Parafilias

Parafilias Alexandre Marques Rodrigues

Resenhas - Parafilias

Daniel.Paulo 01/06/2021

...
"Nós formamos uma corrente triste e quebradiça, presa por precarios elos de necessidades insatisfeitas."

Esse livro, como o proprio nome tem um carater doentio, porém ele também conseguiu mostrar ao leitor todas as nuances que os seres humanos tem, tanto a parte ruim quanto a pior, ahh e tudo isso tendo haver com sexo, pois todos os contos tem uma conotação sexual, é um bom livro, e a muito tempo tento le-lo, mas acho que se o tivesse lido quando o comprei, não teria a maturidade que tenho hoje para aprecia-lo

Giovanni.Ariel 06/06/2022

Perturbador, mas interessante
Alguns contos são umas das piores coisas que li, outros são interessantíssimos.
Me peguei querendo ler mais material sobre certas histórias.
Parece ser meio óbvio, mas acho legal avisar que alguns contos são bem pesados, se tiver algum gatilho, melhor evitar.

Valclecia.Morgana 13/10/2023

Livro com contos bem chatinhos ....Todos me pareceram sem pé nem cabeça, o autor corta os acontecimentos do nada, mas parece que ele escreveu nas idas ao banheiro que dava. Não achei nenhum conto interessante, pelo contrário achei eles vagos, monótonos e mal escritos. Não entendi como conseguiu ganhar um prêmio de literatura.

Claudio 19/08/2017

Uma ode ao café preto e outras coisas!
Um livro divertido no qual o sexo (as parafilias), apesar de algumas vezes explícito, está longe de ser o tema central. Com contos que perpassam a busca por inspiração de um autor, as incongruências humanas e, principalmente, a solidão, mas que em momento algum ficam monótonos ou didáticos.

No fim, são boas histórias, algumas pretensiosas (quem escreve um livro tem esse direito), no geral bem resolvidas e inventivas: gostei especialmente do "Quartos" - sobre um admirador da literatura russa que trabalha em um motel; "Preces" - quando duas mulheres visitam apartamentos para pregar e; "As fraudes de Hussel" - sobre a relação de uma cliente, o garçom e um observador.

Também cabe destacar a obsessão do autor por chupar peitos e café preto, sem leite!

"Assim como o amor e morte, café é também um conceito abstrato, apesar de líquido, escuro e bastante aromático. Mas isso não é passível de explicação"

Jef 30/03/2020

Todo mundo tem sua parafilia
Na minha saga de ler os livros vencedores na categoria de contos de prêmios nacionais tais quais Biblioteca Nacional, Jabuti e Sesc, li o "Parafilias" do Alexandre Marques Rodrigues: vencedor do Sesc de Literatura em 2014. "Parafilias" é um livro de unidade dramática voltada ao sexo. Todos os 23 contos têm relação com o tema sexual.

O que se destaca na premiada obra é a forma como Alexandre narra (geralmente através de personagens em primeira pessoa) a compulsão/vontade/intenção sexual. Os contos são de uma leitura prazerosa e rápida.

Dos 23, destaco os contos "Quartos" (o que mais gostei) , "Pé de maconha e um filme sobre a volta de Cristo", "Léxico", "A mulher que disse Nietzsche". O único problema do livro é que são muitos contos (23!), o que acaba fazendo com que se esqueça rapidamente de muitos deles. Talvez se o livro tivesse metade deles fosse mais memorável, contudo ainda assim é uma leitura recomendável e bem escrita.

Ralph 27/03/2022

hmmm..
Alguns contos são melhores que outros e outros são melhores que o livro inteiro.
O livro parece fluir da excitação a melancolia, tem poesia, cita Freud e várias palavras de baixo calão; Muito para se ler e agradar.
Além de ser muito bem escrito.

Super recomendo.

Jeffez 04/02/2023

O livro faz jus ao nome, poucas histórias realmente interessantes, mas na sua maioria pesadas a até confusas.

Rhiana 11/09/2019

Parafilias
Um livro muito intenso por assim dizer, tem como uma de suas marcas o erotismo e confesso que me assustei um pouco ao perceber, pq não imaginava do que se tratava apenas comecei a ler. esse foi um livro que faz parte do projeto perca um livro e talvez tenha sido um dos motivos para eu estranhar. Mas o livro não trata só de sexo muito pelo contrário as vezes é tão não importante que nem parece que vc está lendo, mas o que chama a atenção são as vivências do narrador, seu vício por café, sua busca por inspiração e sua forma poética até, e muito profunda.

LimaJr 18/01/2022

Escritos incomuns
Os contos são bem escritos, bem trabalhados. Os eventos são incomuns, por vezes chocantes, fazendo jus ao título do livro. O erotismo em alguns casos se transforma em grotesco, no limite.

fev 13/01/2023

É uma ótima coletânea de contos. O autor sabe dosar bem o erotismo, o fetiche, a perversão(?) e o lirismo. Apesar de extrapolar algumas vezes na enumeração do último. É bem escrito e elaborado. Mas não é para pessoas que são sensíveis quando o assunto é sexo. Algumas construções de personagens me irritaram. Não consegui apontar se era o desejo do autor ou ele sendo só babaca mesmo. Enfim, foi uma leitura interessante.

Milena.Ilidia 26/01/2024

Pensei que esse seria um livro didático falando sobre parafilias e fiquei decepcionada quando percebi que era um livro de conto. Tirando o conto do homem que trabalha no motel, todos os outros eram muito sem pé nem cabeça.