Harry Potter and the Prisoner of Azkaban

Harry Potter and the Prisoner of Azkaban J.K. Rowling

Resenhas - Harry Potter and the Prisoner of Azkaban

@porcelanaliteraria 02/08/2020

Maravilhoso!
Um ótimo livro para se ler, principalmente para quem está procurando algo para ler em inglês e melhorar o vocabulário ou iniciar a leitura no idioma. Harry Potter (mesmo para quem já viu os filmes) consegue nos prender do início ao fim e nos dá uma sensação maravilhosa e nostálgica da infância, junto ao fato de ser um vocabulário de mais fácil entendimento, acho indicado para quem está se aventurando no aprendizado da língua.

Roseane Suelen 28/02/2020

Passado de Harry
Foi bom reler.
Eu realmente tinha esquecido o que tinha acontecido com Sirius no final desse livro.
É bom saber um pouco da vida dos pais de Harry, de seus amigos.

Lanna 20/12/2020

É sempre bom ler HP!
Impressões sobre o livro (sem spoiler):
- Lupin merece tudo de bom;
- Snape fica cego pelo ressentimento;
- Tudo tem um porquê e no final as coisas se encaixam;
- Já tinha lido esse livro antes e dessa vez percebi um pequeno furo, mas nada que prejudique;
- Gosto muito de como o trio tem defeitos e qualidades, você ama e se irrita com eles quase na mesma intensidade;
- Minha favorita ainda é a Hermione, ela consegue ser chata, legal, rígida, prestativa, forte, sensível, medrosa e corajosa, tudo junto.
- Esse livro tem um ótimo tom de humor. As aulas de adivinhação são ótimas, bem como várias outras cenas.

mari 14/01/2021

"moony, wormtail, padfoot and prongs" sighed george, patting the heading of the map "we owe them so much"
eu tinha esquecido o tanto que amo esse livro. prisioneiro de azkaban tem um espacinho especial no meu coração pelo simples motivo de: marotos. meu amor pela geração anterior ao harry só cresceu desde a minha primeira leitura e cada vez que eu releio o carinho por esses personagens aumenta. também amo o fato desse livro não ter um plot diretamente ligado ao voldemort, o que acabou dando espaço pra introdução e exploração de elementos desse universo que, pra mim, foram maneiríssimos (o knightbus, a estadia do harry no diagon alley, hogsmeade, o mapa, a trama com o timeturner!!!! euamoesselivro), além de ter sido uma folguinha necessária antes da história começar a tomar um caminho mais sombrio. amo muito, e viva wolfstar.

Pedro 28/10/2020

Livro que enche o coração
Esse terceiro ano em Hogwarts sempre enche meu coração. O desenvolvimento dos personagens e a introdução dos novos (e melhores) personagens são só uns 5% dessa história maravilhosa.

A backstory que nos é apresentada não só do Lupin, mas também do James, Pettigrew e Sirius é um complemento necessário não só pro livro como pra saga inteira.

E a mudança de impressão que a gente tem do Sirius no começo/meio e no fim do livro, também é parte crucial pra fazer a gente terminar a leitura com o coração cheio (como já dito) e com um sorriso no rosto.

Apesar de todos serem maravilhosos e especiais de maneiras diferentes, esse com certeza é um dos melhores livros da saga.

SophiaGarcia 19/07/2021

Releitura nostálgica
Eu já sei tudo o que vai acontecer mesmo assim é ótimo ver tudo se desenrolar, aprendi a apreciar até mesmo aquelas partes que não contribuem com a história final, todas as cenas engraçadinhas e aquelas que contam sobre o passado.

Snape me pareceu muito mesquinho nesse livro as motivações dele me parecem tolas, me parece até mesmo infantil e sabendo de todo o restante da história não sei se como ele agiu tem muita coerência.

Tudo que acontece com o Harry ao ter contato com os dementadores eu acho muito pesado, vi até mesmo potencial desse livro ser mais pesado e dramático, vejo como a JK foi habilidosa em colocar a dose certa de algo tão pesado em um livro infantil.

Isa Laviola 21/06/2021

Preferi o filme?
Estou amando ler a saga de Harry Potter pela primeira vez e ficar por dentro de todos os detalhes que foram deixados de lado no cinema (não criticando os filmes, só constatando).
Mas na leitura desse livro senti preguiça de ler sobre alguns detalhes e achei algumas cenas muito infantis (eu sei que a classificação etária é para crianças, mas o jeito que os personagens foram ingênuos e sem noção em algumas partes me deu até arrepios).
Gostei do livro! A história é muito boa, amo que eles dão destaque para coisas novas e coisas que não tiveram tanto espaço nos livros anteriores - o torneio de Quadribol, o tempo do pai do Harry na escola, novas matérias super interessantes, os medos dos personagens, Hogsmeade, as passagens secretas de Hogwarts e o mapa do Maroto - o final também tem muito mais ação e revelações.
Apesar disso tudo, preferi o filme, pelo seu ritmo. Mas acho que os dois - livro e filme - se completam muito bem!

Na 27/02/2022

Marotos me cativaram
Começo dizendo que até o momento foi o livro que mais gostei da saga!

Desde o começo já conseguimos ver como o Harry tem evoluído como bruxo, o potencial que ele realmente tem.

Descobrir toda a história dos marotos era algo que eu estava esperando nos livros, saber como realmente eram os laços do James com seus melhores amigos e poder ver esses amigos interagindo com o Harry.

Admito que ler a história sobre o Sirius passei momentos de frustração com o que pensavam dele, mas ver que mesmo de longe ele cuidava do Harry, que não queria ter abandonado seu afilhado foi tudo o que eu estava esperando.

A amizade do nosso trio que sempre arruma problema passou por alguns baixos dessa vez, e realmente acredito que Hermione merecia mais em alguns momentos, mas é compreensível o lado de dois meninos que as vezes agem sem pensar nas consequências e de uma menina sobrecarregada que está sempre pensando em tudo.

Juliana 12/05/2022

I solemnly swear that I am up to no good
E finalmente a história começou a tomar um rumo além das "atrapalhadas aventuras de Harry e seus amigos".
Esse livro tem um ar mais maduro mais sério e, apesar de gostar muito dos primeiros livros justamente por carregarem um clima mais leve e engraçado, Prisioneiro de Azkaban me ganhou de uma certa forma.
É uma ótima transição para os próximos acontecimentos e só não avalio 5/5 porque a escrita da J.K. me irrita algumas vezes rsrs.
Mas entre trancos e barrancos, recomendo muito.

Elaine 22/06/2021

Mais um livro do Harry Potter que li na época, agora lido em inglês em um grupo de leitura que faço parte. E vamos ao próximo. Tem sido ótima experiência.

Anica 30/11/2010

Harry Potter and the Prisoner of Azkaban (J. K. Rowling)
Ok, confesso: desta vez eu me enrolei mais na leitura e até coloquei em risco minha meta de terminar a série Harry Potter antes de chegar aos 30 anos. Mas foi um pouco pelo fato de eu estar lendo depois que todo mundo já leu: não só os spoilers estragaram um pouco a leitura, como também uma vez que quase todo leitor da série ama dei paixão o terceiro livro, minhas expectativas estavam lá no alto. E o começo do livro não foi assim essas maravilhas, então fui deixando para trás entre outras coisas que lia no momento.

O negócio de o começo não ser “essas maravilhas” é porque achei meio enrolado. Se no primeiro e no segundo livro tínhamos aquela sensação quase de jogo de video game, passando de fases (ou seja, de aventura para aventura), aqui tudo é mais parado porque o grande risco que Harry enfrenta inicialmente são os dementadores (lembrando que estou lendo a edição inglesa então não faço ideia se traduzi certo os nomes).

Aí tem bastante Quadribol, bastante aula, fugas e afins, e a ameaça constante de Sirius Black. Nessa questão tem o principal problema da leitura mais tardia da coleção. É TANTA gente que adora a personagem que eu nem precisei queimar muito fósforo para saber que o sujeito não era malvado como davam a entender. No máximo seria um anti-herói, mas no final das contas não era de fato risco para o protagonista. Então essa parte perdeu um pouco a graça (já retorno ao Sirius!).

Outra parte que perdeu a graça foi o Lupin, que desde o começo a Rowling joga suspeitas sobre ele mas vá lá, nome latino já entrega a coisa. Lupin, lupino, lobo, blablabla. Não era nem metade do livro e eu já sabia qual era a natureza da personagem, embora eu deva dizer que foi um dos professores mais bacanas que apareceram ali em Hogwarts.

Sobrou assim tentar descobrir qual era o segredo de Hermione. Eu tinha chutado um feitiço de multiplicação, então ao aproximar da conclusão foi uma boa surpresa descobrir que eu estava errada. Mas convenhamos, saber como Hermione estava assistindo tantas aulas não é o suficiente para atiçar a curiosidade de um leitor. Mas eu segui aos tropeços, até chegar ali por uns 70% do livro (deus abençoe o Kindle!).

Aí a coisa muda completamente de figura. Esses 30% finais da história eu devorei em uma noite só, e adorei. E acho que é por conta disso que tanta gente elege Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban seu livro favorito. Foi muito legal saber mais sobre os pais de Harry, e o protagonista finalmente entra de fato em uma aventura nos moldes dos primeiros livros, então é um capítulo atrás do outro com surpresas e ótimos momentos.

E nisso voltamos ao Sirius Black. Como comentei, não consegui enxergar nele a figura perigosa que a escritora tenta passar inicialmente. Mas gostei muito da personagem, até porque não tem nada de certinho como a maioria das personagens “do bem” tem. E ele dá um alívio para a vida do coitado do Harry, então não tem como não gostar dele, né?

No geral gostei bastante, apesar do início mais enrolado. A porção final da história foi realmente a melhor das três que li até o momento, e verdade seja dita até fiquei bem curiosa sobre o quarto livro, mas acho que agora em dezembro terei bastante coisa para resenhar para o Meia Palavra então pelo visto minha meta não será cumprida. Mas tudo bem, prometo ler toda a coleção antes dos 31, há!

Ana Cristina 07/04/2021

The Prisoner of Azkaban
Quanto mais eu leio, mas tenho vontade de ler e acho que se vamos definir o que faz um livro ser bom ou não deveria ser esse sentimento. É incrível a capacidade que J. K. Rowling tem de criar um universo totalmente imersivo.

Nesta releitura senti mais do que nas duas anteriores essa sensação de estar lendo pela primeira vez, afinal Prisioneiro de Azkaban deve ter sido o filme que vi mais vezes e de fato contém muitas diferenças em relação ao livro. Depois de concluir essa leitura só consigo pensar que isso é um ponto muito positivo, assim podemos viver essa história fantástica em suas muitas versões e amar a todas.

Iris 23/04/2020

Lumos
Esta foi uma releitura. Quando criança li todos os livros em português e agora decidi relê-los em inglês. Super recomendo para quem está estudando ou mesmo queira praticar, além disso ler o original é sempre diferente.
Acredito que é o meu livro favorito desta saga. Não sei se pelo fato de ser o filme favorito, mas foi uma delícia reencontrar o Harry no seu terceiro ano em Hogwarts, com toda a magia da escola e a vida entre amigos.
Além disso, neste livro, Dumbledore  (como sempre) nos trás uma mensagem importante e fundamental para esta época por qual estamos passando... ?A felicidade pode ser encontrada mesmo nas horas mais difíceis, se você se lembrar de acender a luz?, lumos. :)