Viva Chama

Viva Chama Tracy Chevalier

Resenhas - Viva Chama

Babi 29/12/2022

Merece um prêmio!
Li esse livro por ter lido outros dois da autora anteriormente, confiei que a Tracy teria uma boa história pra contar em Viva Chama e não me decepcionei!

O livro é super fluído do começo ao fim, sempre ocorrendo novos eventos interessantes e cativantes. A construção dos personagens foi ótima, ao contrário do que aconteceu em "Moça com brinco de pérola" da mesma autora. Deu para perceber a personalidade de cada um, alguns personagens menos cativantes e outros mais, mas a Maggie, praticamente a personagem principal, se mostrou uma personagem incrível! Ela resolve tudo, ela faz tudo, arruma jeito pra tudo, é autêntica e uma amiga fiel, praticamente a heroína que gostamos de ler em livros de outros gêneros!

Também temos que ressaltar sobre o Circo de Astley, que no começo eu achei que ia ser chato, mas se tornou uma trama cheia de intriga interessante de acompanhar. Gostei de saber que muitas das coisas que a autora escreveu sobre o Circo foram verdades e realmente aconteceu, e com todas as descrições me senti uma moradora de Londres do século XVIII.

Gostei também de acompanhar o Sr. e a Sra. Blake, sem esses personagens esse livro não teria sido tão perfeito e tão bonito.

Raquel.Moller 24/03/2022

Não é o melhor de Tracy
Já li quase todos os livros da Tracy Chevalier, e esse é fraco perto de tantas obras-primas. Acho que se fosse mais curto, teria um impacto maior, ficou maçante. Porém, ainda é gostoso de ler e os personagens são interessantes, mesmo podendo ser mais aprofundados

rach. 03/01/2022

REVOLUÇÃO ROMÂNTICA
Viva Chama é uma obra, ao início, cansativa, justamente pelo fato da autora descrever bastante os lugares e o leitor ainda não estar familiarizado com os personagens. Porém, durante o enredo, pude aprender bastante sobre a monarquia inglesa, os frutos da revolução industrial e observar o romance inocente de Jem e Maggie crescer.

Thairini 04/09/2019

Esperava mais....
O livro inicialmente é bem denso e difícil de embarcar na história, a autora se prende a muitos detalhes da época e da cidade em que se passa a história.
Depois de um tempo a narrativa até que fica boa e se espera um desfecho da história.... Porém esse desfecho não acontece, o livro acaba sem uma resolução para nenhum dos personagens! Lamentável

tatá 17/06/2019

Viva chama
Inicialmente foi difícil embarcar na história. É um livro que foge bastante do tipo que geralmente venho lendo, mais estava determinada a voltar a visitar outros caminhos da literatura e foi uma boa escolha. Apesar da demora para me conquistar, acabei embarcando na Londres do século 18, atenta a vida daquelas pessoas na época e depois de conquistada pela história, me surpreendi com o quão rápido acabei o livro. Fiquei feliz por ter persistido e só um pouquinho insatisfeita com o final porque queria mais. É impossível não ficar imaginando o futuro dos personagens.

Ana SPV 15/08/2018

O livro que eu comprei por simplesmente ter gostado da capa
Foi uma leitura que me prendeu do começo ao fim. Li em um dia. Amei a escrita da autora, amei cada pedacinho da história.

janaina.fortunato.7 21/03/2018

Eu fui avisada de que este não era o estilo de livro que eu gosto. Insisti, mas realmente minhas expectativas não foram atendidas. Tive impressão que a autora estava mais preocupada em descrever a Londres de 1790 do que contar uma história, que por sinal poderia ter sido melhor sucedida (para o meu gosto) se ela tivesse explorado mais, como pano de fundo, os acontecimentos importantes da revolução Industrial, revolução Francesa e a guerra entre Inglaterra e França neste período.
Além disso, justamente no momento em que a estória começa a ficar mais dinâmica, o livro acaba.
Nem a minha simpatia pela personagem Meggie me fez considerar o livro para além de regular.

Kymhy 21/03/2018

Viva Chama - Tracy Chevalier
Um belo romance histórico que se passa nos idos do século XVIII onde acompanharemos não somente a vida de duas crianças, mas também pinceladas do grande poeta William Blake e como enfrentou os pensamentos que considerava errados.

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-viva-chama-tracy-chevalier/

Luciane 15/11/2012

Linha história vivida em 1790 em Londres, tem como cenário a arte e a revolução francesa. É um romance que vale a pena ser lido. Estou cada vez mais fã da autora.
Este livro é do Grupo Livro Viajante (http://www.skoob.com.br/topico/grupo/1284)

Re 13/11/2012

400 páginas de emoção!
Viva Chama, de Tracy Chevalier foi sem dúvida um dos mais belos livros que já li na vida. Durante uma semana convivi com Jem e Maise Kellaway e Maggie Butterfield, crianças fantásticas que muito me ensinaram sobre os sabores da vida.

Após a morte do irmão, Jem e Maise mudam-se para Londres ( sec. 18) com seus pais Thomas e Anne Kellaway, deixando para traz a calma vida campestre vivida em Dorset, na Inglaterra, para viver a agitada vida da cidade. A fuga das crianças e principalmente de seus pais era diminuir a tristeza da perda que traziam no peito.

Quando chegam a Londres Jem e Maise conhecem Maggie, uma menina esperta e fogosa, como mesmo nos conta a autora, e, deixando todas as diferenças regionais de lado, os três começam a conhecer-se melhor e vão, aos poucos, criando uma grande amizade que aumenta enquanto eles começam a se interessar pela vida de um dos vizinhos de Jem e Maise, o artista William Blake.

Todos na cidade sabiam do seus ideais políticos do Sr. Blake e alguns chegavam a pensar que suas ideias eram de características místicas e por isso algo que causava certa estranheza. Mas o que chama atenção das crianças são as suas atitudes reservadas, fato que os levou a aventura de estar sempre o observando. Vale ressaltar que são exatamente estas observações que trazem experiências emocionantes aos leitores.

Outro ponto que chama atenção são os fatos verídicos mencionados pela autora, tais como a existência do circo de Philip Astley, a Revolução Francesa e a própria existência do Senhor Blake e de sua obra "Canções de inocência e da Experiência", fatos que permeiam toda a obra que me faz lembrar que a transição feita pela autora entre a ficção e a realidade é primorosa, envolvente e por demais instigante.

Viva Chama é o primeiro livro que leio de Tracy e espero que seja o primeiro de muitos. A autora tem um tom chamativo e repito, envolvente que traz o leitor para a história e faz com que a leitura flua de forma sensacional. São 400 páginas de pura sedução e imaginação!

Lynnë 20/08/2012

Inspirador, cativante, impressionante como se espera de Tracy Chevalier.

Tomás Quirino 07/02/2010

Tygre, tygre, viva chama. Que as florestas da noite inflama...
"Viva Chama" é um livro mágico e surpreendente. Possui 400 páginas, mas parece que tem a metade disso. A história é rica em detalhes, personagens e fatos. O poder de descrição de Tracy Chevalier, que eu já havia conhecido em "Moça com Brinco de Pérola", é muito bem expresso ao longo da história. A autora consegue nos transportar para a Londres do século XVIII, para o grandioso anfiteatro de Philip Astley e para a cidadezinha de Piddletrenthide, em Dorset, na Inglaterra. E temas como a Revolução Francesa, as relações familiares, a infância e a adolescência são abordados de maneira sutil, porém clara e interessante.

O assunto principal do livro é o poeta e pintor inglês William Blake, e mais especificamente a sua obra "Canções da inocência e da experiência". Sua vida é retratada sob o olhar de duas crianças vizinhas, Jem e Maggie. Suas obras não fizeram muito sucesso na época, pois suas ideias eram consideradas estranhas, que envolviam características como misticismo e crítica social. Teve problemas com o governo inglês, pois era considerado simpatizante da Revolução Francesa.

Embora eu acredite que a autora poderia ter dado mais destaque ao cotidiano, ao processo de criação e ao perfil psicológico do poeta, definitivamente não posso reclamar. É muito difícil criar uma história em cima de algo que realmente ocorreu e faz parte da história de séculos atrás. É uma tarefa desafiadora, que exige muita cautela, imaginação, perspectiva e, acima de tudo, pesquisa. No final do livro, podemos ver as inúmeras fontes de pesquisa que a autora utilizou. Não é uma tarefa fácil, mas ela conseguiu executá-la de forma muito satisfatória.

Minha única reclamação é em relação ao desfecho do livro. É um bom final, encerra o livro coerentemente, mas deixa a impressão de que algo está faltando. A autora podia ter detalhado ou aprofundado um pouquinho mais o destino das personagens, ter acrescentado ou deixado subentendido alguma informação a mais, alguma mensagem, um final mais contínuo. Porém, ainda assim, não é um final decepcionante.

Enfim, quem gostou de "Moça com Brinco de Pérola" também vai, muito provavelmente, gostar de "Viva Chama". É um livro que segue a mesma fórmula, e é mais dinâmico em alguns aspectos (possui mais personagens, cenários e acontecimentos). Vale a pena ler!
May Nascimento 31/07/2015minha estante
Concordo com você quanto ao final. Também fiquei com a sensação de que faltou algo. Mas, é um livro maravilhoso!