Skagboys

Skagboys Irvine Welsh

Resenhas - Skagboys

Guga 21/10/2020

Meta de Leitura 2020
O livro que encerra a trilogia de Trainspotting é na verdade o primeiro na ordem de acontecimentos. É um livro longo, prolongado e, portanto, um pouco maçante, mas vale a pena a leitura. Já estou com saudades do Spud.
Carla.Maciel 22/11/2020minha estante
Spud é um ótimo personagem o único defeito dele é aparecer pouco no livro. Queria mais um livro da série focado em Spud

Guga 24/11/2020minha estante
Oi, Carla! Concordo contigo! É triste ver o quanto ele foi explorado pelos amigos e o sofrimento que ele passa em Pornô. Decadência demais pra personagem mais bem intencionada da série.

Cláudio Dantas 31/12/2018

Contemplando o inevitável
Irvine Welsh mais uma vez nos presenteando com seu talento para a escrita. Algumas passagens desse livro são tão perfeitamente narradas/descritas/construídas que chega a aquecer o peito, de tanta satisfação.

Esse livro volta ao modelo narrativo visto em Trainspotting e que foi deixado um pouco de lado em Pornô. Aqui os momentos episódicos estão mais presentes do que nunca, aparentando, por muitas vezes, se tratar de um livro de contos e não um romance. Foi por esse motivo que essa leitura foi um pouco mais intrincada para mim do que os anteriores.

O contexto histórico é essencialmente importante para a condução da história aqui, e Welsh não poupa suas críticas à sociedade da época, sem nunca parecer gratuito, sempre colocando um pano de fundo nos faça entender seu ponto de vista (como já feito nos livros anteriores, mas que aqui encontra seu ápice). Fiquei muito impressionado como ele conseguiu fazer isso tão bem.

Esse livro é particularmente triste porque acompanhamos a decadência dos personagens e a esperança que eles guardam no íntimo, de que vão melhorar, mas a gente sabe que isso não vai acontecer da forma que eles imaginam. Esse caráter contemplativo de uma desgraça anunciada é uma das melhores coisas desse livro e é o que faz valer sua existência.

Lamboglia (@estantedotibas) 17/10/2017

Terceira melhor obra!
Fala aí, galera. Vocês já viram a postagem sobre os livros "Trainspotting" e "Pornô". Agora é a vez de "Skagboys" dá destaque.

"Eu era patético. As pessoas desviavam de mim. De um cético afetuoso, espirituoso e divertido, passei a ser visto como um cínico babaca: frio, cáustico. Mas quanto mais eu conseguia alienar as pessoas de mim, mais forte me sentia. Me alimentava de rejeição. Não havia nada bom, normal e correto no mundo que não fosse capaz de menosprezar".

Autor: Irvine Welsh
Ano: 2014
Páginas: 592
Ed: Rocco

Skagboys é o terceiro livro da turma de Edimburgo, mas cronologicamente, ele é o primeiro da história. Irvine Welsh volta uns dois ou três anos (antes de trainspotting) para nos apresentar o jovem e acadêmico Mark Renton e o seu primeiro contato com a "herô" (não fala assim Renton, se não o Sickboy te enche de porrada). A história se sustenta muito bem e traz vários momentos cômicos (sério, eu morri de rir). Na verdade você faz uma tour a um passado nem tanto desconhecido assim, mesmo com tudo isso, "SKagboys" apresenta algumas falhas na dinâmica, fator que não senti em seus sucessores. Mas o livro é bom, Welsh reumaniza mais seus personagens, que são pessoas normais em uma tempestade de merda. Um dos fatores principais desta obra e que se estende um pouco para "Trainspotting" é o governo da Dama de Ferro, Margareth Thacher que quebrou a economia britânica e triplicou o desemprego. "Skagboys" não é apenas um livro sobre jovens entrando no mundo das drogas, cada ação tem uma reação e Welsh retrata muito bem.