Liberdade crônica

Liberdade crônica Martha Medeiros

Resenhas - Liberdade Crônica

Bia Ornela 02/04/2024

Leitura de Aconchego
Passei a ler crônicas por conta da Martha e livro após livro fico impressionada com tamanho aconchego em suas palavras!
Liberdade Crônica não é o meu livro favorito da autora mas é inquestionável que me peguei sorrindo ao ler algumas páginas, emotiva em outras e no dedicado a fé extremamente pensativa e reflexiva (confesso que o dedicado a filmes me cansou um pouco e tornou a leitura difícil de finalizar).
Mas como uma outra resenha disse aqui:
Ler as crônicas de Martha Medeiros é como se sentir numa sala, tomando um café e batendo papo com a autora.

E no fim, sempre vale a pena!

Mi_lendo23 01/04/2024

É Martha!
Martha e suas crônicas. Realmente a autora se destaca nesse gênero.

Acho que esse foi o primeiro livro de Crônicas dela que li que é dividido em temas. São 5 ao total. O dedicado a filmes que cansou um pouco.
No entanto, o que tem como tema a fé me prendeu demais.

Maravilhosa como sempre.

phddelavia 11/03/2024

O cotidiano da elite
O mais puro lixo já escrito.

Apatia social que "defende" o feminismo com frases machistas. Desconsidera a pobreza é a miséria e imputa a responsabilidade da felicidade ao indivíduo. E tantas, mas tantas coisas erradas e desprezíveis que só me fizeram terminar a leitura por ódio. Como é possível leitores das mais diversificadas classes sociais se identificarem com isso? Suprassumo elitista do privilégio. Minha nota é zero, aqui no Skoob vai meio porque ao menos ela sabe escrever bem.

V. Books 02/08/2023

É realmente uma liberdade ler esse livro
Não costumo mudar minhas resenhas, mas esta vez, achei importante destacar alguns pontos de livro que acho muito mais do que importante. Todos nós podemos tirar um pouco disso...

"[...] Mas acho estranho que ainda hoje a mulher concentre a culpa de tudo o que envolver sexo. "
"[...] Se é para refletir sobre o assunto, então sejamos francos: ninguém sabe direito o que é ser mulher."
"[...] estaremos sempre em perigo enquanto soubermos tão pouco de nós mesmos."
"[...] O simples nunca foi fácil."
"[...] certas ocasiões ainda me parecem suficientemente fortes para resistirem intactas na nossa lembrança, e apenas ela."
"[...] mesmo histórias bem escritas podem naufragar se forem pretenciosas."
"[...] Em tempos em que quase ninguém se olha nos olhos, em que a maioria das pessoas pouco se interessa pelo que não lhes diz respeito, só mesmo agradecendo àqueles que percebem nossas descrenças, indecisões, suspeitas, tudo o que nos paralisa, e gastam um pouco de sua energia conosco, insistindo."
"[..] um coisa puxa a outra: o que é um ser humano senão matéria bruta a ser esculpida?"
"[...] Enquanto trabalho com ar de moça séria e ajuizada, minha cabeça parece uma metralhadora giratória, os pensamentos sendo disparados a esmo: [...]"
"[...] Peruíce não é falta de gosto, e sim pânico pela proximidade do fim."
"[...] A maioria dos nossos tormentos não vem de fora, estão alojados na nossa mente, cravados na nossa memória."
"[...] sendo complicados como somos, o simples nos contenta?"
"[...] A gente é a soma das nossas decisões."
"[...] Analisar-se é aprender a narrar a si mesmo."
"[...] quase todos os atos de violência são protagonizados por um arrogante que entra em pânico com a palavra NÃO."

"Foras os livros que me deram consciência da amplitude dos sentimentos. Foram os livros que me justificaram como humano. Foram os livros que destruíram um a um meus preconceitos. [...] Foram os livros que me tornaram mais tolerantes com as diferenças."

Cris @cristinadaitx 29/01/2023

Que não há riqueza maior que uma boa leitura, todos já sabemos (espero que todos saibam), imagine um livro repleto de crônicas da autora Martha Medeiros?
Nesse livro há 101 crônicas da autora, divididas entre os temas: A mulher contemporânea; Livros, filmes e músicas; Fé e equilíbrio; No divã, Sociedade. Foi um prazer inenarrável conhecer a percepção da autora sobre diversos assuntos e refletir, através da leitura, sobre essa nova sociedade que formou-se com o advento da tecnologia. Um avanço que trouxe mecanismos positivos e facilitadores, mas também causou uma ruptura no bom senso e empatia presentes no ser humano.

Suanata 30/01/2022

Quanto mais eu leio Martha Medeiros, mais eu me apaixono por sua escrita. Crônicas leves e cheias de opinião a respeito de situações corriqueiras do nosso dia a dia e assuntos profundos que as vezes pensamos e Martha os coloca em palavras.
Lily 31/01/2022minha estante
Top! Amooo

Larissa | @laarii_rodrigues 02/01/2021

Livre
Coletânea de ideias da autora sobre diversos temas. Talvez por já ter lido muita coisa da autora, me pareceu mais do mesmo.

Maira 28/12/2020

Muito gostoso de ler! As crônicas são ótimas! Te fazem refletir sobre a vida. Me tornei fã dessa autora.

Márcia 10/09/2020

Crónicas no melhor estilo Martha, leitura muito fácil e agradável

Jaque.Vitor 21/05/2019

Surpresa boa
Peguei esse livro por acaso por falta de opção, e depois me falaram que seria um livro super chato o que me desanimou a ler. Mas não foi isso que aconteceu, comei a gostar do livro logo nas primeiras páginas, amei a forma como é escrito e os textos são como uma conversa com uma amiga. E várias situações eu li exatamente o que estava precisando ouvir naquele momento. Com certeza tem texto preciso guardar pra vida e reler depois. Só um texto ou outro que é ben aleatório e desnecessário. Mas com certeza um bom livro.

Rosy 09/01/2019

Liberdade Crônica
Liberdade...livre!

Nina 17/12/2018

Inspira liberdade
Foi a primeira seleção de crônicas que li. O fato de os textos serem rápidos ao passarem de um pra outro foi um pouco cansativo, pois, por mais que eles tenham a mesma temática, têm contextos bem diferentes. No entanto, a escrita leve e bem elaborada da Martha fez com que o ritmo da leitura não se perdesse.
As crônicas de fato inspiram liberdade, trazem situações bastante simples e divertidas, me motivaram a buscar mais criatividade através de arte, como, por exemplo, sair da bolha cult que vivo e me abrir para novos gêneros de todas as artes. Uma coisa que achei bem interessante foram as crônicas falando sobre Deus, a forma leve da escrita da autora é sensacional.

Cely 16/04/2017

Ótimo!!
Os livros da Martha Medeiros são ótimos companheiros de viagem. Adquiri este aí para viajar para Itália. Reúne crônicas leves e engraçadas, sobre o tema liberdade, que me renderam sorrisos e contentamento, mesmo durante um voo longo.

Léia Viana 13/07/2015

“Nada é tão comum quanto resumirmos a vida de outra pessoa e achar que ela não pode querer mais.”
"Foram os livros que me deram consciência da amplitude dos sentimentos. Foram os livros que destruíram um a um meus preconceitos. Foram os livros que me deram vontade de viajar. Foram os livros que me tornaram mais tolerante com as diferenças."

A seleção de crônicas que originou o livro “Liberdade Crônica” é dividida nos seguintes temas: A mulher contemporânea; Livros, filmes, músicas e etc.; Fé equilíbrio; No divã e Sociedade. Com esta obra o leitor torna-se mais íntimo da autora, porque esses textos têm um pouco do gosto particular da escritora e podem-se tirar boas dicas de leitura, música e até mesmo de filosofia de vida. Já li excelentes livros retirados de suas crônicas, compartilho o mesmo gosto em relação aos filmes de Woody Allen, e adoro assuntos relacionados a psicanálise, portanto, além de fã, concordo com praticamente – quase tudo – que Martha escreve.

"A liberdade é politicamente incorreta. A liberdade é personalista. A liberdade não se veste bem, não tem bons modos, não liga para o que os outros vão dizer. Ser absolutamente livre tem um ônus que poucos se atrevem a pagar."

Leitura recomendada!

dani 10/03/2015

[Livro] Liberdade Crônica – Martha Medeiros
Já tinha ouvido falar de Martha Medeiros (como não...) mas nunca tinha lido seriamente nenhum de seus trabalhos, até que um dia, em um momento em que precisava de um livro para abrandar um longo período de espera, decidi conhecer melhor esta autora que já estava a minha volta por tanto tempo, escolhi um livro de crônicas pois assim que voltasse para casa iria voltar a minha leitura corrente, mas tenho que dizer que a escrita desta autora me cativou tanto que assim que encerrei minhas leituras da programação decide retomar o Liberdade Crônica e dessa vez me entreguei ao livro e o devorei até o fim, e agora ao encerrar a última crônica agradeço por ter esperado tanto para ler os textos de Martha Medeiros, pois apesar de não concordar com todos os seus pontos de vista a escrita dela dialoga diretamente comigo, com a mulher que sou, que não sou, que quero ser e que já fui.

Como comentei iniciei minha aventura pelo livro Liberdade Crônica, um dos exemplares de uma coleção produzida pela L&PM que também vai trazer Paixão Crônica e Felicidade Crônica. Neste volume teremos 101 crônicas de Martha Medeiros tratando de assuntos diversos mas que trazem um motriz, um rumo, uma referência ou algo que remeta a liberdade.

Por ser uma coletânea de crônicas fica um pouco complicado trazer uma resenha mais completa, pois seria semi- impossível comentar de cada uma delas aqui, mas vou dar uma visão geral de como o livro dialogou tanto comigo.

Na primeira parte seus textos irão falar sobre A Mulher Contemporânea e logo de início seus conceitos, sua dúvidas e seus pensamentos conversaram comigo, e esse é todo o forte dessa autora, por mais que talvez não concordemos com seus pontos de vistas e seus argumentos é impossível não parar para ponderar, ela não traz grandes verdades entabuladas em um pedestal inalcançável, mas sim reflexões cotidianas e tão humanas como todos nós.

“As mulheres são culpadas pela traição, não importa o lado em que estejam.” p. 15

“Falamos, falamos, falamos compulsivamente, como se fosse contraindicado guardar-se um pouco, como se o silêncio pudesse nos inchar.” p. 31

A segunda parte traz agora escritos relacionados a artes (filmes, livros, músicas, etc.) e sua paixão pela arte é palpável, ela traz tudo o que viu, ouviu e leu e com todos esses aspectos a influenciaram, sem contar a indicação de obras para se conhecer.

Logo depois o livro vai tratar sobre Fé e Equilíbrio e não poderia trazer menos que textos reflexivos e em alguns casos até polêmicos sobre religião, religiosidade, o divino, espiritualidade e quem somos nós diante disso tudo.

“Por algum mistério que ainda não me foi revelado, anjos, santos e profetas não formam frases com sujeito, verbo e predicado e muito menos com sentido. Tudo fica no terreno das abstrações.” p. 123

No Divã é o nome da próxima sessão trará comentários sobre a verdade da vida, felicidade, sonhos, desejos e entre outros assuntos, terapia.

“Não somos apenas a soma de nossas escolhas, mas também das nossas renúncias. Crescer é tomar decisões e depois conviver em paz com a dúvida.” p. 223

Por fim teremos a parte de Sociedade que fará com que nos percebamos além do individuo, como um ser que faz parte de um grupo mas que ainda assim mantém suas características e peculiaridades.

“...quase todos os atos de violência são protagonizados por um arrogante que entra em pânico com a palavra não.” p. 234

O livro como um todo me inspirou, me fez refletir e me descobrir, poderia destacar vários trechos além dos que mostrei, mas o que mais posso fazer é indicar como uma leitura para reflexão, para contradição e muitas vezes para rir também.

“Dar-se alta é reconhecer, com alívio, que o que parecia doença era apenas uma ansiedade natural diante do desconhecido. Só quando aceitamos que o desconhecido permanecerá para sempre desconhecido é que a gente relaxa.” p. 89

“Sabemos tudo o que sentimos porque algo dentro de nós grita. ... A verdade já está dentro, a verdade impõe-se, fala mais alto que nós, ela grita.” p. 193

site: http://vintecincodevaneios.blogspot.com.br/2015/03/livro-liberdade-cronica-martha-medeiros.html