L

L'arabe du futur 1 Riad Sattouf

Resenhas - L'arabe du futur

Carolina 26/05/2022

Das culturas...
Que incômoda riqueza... quantas novas formas de se relacionar, gostar, amar e viver são apresentadas nesse quadrinho? Muitas dessas vivências passam longe do lugar conhecido e confortável do Ocidente... e por isso amei a leitura!

Simone Bruxelas 24/02/2022

L'arabe du futur é dividido até em 6 HQs. A primeira foi publicado em 2015, e o sexto está previsto para 2022.

A HQ vai contar a infância de Riad, que é filho de um sírio que foi concluir seus estudos na França e acaba se envolvendo com uma francesa, e um tempo depois, nasce Riad, o protagonista e autor desta saga. Após a conclusão dos estudos, seu pai decepcionado com o julgamento da universidade, referente à sua tese, e se sentindo vítima de racismo, resolve tentar sua sorte no oriente, e é assim que recebe uma proposta de Líbia.

Neste primeiro livro veremos a imersão de Riad e sua mãe, à um universo totalmente desconhecido por eles e por nós leitores, mesmo que hoje, temos acesso fácil as informações, é interessante ver que nos sentimos surpresos, como Riad e sua mãe, diante de alguns fatos, em certas passagens do livro.

É muito difícil falar da personalidade dos pais de Riad. O pai um sonhador, tem como objetivo despertar o olhar crítico do alunos arabes e assim vê-los interessados em descobrir como vivem o resto do mundo e consequente se tornarem mentes mais abertas, mais cultos, mais tolerantes, mesmo respeitando suas identidade ou seja, idealiza os Arabes do Futuro. Mas somente o futuro das outras HQs é que vai nos mostrar sua determinação para realizar seus projetos.

O mais intrigante para mim, é a personalidade da mãe, nascida e criada na Europa, decidiu acompanhar seu marido e, pela descrição do narrador, ela segue os passos de seu marido, mesmo se sentindo muitas vezes incomodada com a direção dos eventos, não esboça reação.

Achei muito interessante, espero ler a continuação, para poder avaliar melhor meu sentimento diante desta viagem com Riad.