A Fragrância da Flor do Café

A Fragrância da Flor do Café Ana Veloso

Resenhas - A Fragrância da Flor do Café

Allie 27/08/2020

Maravilhoso
Me pergunto por que esse livro e tao pouco conhecido? É muito interessante um romance histórico que se passa no Brasil e retrata a falência dos barões do cafe,a abolição da escravidão. Os personagens são muito bem construídos e estao no meio desse período tao turbulento que mudou a história de todo um país.Indico a todos que queiram conhecer um pouco mais desse periodo desses poderosos que tinham tudo em mãos e achavam realmente que eram donos de outros seres humanos.

ritita 09/03/2020

Me enganou direitinho
A premissa do livro - boom & falência da cafeicultura no sec XIX, escravismo & abolição, conservadorismo & feminismo fez que eu comprasse o livro, mas no frigir dos ovos muito mal fritos, poderia ter continuado a ler em ebook.

Final do sec XIX em Vassouras e na capital do país, famílias riquíssimas e seus filhos, todos fora da caixinha da realidade do país.
O romance desenrola-se em torno de Vitória (Vita), sua rica vida de filha rebelde* em Vassouras e seu amor por Léon Castro.

A autora, portuguesa nascida na Alemanha, morou alguns anos no Brasil, fez algumas pesquisas, conheceu algumas fazendas cafeeiras e achou que poderia contar um romance histórico. Sim, existem pinceladas destes tempos dentro do romance, porém, ai, porém! Há um caso diferrente... Neste caso muitíssimo, Por que o romance entre uma escravista e um abolicionista poderia ter rendido uma belíssima história, mas a moça preferiu apelar para os encontros sexuais dos envolvidos, os costumeiros segredos e mentiras tão comuns em romances melosos, pincelou um pouco das agitações políticas e morais da época e me deixou frustradíssima, e com vontade de mandá-la ler uns livrins da Mary Del Priore ou Letícia Wierzchowsk.

* A única rebeldia de Vita é preparar-se financeiramente para o futuro, aplicando sua parte da herança recebida aos 18 anos e fazendo sua riqueza aumentar enquanto todos, inclusive os pais e amigos, vão à bancarrota. Coisa inimaginável e estranha para uma mulher daqueles tempos.

Apesar de não ter me convencido, tampouco me encantado, é muito bem escrito, sempre em terceira pessoa, o motivo de eu ter lido até o final.

Poly 04/01/2022

Me surpreendeu
Embora eu tenha muita vontade de conhecer mais histórias que se passam no Brasil, tenho um pouco de dificuldade com histórias de época, fico com medo de ser uma versão dos livros didáticos e que os personagens sejam caricatos. Mas esse livro foi uma surpresa. Mesmo abordando temas históricos, teve uma carga dramática excelente, personagens bem construídos e uma ambientação incrível, eu realmente sentia o lugar que os personagens estavam, os cheiros, a sensação de calor ou da umidade da chuva.
Vitória é uma mocinha um pouco irritante, mas você percebe que parte disso se deve a criação que teve. León também me irritou, mas eu era um pouxo mais indiferente à ele. Félix é ótimo, o arco dele é um dos meus preferidos. E tem outros personagens que conquistaram minha simpatia, Aaron, Joana, Luíza, dona Doralice. Tudo graças a uma escrita desenvolva e detalhada, gostei demais.
Eu só gostaria que algumas coisas fossem melhor desenvolvidas no final. De forma geral foi uma boa leitura, com certeza gostaria de ler mais coisas da autora.

Frauboll 17/08/2020

Um novelao, no melhor sentido da palavra.
Esse é o segundo livro que leio dessa autora. O primeiro foi, ironicamente, a continuacao desse, que eu nao sabia se tratar de uma saga familiar. A Fragrancia da Flor do Café é meu favorito. Dá pra perceber que a autora pesquisou muito para escrever esse livro e que o escreveu com prazer. A fragrancia da Flor do Café é um excelente livro para quem gosta de história do Brasil ou romances históricos de modo geral, é uma ótima pedida também para quem gosta de heroínas fortes e daqueles romances no estilo cao e gato, onde o casal principal briga muito. O livro é cheio de encontros e desencontros e mexe com os sentimentos do leitor. Tem cenas comoventes, cenas que deixam o leitor com raiva e cenas picantes que sao escritas com muito realismo e erotismo. Aliás, o livro todo é escrito com muita sensualidade. O jeito como a autora descreve as paisagens, os cheiros, os sabores, é realmente uma viagem sensorial. Eu fiquei surpresa de saber que esse é o primeiro livro da autora. A qualidade da escrita faz pensar se tratar de uma autora mais experiente. Também nao entendo o por que desse ser seu único livro traduzido para o portugues, já que a autora escreve bem e possui vários livros que tem o Brasil como pano de fundo. Eu gostei muito desse livro, mas nao recomendo para todo mundo. Quem estiver esperando um romance água com acucar, melhor procurar outro texto. Se voce tem problema com cenas de sexo explícito (escritas com muito talento, muito melhor que 50 tons de cinza) ou cenas fortes (nao quero dar spoiler) ou está simplesmente procurando uma leitura leve, para se destrair, esse livro nao é para voce. Ele dá o que pensar e fica com voce por um tempo depois de ter acabado de le-lo.
Eu nao dou 5 estrelas para ele, pois acho que a autora se estendeu demais na narrativa. Tem alguns capítulos e cenas que eu cortaria, sem problemas, nao acho que tenham contribuído em nada para história. Também nao consegui me deixar seduzir pelo protagonista masculino, mas isso é questao de gosto. Tenho certeza que muitas leitoras irao suspirar por León Castro. Eu também teria preferido que alguns personagens secundários tivessem tido mais destaque, como o escravo Félix, que tem uma trama muito interessante. De qualquer forma, os personagens sao muito bem construídos, de forma muito humana e realista. Eu com certeza comprarei outros livros da autora. Inclusive acho que esse livro daria uma boa novela. A trama é folhetinesca com uma pitada de Jane Austen. De zero à dez eu dou 8.
Obs: meu teclado nao tem todos os acentos.

Maria.Gabrielly 18/04/2021

A capa desvaloza a história
Esse livro me surpreendeu bastante. Ele começa muito bom com personagens fortes e uma reflexão histórica muito bem desenvolvida. No meio dele aparecem narrativas intercaladas com conflitos paralelos aos dos personagens principais, e isso enriquece o livro demais.
Do meio pro final achei que a história fica meio arrastada, mas ainda sim da um certo prazer em finalizar a leitura.

Iane 18/04/2022

3 estrelas pelo livro ser tão detalhista.
Eu gostei do livro em relação a história até 40%. Da pra ver que a autora teve muito trabalho com pesquisas, sobre costumes da época e sobre origens de lugares isso a autora está de parabéns!. Mas senti falta de emoção foi um romance mal desenvolvido, tudo aconteceu muito rápido e sem explicação, muito cheio de enrolação, em nem um momento senti a a personagem principal se arrepender ou se sentir mal pelo o que ela fez, entendo qual o motivo. A autora deveria ter dado mas importância ao segredo da personagem principal.

Cah. 02/12/2021

Esse livro precisa ser mais lido! F a b u l o s o!
O livro vem nos narrar um rica história que se passa no século dezoito, se iniciando no ano de 1884 ... Na fazenda de café BoaVista, onde Vitória nasceu e foi criada, ela é apaixonada pelos pés de café, pelo seu cheiro, suas flores e frutos. Quando o irmão de Vitória, Pedro que mora no Rio de Janeiro vai visitar a família e leva alguns amigos com ele, entre eles Leon de Castro, os caminhos de Vitória e Pedro ficaram marcados para sempre ...

Devido a um mal entendido Vitória passa a desprezar Leon, ele não consegue entender a mudança brusca da Vitória que ele conheceu com 18 anos e a moça que ele reencontro dois anos depois ...

Só no finalzinho tudo é esclarecido ... Ainda bem que houve tempo para Vitória e Leon se acertarem e realmente se darem uma chance de ficarem juntos e serem felizes.

E esse livro nos traz quando os escravos foram libertos, podendo assim exercer sua liberdade.

Outra coisa que eu gostei bastante foi que o livro é narrado por vários personagens!

Ana 25/02/2024

Romance
Achei a história muito envolvente, desde o início ao final... além de trazer história sobre a escravidão no Brasil. Tem momentos que vc sente os aromas que são descritos. Achei incrível como a autora vai entrelaçando os acontecimentos e como é rico em detalhes e a história tem um enredo que prende o leitor.
Só digo leiam pois é um romance incrível.

Apaixonadas por 22/11/2014

Primeiro Histórico Naciona que leiol!!!
Impressões

Vitória é herdeira de uma fazenda de café no Vale do Paraíba em 1884, sua vida é ajudar seu pai a administrar a fazenda, o que ela faz com o maior prazer, pois adora as flores do café e o seu aroma, mas uma visita do seu irmão e seus três amigos acabam despertando em Vitória uma paixão avassaladora, mas a orgulhosa sinhazinha passará por muitos contratempos até que possa viver de fato seu amor.

A Fragrância da Flor do café é narrada em 3° pessoa e é dividido em 3 partes principais : Livro 1 que se passa entre os anos de 1884 e 1886,Livro 2 de 1886 à 1888 e Livro 3 de 1889 a 1891,que são divisões de partes significativas na trama,que conta em 533 páginas nos conta várias partes da nossa história entremeados por romances,decepções,tragédias e um amor que resiste a quase tudo.

Não sei bem como começar essa resenha, pois foi um livro que me chamou atenção pela capa e mais ainda pela sinopse, um livro nacional bem diferente dos que tenho lido e ele mexeu tanto comigo que fico com medo de contar demais e estragar o prazer de vocês de ler e se emocionarem como eu me emocionei.

Vitória da Silva é filha de um Barão do café de muito prestígio, mas tem uma personalidade bem forte e apesar de ter respeito por seus pais, sempre encontra um jeito de fazer o que quer. Quando seu irmão vem visitar a fazenda depois de estar morando há muito tempo no Rio de Janeiro e traz com ele 3 amigos, Aaron Nogueira,João Henrique Nogueira e o jornalista abolicionista Léon Castro,um desentendimento acaba apresentando de forma nada convencional Léon e Vitória,Ele o único que sabe lidar com a personalidade exuberante dela,provocando-a e despertando nela sentimentos que ela nunca sentiu.

Léon Castro é um jornalista que escreve artigos perniciosos que chocam a todos,ele é contra a escravatura e dissemina suas ideias em seus artigos e conquista muitos simpatizantes,conhecer um Barão do Café e uma sinhazinha é algo bem contraditório,mas ele se encanta por Vitória,mas precisa seguir com seus planos abolicionistas e acaba deixando apaixonada e sozinha.

Depois de deixar envolver por Léon, Vitória acaba sozinha, apaixonada e com uma notícia alarmante, por isso manda uma carta a Léon por seu irmão Pedro, mas a resposta não chega e Vitória sozinha tem que tomar decisões que mudaram sua vida.

Toda a trama do romance turbulento de Léon e Vitória é contada em meio aos acontecimentos da época, a luta pela abolição, os avanços que acontecem na capital Rio de Janeiro e a derrocada dos barões do café, se passam muitos anos e a autora soube perfeitamente entremear os romances com os fatos históricos, acompanhar os acontecimentos da época em meio a casamentos, mortes, desentendimentos e reconciliações é emocionante e ímpar.

Conhecemos não só os personagens citados acima, mas seguimos a vida dos escravos, amigos desses escravos e suas vidas após a abolição, a vida dos fazendeiros de café após a falência e o que essa falência faz com as famílias do Vale do Paraíba, são tantas histórias entremeadas que o leitor pode achar confuso a princípio, mas depois fica tão envolvido com cada um deles que não consegue desgarrar do livro e fica torcendo por cada um dos personagens, principalmente Vitória,que ama,sofre muito, fica sozinha, consegue o homem que ama, mas a amargura é tanta que não a deixa ser feliz e depois de muitos e muitos desencontros eles conseguem seu final feliz, mas o sofrimento dela transborda das páginas e chegamos a achar que a pobrezinha nunca vai conseguir ser feliz de novo, pois são tantos problemas em sua vida, a única coisa que a salva por muitos anos é a sua inteligência para negócios, que a deixa rica e consegue assim ajudar a toda a família após a abolição da escravatura.

Esse livro me despertou tantos sentimentos que é impossível enumerá-los,pois o lado histórico é super interessante,as relações familiares são intrincadas e muito críveis,que resultam em um envolvimento profundo do leitor,e a história de Vitória é muito triste,e linda ao mesmo tempo,pois quando chegamos ao final é como se encontrássemos o nosso final feliz,tanto é a torcida pela personagem que passa por diversas agruras durante toda a história.

Recomendo o livro a todos que amam um bom romance, e mais, aos que querem ler uma história intrigante e completa.

site: http://www.apaixonadasporlivros.com.br/resenha-a-fragrancia-da-flor-do-cafe-de-ana-veloso/

Bianquinha 21/12/2014

@APassional 10/12/2015

* Resenha por: Rosem Ferr * Arquivo Passional
Resenha disponível no blog Arquivo Passional, no link abaixo.

site: http://www.arquivopassional.com/2015/11/resenha-fragrancia-da-flor-do-cafe.html

Vanda 24/07/2016

Excelente romance épico
Vitória da Silva, no início da história, é uma jovem de 17 anos, filha de Alma da Silva (uma jovem senhora muito recatada e que levava muito a sério o amor cristão ao próximo) e de Eduardo da Silva, proprietário de uma das maiores fazendas de café do Vale do Paraíba (Fazenda Boavista), com mais de 300 escravos. Eduardo da Silva, um imigrante português, ganhou de Dom Pedro II o título de “Barão” por ter salvo a vida de um membro da Família Imperial acidentado ao montar um cavalo, tornando-se, então, senhor da Boavista e ganhando o título de “Barão de Itapuca”.
Vitória ou Vita, herdeira de uma grande fortuna, é uma jovem voluntariosa que se extasia com a beleza e com o aroma das flores das plantações de café. É dotada de personalidade forte e marcante. Seu único irmão, Pedro, vive no Rio de Janeiro, onde foi estudar. Por esse motivo, é ela quem ajuda o pai na administração e com os afazeres da fazenda.

É teimosa, determinada, extremamente inteligente e sagaz e não se submete com facilidade às determinações impostas pelo pai, pela religião e pela sociedade, mas, também, tem gostos e sonhos comuns às moças de sua idade, como frequentar os aguardados e suntuosos bailes e encontrar seu verdadeiro amor. A vida de Vitória se transforma totalmente quando, em uma das visitas que seu irmão faz à fazenda, leva seus três melhores amigos: Aaron Nogueira, João Henrique de Barros e o jornalista abolicionista Léon Castro. A atração entre Vitória e Léon surge instantaneamente.

Léon Castro tem ideias abolicionistas, escreve artigos que vão de encontro aos interesses dos ricos fazendeiros e, portanto, contra os interesses da família de Vitória. Mesmo cientes de que estão em lados opostos, Léon e Vita apaixonam-se perdidamente. Apesar dessa paixão arrebatadora, Léon parte para continuar na luta por suas ideias e planos abolicionistas, deixando Vita só e irremediavelmente apaixonada. Muitas reviravoltas acontecerão na trajetória desse romance. Encontros e desencontros, ódio e amor, enfim, um misto de ações, conflitos e sentimentos marcaram esse romance.

“A Fragrância da Flor do Café” é um livro extenso, com 533 páginas. A autora dividiu o enredo em três partes: Livro Um, que narra fatos e acontecimentos ocorridos no período de 1884 a 1886; Livro Dois, de 1886 a 1888 e Livro Três, de 1889 a 1891. O desenrolar do tumultuado romance entre Leon e Vita é narrado e ambientado durante sete anos no Vale do Paraíba e no Rio de Janeiro, período em que o plantio do café era o responsável pela prosperidade e riqueza das fazendas e dos barões do café, que se utilizavam exclusivamente da mão de obra escrava, culminando com a abolição da escravatura, provocando o declínio das fazendas sustentadas pelo plantio do café e, consequentemente, decretando a falência dos senhores "barões do café"

A jornalista alemã Ana Veloso documentou o romance através de inúmeras pesquisas realizadas no Vale do Paraíba, o que torna “A Fragrância da Flor do Café” um romance diferenciado. Tomando carona no turbulento romance de Léon e Vita, o leitor é transportado para a segunda metade do século XIX, mais precisamente para fatos que fizeram história no Brasil durante sete anos compreendidos entre os anos de 1884 a 1891. É simplesmente espetacular a maneira que a autora insere o personagem Léon na real história do Brasil, atuando na campanha abolicionista que vinha ganhando força no Rio de Janeiro, não só usando seu dom da palavra e do convencimento, como prestando ajuda na fuga de escravos e protegendo os fugitivos. Prosseguindo com a história, podemos acompanhar a resistência das classes rurais dominantes, que dependem da mão de obra escrava, para sustentação da lavoura, no caso da trama em questão, das plantações do café. É óbvio que cada vitória e conquista nesse sentido é mais um grave impedimento no romance de nossos protagonistas. Enquanto acompanhamos a trajetória sócio, econômica e política do país, acompanhamos também todo o sofrimento e luta de Vita, que por ser dona de extrema inteligência, consegue lutar bravamente contra a ausência do seu amor e contra as consequências nefastas que a abolição da escravatura provocou nas fazendas que viviam do trabalho escravo, produzindo a decadência das mesmas e dos barões do café. Vita consegue fazer fortuna no Rio de Janeiro, mas ainda precisa alcançar sua felicidade em relação ao amor.

O enquadramento histórico na trama é perfeito. Retroagimos na história do nosso país e podemos acompanhar o desenvolvimento de muitos temas como a escravidão, a libertação dos escravos e suas consequências não só para os libertos, mas também a decadência de quem sobrevivia, lucrava e ostentava com o serviço escravo, e as inovações tecnológicas. Vivenciamos também, cenários e personagens ligados às artes em geral, como música, pintura, etc. Diante de tanta coisa acontecendo, Léon e Vita percebem que têm muita coisa em comum e o leitor vai acompanhando todo o percurso dos encontros e desencontros e toda a relação de ódio e amor pelas quais nossos personagens vão trilhando sem, entretanto, conseguirem por fim ao tórrido amor.
Não posso deixar de comentar, também, que a autora me encantou e surpreendeu com a sua capacidade descritiva. Os cenários descritos por ela são irrepreensíveis, deixando o leitor literalmente passeando nas plantações, nas casas grandes, nas senzalas, nos salões de bailes, nas ruas do Rio Antigo. É muita riqueza de detalhes, sem falar na descrição dos personagens e de seus sentimentos que tornam o leitor íntimo dos mesmos.
Quanto ao final... não conto, não conto, não conto! Hahahahaha...
Para aliviar um pouco a curiosidade, só posso adiantar que o final é espetacular e emocionante!

Gente, esse livro foi cedido gentilmente pela nossa parceira Editora Jangada, selo editorial da Editora Pensamento-Cultrix Ltda para resenha. São exatamente 533 páginas sem nenhuma imagem. Puro texto, do início ao fim. E tratando-se de parceria, temos tempo determinado para leitura e resenha, certo? Esse meu comentário é uma queixa ou uma crítica? NNNãããããooo! É simplesmente para justificar o seguinte comentário: essa resenha me deixou um tanto frustrada por eu não ter conseguido comentar mais detalhadamente não só sobre o romance tão improvável entre Léon e Vitória, como também sobre todos os fatos históricos narrados com tanto conhecimento e propriedade pela autora. Esse livro merecia uma resenha mais completa, mais digna. Confesso que preciso de um tempo maior para certos tipos de leituras. Essa é uma delas. Com certeza, vou reler o livro no meu tempo, aproveitando o máximo de todo conteúdo, emoção e informação que essa talentosa autora depositou em cada linha, em cada página, em cada capítulo. Quem sabe outra resenha de “A Fragrância da Flor do Café” não acontecerá no nosso blog?

site: http://clubedolivro15.blogspot.com.br/2016/05/resenha-internacional-fragrancia-da.html

Priscila 28/01/2017

Um belo romance!
Muito boa a leitura, envolvente, bem delineada toda a história. Um romance muito bem escrito! Toda a história em si é muito boa não só dos personagens principais como os secundários! Um livro que deve ser lido com certeza !!