A letra escarlate

A letra escarlate Nathaniel Hawthorne

Resenhas - A Letra Escarlate

Fernanda.Lopes 22/04/2024

Um clássico pouco conhecido
A história de Hester Prynne se cozinha em fogo lento, mas nem por isso menos chocante que outros livros que contam histórias sobre a opressão das mulheres na história.

A leitura foi muito fluida e fiquei surpresa com o final. Uma história de culpa, vergonha e hipocrisia deliciosa.

lestatdelioncourt 21/04/2024

que livro chatooo
possui uma boa premissa, só que acaba se arrastando por longos capítulos de descrições e monólogos entediantes, quando são inseridos diálogos, é então que a narrativa e o sentimento se tornam envolventes mesmo, mas todo o resto foi bem massante

não tenho nada contra o nathaniel hawthorne, já havia lido outro livro dele antes e acho que chego a conclusão que sua escrita não funciona comigo

yasminbeatrix 18/04/2024

Adorei o livro! A narrativa é floreada e com um vocabulário complicadinho (sinceramente acho Machado de Assis bem mais difícil de entender) mas eu acho que a descrição dos ambientes conversa E MUITO com os sentimentos dos personagens que a trama narra, e gostei bastante dessa ferramenta (a meu ver) utilizada pelo autor. O tema abordado no livro (infelizmente) conversa com a realidade até hoje, não só a estadunidense.
NÃO achei necessária a leitura do prefácio, esse sim achei desnecessário (embora eu entenda sua existência em algumas edições) e enroladissimooooo, a informação mínima que ele traz sobre a história poderia ter sido resumida em no máximo 3 páginas, o autor se estendendo muito ainda. Mas como gostei muito da leitura, esqueço desse prefácio chatíssimo e recomendo demais a leitura desse clássico ??

Janaina.Oliveira 17/04/2024

A Letra Escarlate - Nathaniel Hawthorne
Hester Prynne condenada por engravidar de outro homem durante a ausência de seu marido, desconhecido de todos da cidade.
Após o nascimento de sua filha ela foi exposta em praça pública e obrigada a usar a letra A de adúltera em seu peito. O pai da criança, um segredo que jurou guardar para sempre.
Durante sua humilhação em praça pública, ele reconhece de longe, seu marido, chegando na cidade, porém ele se apresentou com outro nome e esse foi mais um segredo que Hester jurou guardar.
Os anos se passam a pequena Perl cresce, e o marido de Hester, descobre quem é seu pai, e por ele ser um homem religioso, faz sua vingança de forma a atormentar seu corpo e alma.

Cesar Garcia 14/04/2024

Impactante mas massante
A história de Hester e da Letra Escarlate é muito impaciente e nos leva a refletir sobre o machismo, a religião, o conservadorismo e a covardia dos outros personagens.
O problema do livro é que ele é super descritivo, expositivo e por fim massante, falando dos sentimentos dos personagens ao invés de investir em diálogos e em melhor desenvolvimento.
Por fim um ótima ideia, mas uma execução apenas ok.

Laryssa Barros 07/04/2024

Eu esperava mais...
Por conhecer a premissa desse livro e achar muito interessante, esperava que o livro fosse ser incrível. Mas a verdade é que falta algo, acho que talvez o autor devesse ter desenvolvido melhor os personagens e a história.

Camila Da Rós 31/03/2024

Trágico!!
Achei a história muito emocionante. Fiquei o livro todo agoniados pelo preconceito contra a protagonista!! Adorei conhecer a realidade das colônias, adquiri bons conhecimentos históricos! Recomendo a leitura

katesedgwick 27/03/2024

Comentário social
1. Arthur não merecia i amor da Hester
2. Hester boba por ter sofrido tanto por um homem meia boca
3. Pearl merecia pais muito melhores
4. Critica social interessante

connorsgf 25/03/2024

.uma história de dor e fragilidade humanas
é uma leitura um tanto difícil, o vocabulário arranha um tiquinho, mas é uma história genuinamente interessante. não surpreendente, no sentido de que no meio do livro você já sabe exatamente o que aconteceu e qual foi o grande pecado de hester. o final surpreende, isso é fato. mas acredito que o erro está no leitor que espera um final feliz para uma história que o próprio autor vai descrever como de dor e fragilidade.

hester e pearl são uma dupla muito cativante quando juntas, é difícil não se divertir com os momentos de birra de pearl, as infinitas perguntas. assim como é impossível não se admirar com a garra de hester.

o pastor (até agora não aprendi a escrever o nome dele ksskajakaka) é um PÉ. NO. SACO. eu nem desgostei tanto assim dele, mas o posfácio (que é incrível, por sinal), girou uma chavinha na minha cabeça e tocou em pontos que me ocorreram, porém que eu não dei tanta atenção assim

num geral, é uma história boa!

Aylana Almeida 12/03/2024

Ainda processando tudo o que li?
Nathaniel Hawthorne conseguiu me tirar de uma ressaca literária braba ao me fazer submergir nessa história! A jornada de Hester nos faz pensar muito sobre o humano, o ?ser? humano e o papel que a sociedade exerce sobre a vida humana. Livro profundo, repleto de mensagens fortes e que, mesmo tendo sido escrito há 2 séculos atrás, segue atual!

rafa_._cardoso 22/02/2024

A literatura é muito boa
São livros como esse que me faz perceber como a literatura é tão boa, pois cada pessoa consegue extrair coisas completamente diferentes da mesma escrita.

Li muitas resenhas positivas, assim como vídeos, que me deixaram interessado na história e... não foi pra mim.

Achei a leitura arrastada, prolixa, com páginas e páginas sobre descrições de locais que, por vezes, não movem a história.

Os personagens são bons e daria uma novela de 90 a 100 páginas excelente, mas que se tornou cansativa e não via a hora de acabar.

Enfim, clássico é clássico por algum motivo, mas nem todo clássico vai ser bom pra todo tipo e estilo de leitor.