcionei um pouco com esse livro. Confesso!

Há anos atras, assisti ao filme com Gary Oldman e amei. Comecei a ler pensando que o Pastor, do livro, seria aquele homem. Reassisti e a impressão permaneceu pós leitura. Talvez o autor, propositadamente, tenha construído um personagem masculino à sombra da personagem feminina.

O pastor do livro é um homem fraco, enquanto Esther é gigante, carrega a letra e o estigma com a cabeça erguida, suportando com resignação o peso de uma condenação injusta.

A escrita de Hawthorne não me pegou. Achei cansativa e com tom de sermão.

Sofri com Esther, pensei na condição da mulher e todo peso que carregamos desde sempre, como se fossemos diabólicas e responsáveis pelos males do mundo.

No fim, pensei que todas nós temos, no peito, o peso da letra. Basta que nos desviemos do padrão social ditado para nós.

Por ser um clássico, valeu a leitura. Sempre recomendo!