Paixão Crônica

Paixão Crônica Martha Medeiros

Resenhas - Paixão Crônica

Atenasis 01/04/2024

Martha Medeiros não erra
Acredito que esse tenha sido o quinto ou sexto livro que li da autora. Assim como os outros ele possui uma vasta série de reflexões que me acolhem durante a leitura.

Nem vale citar quais foram as melhores crônicas dessa coletânea pois foram muitas.

Contudo, de fato me incomodou ser uma coletânea de crônicas só sobre certo assunto pois, querendo ou não, fica repetitivo.
Portanto as crônicas avulsas são 5/5, mas juntas deixam a leitura um pouco arrastada. (Mas mesmo assim recomendo altamente)

Literagguk 01/03/2024

Paixão crônica
Ok? Vamos lá

Muitas coisas me fizeram refletir nesse conjunto de crônicas, nessas várias mulheres de várias personalidades, nesses homens de vários caráteres e nessas relações conturbadas, não tem uma receita certa ou sentimento certo. O amor, desejo e raiva ando lado a lado, o amor nos rende, o desejo nos toma e a raiva nos entorpece. Simplesmente e infelizmente apenas isso

Tamara 29/04/2023

Recortes de paixões
Um bom livro-síntese sobre a temática do amor sob a visão dessa autora que eu tanto gosto!
Algumas crônicas foram reencontros ("A dor que dói mais", "A fita métrica do amor" e "Dentro de um abraço"); outras foram boas surpresas... e muitos trechos pra entrar como frases favoritas:

"A única coisa que justifica nossa existência são as relações que a gente constrói. Só os afetos é que compensam a gente viver uma vida inteira sem saber de onde viemos e para onde vamos."

"Todas as pessoas querem deixar alguns vestígios para a posteridade. Deixar alguma marca. É a velha história do livro, do filho e da árvore, o trio que supostamente nos imortaliza. Porém filhos somem no mundo, árvores são cortadas, livros mofam em sebos. A única coisa que nos imortaliza - mesmo - é a memória de quem amou a gente."

"O amor que nos serve e que nos faz evoluir é aquele que traz à tona a nossa melhor versão."

Interessante notar as datas que os textos foram escritos, como permanecem atemporais (e como o tempo passa!).
É o primeiro que leio da série, os próximos são sobre Felicidade e Liberdade.
Pra ler com calma e ir degustando, ou devorar, à gosto do freguês.

Maria 27/01/2023

Reflexões
Martha sempre nos causando algo. Direta, inteligente, e amiga, bem aquele tipo que não tem dois papos. É assim que me sinto lendo seus livros, sinto como fôssemos grandes amigas.

jadepegas 29/07/2022

Bom para distrair..
Martha Medeiros é divertida, irreverente e sua escrita é sobre o cotidiano, o dela e, por consequência, o nosso. É impossível não se identificar.

_Ane_ 12/02/2022

Adoro Martha Medeiros. E talvez por isso que achei as crônicas desse livro repetidas com as de outros que já li (leio muitas crônicas dela).

O livro é bom, mas da trilogia (Liberdade - Felicidade - Paixão) esse foi o que menos me prendeu. Talvez pela época da vida que estou... Quando mais nova, curtia mais crônicas de gênero relacionamentos.

Mas, Martha Medeitos é sempre uma delícia!

Luan 23/12/2021

Isso não é uma obsessão
Leio na sala, quarto, cozinha, banheiro. Estou lendo dentro do trem, ônibus (mesmo que esteja fazendo barulho). E também, em agências bancárias.

Não é só esse livro, como todos.

É um prazer sempre ler Martha Medeiros. E tenho agora essa oportunidade de tê-la novamente (me perdoe o trocadilho) em minhas mãos em "Quem diria que viver ia dar nisso".

Nise 05/12/2021

Ler Martha Medeiros é sempre uma experiência maravilhosa! Já li poemas e contos, e agora essas crônicas. A linguagem dela é sempre cativante, não importa o formato, dialoga diretamente com o leitor, envolve, cativa. São sempre aqueles livros que não dá vontade de largar. Nessa coletânea de crônicas, me surpreendi pela forma como ela consegue pegar situações cotidianas e traduzi-las em sua narrativa quase poética, de uma forma que nos deixam pensando sobre cada uma daquelas histórias. O livro é dividido em três partes: Amor e dor, Sexo, e Homens, mulheres, e assemelhado. Fato é que acaba falando muito mais do que só isso. É um livro que trata das relações humanas. Não que a Martha seja uma filósofa, ou que suas concepções sejam perfeitas nesse sentido, mas de alguma forma pelo menos um dos textos conseguirá tocar ao leitor e despertar sua reflexão.
Em relação à edição física da L&PM, o único problema a meu ver são as páginas brancas que deixaram a leitura meio cansativa, no mais é um livro com uma diagramação muito boa, e um projeto gráfico bonito.

Keila Sousa 14/06/2021

101 crônicas ?
Esse livro me ensinou muito, a autora é muito franca e sincera, fala a verdade. São 101 crônicas sobre amor, sexo e gênero, a autora fala sobre relacionamentos e da vida a dois.
Enfim... Ela mostra que o amor não é bem o que nós ouvimos a vida toda. Como ela faz isso? Bom, só vc lendo pra descobrir.???

L Soares 17/04/2021

Bom, o subtítulo já deixa bem claro a que veio o livro, 101 crônicas sobre amor, sexo e gênero (em muitos lugares vi resumirem assim, e aqui cabe ressaltar, não são textos sobre opções de sexualidade, mas sim sobre as diferenças de homens e mulheres em vários aspectos).

Eu levei alguns meses para terminar, estava lendo uma ou duas crônicas por dia, todas com 2 ou 3 páginas apenas, mas devorei a metade final quando percebi que ainda levaria mais muitas semanas para terminar nesse ritmo.

A franqueza da autora em suas crônicas torna a experiência muito boa, alternando entre o realismo pragmático e um tom romântico de esperança, Martha Medeiros vai abordando vários aspectos dos relacionamentos e da vida a dois em suas várias fases e formas.

Algo que me agradou profundamente é o fato da autora tratar diversos dos temas advogando para abordagens opostas com o mesmo vigor, sem julgamento, mas também não em cima do muro, ela deixa transparecer sua opinião, mas busca que o leitor também tenha empatia pelo outro, mesmo que pense de forma oposta sobre aquele assunto.

Sem vilanizar, a ideia é compreensão.

Os temas giram em torno de relacionamentos, e nada faz mais sentido que cada crônica seja sobre ver as situações por pontos de vista diferentes, entender e aceitar o outro, ainda que aceitar às vezes signifique um ponto final.

A coletânea de crônicas é ótima, tentarei incluir nas minhas leituras desse ano pelo menos um dos outros dois livros da série (Liberdade crônica e Felicidade crônica).

Nanda 17/08/2020

Paixão Crônica
Coletânea de crônicas, em ordem cronológica, escritas por Martha relacionado às relações amorosas.

Clara 25/07/2020

Muito bom!
Uma maravilhosa coletânea de crônicas sobre amor, relacionamentos e gênero. Martha Medeiros não decepciona.

Vanessaf 30/04/2019

Gostei muito desse livro que fala sobre vários sentimentos que estão presente (ou não!) em nossa vida: amor, paixão, sexo, separação, travessuras. Em pelo menos um dos artigos, você se identifica por ter passado por aquela situação. Algumas passagens são bem interessantes, como esta:
"A maior sacanagem do mundo é não dar amor a quem não espera outra coisa...a maior benção do mundo é receber amor de quem a gente menos espera..."

giselle.abreude 18/09/2018

Sobre a autora
Para mim, a melhor cronista brasileira! Não é necessário concordar com todos os seus pontos de vista para que leitura seja agradável, divertida e reflexiva! Boas leituras de fatos cotidianos...

Raquel.Chiaradia 24/07/2017

Vários olhares sobre relacionamentos
Segundo livro de crônicas que leio de Martha Medeiros. Gostei mais desta seleção de textos do que os contidos em Felicidade Crônica. Martha escreve muito bem sobre relacionamentos. Tenho a impressão de que um dos assuntos favoritos dela é o amor, que no fim das contas, é um dos grandes temas da vida de todas as pessoas. Não posso dizer que adorei todas as crônicas e que concordei com tudo o que li (porque na crônica é quase impossível o autor não se posicionar diante de algum assunto), mas no geral me agradou.