Dentro do Segredo

Dentro do Segredo José Luis Peixoto

Resenhas - Dentro do Segredo

Renata.Borges 18/04/2022

O mundo sempre será uma caixinha de surpresas!
Uma viagem pela Coréia do Norte.

O autor entrou em um grupo de turistas, ocidentais, e viajou durante 15 dias em um roteiro que incluiu a capital, Pyongyang, e outros pontos do País mais fechado do mundo à turistas e banido do convício internacional por manter a fabricação de armas nucleares.

Mas, não pensem que foi um passeio livre e à vontade.... nada disto. Foi sempre acompanhado de guias oficiais que falavam o que deveria ser dito sobre cada local. Muitas vezes os turistas eram proibidos de fotografar. Além disso, eles tiveram os celulares confiscados na entrada do País e devolvidos quando foram deixá-lo.
O autor ficou reticente no início, mas encarou a oportunidade para satisfazer um pouco da nossa curiosidade. Pelo menos a minha foi. Entendo que, quando não há parâmetros, não há queixas, não há conhecimento de outra situação e a aceitação é simples. Penso que é isso que ocorre em grande parte da população da Coréia do Norte. Eles não tem acesso à nada do mundo externo, portanto, o que há de melhor na própria visão está diante deles, seja um tirano em forma de "pessoa caridosa", seja a pobreza, a fome e a violência que esse mesmo tirano deixa acontecer.

O mundo sempre será uma caixinha de surpresas!

Bruno.Defaveri 30/03/2021

País mais fechado do mundo
Esse escritor português narra sua viagem a Coreia do norte e como é o tratamento aos turistas por lá.

Solangeeoliv 10/12/2020

Regime mais fechado do mundo!
Já havia pesquisado um pouco sobre o país e o livro confirmou que os "passeios programados" para turistas são de fato os mesmos para todos.

José Luis foi na época em que acontecerem as comemorações do centenário do nascimento de Kim il-sung, em Pyongyang, e além de participar passou por várias atrações com os guias que o viajava o tempo todo.
Na verdade ele e os demais da turma, tipo excursão.

A adoração aos líderes é surreal, o interior é bastante precário e em vários momentos parece tudo uma encenação para os turistas.

Por lá não tem Liberdade, internet e nada. É seguir o roteiro.

Selennie 11/09/2020

Novidade mas nem tanto
Uma viagem realmente impressionante sob a ótica de um escritor sensível e inteligente.
Quem sabe algo sobre a Coreia do Norte não vai ver tanta novidade assim, mas ainda é chocante constatar uma realidade tão bizarra...

Betons Liguer 28/05/2021minha estante
Poha

Henrique.Gasperin 29/09/2018

Dentro do segredo
O autor passa o livro inteiro com sono e muito pouco acrescenta sobre a Coreia do Norte.

Emanuelle Najjar 06/07/2016

Seguindo no embalo do vício em livros que falam sobre a Coréia do Norte, acabei me interessando por "Dentro do Segredo". Assim que soube de sua existência comecei a buscar o livro e o resultado disso não foi dos melhores. Dizem que a expectativa é a mãe das decepções e, como eu não aprendo nunca, descobri que não seria diferente. Em suma: me ferrei.

Não sei dizer exatamente qual foi o problema. Na prática sempre tive curiosidade em saber como funcionavam os pacotes de turismo para estrangeiros interessados na Coréia do Norte, mas sabe quando o livro te disse muito pouco? Pelo menos a mim ele não disse quase nada, salvo algumas curiosidades aqui e ali. Não teve nenhum significado pra mim, talvez um efeito esperado depois de ter passado por outros livros sobre o lugar. O significado que ele teve para mim foi a persistência já que demorei muito a terminá-lo. Algo que só fiz para que não sentir que foi tempo e esforço perdido.
Lúcio 28/08/2016minha estante
Também fiquei bastante decepcionado com o livro. Esperava mais.

Rafael.Lignani 05/07/2017minha estante
Gostei do livro, confesso. Não é tão incrível quanto poderia ser, mas gostei da perspectiva do autor e de suas descrições. Se você se interessa pela Coreia do Norte, talvez valha a pena ler "Nada a invejar - vidas comuns na Coreia do Norte", de Barbara Demick. A leitura é bem interessante e tem relatos de refugiados.
Tenho mais dois sobre a Coreia do Norte na fila por aqui na fila: "Querido Líder", de Jang Jing Sung, e "Uma produção de Kim Jong-Il", de Paul Fischer.

Emanuelle Najjar 06/07/2017minha estante
Rafael, eu li todos os que você mencionou. (particularmente "Querido Líder" é o meu favorito da lista, e o "Uma produção de Kim Jong-Il" foi o que li mais recentemente :-D Tenho alguns outros lidos também e talvez você goste, como o "Para poder Viver", da Park Yeon-mi e o "Fuga do Campo 14" do Shin Dong-hyuk. Talvez se eu não tivesse lido a maior parte destes antes, o "Dentro do Segredo" tivesse sido melhor pra mim, mas ao menos sanou minha curiosidade sobre o turismo e a ideia de pacotes de viagens para o país oferecidos pelo regime. Também é legal para quem quer começar. :-)

Heloisa 17/02/2018minha estante
Eu vou começar a ler (vocês não me animaram muito! ahha), mas eu indicar "Fuga do campo 14" que eu achei super interessante, mas vocês já conhecem :)

Selennie 07/09/2020minha estante
Não avalie um peixe por sua capacidade de subir em árvores. Se você mesma admite que escolheu mal, não é defeito do livro.

Além disso, ele descreve bem o que aconteceu e como foi a comunicação com a agência, as regras na entrada, o estado do hotel, o real acolhimento dos locais.... o que mais você esperava? Telefones e endereços?