A letra escarlate

2. Hester boba por ter sofrido tanto por um homem meia boca
3. Pearl merecia pais muito melhores
4. Critica social interessante

connorsgf 25/03/2024

.uma história de dor e fragilidade humanas
é uma leitura um tanto difícil, o vocabulário arranha um tiquinho, mas é uma história genuinamente interessante. não surpreendente, no sentido de que no meio do livro você já sabe exatamente o que aconteceu e qual foi o grande pecado de hester. o final surpreende, isso é fato. mas acredito que o erro está no leitor que espera um final feliz para uma história que o próprio autor vai descrever como de dor e fragilidade.

hester e pearl são uma dupla muito cativante quando juntas, é difícil não se divertir com os momentos de birra de pearl, as infinitas perguntas. assim como é impossível não se admirar com a garra de hester.

o pastor (até agora não aprendi a escrever o nome dele ksskajakaka) é um PÉ. NO. SACO. eu nem desgostei tanto assim dele, mas o posfácio (que é incrível, por sinal), girou uma chavinha na minha cabeça e tocou em pontos que me ocorreram, porém que eu não dei tanta atenção assim

num geral, é uma história boa!

Aylana Almeida 12/03/2024

Ainda processando tudo o que li?
Nathaniel Hawthorne conseguiu me tirar de uma ressaca literária braba ao me fazer submergir nessa história! A jornada de Hester nos faz pensar muito sobre o humano, o ?ser? humano e o papel que a sociedade exerce sobre a vida humana. Livro profundo, repleto de mensagens fortes e que, mesmo tendo sido escrito há 2 séculos atrás, segue atual!

rafa_._cardoso 22/02/2024

A literatura é muito boa
São livros como esse que me faz perceber como a literatura é tão boa, pois cada pessoa consegue extrair coisas completamente diferentes da mesma escrita.

Li muitas resenhas positivas, assim como vídeos, que me deixaram interessado na história e... não foi pra mim.

Achei a leitura arrastada, prolixa, com páginas e páginas sobre descrições de locais que, por vezes, não movem a história.

Os personagens são bons e daria uma novela de 90 a 100 páginas excelente, mas que se tornou cansativa e não via a hora de acabar.

Enfim, clássico é clássico por algum motivo, mas nem todo clássico vai ser bom pra todo tipo e estilo de leitor.

Wash2 14/02/2024

Os puritanos
"Mas, naquele precoce rigor do caráter puritano, uma inferência desse tipo não podia ser feita de maneira tão indubitável.
Pode ser que um escravo preguiçoso ou um filho rebelde, entregue pelos pais à autoridade civil, estivesse para ser corrigido no poste de flagelação. Pode ser que um antinomista, um quacre (protestante), ou qualquer outro heterodoxo religioso estivesse para ser excomungado da cidade. Ou que um índio vagabundo e errante, transformado em rufião pela aguardente do homem branco, estivesse para ser conduzido a chibatadas para as sombras da floresta."

Ufa, ainda bem que não nasci nessa época.

A protagonista Hester Prynne possui grande resiliência para suportar a humilhação, mas é a sua filha, Pérola (Pearl), quem se destaca na história.

Mas, sendo um clássico, vale 4 estrelas.

Catharine.Ledur 14/02/2024

A letra escarlate
Achei muito bom e tals mas achei que o final seria mais emocionante, tipo que os três iriam de arrasta juntos pra dar um draminha a mais

Silvio26 13/02/2024

Daria dez estrelas. É o livro. Deveria ser leitura obrigatória em nossas escolas para entendermos o grande abismo que há entre homens e mulheres. Depois, ainda nos oferece uma aula com o próprio autor do livro e das expressões que nos norteiam, através das explicações das três mulheres que trazem luz sobre o livro. Um livro absolutamente necessário.

Duda França 11/02/2024

Resumo do livro a Letra Escarlate, de Nathaniel Hawthorne
? Olá Guardião da Leitura, tudo bem? O resumo de hoje é do livro A Letra Escarlate, de Nathaniel Hawthorne e pertence à Coleção Mistério & Suspense da editora Nova Fronteira.

? A história se passa na cidade de Boston, durante o século XVII, e gira em torno de Hester Prynne, uma mulher condenada por adultério que é forçada a usar uma letra "A" escarlate em sua roupa como símbolo de sua transgressão, o seu pecado. Desde então, todos passaram a julgá-la e olhar torto pra ela, pois nesses casos a culpa sempre recai mais na mulher enquanto o homem se safou e ocultou seus erros.

? Ao longo da história, os conflitos morais enfrentados por Hester, ao seu relacionamento com o clérigo Arthur Dimmesdale, que é atormentado por sua própria culpa, e ao marido ausente de Hester, Roger Chillingworth, que busca vingança, são apresentados ao leitor.

? O romance explora temas como pecado, redenção, moralidade e hipocrisia, mostrando a visão da sociedade puritana daquela época, fazendo o leitor refletir sobre muitos assuntos importantes durante a leitura.

? A narrativa se desenrola em meio a segredos, revelações e dilemas éticos, e tem um desfecho impactante que deixa os leitores refletindo sobre as complexidades da natureza humana.

Laísa 10/02/2024

Um clássico que merece ser lido
Não vou fazer resumo do livro nem sinopse. O livro é um clássico e, creio eu que, muita gente sabe do que se trata. Portanto, preciso fazer algumas considerações: primeiro, preciso confessar que eu tinha medo de ler A letra escarlate, pois muitos falavam que a leitura era pesada e difícil, mas eu discordo. Não é uma linguagem impossível de ser compreendida como acontece muitas vezes. Segundo que, apesar de ser bastante dramático, acredito que represente, ainda que de forma fictícia, a realidade da época e que, apesar de mudanças e evoluções, ainda vemos em nossa sociedade.

gabs 06/02/2024

A história não me prendeu
Muito difícil de terminar esse livro! Entendo a sua importância para a literatura e eu quis ler por conta disso mas, meu Deus, que difícil. A história é interessante e talvez, se tivesse sido escrito de outra forma um pouco mais fluida, poderia ter sido uma experiência melhor. Enfim, não recomendo!

Bebel13! 02/02/2024

É um bom livro. Traz algumas reflexões interessantes, mas também consegue ser bem chatinho em alguns momentos.
?Seja verdadeiro! Seja verdadeiro! Seja verdadeiro! Mostre abertamente ao mundo, se não o que há de pior em si, pelo menos algum traço donde se possa inferir o pior!?

Biblioteca Álvaro Guerra 02/02/2024

A Letra Escarlate é um romance de Nathaniel Hawthorne que se passa na Boston puritana do século XVII. O livro conta a história de Hester Prynne, uma mulher que comete adultério e é condenada a usar um “A” vermelho no peito como sinal de sua culpa. O livro explora temas como o pecado, a culpa, a redenção, a hipocrisia e a identidade.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9798572325812

Milla Cinemaniac 01/02/2024

Um clássico emocionante!
Na rígida comunidade puritana de Boston do século XVII, a jovem Hester Prynne tem uma relação adúltera que termina com o nascimento de uma criança ilegítima.

Desonrada e renegada publicamente, ela é obrigada a levar sempre a letra ?A? de adúltera, bordada em seu peito. Hester se vale de sua força interior e de sua convicção de espírito para criar a filha sozinha, lidar com a volta do marido e proteger o segredo acerca da identidade de seu amante.

A letra escarlate é um retrato dramático e comovente da submissão e da resistência às normas sociais, da paixão e da fragilidade humanas.

O confronto entre os personagens é um retrato crítico da sociedade dos EUA no século XVII.

Livro incrível, história profunda daquelas que dá vontade de continuar lendo pra saber o que vai acontecer!

Tá certo que os clássicos são um pouquinho mais chatinhos e difíceis de ler, mas vale a pena pois é um excelente livro!