A Professora de Piano

A Professora de Piano Janice Y. K. Lee

Resenhas - A Professora de Piano

Natalia_Medeiros 27/01/2022

Pelo título, A professora de Piano, não me encheu de expectativas. Escolhi para ser uma leitura leve dentro de uma mudança de cidade. Acreditei ser um romance sutil com felizes para sempre. Se mostrou ser mais.
Já li alguns livros sobre a Segunda Guerra Mundial e outros ambientados na época. Nenhum, entretanto, tinha me levado para Hong Kong. Uma experiência de leitura fora dos padrões que venho seguindo e me esquivando ao longo dos anos. Uma escrita envolvente e um enredo provocante, com personagens profundos e cheios das dualidades que gostamos de pensar que não temos.
A inocência de Claire em contraste com seu desejo avassalador por riscos. Ela vai se deixando envolver pela própria história, vai se complicando, sem necessariamente buscar uma aventura. Claire e Trudy ocupam opostos em modo de ser e mostrar-se. Trudy é envolvente e provocante, adapta-se ao meio como um cameleão se camufla para sobreviver, chama a atenção para manter-se escondida.
Claire, Trudy e Will nos levam, em diferentes momentos da história, pela perspectiva chinesa e japonesa da guerra, com suas desgraças, barbaridades e lutos. Assim como, a rapidez com que cidades conseguem voltar à normalidade mesmo feridas. Mesmo com cicatrizes, amputadas e com a pele aberta, buscamos a normalidade, a rotina. Lee mostra como isso acontece com as pessoas que migram, com as que estão em cativeiro, com as que seguem escapando presas pelo lado de fora e com as que sobrevivem aos caos.
Pelas ruas de Hong Kong acompanhamos preconceito racial, diferença de classe, costumes e dominâncias. Relações políticas entre Inglaterra e China, Japão e Europa, clichês americanos. Luxos exagerados dos abastados buscando igualdades com os dominadores e invisibilidade dos nativos colonizados. Não é um livro transformador, mas vale a pena a leitura, principalmente, se você lê somente pelo viés masculino americano e europeu da vida.

Cristiane.Andreola 01/12/2016

A professora de piano
História surpreendente. Personagens incríveis. Algumas cenas me fizeram realmente sentir medo e até ficar enjoada. Não espere uma mocinha inocente...Todos tem seus segredos obscuros e os personagens que parecem fúteis esses sim serão heróis.

Patrícia Belmonte 31/08/2015

"A PROFESSORA DE PIANO", JANICE Y. K. LEE - ED. NOVA FRONTEIRA
Uma história de amor e muitos conflitos envolvendo a guerra, sobrevivência e escolhas.

site: http://atualizandolivros.blogspot.com.br/2014/06/a-professora-de-piano-janice-y-k-lee-ed.html

Mel 19/06/2015

A história se passa em dois momentos diferentes: a década de 40, onde ocorreu uma guerra em Hong Kong, e a década de 50, mostrando a atualidade dos envolvidos na guerra.

Claire é uma inglesa que se muda para Hong Kong quando o marido é transferido a negócios, e é contratada por uma família chinesa para dar aulas à sua filha Locket. Em meio a tal cotidiano, ela conhece o motorista da família, também inglês, Will Truesdale, com quem se envolve. Mas Will carrega muitos segredos dos tempos de guerra, que também dizem respeito à família Chen, para a qual trabalham, e a uma mulher misteriosa, Trudy.

Raphael Cavalcante 18/02/2015

Hong Kong Babilônia
Se há um conflito que rendeu e seguirá rendendo histórias é a Segunda Guerra Mundial. Todas as dezenas de nações envolvidas, o drama estabelecido entre conquistadores e conquistados, o intercâmbio cultural forçado, a morte de milhões... um caldeirão efervescente. É nesse contexto que somos apresentados a babilônica Hong Kong de meados do século e a sua sociedade peculiar, formada por nativos chineses, ingleses, mestiços eurasianos e nacionalidades de todos os tipos. Um recôndito da Ásia, colonizado pela Inglaterra, prestes a mudar com a invasão japonesa, como sentirá na pele o inglês Will Trisdale.

O mote principal do romance da estreante Janice Y. K. Lee diz respeito ao envolvimento do centrado Will com a esfuziante socialite local Trudy Liang, no período da Guerra, e, anos depois, com Claire Pendleton, a professora de piano que dá nome ao título. Tem-se então uma narrativa em dois tempos -- que fatalmente se cruzam numa trama envolvendo paixão, patriotismo e auto-preservação.

O desenvolvimento da obra, narrada com requintes cinematográficos (expectativa de uma adaptação?) não chega a chamar a atenção, o que não faz diminuir o interesse pelo o que se apresenta de maior valor: as relações supostamente amistosas, mas de ressentimentos represados, nas sociedades formadas a partir de culturas tão distintas tal qual a inglesa e a chinesa. A rivalidade latente entre colonizadores e colonizados e a forma como isso reflete na dinâmica social. Certamente, a autora Janice Y. K. Lee, natural de Hong Kong, teria sido mais feliz se tivesse explorado melhor este mote do que ter centrado esforços na tramas de suspense que se revelam na segunda metade da publicação.

Daniel 06/02/2013

Novelão de qualidade
Desde suas primeiras páginas ficou claro pra mim que esse livro merece uma adaptação cinematográfica. Há nele todos os elementos necessários para um bom filme: um romance em meio a um cenário histórico (segunda grande guerra), uma história envolvente e misteriosa, um país exótico, choque de culturas, música. Contudo, esse autêntico novelão (termo pejorativo que adoto de vez em quando, nem sempre pra depreciar uma obra), guarda armadilhas que essa futura adaptação deve saber evitar. A mais importante delas é o que se lê nas entrelinhas desse livro, curiosamente escrito por uma autora de Hong Kong, que asiáticos podem ser pessoas muito pouco confiáveis, volúveis e até mesmo más, e, em contrapartida, ingleses são patriotas e bondosos. Essa leitura que eu fiz dos personagens, no romance, fica diluída nas quase 400 páginas, mas em um filme de 2 horas, é muito fácil que estereótipos ganhem força demais e transforme o livro num desfile de caricaturas. Por fim, achei esse um bom livro e daria 3 estrelas e meia se houvesse a possibilidade de dividir a cotação. Como li esse livro em 1 semana, sem ao menos pular uma frase e como achei a escrita dessa jovem autora muito apurada e envolvente, dou 4 estrelas e recomendo a sua leitura a todos.

thaísa g, 17/11/2011

Não há dúvidas de que o livro é de uma qualidade ímpar. A autora é excepcional. Mas a história não cativa. A personagem principal, Claire, é mais sem graça que Macabéia de Clarice Lispector. Só no Epílogo a mulher consegue ter um pouquinho de vida.

Trechinhos que gostei:

"Trudy, a desgraça nunca termina se você continuar pensando nela." (p. 225)

"Tudo parece melhor pela manhã, não acha?" (p. 228)

[Afinal, é como diz na Bíblia: O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. (Salmos 30:5)]

neia 12/10/2011

gostei
Nada de mais, um leitura até boa

Ana 19/08/2011

Resenha no meu blog:

Fabi 07/01/2015minha estante
Oi, Ana estou tentando entrar no link acima, mas me bloqueia, diz que é só pra convidados.
Vc pode me ajudar? quero muito ler a resenha que vc fez...

Obrigada

Lima Neto 27/08/2009

o livro é fraco, pouco cativante. a escrita é boa, sem dúvida, mas é só.

os personagens não nos cativam e a história é fraca. a história bem que da metade para o final torna-se um pouco mais interessante, mas nada que surpreenda ao leitor.
xico 21/03/2011minha estante
Achei o enredo muito bom. Os personagens principais me cativaram sem dúvida. Impossível não nos comover com a fragilidade de Truddy, a amargura de Will e a transformação de Claire.Devorei o livro, pena q chegou ao fim.

18/06/2011minha estante
Gostei muito do livro. E de quebra me inteirei de uma parte da história da Segunda Guerra pouco conhecida: As consequências da invasão japonesa à Hong Kong...

Felipe 12/01/2013minha estante
Nossa, as descrições dos campos de concentração são marcantes, sem dúvida alguma, um dos melhores livro que li. Para quem curte o assunto, recomendo: "A ponte invisível".