Asylum

Asylum Madeleine Roux

Resenhas - Asylum

Carol Rodrigues 04/10/2014

Esse livro é daqueles que a gente bate o olho e se apaixona por completo. É aquele amor que você deseja que dure pela eternidade. Que viciado em terror consegue resistir a essa capa? A editora realmente fez um trabalho impecável!

A história começa com Dan Crawford indo passar o verão num preparatório pra faculdade chamado New Hampshire College, onde os alunos podem escolher quais aulas vão querer ter, pra se familiarizar mais com o curso que pretendem fazer. O clima estranho já se torna evidente logo que chega ao local e nem mesmo o taxista se atreve a chegar mais perto. Mas isso é porque o dormitório oficial da faculdade está em reforma, então os alunos tem de ficar numa casa desativada onde antigamente era um manicômio (ou asilo, como costumavam chamar), mais especificamente para assassinos em série loucos.

A primeira pessoa que Dan conhece é Felix, seu colega de quarto, e embora de primeira impressão ele pareça totalmente nerd e bem estranho, eu acabei por gostar bastante do personagem no decorrer do livro, mas Dan se sente em desespero ao achar que teria dificuldade em fazer amizade com outras pessoas, e teria de suportar Felix o tempo todo. Por sorte, logo ele conhece Abby e Jordan, e aos poucos eles vão criando uma grande amizade. No entanto, essa relação que eles criam se fortalece e ao mesmo tempo vive em conflito por um único motivo em especial. Logo no primeiro dia, Dan encontra uma foto bem antiga de um homem na sua escrivaninha, com o detalhe de que seus olhos estão totalmente rabiscados. Felix, vendo aquilo, comenta que existe uma sala desativada naquela casa contendo fotos parecidas com aquela, e isso despertou uma curiosidade insana em Dan, que sugeriu à Abby e Jordan que fossem até lá para investigar melhor o caso.

Só que Felix não citou que havia uma grande placa alertando que a entrada era proibida, e que a porta estava trancada. Mas desde quando isso é um problema pra jovens aventureiros sem noção do perigo, não é? Logo eles conseguem invadir, e descobrem não só que aquela sala era, na verdade, o escritório do médico chefe do manicômio, assim como haviam diversas fotos e relatórios espalhados, além de uma porta que levava às profundezas aterrorizantes do lugar.

O manicômio não era simplesmente um lugar onde prendiam os pacientes e os deixavam trancados e davam tratamentos pacíficos. Na realidade, o lugar foi fechado justamente por ter sido descoberto que o médico fazia experiências nos pacientes, remetendo-os a sacrifícios em prol da ciência, na esperança de deixar um legado. Era um daqueles médicos da Segunda Guerra Mundial, basicamente. Tão chocados com todo o sofrimento representado nas fotos, eles prometeram que nunca mais voltariam àquela sala. E quem disse que eles teriam escolhas?

Dan começa a receber cartas anônimas com uma letra bem característica dos anos antigos, e diversas situações os obrigam a voltar no escritório atrás de respostas, algo que lhe dissesse que aquilo realmente estava acontecendo, que ele não estava ficando louco.

Esse livro é muito booom, e completamente diferente no quesito das páginas. Os capítulos são decorados, e várias passagens trazem imagens que nos fazem entrar mais ainda na história, pois além de visualizarmos na própria mente as cenas descritas, ainda temos a figura pra complementar qualquer detalhe que tenha passado despercebido, tornando tudo mais real. E elas tem aspectos bem antigos, preto e branco, que nos transmitem sensações de angústia ao imaginar tudo o que os pacientes deviam ter passado nas mãos daquele médico, que na visão dele, só estava tentando fazer o bem (não que eu discorde, pois se eles tinham problemas neurológicos, e eram criminosos perigosos, não havia muita salvação além disso). Com isso, também, Dan e seus amigos passam a ter pesadelos a respeito do que encontravam, até que realizam a maior descoberta de todas: Eles não estão ali por acaso.

Juro que achei que ia acabar tendo pesadelos também. Não, o livro não bota muito terror, mas a pressão psicológica e o clima que envolve a história (junto das imagens, repito; essa foi uma tática ótima!) acaba perturbando, e fazendo com que surja milhões de dúvidas, infelizmente sem muitas respostas. Só ao chegar na última página descobri que é uma série, e que por isso, muitas questões ficaram no ar, embora dê pra se ter uma noção de tudo que houve. Não sei dizer se fiquei contente por ser uma trilogia (afinal, é mesmo uma história boa, com escrita fácil que faz a leitura fluir rapidamente, e ser bem envolvente), ou decepcionada por estar na esperança de ter todos os mistérios resolvidos nesse único volume (o que acredito que teria sim como fazer). Não vá esperando um monte de fantasmas os perseguindo pelos corredores e te assustando o tempo todo. Não, longe disso, eles não são apenas adolescentes correndo atrás do perigo e ficando encapetados por isso; eles tem uma real conexão com a história do manicômio e isso acaba por afetá-los bastante. Aliás, já falei que Dan é adotado e tem lapsos de memória? Pois é, a coisa só vai complicando mais haha. Esse primeiro volume acabou de ser lançado e eu já quero maaaais :(

E vou falar, parte de mim tinha esperança de essa história ser baseada em fatos reais. Li um livro recentemente com leve toque de terror que era, e quando vi que a autora foi até a cidade e os locais só pra pesquisar e escrever, meu entusiasmo foi maior ainda. Mas nha, dessa vez foi só a incrível criatividade da autora mesmo, haha. E espero que no próximo livro a autora aborde melhor os eventos que ocorreram no manicômio; fiquei curiosa em saber exatamente ao que os pacientes eram submetidos, não só comentários superficiais e soltos pelas cenas.

site: http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2014/10/asylum.html
MaywormIsa 30/09/2014minha estante
Adorei sua resenha! Parabéns pelo uso inteligente das palavras!
Quando vi esse livro na Saraiva eu e minha amiga o veneramos, ele lembra um jogo na internet a muito tempo atras, o Azylum 626 e o hotel 626, não sei se esse jogo ainda existe. Ficamos muito curiosas e excitadas pra ler e depois de ler sua resenha essa vontade ficou maior ainda, não tenho dúvidas de que o livro é excelente, uma pena que será triologia, não gosto muito de ler livros com continuação..

Carol Rodrigues 04/10/2014minha estante
Obrigada! Também tenho meus receios com trilogias, mas tenho esperança de que a história continue tão boa quanto nesse primeiro livro.
Agora quem ficou curiosa sou eu! Não tinha ouvido falar desse jogo, vou até procurar agora haha

DinhaCath 29/10/2014minha estante
Carol, qual foi o livro que você citou, que tinha sido baseado em fatos reais?

Carol Rodrigues 29/10/2014minha estante
O Cavaleiro Fantasma. É bem leve, nada de terror pesado, mas só por ter um local real já dá um encanto maior *-*

Nadz 17/12/2014minha estante
boa resenha, mas queria que tivesse avisado que tem alguns spoilers. :/

Jean carlo 03/05/2015minha estante
Tb esperava mais deste livro. Faltou mais ação e o enredo poderia ter sido melhor.

Betega 14/01/2017minha estante
A frase inicial da resenha me atraiu bastante, a premissa me pareceu interessante, mas quando vi essa pegada das fotos fiquei receoso, porque me pareceu que o livro estaria só querendo crescer em cima do sucesso do Orfanato da Senhorita Peregrine... (que a nova editora fez o favor de mudar de nome ¬¬). Mas essa resenha me animou um pouco de novo a ler...

E agora também nem sei qual dos livros é mais velho...

Fffernanda 12/09/2021minha estante
Eu ficava num nervoso só com os lapsos de memória do Dan, principalmente pq os policiais n acreditavam nele e nem ele mesmo, mas amei a abordagem da autora, e quando descobri a trilogia meu coração se aqueceu de esperança q fosse mais detalhado sobre as cartas, os paciente, o pq, amei.

Mylla 25/04/2022minha estante
Esse livro realmente faz a gente entrar na história, muito bom para os amantes de terror.

Diego 21/12/2022minha estante
Parabéns pela resenha. Comprei o meu, esperando chegar.

Thabi.Almeida 09/05/2023minha estante
Amg, esse é um terror real ou terror sobrenatural?
É importante p q eu leia kkj
Não to no clima de sobrenatural
Não quero chegar perto de fantasmas ???

Mylla 24/06/2023minha estante
Mano, é um mistério e suspense!

Mauricio 17/03/2023

ASYLUM
Dan é um adolescente de 16 anos que viaja até a faculdade de New Hampshire College, afim de participar do programa preparatório para estudantes do colegial, que ocorre nas férias de verão.

Próximo a faculdade está o sanatório Brookline desativado a muitos anos. O local acaba sendo transformado em um dormitório temporário para os alunos enquanto a faculdade passa por reformas.

Dan logo se enturma e conhece Jordan e a Abby, por quem ele tem um apreço. Em sua primeira noite no Brookline, Dan encontra uma foto estranha em sua escrivaninha, seu colega de quarto, um rapaz um tanto quanto esquisito lhe diz que há uma outra foto parecida com aquela no andar acima num quarto privado.

Estigado com o mistério que ronda aquele lugar hostil Dan e seus amigos adentram nos segredos ocultos do sanatório e descobrem que não é coincidência os três estarem ali.

Eu não curtir tanto assim, esperava algo mais, porque se tratando de um hospital psiquiátrico abandonado imaginei que a atmosfera deveria ter sido um pouco mais densa com um ar de sanidade elevado se é que vocês me entendem kkk... Coisa que aconteceu bem superficialmente.

Bruna Melo 03/06/2021

Se você quer uma história que te prende desde o começo eu recomendo esse livro. É um livro de terror, mas terror leve, nada a la Stephen King ou Lovecraft. Mas, ainda sim, bastante interessante. É um história que te prende do começo ao fim porque ela já começa com eventos "estranhos". Basicamente, nessa história temos os protagonistas estudando (tipo acampamento de verão) em um lugar que antes era um manicômio e, nele realizava-se tratamentos não convencionais. E daí a história vai se desenvolvimento nesse cenário, dos jovens estudando nesse antigo manicômio e indo em busca da, horripilante história do lugar.

Doug 18/12/2022

Prometeu nada e entregou tudo.
Estava com as expectativas baixíssimas,pois vi muita gente falando que o livro era ruim.Mas eu me surpreendi,as partes de suspense são muito bem escritas,e a escrita tem uma fluidez muito boa.Tem algumas fotos ao decorrer do livro, que me lembrou de Crianças Peculiares.
Não vejo a hora de ler a continuação!Adorei!

barbitoss 23/09/2022

charlie, sam e patrick de AVDSI na versão filme de terror
vou começar falando que asylum é MUITO bom, e ele representa de forma incrível o gênero young adult MAS, infelizmente, porém e entretanto ele peca bastante quando o assunto é ?maturidade dos personagens?, tipo, acontecem situações aqui que você olha e pensa ?pqp essa galera realmente são jovens prestes a entrar na faculdade ou um bando de pré adolescente que se acha adulto????? e estou falando isso sobre o primeiro livro e posso mudar de opinião no segundo mas até esse momento eu infelizmente terminei o livro sem ter me apegado em NENHUM DOS PROTAGONISTAS(!!!) pois são todos egoístas, possessivos e que deveriam estar numa terapia e não num curso de verão ????????

mas de resto eu vou repetir que esse livro é ótimo pois você fica vidrade no suspense e mistério envolvendo o brookline e seus antigos ?moradores? assim como rola participação de alguns e parentes de outros internados lá

madeleine mandou muito bem nesse assim como em ?asylum - a fuga? que precede o início da trilogia e eu espero que a maturidade venha para os três pois do contrário vou espancar todes ??????

Josiane.Elias 17/07/2020

Boa leitura
Pela capa pensamos que é um terror. Mas mesmo sendo um suspense fraco, o livro é muito bom e intrigante, te prende do início ao fim.

Padronizado 23/01/2015

Resenha: Asylum - Madeleine Roux
Asylum é um livro do gênero suspense, destinado para o público jovem: fato que vem gerando muitas críticas e maus entendimentos por parte de muitos leitores que compram literalmente julgando-o pela capa, algo que seria muito bem resolvido se fosse feito uma pesquisa em torno da história do livro, para não acabar desapontado. Agora vamos ao que interessa!
A história começa com Dan chegando ao que vem a ser um curso de verão no New Hampshire College e com os alojamentos em reforma, ele e os outros alunos tiveram que se instalar em Brookline, um manicômio desativado a muito tempo, que com o tempo vai revelando os seus segredos. Além de sua curiosidade, Dan também conta com amigos que acabara de fazer: Abby e Jordan. Mas será que eles irão conseguir descobrir qual é a verdade por trás daquele prédio sombrio?
Além da trama, o livro tabém conta com algumas menções à outros elementos como Thundercats e Jogos Vorazes e algumas partes que lembram profundamente Harry Potter (não que seja um ponto ruim e nem comparando os dois: mas é como se a autora pegasse tudo que tem de melhor na saga e colocasse em um nova história totalmente diferente, deixando aquele gosto de fã antigo durante a leitura do livro).
O enredo vai te contagiando cada vez mais, deixando aquela dúvida recorrente no ar enquanto o leitor vai descobrindo cada peça junto com o protagonista, envolto numa colcha de retalhos cada vez maior em um suspense totalmente psicológico. Com total certeza é uma recomendação de leitura para todos, que vai envolver do início ao fim e sem desapontar.

site: http://blogpadronizado.blogspot.com/2015/01/resenha-asylum-madeleine-roux.html

Mariah 15/04/2021

Iniciei a minha leitura sobre Asylum primeiramente com Asylum a fuga, e logo após segui para esse. A experiência de conectar as duas histórias foi algo satisfatório ao extremo. A história de Lucy finalmente foi explicada, só senti falta dos dois personagens que tanto amei em Asylum a fuga, queria saber o que aconteceu com eles.
Os personagens são de se apegar e alguns de lhe tirar o juízo.

bluesargent 20/10/2020

Premissa interessante, escrita decepcionante
Na minha busca por livros com temáticas mais dark pra incorporar minha tbr de halloween, achei esse livro esquecido em minha biblioteca do kindle desde quando a editora distribuiu vários títulos de graça por conta da quarentena.

Pois bem, lendo a sinopse desse livro eu me interessei muito apesar de ficar com um pé atrás pois a mesma prometia uma experiência única e "diferente de tudo o que eu já li".

Logo no começo já senti uma linguagem BEM adolescente, que me desmotivou BASTANTE, não vou mentir. Os dilemas ao longo do livro seguiam a mesma linha: adolescentes fazendo merdas que só adolescentes fazem ?

Todos os diálogos são fraquíssimos, e em alguns é possível notar que eles nem concordam entre si. Eu tentava reler pra ver se o problema era comigo mas não, era realmente desconexo (????)

Não vi desenvolvimento de nenhum personagem, a autora simplesmente jogava informações extremamente relevantes pra personalidade dos mesmos mas não desenvolvia, sério, algumas pautas tinham um super potencial mas foram jogadas no lixo pela escrita ruim.

Eu lia algumas partes revirando os olhos morrendo de vergonha alheia das inúmeras cenas cringe que acontecem no livro. Um claro exemplo é o primeiro (e único) beijo do Dan e da Abby. Pra começar, esse casal não deveria nem ter existido. Zero química, zero desenvolvimento. Extremamente aleatório, parecia que estava no livro só pra cumprir a cota imaginária de romance entre o personagem principal e a personagem secundária.

Os plots também foram MUITO previsíveis, desde o começo do livro eu já tinha uma clara noção do que iria acontecer, mas esperava de verdade que a autora fosse me surpreender na execução do plot. Não foi o que aconteceu...

Não recomendaria pra ninguém, a menos que você esteja a fim de curtir uma leitura bem básica (nada assustadora como prometia a sinopse), mas que flui bem.

D/\RK 26/11/2023

Suspense & mistério. ?
Muitas questões são deixadas em aberto ?. Sei que é um suspense, mas acho deveras arriscado respondê-las em outro livro, se é que terá respostas. O esperado é que elas venham na sequência, ao menos.
Não simpatizei muito com os três protagonistas, não sei o motivo.
A ambientação me lembra muito jogos/filmes de terror. É até clichê a questão de um asilo ser assombrado, mesmo que não esteja abandonado.

"A loucura é algo relativo. Depende muito do lado da grade em que a pessoa está."
(Pág. 180)

"Em um mundo enlouquecido, os loucos se tornam os únicos sãos."
(Pág. 225)

"[...] às vezes os amigos precisam bater o pé e dizer: 'Ei, seu idiota, estamos aqui pro que der e vier. Não vamos virar as costas quando você estiver mal-humorado ou nervosinho, não vamos desistir de você. Estamos aqui pra cuidar uns dos outros'."
(Pág. 227)

"Nunca houve uma mente brilhante sem um toque de loucura."
(Pág. 280)

"O maior problema das lembranças é que a pessoa nunca sabe quando elas vão voltar a atormentá-la."
(Pág. 329)

Padronizado 23/01/2015

Resenha: Asylum - Madeleine Roux

b3llysz 30/01/2022

primeira leitura ruim do ano
Primeiro quero deixar claro que não leio frequentemente esse tipo de gênero, mas os acontecimentos foram tão mal desenvolvidos e previsíveis, que eu consegui descobrir a maioria dos plots muiito antes do final. Não me apeguei a nenhum personagem, achei todos igualmente chatos e irritantes. No meio da leitura descobri que o livro faz parte de uma série então acho que muitos pontos soltos nesse primeiro seja resolvidos nos próximos, mas nunca vou saber pq não irei ler as continuações.
Mirella.Catarina 16/06/2022minha estante
Concordo plenamente com a sua opinião e seu comentário me fez rir, então estou te seguindo aqui no Skoob. Favor continuar com as resenhas ácidas, obrigado de nada.

Vinicius3 27/08/2020

Chernobil
Esperava sustos, recebi Talita Rebouças escrevendo uma fanfic de terror.
É isso, espero ter ajudado bj.
lucianalucardo 27/08/2020minha estante
Achei a resenha perspicaz

Vinicius3 27/08/2020minha estante
KKKK OBG

Jenifer Tertuliano 21/10/2021

Queria ter lido mais nova
Eu tenho certeza que se tivesse conhecido essa história aos 12/13 anos teria aproveitado muito.
A história até que é bastante simples, mas a escrita da autora é super gostosa e sem muitas firulas, ela te conta o que aconteceu e o que está acontecendo.
O clima chuvoso e as imagens dão todo o clima de suspense.
Mas como eu disse, teria apreciado a leitura muito mais quando mais nova, depois de ler tanto suspense achei o plot previsível e meio blé.
Tem um gancho direto p segundo livro.

Pam 21/03/2022

Gostei mas podia ser melhor
Dan Crawford com seus 16 anos de idade vai estudar em um programa de verão em New Hampshire College Prep, ele esta animado para se enturmar com pessoas novas, fazer amizades pois esse será o seu ultimo verão por conta da faculdade. O suspense começa quando Dan descobre que o seu dormitório no programa de verão era um antigo sanatório (bizarro, não é mesmo?) e ele foi fechado misteriosamente.

Com a curiosidade que o local oferece para o jovem, ele consegue encontrar mais duas pessoas Abby e Jordan que sentem o mesmo desejo do que ele...explorar o local em busca da sua historia e de seus segredos.

Com o decorrer da historia eles vão descobrindo coisas que jamais imaginariam, o livro contem varias imagens que ajuda com a parte visual e o suspense também. Creio que a autora quis passar o sentimento nos leitores de duvida, pois em alguns momentos duvidamos da lucidez deles e se de fato são tão inocentes quanto dizem.