Arquitetura e Política

Arquitetura e Política Josep Maria Montaner...




Resenhas - Arquitetura e Política


6 encontrados | exibindo 1 a 6


paula_ 10/03/2023

Necessário!
Arquitetura e Politica é uma coletânea de ?Ensaios para mundos alternativos?.
Os textos reapresentam a função da teoria e da crítica da arquitetura e do urbanismo, abordando uma das questões-chave da arquitetura contemporânea: a responsabilidade dos arquitetos para com a sociedade.
comentários(0)comente



Laianny Almeida 12/06/2021

Arquitetura e política
O livro aponta questões importantes para arquitetos e urbanistas sobre sua participação social e política, mostrando os problemas do urbanismo moderno e apontando soluções para cidades melhores, mais democráticas, igualitárias e sustentáveis.
O livro é um despertar para novos conhecimentos e sugere também muitas outras leituras
comentários(0)comente



Maria 01/06/2021

perspicaz, necessário.
É um compilado de textos sobre a relação entre a arquitetura (e urbanismo) e a política, e como a política afeta a arquitetura.
Para mim, a mensagem mais importante desse livro foi que, como futura arquiteta, devo me posicionar. Assumir que arquitetura é sim política e exercer a profissão de maneira honesta, deixando de lado o fascínio pela arquitetura das estrelas, que não passa de mais uma fachada para mascarar os interesses capitalistas.
esse é um daqueles livros que você termina de ler já pensando que deveria ler de novo algum dia para absorver ainda mais. genial.
comentários(0)comente



kkkaue 06/12/2020

Uma coleção de textos sobre as consequências da política na arquitetura. De início, vemos que está relação é intrínseca até mesmo na origem das palavras em sua raiz grega. A polis, além de significar cidade, é, também uma livre associação entre seus cidadãos.
Além deste exemplo, no livro temos outras discussões como: fastfood, feminismo, vigilância dentre outras temáticas contemporâneas.
comentários(0)comente



Milenia 12/10/2020

Compreender, refletir e agir
Num ensaio panorâmico de como a arquitetura e o urbanismo são políticos e estão intimamente relacionados, os autores apesar de passear por vários temas não se trata de uma discussão simplista. As alternativas são bem exploradas e o livro carrega muito exemplos práticos, o que enriquece ainda mais as discussões propostas.
comentários(0)comente



Mari 05/07/2020

Arquitetura é política
O livro enfatiza a dimensão política da arquitetura e do urbanismo e demonstra a importância do feminismo para a prática justa e sustentável da profissão, além de fazer uma crítica profunda ao neoliberalismo e aos arquitetos-estrela.
Indico mesmo para aqueles que não são da área de arquitetura, pois ajuda a refletir sobre a situação da cidade pós-moderna, principalmente na atual condição imposta pela pandemia, que escancarou as desigualdades do contexto urbano.
comentários(0)comente



6 encontrados | exibindo 1 a 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR