Assim É Como Termina

Assim É Como Termina Kathleen Macmahon

Resenhas - Assim É Como Termina

Eliane 03/01/2023

Eu não possuo uma opinião muito concreta sobre esse livro na verdade, eu esperava mais da história pelas avaliações que eu havia lido e visto. Entretanto a história é boa, só não faz muito o meu tipo. Eu tenho planos de reler o livro, dar uma segunda chance.

Citação do livro: "Uma inundação de arrependimentos por tudo o que nunca fez, aquilo a atingiu como um tapa."

Bia F. 12/05/2022

Tem que ter paciencia e persistencia para chegar ao final.
Hey pessoas, beleza? Passando por aqui para falar do livro que eu tinha IMENSAS EXPECTATIVAS, mas que não me conquistou... "Assim é como termina de Kathleen MacMahon.
O Livro: Na história acompanhamos a jornada de Bruno, um bancário americano de meia idade que desempregado, recém divorciado do segundo casamento e sem perspectivas sobre a vida e decepcionado com o rumo político que seu pais poderia tomar, resolve pegar um avião para Irlanda em busca de conhecer seus antepassados e resgatar suas raízes.
Talvez Bruno não tivesse uma boa recepção dos seus entes 'queridos' e distantes... Mas por uma inevitável (nem tanto assim) ocasião, Bruno se viu de frente para Addie, sua prima de 2ª grau, que já tinha se convencido de que essa coisa de casar e ser feliz para sempre não era pra ela e divida o tempo entre nadar, cuidar do pai ranzinza e de sua cadelinha Lola.
Minha Opinião: Esse era o livro que comprei pela capa, e que queria muito ler, apesar de estar em minha estante há tempos, e ele foi escolhido logo de cara nesse meu retorno.
O livro se apresenta em sua ficha catalográfica como Ficção Irlandesa, porém se vende como um romance avassalador... E bom, não é isso que entrega.
No geral, a história se arrasta, em descrições intermináveis de paisagens e devaneios do passado, o enredo da busca de uma arvore genealógica, intercalada com as preocupações das eleições entre Obama e McCain, e mais uma penca de questões jogadas sem desenvolvimento. Sinceramente não deixou espaço para muito mais do que uma convivência diária entre um casal maduro, que apesar de se conhecerem há alguns dias já divide o mesmo teto e compartilha o drama de 'caminhar ou não juntos pela manhã'.
Lá pra mais de 70% da leitura, a autora inclui uma situação (ou duas) que até então não havia dado nenhum (quase nenhum) sinal para tal coisa, que mal tem tempo de se desenvolver e apesar de ter sido o 'grande proposito' do livro, apareceu e se foi sem nenhuma coerência com o que o livro nos entregava até então.
Se espremer bastante dá pra tirar um pouco sobre a finitude da vida e que NÃO HÁ NADA DE EMPOLGANTE na vida de pessoas 'comuns' e que a rotina pode ser entediante, mas só nos damos conta disso quando descobrimos que é "Assim é como termina".
No skoob adicionei mais informações, e aqui vou falar nos estories. Já leu esse livro? O que achou?

Ainda falando sobre "Assim é como termina de Kathleen MacMahon trago 17 coisas que não deu tempo... (Se você pretende ler esse livro e não quer spoillers, pare de ler agora).
Mas se continuar, venha sofrer comigo.

1> Questões de Addie com seu último relacionamento com o evento de um aborto recente.
2> Questões de Addie com o passado, a perda precoce da mãe, a falta da figura materna.
3> Convivência e relação de amor X culpa X cuidado com o pai.
4> Frustração (ou não) em sua carreira de arquiteta, que decidiu abandonar.
5> Ligação forte entre Addie e Della, sua irmã.
6> Addie descobrindo sua doença,
7> Arrependimentos por não ter mais tempo e alívio ao mesmo tempo.
8> Trajetória de Hugh, como pai que cuida de suas duas filhas pequenas sozinho após a morte de sua esposa.
9> Como Hugh dividia os cuidados das filhas com a direção de um hospital e a rotina como médico requisitado.
10> Hugh enfrenta um processo após perder uma paciente em meio uma cirurgia.
11> Drama de Hugh ser afastado da profissão, condenado e tudo o que envolve a situação.
12> Bruno com sua busca pelo passado
13> Bruno e seus conflitos e interesse na política
14> Relacionamentos fracassados.
15> Sua busca a pertencimento.
16> Como lidar com a situação que é imposta.
17> O que houve com Lola.

site: https://www.instagram.com/livroseoutrostrecos/

Kinha 24/01/2022

Gostei da maturidade dos protagonistas, através dela a autora conta uma história de amor fora dos clichês literários. Algo mais real, sem todo aquele encantamento ilusório. Um romance maduro. A autora enlaça amparado na realidade dois corações diferentes que encontram a esperança necessária para seguirem em frente.

E nesse mesmo sentindo do ?fora do clichê?, o final é surpreendente! Ao mesmo tempo que, nos acorda do certo grau de monotonia da história (É teve partes que eu pulei). Nós deixa chocada com os acontecimentos finais.

Alguns conflitos citados poderiam terem sudo mais desenvolvidos, e assim não terem deixado algumas perguntas sem respostas.

As palavras finais são arrebatadoras, mas a resolução final merecia um pouco mais de desenvolvimento.

Não é uma história cheia de ações e reviravoltas. Mas é uma história humana: esperançosa e finda, como a própria vida humana.

Conquistou ???, dos meus 5 corações!
Bia F. 12/05/2022minha estante
Nossa, esse livro estava na minha estante por anos, comprei pela capa que sempre achei lindaaa, durante a leitura muito monotona, onde por muitas vezes passei direto... Ainda estou muito dividida com essa leitura, mas realmente o fato de ser uma historia 'real, de pessoas comuns, é inevitavel..' rs e vamos combinar que a vida de nós meros mortais não é cheia de emoção, reviravoltas e surpresas como costumamos ler 'romances perfeitos e inalcançáveis rs' Mas esse livro ainda tá bem confuso, com o tema no ultimo 80% da leitura que me pegou de jeito...

SuAlen.Pawelkiewic 19/12/2021

Um clichê agridoce e surpreendente.
Esse foi o primeiro livro que recebi do Clube Dos Livros Esquecidos, foi ele o responsável por me apaixonar pelo clube e pela @agridoce_sebo.

Possivelmente se não tivesse chegado até mim dessa forma, não teria lido, o que o torna mais especial.

Uma história de buscas e recomeços. Bruno, um bancário desempregado, viaja para a Irlanda, sua terra Natal. Durante uma caminhada pela praia conhece Addie sua prima de segundo grau e, sua fiel cachorra Lola.

Bruno é um homem tão gentil, ambos se ajudam ao decorrer da história e, vivem um romance meio clichê, porém nada de meloso e sim muito maduro com aquele drama que envolve a vida real.

O final? Não foi nenhum dos que imaginei e, não contive as lágrimas nas últimas páginas. Envolvente e reflexivo.

?E foi então que percebeu a coisa mais extraordinária. Um momento de absoluta clareza, sem a menor sombra de dúvidas.? ?????

@suhh_entre_livrosefelinos ??

Jéssica 01/11/2021

Não sei o que opinar.
"Bruno passou um instante gostando dela. Depois disso, teria a impressão de amá-la desde o momento em que viu seu rosto pela primeira vez."

Bruno decide conhecer a Irlanda, sua terra Natal. Na época que antecedia as eleições que elegeriam Barack Obama, ele decidiu que se o resultado não fosse o esperado, permaneceria em Dublin e não retornaria. Porém, quando conhece Addie, uma garota encantadora que se divide entre cuidar do pai e passear pela praia, seus motivos pra ficar se tornam ainda mais fortes.

Sabe aquela expressão "Essa festa virou um velório?". É o que mais descreve esse livro aqui... Com descrições tão ricas e bonitas que cheguei até a sentir o cheiro do mar em algumas cenas, mas não sei dizer se gostei ou não da história. Senti que ficou meio incompleta. Well... alguém já leu pra comentar? Ahahaha

? insta: @jessica__christina

pfaline 01/10/2021

Assim é Como Termina
Daria mais que três estrelas por puro apego criado, mas decidi ser justa.

Tenho um certo gatilho com livros de romance, e estava enrolando para essa leitura justamente por isso. Entretanto, não sei se é por poucas experiências literárias, o livro me surpreendeu bastante em relação ao romance construído, é bem diferente de tudo que eu já li com essa temática. Eu realmente achei os principais feitos um para o outro.

Senti uma ligação entre todas as pessoas do livro, consegui imaginar todos os lugares muito bem, sentir o que sentiam, e o final foi algo que vi tanto pelo sentido bom quanto ruim.

A diagramação foi questão de se acostumar. Os capítulos são curtos e fluídos, o que torna a leitura rápida.

Por outro lado, o livro tem itens negativos, o que me motivou tirar umas estrelas.

Achei a autora perdida, em pontos como construção de capítulos e a história em si, imaginei uma coisa para o desenvolvimento no início da leitura e com as coisas que eram reveladas, mas ao avançar a leitura eu não conseguia situar-me no que estava acontecendo, qual era o propósito, o mistério. Cheguei a ficar confusa, não sabia ao certo no que me concentrar e o que era para ser mostrado, porém nunca pensei em desistir da leitura, o que me faz questionar se é uma coisa ruim ou boa.

Percebi, em minha concepção, a perda de tempo com tantas descrições que me encontrei pulando e evitando.

No entanto, tudo que de início era proposto para ser solucionado com o decorrer, teve um final em aberto ou muito simples, ou nem teve final (sem spoilers ok?). Tudo girava em torno do novo momento da obra após os 70%, uma das coisas que para mim foram dispostas sem um preparo melhor. Acontecimentos não eram explicados, apenas jogados ali, passando a sensação de quem escreveu o livro nem se lembrava do capítulo anterior. Acredito que conflitos citados poderiam ter sido resolvidos, e várias perguntas serem, de modo claro e bem explicado, respondidas.

Deste modo, o final poderia ser outro, não exatamente as últimas palavras, as quais fizeram-me chorar, mas a situação final, os diálogos, relações, revelações. De certa forma não passaria a sensação de desespero em terminar o livro.

Ceiça alves 22/08/2021

Woooooooo eu estou sem palavras para descrever o que estou sentindo ao chegar a término dessa história, eu confesso que entrei sem saber bem o que esperar e fui surpreendida, por uma narrativa envolvente, fluída e cheia de ensinamentos, uma história que nos mostra temos que aproveitar há vida pois ela é curta de mais para não aproveitamos.

Pri 02/07/2021

Mt bom parabéns
Cara, no começo eu achei q era só mais um livro e tals, beleza, mas aí quando as páginas vão passando esse pensamento caí por água abaixo.
Bruno é um cara tão gentil, ajudou tanto addie desde que ele chegou da mesma forma que ela ajudou ele. Tudo vai seguindo um fluxo tão calmo fluido, dps acontece uns bagulho tão louco que me deixou acabada ?. Tem umas hora que eu ñ entendi umas coisa, achei que aquilo não levaria a lugar nenhum, só que é aí que cê pensa ahhh.

Cris 11/04/2021

Assim é como termina
Conta a história de Bruno e Addie. A busca por suas origens, realizações, sonhos, recomeços. São instantes breves e intensos que eles viveram, que mudaram suas vidas.
Cris Costa 13/04/2021minha estante
EU TENHO ESSE LIVRO HA ANOS AQUI E NÃO LI

Dani Gama 21/01/2021

Maturidade
Na minha opinião, maturidade é o que resume essa história. Um romance, com.um toque clichê como todo romance, é por isso que a gente gosta, mas um romance maduro, estável e consciente, e, pra não perder o costume, a gente termina abalado.

Iasmim.Almeida 18/09/2020

Finais e recomeços.
Assim é quando termina fala de finais, mas também de recomeços. Tendo como protagonistas Bruno e Addie, e como plano de fundo relacionamentos amorosos fracassados, assim é como termina enlaça de forma sutil e o mais amparado na realidade possível, o encontro de duas pessoas distintas que encontram a esperança necessária para seguirem em frente.

Diferentemente, da maioria dos clichês, este é um casal maduro que trazem consigo toda uma bagagem de decepções, frustações e desesperança. Contudo, todas os empecilhos são vencidos e superados, quando finalmente, ambos se permitem amar e serem amados. E assim começa uma história de amor arrebatadora, um amor real!

Gostei bastante. Um romance maduro, sem idealizações utópicas e clichês literários.

Alê Nunes 03/06/2020

Bom!!
É um livro com uma história rápida mas por muitas vezes a história era arrastada e entediante. Nos últimos capítulos que ficou mais interessante, teve mais emoção. É um romance com o final trágico, é um romance que te envolve e te faz pensar sobre nossos sonhos e nossas conquistas.

Heitor Alimo 09/02/2018

Assim é como termina
Lendo este incrível romance, percebi que é uma leitura para pessoas adultas que já tiveram muitas experiências na vida sobre o amor, e que mesmo assim, depois de tudo que foi vivido, não encontrou um alguém para ficar ao seu lado o resto da vida.
Se recomendo? Claro e muito .
Conhecer esses dois Addie e Bruno foi muito legal.
Consegui rir , sorrir e chorar !!!